O Fantasma da Ópera

Gaston Leroux

Resenhas - O Fantasma da Ópera

Hellen Caroline 25/03/2022

O fantasma da ópera
Comecei o livro sem expetativas, e me surpreendi.
A primeira parte e tão envolvente que você lê e nem percebe o tempo passar. Já a segunda não é tão boa assim,demorei um pouco para ler,mas chegando no final vai ficando bom novamente.
Indico para quem quer começar a ler clássicos.

@apilhadathay 29/09/2022

TOCANTE
Uma figura mascarada e misteriosa caminha pelos corredores da Ópera de Paris, gerando rumores entre artistas e funcionários. Acontecimentos espantosos fazem com que a direção do teatro considere que um Fantasma assombra de verdade o lugar. O mascarado começa a visitar Christine Daaé, uma jovem cantora lírica, e lhe ensina canto, sob o plano de transformá-la na prima-dona da Ópera de Paris e seduzi-la. A jovem acredita que está ouvindo o Anjo da Música, que espera desde criança, e então sela com ele um pacto. Terror, ciúmes, traição e tragédia, são alguns do pontos mais relevantes entre o "fantasma" e Christine.

A minha leitura, tão esperada, começou um tanto lenta, porém o livro ficou bem eletrizante da metade para o final. Os personagens, mergulhados na aura e nas sensações e sentimentos típicos dos romances góticos, são irritantes, reconheço, mas há quem goste desse drama excessivo em certos diálogos.

Não podemos colocar Érik em nenhuma caixinha. Nem herói, nem vilão, ele protagoniza a sua própria história e tem as justificativas para conduzi-la como o fez, e que você conhecerá no decorrer da leitura. É um personagem complexo, triste, que eu odeio amar, rs.

Tal qual Quasímodo no seu campanário, o fantasma caminha pelo submundo da Casa de Ópera de Paris, usando a máscara para disfarçar seu defeito congênito e nos fazendo refletir sobre os padrões de beleza definidos pela sociedade; sobre como aquilo que parece fugir ao padrão parece ser relegado a esconder-se de tudo e todos. É uma obra tocante.

site: www.instagram.com/apilhadathay

Ricardo743 21/01/2024

Com uma história envolvente e uma atmosfera gótica, cativa os leitores com seu suspense e romance, tornando-se uma leitura fascinante para quem gosta de histórias que exploram os limites entre a beleza e a monstruosidade.

Bea Albuquerque 07/07/2023

Não sou de ler clássicos, mas resolvi da uma chance. E foi uma ótima ideia. Fiquei encantada com a história, apesar de ter visto algumas problemáticas. Mas tirando isso, eu amei.

Marina.Anicet 08/12/2021

Belíssimo
Pra começar, esse box gente! Ele é divino. Uma obra de arte como esse livro é. Cada detalhe é maravilhoso. Além do extra dos bastidores com informações muito interessantes!
O livro tem pontos baixos. Sendo um pouco confuso as vezes e lento de vez em quando.
Mas é genial. Realmente maravilhoso e vou ter que ver de novo o filme e ir de novo assistir a ópera. De preferência na ópera de Paris no camarote 5.
Se cria um mundo de fantasia sobre o local. Ansiosa agora pra ir visitar.
Vale a pena ler. Valeu muito.

waleska 18/08/2023

Surpreendente.
Dia 19 de julho fui sorteada com esse livro num amigo secreto (era apenas um empréstimo de livros entre amigos) e eu tava terminando de ler Capitães da Areia, que me causou deveras impacto e só pude seguir a leitura d'O Fantasma da Ópera lá pelo dia 25 do mesmo mês e demorei umas 3 semanas para ler.
Nesta obra, é narrada as aventuras e as peripécias do F. da Ó. O monstro mora nos subterrâneos da Ópera e faz diversas exigências aos diretores do estabelecimento, como uma mesada e um camarote particular, e, caso esses requisitos não sejam cumpridos, ele promove desastres no local. Não vou me alongar mais nesse resumo, pois corro um grande risco de dar spoiler.
A narrativa da introdução foi um fator que me incomodou um pouco e me motivou não dar 5 estrelas, pois é bem lenta e, devido isso, por pouco não abandonei a leitura. Sorte a minha eu ter dado continuidade, pois do meio para o final muita coisa acontece. O fim da história me deixou muito emocionada e reflexiva, pois a trama sofre reviravoltas e coisas inesperadas acontecem.

