O Fantasma da Ópera

Gaston Leroux

Resenhas - O Fantasma da Ópera

Marina.Anicet 08/12/2021

Belíssimo
Pra começar, esse box gente! Ele é divino. Uma obra de arte como esse livro é. Cada detalhe é maravilhoso. Além do extra dos bastidores com informações muito interessantes!
O livro tem pontos baixos. Sendo um pouco confuso as vezes e lento de vez em quando.
Mas é genial. Realmente maravilhoso e vou ter que ver de novo o filme e ir de novo assistir a ópera. De preferência na ópera de Paris no camarote 5.
Se cria um mundo de fantasia sobre o local. Ansiosa agora pra ir visitar.
Vale a pena ler. Valeu muito.

Daiane316 13/09/2023

O real e o fantástico
O Fantasma da Ópera" de Gaston Leroux, foi publicado pela primeira vez em formato de folhetim na França em 1909 e se tornou um marco cultural e artístico que permanece vivo até hoje em diversas adaptações.
A obra, é uma verdadeira aula de história e costumes de uma França do século XIX, sendo também atemporal no quesito de retratar temáticas universais, como o amor, desejo e as consequências de nossos atos. A construção desse intrigante personagem, o fantasma da Ópera, vai muito alem de ressaltar a imaginação, evocando tb sentimentos ambíguos enquanto avançamos as páginas, onde ora sentimos compaixão, ora repulsa; e sua presença é sentida até mesmo em momentos onde ele não está presente fisicamente.
Leroux criou com brilhantismo uma obra que beira ao épico, ainda que de forma simples, e não obstante cativante, que nos aproxima de seus personagens, e com eles atravessamos a névoa das aflições e paixões humanas.
Rodrigo1185 14/09/2023minha estante
Amo ??

SakuraUchiha 22/03/2015

Intrigante e sensacional.
"Ninguém o vê, mas cedo ou tarde todos sentem — e temem — sua presença."

Este é um incrível romance de brilho puro misturado com densas trevas.
Esta história é de um gênio desfigurado levado a insanidade que engloba seus leitores em uma atmosfera de grandeza e terror, amor e traição, e o sabor imortal de uma era que tem passado. Este romance me convenceu de que realmente era um Fantasma da Ópera.
Ele vai lhe atrair para o mundo do Erik, sua inteligência e seu amor não correspondido pela bela Christine Daae. Em um instante, o leitor teme Erik, o Fantasma, e no momento seguinte o leitor está chorando por ele. Ele seduz não só Christine, mas o público também.
É uma história verdadeiramente original que nunca diminui. Os personagens são realisticamente maravilhosos. A estória é trágica e memorável.
O Fantasma da Ópera é uma estória verdadeiramente original que nunca diminui. O autor fez um grande trabalho de manter a leitura em suspense e horror. Além disso, ele ilustra a tristeza que o amor pode trazer. Tenho que admitir que o começo é meio lento, mas conforme vai lendo, vai se interessando. O fim é apenas fantástico. Eu recomendo que você leia este livro ou até mesmo o presenteie a alguém.

Gabi 04/06/2021

Cheio de Ensinamentos
Um livro para nos trazer algumas importantes lições sobre a vida. Durante toda a narrativa aprendemos a não julgar pela aparência e pelo que ouvimos dos outros, porque as vezes as pessoas agem conforme são cotadas. Christine, assim como nós ávidos leitores, aprendemos a cada página algo fantástico e genial con Erik, que nos ensina diversas vezes como os julgamentos prévios nos fazem perder a oportunidade de conhecer grandes pessoas, ao mesmo tempo que estragam as mesmas.

Livro incrível! Recomendo de olhos fechados para que mais e mais pessoas possam se apaixonar pela música da noite.

Larissa Jerônimo 11/12/2020

Nossa, que livro sensacional! Desde a narração do Leroux até o desenvolver próprio da história. A forma tão fidedigna que o autor nos faz pensar que o fantasma de fato viera a existir. Que obra de arte!

Ariel 16/02/2023

Quem nunca ouviu falar do fantasma da ópera? É uma obra que nós praticamente crescemos ouvindo, mesmo que nunca tendo visto. A figura do fantasma se personifica de maneiras diferentes em cada cabeça, mas é em Erik que ele está. Erik, extremamente inteligente e criativo, porém feio na mesma medida. Sem sombra de duvidas, um dos personagens mais incríveis que já tive o prazer de encontrar. Sua personalidade apaixonada e forte, ao mesmo tempo que ingênua. Seu estilo de vida que literalmente incorpora a arte e o drama. Uma caricatura perfeita. Até agora posso imaginar sua bela voz ressoando em meus ouvidos, que como Daaé, me encantaram e me assustaram. Vive o drama dela, senti sua compaixão. ?Pobre Erik?, nunca uma frase fez tanto sentido. Nunca senti tanta pena de um personagem que mais poderia ser um vilão, se visto apenas pelos olhos de quem não o compreendia. Privado das mais simples coisas, por uma sociedade que não poderia equilibrar a feiura externa a sua genialidade. Um clássico!

Cris 15/12/2021

Uma história intensa, cheia de mistérios, de humor, de tragédia, de curiosidades.
Um livro que vale a pena ser lido, até mesmo pela sua importância nas artes.

Kelly @foinumlivro 22/07/2021

Se você gosta do musical nao leia esse livro
Sou completamente apaixonada pelo musical de O Fantasma da Opera, acho a história fantástica e fui atrás do livro para ter uma visão mais abrangente do todo. Queria saber mais sobre quem é O Fantasma, de onde surgiu sua fixação por Christine, dentre outras coisas, mas o que encontrei no livro não foi nada disso.

