O Bom Ladrão

Lígia Costa 31/03/2017

Leve e divertido.
Leitura deliciosa.

Thamyres Andrade 27/01/2017

Conto pra passar o tempo
Lembro que uma professora de Português me indicava bastante os contos do Fernando Sabino. Mas eu nunca tive curiosidade ou vontade de ler. Eis que chegou o dia.
"O bom ladrão" é uma espécie de recontação de "Dom Casmurro". Inspirado no clássico de Machado de Assis, um novo universo com outros personagens e enredo foi criado.
Nesse conto nos são apresentados Isabel e Dimas, aparentemente um casal como outro qualquer. Até que o marido começa a observar o compartamento de sua mulher e percebe que ela é cleptomaníaca. Buscando, sem sucesso, formas de convencê-la a deixar de furtar objetos de bares, lojas e casas de amigos, ele resolve tomar uma atitude drástica.
Se eu disser mais que isso, acabo soltando algum spoiler, porque o livro é bem curtinho.
As cenas são descritas em primeira pessoa, pelo marido, e isso causa a mesma impressão que Machado de Assis conseguiu com sua obra. Da mesma forma que foram levantados questionamentos acerca da fidelidade de Capitu no casamento com Bentinho, nessa história nos perguntamos se Dimas não está exagerando ou vendo coisas a respeito de Isabel.
Achei os personagens muito bem construídos e as passagens bem trabalhadas. Apesar de possuir poucos capítulos, o autor conseguiu conduzir magistralmente o leitor pro abismo da dúvida e realmente, no fim, nos perguntamos: Quem estava certo??

Nilson 29/11/2016

O bom ladrao ...o bom trouxa....
Livro leve solto com uma historia bem cotidiana....a izabel alem de cleptomaniaca dava seus pulinhos e nosso amigo com uma vocacao pra corno impressionante. Era cego de amor e por esse pagou caro...fou parar na cadeia pelo q ela fez. poderiamos chamar de livro de bolso. Recomendo .

Fernanda @condutaliteraria 18/11/2015

“O Bom Ladrão”, escrito por Fernando Sabino, estabelece, desde o primeiro capítulo, uma intertextualidade com Dom Casmurro de Machado de Assis.

O jornalista Dimas conta as situações que passa ao se casar com Isabel, supostamente uma cleptomaníaca. Porém Isabel usa de um cinismo que deixa Dimas cada dia mais confuso e em dúvida se ela é mesmo culpada.

No final o autor deixa uma dúvida no ar. Como na obra de Machado de Assis, o livro é narrado em primeira pessoa, o que nos leva a duvidar dos fatos.

O livro é bem curtinho, mas cumpre todo requisito de uma boa história. Recomendo!

Isadora 09/02/2013

Um dos melhores livros que li neste ano (até agora) . Fernando Sabino criou um romance policial totalmente contemporâneo e inusitado. Trata de problemas e doenças ( como a cleptomania ) que não recebem seu devido valor no universo literário . Um ótimo livro para quem quer mistério , dúvidas e uma leitura leve e gostosa , mas aviso : o final é você quem faz !!!

Priscila 11/04/2012

O Bom Ladrão
O Bom Ladrão conta a história de uma casal Dimas e Isabel, e o acontecimento de alguns roubos. Quando pensamos que estamos entendendo a história aí vem a dúvida: Quem é quem? Quem fez o que? O autor deixa em suspenso a resolução do caso. Cada leitor pode interpretar de uma forma diferente.

Luciane 17/09/2011

É um bom livro de renomado autor brasileiro.
Confesso que na edição que li, tem um prefácio do autor que achei muito interessante. Na verdade gostei mais das palavras dele dirigidas aos leitores do que do próprio livro em si.
É uma história curta e rápida de ser lida.
Recebi este livro pelo Grupo Livro Viajante:
Marta Skoober 15/12/2012minha estante
Oi, Lu! Comecei a ler hoje e como você adorei a apresentação de Fernando Sabino.

Luciane 15/12/2012minha estante
Oi Marta, gostei muito também da apresentação. O livro é bonzinho. Boa leitura. Bjs.

Douglas Águia 28/12/2010

Cômico é ser ladrão
A pouco tempo venho admirando os livros "prquenos" de Fernando Sabino, Creio que ele vem se tornando um dos melhores autores que admiro, brasileiro.
Nesse livro Fernando Sabino narra a história de um casal e seus problemas conjugais, que muita das vezes acontece quando uma tentativa de roubo não dá certo. O marido muita das vezes descofia que a mulher o trai, com o própria primo dela, esse primo no livro desaparece e reaparece no livro algumas vezes, uma delas no final.
A mulher tem características de cleptomaníaca, que acaba afetando o marido infectando-o com a próprria doença, disturbio ou seja lá o nome que se dá para uma pessoa que rouba algo não para beneficios próprios, mas sim para desfrutar daquele momento tão preciso que é saber que roubou com grande sucesso.
O Bom ladrão, o nome caiu bem no livro, o marido muita das vezes tenta ser um bom ladrão roubar com uma capacidade de profissional, mas é descoberto, coisa que o deixa decepcionado, não porque foi preso mais porque não superou a própria mulher, Uma típica ladra esperta. Cômico, etranho, confuso mas engraçado.
Recomendo para que ainda está começando a gostar de ler, com pequenos livros.

Lucia Sousa 17/12/2010

um livro ,digamos assim,inquietante!
O livro é curto,deu pra ler em mais ou menos uma hora...Realmente,eu esperava mais de Fernando Sabino!
No começo você até se sente envolvido pela estória,mas chega um ponto que você se pergunta se quem ficou doido foi o narrador , ou você!
Pra quem não tem nada mais interessante pra ler...

Laragts 29/03/2010

Intrigante
Muito bom o livro, bem aberto e difícil de se chegar a uma conclusão. Li em uma hora, a história é bem envolvente apesar de ser contada por um único ponto de vista que muitas vezes não parece ser o mais correto a se acreditar. Dimas, suposto nome do narrador-personagem carrega características que nos levam a uma indagação: "Será que ele é louco ou não?" A cidade de onde ele vem é uma cidadezinha em MG que é conhecida por ser o local onde se localiza o maior centro de tratamento para pessoas "loucas" no Brasil.

É dificil saber quem conta a verdade, e isso é o que deixa o livro mais intressante...O mistério e a não revelação do mesmo.

Peagá 07/02/2010

Fernando é fera
Um conto fantástico, dentre os melhores que li. Acho a intertextualidade com o tema de Capitu, em Dom Casmurro, muito bem trabalhada e muito elegante. O escritor disseca uma idéia como poucos o fazem, conduzindo à reflexão e trazendo à tona um tema pouquíssimo explorado, resvalando até mesmo em idéias científicas, como a Gestalt. É, enfim, um conto que esgota as possibilidades de um conto. Uma estória que cabe perfeitamente em um conto e que só ficaria bem em um conto.

M. Scheibler 19/01/2010

Razoável...

Juliana 17/07/2009

Na verdade abandonei o livro não por ser ruim, mas por ainda ser muito nova quando começei a ler. Quando a vontade de terminar o livro reapareceu eu já o tinha perdido. =/
Ainda vou termina-lo!

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6