O Bom Ladrão

Resenhas - O Bom Ladrão

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Daygor Vessozi 02/05/2023

O Bom Ladrão
Uma leitura interessante, que vai soltando vestígios (de forma progressiva) do andar que a história irá tomar, de uma relação complicado, que possui interações misteriosas e questões que mesmo ao final do livro ficam sem resposta.
Sinceramente não sou um indivíduo entusiasta de leituras que deixam esse ar de dúvida e que não respondem as mesmas, o mesmo motivo que não me permitiu apreciar a leitura de "Deixe o quarto como está", desta forma, considero interessante o tipo de escrita e a intertextualidade existente na obra, porém não foi um conto que me chamou a atenção ou que me motivou a ler outros do gênero.

Ninaronfiu 30/04/2023

Delícia de ler, facinho. Sinto que aprendi um pouquinho sobre os homens. deixei com o meu namorado pra ver se ele sente que aprendeu um pouquinho sobre as mulheres.

renatas.version 21/04/2023

De inicio achei de seria ruim, mas me supreendi..
Como disse no título, eu me surpreendi. No início do livro eu estava achando sem graça, mas no decorrer da história você interliga os pontos. Como o próprio autor diz na apresentação do livro, é uma intertextualidade de Dom Casmurro, uma pastiche. Ao chegar no meio do livro você observa isso claramente.
Você devora rapidamente cada capítulo tentando entender o lado de Dimas e o de Isabel, a forma como cada um aje e o que pensam.
Para mim o mais interessante foram as indiretas do autor para o leitor, diversos ocorridos da história representam de forma indireta algum problema, ocorrido da realidade.
De fato, se você nunca leu ou tem sequer um raso conhecimento sobre Dom Casmurro, a obra se torna mais complexa, mas não de impossível entendimento.
Várias frases dos personagens prendem em nossa mente, fazendo com que tentemos entender as entrelinhas, e quando entendemos várias são como um balde de água fria. Algumas falas que parecem bobas são na verdade associações grandiosas.

yuri 11/04/2023

Leitura boa e incômoda.
"O Bom Ladrão" de Fernando Sabino aborda principalmente a cleptomania. O desejo imensurável de roubar coisas sem ser visto é presente desde o início.
Ele te traz algumas sensações diversas, as vezes bem desagradáveis, de como o personagem principal vai omitindo comportamentos suspeitos da esposa até imitar os mesmos.
Faz pensar sobre o que seria um bom ladrão. Qual roubo tem mais peso? Tem diferença entre um ladrão de livros para um de jóias? O que de tão distante tem entre eles?
É um livro para quem gosta desse tipo de abordagem, mas não recomendaria para todos.

Jorge 01/03/2023

Livro engraçado...
Só posso dizer uma coisa: galinha que acompanha pato, morre afogado... Eu não entendi pq ele agiu como ela... Realmente não sei...

jota 13/02/2023

MUITO BOM: novela com boa dosagem de intertextualidade e metalinguagem envolve mistério e certo humor
Lido entre 10 e 12 de fevereiro de 2023.

Fernando Sabino (1923-2004) publicou a novela (ou conto longo, como preferem alguns) O Bom Ladrão em 1985 num único volume juntamente com outras duas histórias: Martini Seco e A Faca de Dois Gumes. Esta última acabou dando título ao livro da editora Record, que destacava na capa se tratar de uma “Trilogia de amor, intriga e mistério, numa sucessão de surpresas.” Depois cada novela foi publicada separadamente; li apenas O Bom Ladrão na edição da Ática de 1991, que traz a apresentação de Carlos Faraco, Fernando Sabino: Um Bom Ladrão.

E aí há um jogo de palavras porque Faraco faz uma brincadeira com o autor, que se valeu de situações e personagens (com outros nomes, logicamente) de dois livros muito conhecidos dos leitores: Dom Casmurro, de Machado de Assis e O Primo Basílio, de Eça de Queirós. E como a novela não trata apenas de mistério, também pretende ter alguma graça, Dimas, o narrador fica na dúvida (nos deixa na dúvida) se sua mulher, a cleptomaníaca Isabel, o traiu com o primo Garcia. No livro de Machado fica a dúvida se de fato Capitu traiu Bentinho, mas no de Eça de Queirós não: Luísa e seu primo Basílio claramente cometeram adultério.