O livro é arrastado, com uma escrita de difícil leitura, e que fez com que eu ficasse com mais sono que motivada com a história.

Se você busca respostas, você não terá. O livro tem poucas cenas que expressam quem é o Fantasma, normalmente ele é citado quase como se fosse uma entidade e grande parte do livro é sobre os diretores da Ópera tentando descobrir se o Fantasma de fato existe.

Do triângulo amoro - Erik (fantasma), Raoul e Christine - o que mais aparece é PASMEM Raoul...

Então sim, amo o musical mas não gostei do livro. Pode ter sido excesso de expectativa? Talvez... Mas sigo não recomendando a leitura.

Martony.Demes 22/03/2023

Um livro interessante que não é sobre terror ou suspense mas amor e afeto!

Não está entre os meus favoritos mas recomendo!

Lyanzocaa 14/10/2023

Me impressionei muito com esse livro
Erik, o tal misterioso fantasma da ópera abandonado pela sociedade, um homem amargurado, guardando rancor da humanidade. Até que uma bela jovem, Christine Daeé, o faz demonstrar o seu melhor lado (ou não).
Era um homem abusivo, possessivo, assassino, chantagista emocional e muito controlador e de fato qualquer pessoa que passou por alguma situação abusiva seja de família, relacionamentos amorosos e amizades consegue facilmente identificar essas red flags no Erik. Sua vida é trágica e triste onde mostra que a sociedade não tem piedade por ele. Nasceu com uma deformidade em seu rosto e por esse motivo, vive nas sombras com suas diversas máscaras escondendo sua face.
Erik nunca teve amor, apenas dor e medo, fazendo-o lidar com o mundo dessa mesma forma.
Pensou em amar Christine mas a verdade é que ele não a amava, ele apenas queria uma vida normal. Amor é uma escolha criada por sentimentos, você pode escolher se sacrificar e se dedicar por amor.
Christine teve uma dependência causada pelo fantasma, fazendo com que ela tivesse de escolher entre ser sufocada pela sua dependência ou enforcada pela sua piedade. E nessa obra percebemos que pessoas que não nasceram para amar, quando teimam em amar alguém, causa apenas dor e sofrimento para si e para seus companheiros.

Feli 10/02/2022

Piedade não é amor.
Sobre minha experiência literária com o fantasma da opero tenho muito a dizer... Não I've "spoiler" algum sobre a obra, por mais que seja bem famosa em peças e outras adaptações nunca demonstrei interesse, coisa que me agradou muito já que me fez questionar muito a existência do F. Da O. Me fez a todo momento questionar a narrativa, usei termos como charlatão e gênio quase o livro todo, afinal de contas não deixa de ser verdade, Erik é um gênio e um charlatão, entendo que sua parte "ruim" se dá toda e exclusiva por sua exclusão social diante a sua feiúra.

Pessoalmente eu detestei esse romance melancólico e dramático, claro que um livro dessa época, escrita pelo autor tal e para público x, não vou ter nada muito diferente, essa opinião é muito pessoal, não gosto desse tipo de leitura, jamais leria se não fosse o desafio literário que estou participando. Achei super engraçado algumas partes, a maioria exagerada, e não achei o livro tão parado na parte inicial como me disseram ser, claro que a segunda parte é bem mais agitada, o final é super esclarecedor e bem concluído, me deixou apenas com uma dúvida, será que alguém pode me responder?
- qual o medo dos caçadores de ratos? Não entendi bem sua forma assustadora e a abordagem do livro (não vou ser tão explícito para não atrapalhar a experiência literária de alguém)

Minha nota é 3.5/5. Boa leitura, rápida, fluida, curta e com final fechado, não leria outra vez, provável que eu esqueça muito do conteúdo do livro em alguns tempos. (questão pessoal minha)

Carolina Tonglet Monzi 10/03/2021

Mágico
As sensações que esse livro me proporcionou não estão escritas!
Esplêndido!!! Simplesmente brilhante!!!
Estou completamente apaixonada por esse universo!!! ?

Paola 09/06/2023

Não vi os filmes, não vi o musical da Broadway e não tinha lido o livro. Sabia um pouco da história e foi tão bom ler assim, mesmo 114 anos sem ter spoilers (nem sei como foi possível!).

Li por causa da Ópera Garnier, estudei muito sobre o teatro durante a faculdade, então quando vi essa edição no Prime Reading (com capa e ilustrações incríveis), não resisti e emprestei.

O livro é realmente maravilhoso, os detalhes do teatro pelo Gaston Leroux nos fazem sentir lá dentro, percorrendo os camarins, corredores e subsolos.

O Persa foi meu personagem favorito, assim como o Palais Garnier, que acaba sendo o principal, junto com o Fantasma e Christine.

Tortorella 09/06/2023

O Fantasma da ópera
É a primeira vez na vida em que eu profiro essas palavras: O filme é melhor!
Primeiramente, não sei se foi a forma da escrita do autor, mas eu achei MUITO arrastado, extremamente lento e esse formato 50% história narrada 50% documentário me irritou DE-MAIS
Além disso, eu não senti que a escrita conseguiu transmitir a grandeza da voz do Erik. Talvez por isso eu prefira o filme: as músicas transmitem muita emoção

Dito isso, eu termino com:
SILENTLY THE SENSES, ABANDON THEIR DEFENSES