Singulani 05/09/2023

Real ou ficção?
Muito bem escrito, ao ponto de não sabermos com certeza até hoje se é real ou ficção. Porém, fato é que seu autor sempre jurou que o até então mito do fantasma realmente se tratava de uma pessoa que existiu, em carne e osso, na ópera parisiense.

O livro em si demorou um pouco pra me instigar e realmente me prender, precisou ler quase até a metade pra realmente me fazer querer saber mais sobre o que vinha no capítulo seguinte. Às vezes se fazendo um pouco confuso no início, mas depois da metade do livro se tornando uma leitura com acontecimentos mais frenéticos e com um desenvolvimento mais rápido.

O que atiçou muito a minha curiosidade foi minha descoberta sobre a veracidade de alguns acontecimentos, após a leitura. Leroux criou uma obra onde misturou acontecimentos verídicos (depois de algumas pesquisas, vi que alguns fatos narrados realmente aconteceram) com ficção, embora o autor nunca tenha desmentido os acontecimentos, dizendo que era tudo verdade. Isso somado à sua carreira de jornalista, aos acontecimentos verídicos, às fofocas nos bastidores da época sobre o fantasma, aos personagens baseados em pessoas que realmente existiram, trazem dúvidas se essa história é realmente apenas ficção. Fazendo com que eu, que sou apaixonado em buscar saber mais sobre a veracidade de uma boa história, me sinta angustiado por não saber se é apenas lenda ou não, se Erik realmente existiu.

Agora, se vale a pena a leitura? Eu digo que sim!!

Lyanzocaa 14/10/2023

Me impressionei muito com esse livro
Erik, o tal misterioso fantasma da ópera abandonado pela sociedade, um homem amargurado, guardando rancor da humanidade. Até que uma bela jovem, Christine Daeé, o faz demonstrar o seu melhor lado (ou não).
Era um homem abusivo, possessivo, assassino, chantagista emocional e muito controlador e de fato qualquer pessoa que passou por alguma situação abusiva seja de família, relacionamentos amorosos e amizades consegue facilmente identificar essas red flags no Erik. Sua vida é trágica e triste onde mostra que a sociedade não tem piedade por ele. Nasceu com uma deformidade em seu rosto e por esse motivo, vive nas sombras com suas diversas máscaras escondendo sua face.
Erik nunca teve amor, apenas dor e medo, fazendo-o lidar com o mundo dessa mesma forma.
Pensou em amar Christine mas a verdade é que ele não a amava, ele apenas queria uma vida normal. Amor é uma escolha criada por sentimentos, você pode escolher se sacrificar e se dedicar por amor.
Christine teve uma dependência causada pelo fantasma, fazendo com que ela tivesse de escolher entre ser sufocada pela sua dependência ou enforcada pela sua piedade. E nessa obra percebemos que pessoas que não nasceram para amar, quando teimam em amar alguém, causa apenas dor e sofrimento para si e para seus companheiros.

Nan 28/05/2021

O Fantasma da Ópera
O Livro O Fantasma da Ópera é uma história muito envolvente e emocionante. Sobre os personagens Raoul e Christine não consegui gostar deles e sobre o Erik é um personagem misterioso e interessante que me deixou muito comovida

Maria Tereza 21/04/2022

The Phantom of the Opera
O Fantasma da Ópera é um clássico que, como outros que já li, tem as mesmas características: o contexto geral já me era conhecido e a história se iniciou um pouco lenta e superficial.
Ao longo da leitura, fui me sentindo cativada e encantada com os detalhes do ambiente da Ópera descritos pelo autor, bem como pelos acontecimentos cada vez mais intrigantes.
Fui aos poucos me conectando com os personagens principais e, após inciar a segunda parte do livro, me senti muito mais envolvida e curiosa pelo final, atraída pelo mistério que envolvia a trama e também pela história do Fantasma e suas origens.
As últimas cenas foram de tirar o fôlego, até ali não havia imaginado que fatos tão interessantes poderiam acontecer. Considerei o final satisfatório para o desfecho da história, acho que até me surpreendeu - talvez esperasse tragédias piores.
No geral, a história me encantou bastante, assim como essa edição com desenhos e conteúdos extras sobre a inspiração do autor, um verdadeiro mergulho nos fatos nos quais se baseiam esse enredo.
Fui acompanhada pela trilha sonora de uma das adaptações, o que me emocionou ainda mais, em especial nas cenas finais. Obrigada por essa obra-prima, Gaston Leroux.