Faraco pergunta se ao se valer dessas histórias para construir uma terceira, Sabino não estaria praticando um “roubo” intelectual. Ele mesmo responde que não, pois isso se chama intertextualidade. Que, sabemos, ocorre quando um discurso (o de Dimas) faz referência a outro discurso já existente (o de Dom Casmurro), estabelecendo uma relação entre esses dois discursos. Mas, tudo junto e misturado, também ocorre metalinguagem em O Bom Ladrão, uma vez que Dimas, um personagem, fala de literatura, como se, por exemplo, um personagem de um filme falasse sobre cinema. E Dimas se refere não apenas a Machado e Eça, também cita brevemente aqui e ali Dostoievski, Balzac, Tolstoi, Gogol, Gorki...

Já no início de O Bom Ladrão, temos todo o mistério a ser desvendado por Dimas, aquilo que o preocupa: “Ultimamente ando de novo intrigado com o enigma de Capitu. Teria ela traído mesmo o marido, ou tudo não passou de imaginação dele, como narrador? Reli mais uma vez o romance e não cheguei a nenhuma conclusão. Um mistério que o autor deixou para a posteridade. O que me faz pensar no meu próprio caso. Guardadas as proporções – pois não se trata de nenhuma traição de Isabel – o que foi que houve realmente entre nós dois? Onde estaria a verdade?”

Dimas se pergunta isso já como um idoso; vive há tempos numa fazenda em Minas Gerais, herdada do pai, mas sua dúvida vem dos tempos em que morava no Rio de Janeiro e trabalhava num jornal. Lá conheceu Isabel, quando ela procurou o setor de anúncios para colocar um, sobre um quarto para alugar na casa em que vivia com a mãe idosa e contava com os préstimos de uma empregada. Dimas acaba se apaixonando pela moça, muda-se para o quarto, ocorrem alguns furtos, certamente praticados por Isabel, ele pensa, mas não tem certeza, prefere acreditar que foi a empregada que os praticou. Casa-se com a sedutora e dominadora Isabel e aí vai descobrir que a mulher é verdadeiramente uma cleptomaníaca (situações engraçadas ocorrem então), mas agora é tarde. E ainda aparece um sujeito suspeito na vida dele, o primo de Isabel, o já mencionado Garcia. E por aí vai...

Duda 29/12/2022

tinha esquecido de fazer uma resenha sobre esse livro.

eu gosto bastante dos livros do Fernando Sabino esse em expecifico foi oq me fez gostar do escritor, uma leitura curta e fluida, e história MUITO interessante, e com um final confuso onde vc começa a se questionar "será que tudo isso realmente aconteceu ou foi tudo invenção", enfim gosto muito desse livro.

cassy 22/12/2022

Quem realmente roubou a bolsa?
Minha primeira leitura de Fernando Sabino.
Escrita fluída e trama bem construída de forma que me prendeu do início ao fim, ainda mais com as relações entre Dom Casmurro e o mistério da traição de Capitu ou loucura de Bentinho.
Concluindo: Isabel era uma cleptomaníaca que se aproveitou de seu marido, o manipulando e tratando como besteira certas questões que teriam feito diferença no desenrolar da história. Já a questão da bolsa pode ter sido tanto ele próprio, visto que "pegou" esse hábito do roubo e estava alucinando ou a própria Isabel, que se fez de sonsa até o final.

annax.teles 25/08/2022

mano?
meu Deus que livro é esse? entendi foi nada no final, nas é simplesmente perfeito ??
prende mto a pessoa, me senti assistindo "cavaleiro da lua" pq o cara n sabia se era alucinação, era real, nem ele nem eu. mas enfim perfeito, leiam

(lidos só 2021 em diante) 29/05/2022

O bom gadão
Esse me pareceu ser o livro mais simples do Sabino. Óbvio que digo isso tendo em vista somente os que eu li dele, já que não sou vidente.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6