Trilha Sonora por Andrew Lloyd Webber:

The Phantom of the Opera
Think of Me
The Music of the Night
All I Ask of You
Jhaze 22/04/2022minha estante
Gaston Leroux...um mestre que nos deixou uma obra clássica!

Gabi 13/05/2021

Apesar de já ter ouvido muito sobre O Fantasma da Ópera (e acho difícil encontrar alguém que não tenha) nunca tive interesse em ler a obra, na verdade nem sabia do que se tratava. Comecei a leitura totalmente no escuro, não fazia ideia do que me esperava. A história começa lenta, mas vai aos poucos crescendo e envolvendo o leitor. Os protagonistas do famoso triângulo amoroso (Raoul, Christine e Erik) não me cativaram, mas também não acho que esse fosse o objetivo do autor. Christine é usada durante toda a história como interesse romântico de Erik e de Raoul e nada mais, então não dá pra se apegar a personagem. Enquanto isso, Raoul existe somente para ser apaixonado por Christine, durante toda a história é o único contexto no qual o personagem aparece, em muitas cenas essa 'paixão' parece mais uma obsessão, que o faz questionar todas as decisões de Christine e deixa o personagem bem irritante. Erik não fica atrás em obsessão pela mesma, o que leva a um desfecho bem empolgante de acompanhar. Pra ser honesta, eu demorei muito pra me importar com o personagem, provavelmente para manter o suspense e o mistério, o autor demora de permitir que o leitor saiba qualquer coisa sobre Erik e por mais que isso seja instigante, fez com que eu não tivesse tempo suficiente para me apegar ao personagem. Dito isso, o livro é muito envolvente. Com uma narrativa descritiva e bastante técnica, o autor consegue fazer com que a gente sinta que está lendo uma história real. Algumas cenas me prendiam tanto que eu nem via o capítulo acabar. Gostei bastante da experiência com essa leitura e recomendo muito.

Larissa V 07/12/2022

Esperava mais
Li o livro depois de assistir ao filme e posso dizer que fiquei frustrada, achei o musical muito superior. Eu passei a leitura inteira esperando o suspense, a ação e emoção que tem no filme, mas não chegou em lugar nenhum, e tudo se resolveu no epílogo a três pancadas.
O ponto alto é que no livro o Fantasma é muito mais ?sobrenatural? do que humano, mas os personagens não ganham nosso carisma.

Nirvane 30/12/2022

Esse é um livro que entretém e faz o leitor pensar, a jornada de Erik faz doer o coração de qualquer um, mesmo com o rosto de um morto vivo, ele possui um coração que só deseja sentir o amor, por muitas vezes se machucando por não saber como agir. Um defeito da narrativa é como ela pode se arrastar em certas partes, fazendo o leitor se entediar se não estiver muito animado com a leitura, mas algo que deixa interessante é que o livro é contado como numa entrevista, fazendo parecer que de fato tudo ali citado aconteceu.

Caique.Taguti 16/11/2021

Um dos melhores livros do ano
Sempre quis ter a experiência em ler está obra clássica da literatura. Minha ligação com a obra teria primeiro vindo da música de uma banda que gosto muito, "Nightwish", por os mesmos terem regravado a sua versão da música Homônimo "Phantom of the opera". Como baterista que eu era, toquei várias vezes na adolescência a música. Pois então a minha vontade de conhecer a obra era muita.
A escrita tem em parte um linguajar bem técnico sobre a Ópera de Paris, assim como carrega citações envolventes e poéticas das apresentações. Durante toda a narrativa aprendemos a não julgar pela aparência e pelo que ouvimos dos outros, porque as vezes as pessoas agem conforme são cotadas.
Por fim, Simplesmente perfeito, instigante, bem escrito, personagens bem descritos, uma leitura densa, mas que merece ser lido. Não pude deixar de favoritar.

percabxths 31/05/2021minha estante
que passada de pano bonita (zoas nunca nem li o livro mas achei a resenha chique)