Poemas da recordação e outros movimentos

Poemas da recordação e outros movimentos Conceição Evaristo

Resenhas - Poemas da recordação e outros movimentos

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Rosangela Max 21/07/2022

Esperava gostar mais.
Não me conectei tanto com os poemas da autora como costuma ocorrer com suas histórias.
Os poemas são bons, mas poucos se sobressaíram. Os que mais gostei foram: ?Na mulher, o tempo?, ?Meu Rosário?, ?Estrelas desérticas?, ?Poema de Natal? e ?Tantas são as estrelas.?
Recomendo a leitura porque acredito que toda publicação da Conceição Evaristo merece ser lida.
Margô 22/07/2022minha estante
Concordo com você, Rosângela, quando diz da necessidade de divulgar as obras de Conceição Evaristo, é bem por aí...

Rosangela Max 22/07/2022minha estante
Ela é maravilhosa! ?

Cleber 28/01/2024

Ouvindo as poesias da Conceição Evaristo
E chega ao fim, o período grátis para ouvir os livros no Audible. Aos poucos fui me adaptando com essa nova modalidade e pude fechar com chave de ouro com o livro de poesias da Conceição Evaristo.

Luciano 27/02/2022

Depois de quatro leituras extremamente decepcionantes, nada como ler Conceição Evaristo para ajudar a dar uma boa equilibrada.

Gabriel.Silva 20/09/2021

HÁ MUNDOS SUBMERSOS, QUE SÓ O SILÊNCIO DA POESIA PENETRA.
Eu conheço a prosa dessa autora, agora conheci a poesia. Poemas da Recordação e Outros Movimentos traz poemas sobre a memória, as lembranças, a negritude brasileira, o racismo, a resistência, as mulheres negras, as desigualdades sociais e os retratos do cotidiano. Conceição Evaristo é como uma avó que conta as suas experiências de vida, só que dessa vez em forma de Poesia. Conceição Evaristo é uma das minhas autoras favoritas, ela transforma a sua poesia em "escrevivências".

Muitos poemas reunidos nessa obra são fortes e profundos e outros nem tanto. Alguns poemas são confusos e não entendi 100%. Não gostei de todos os poemas. Poesia precisa sentir e eu não fui tocado com todos os poemas desse livro. Eu ainda prefiro os contos(Olhos D'Água) e os romances (Ponciá Vicêncio e Becos da Memória). Mas ainda assim vale conferir a Poesia de Conceição Evaristo. Uma escritora negra, brasileira e contemporânea. Recomendo!

Destaco os poemas: Recordar é preciso, Certidão de óbito, Eu-mulher, Vozes-mulheres, Menina, Favela, Pão, Os bravos e serenos herdarão a terra, Carolina na hora da estrela, Clarice no quarto de despejo, No meio do caminho deslizantes águas, Inquisição, Apesar das acontecências do banzo, Da calma e do silêncio.

Maria da Conceição Evaristo de Brito é uma linguista e escritora brasileira. Foi também pesquisadora-docente universitária. É uma das mais influentes literatas do movimento pós-modernista no Brasil, escrevendo nos gêneros da poesia, romance, conto e ensaio.

Conceição Evaristo é a
principal voz feminina da nossa
literatura afro-brasileira.

Conceição Evaristo é um grande expoente da literatura contemporânea, romancista, poeta e contista.
Suas obras, cuja matéria-prima literária é a vivência das mulheres negras ? suas principais protagonistas ? são repletas de reflexões acerca das profundas desigualdades raciais brasileiras.

olivkholin 16/01/2024

Conceição evaristo escreve com o coração e alma, pinceladas breves, poéticas e reflexivas do amor, da vida, das vivências negras, da mulher.

Inaiara.LAbo 20/09/2021

Recordar é preciso...
Faz meses, iniciei essa leitura. O primeiro poema me deu um soco tão grande que eu não consegui pegar o livro de novo por semanas. Conceição Evaristo, com toda sua delicadeza de mulher-água, não nos deixa esquecer que elas também podem ser turbulentas. Uma leitura que fiz com toda calma do mundo e recomendo aos que não tem pressa: é possível ler tudo de uma só vez, mas em outro momento vai ter que retornar ali. É tudo sobre sensação. Veja bem, não estou falando "beleza", porque há violência crua. Mas é tudo sobre sensação, e isso é bonito e não há como ser rápido.

Natali65 17/07/2023

Poemas a refletir...
Bom, confesso que demorei um tempão pra ler se comparar com a quantidade de páginas que tem o livro.
Mas, pra mim livros de poemas tem que ser lido com calma e paciência mesmo sabe, pra entender até mesmo o espaço entre as palavras.

Eu não sei se sou um pouco desprovida de um bom vocabulário ou se preciso dar uma relida para entender melhor a profundeza dos relatos em forma de poesia. Sinto que não entendi da forma que era pra ser entendida.

Porém, do pouco que entendi, pude perceber uma crua realidade da vida de muitos, da vida dela, da dor na cor da pele, na flor do ser. E é um tanto doloroso.
Percebi que tinha algumas referências também.
Enfim, pretendo ler mais dessa autora tão renomada na nossa literatura.

Samara 01/03/2023

Que livro impactante!
OBRIGADA PROFESSORA LEILA POR ME EMPRESTAR ESSE LIVRO
Dá pra sentir o peso na escrita de Conceição Evaristo. Alguns poemas vão ficar marcados na minha memória.

Daniel1841 13/03/2021

Conceição <3
Ler poemas não é algo que faço com frequência, mas por curtir a prosa de Conceição, resolvi ler este livro. E pela primeira vez consegui ler poemas que dialogam comigo, que tocaram meu âmago. Conceição tem o poder da palavra.
Leiam esta brilhante autora contemporânea! Ela tem muito a nos dizer.

Domingas.Beatriz 11/09/2023

Uma rica visão poética
Evaristo sem sombras de dúvidas é uma das minhas autoras preferidas, sua escrita toca em lugares profundos em mim, me fazendo lembrar da minha infância/adolescência e dos meus amores que vivi e que torço viver um dia. Em poemas da recordação e outros movimentos Conceição fala sobre seus ancestrais, seus amores, violência (de todo o tipo), pobreza, questões sociais e vários outros assuntos intenso e tenso rs é uma leitura delicada, mas vale super a pena. Recomendo. Boa leitura!

Aila Cristina 09/10/2021

Vozes-mulheres e suas escrevivências
Com mais de cem poesias, a Conceição Evaristo nos presenteia com uma riqueza literária que perpassa por diversas questões. Esta obra fala de memórias, vozes, ancestralidades, vivências, dores, afetos, lutas e conquistas. Escritos das nossas escrevivências, escrevivências de pessoas negras. Gostei da forma como a Conceição "brincou" com Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector e fez referência as potências negras como Abdias do Nascimento, Carolina Maria de Jesus, Beatriz do Nascimento e Nei Lopes. É difícil escolher a poesia que mais gostei, cada uma me tocou de uma forma diferente. Algumas eram abraços, outros eram gatilhos. E foi assim, entre a quietude,as dores, as memórias e os afetos que esse livro me trouxe esperanças e colocou meus "pés no chão" (de novo).
Por isso, mais uma vez, obrigada, Conceição Evaristo. Que nossas vozes-mulheres sigam ecoando gritos de liberdade.

"A minha voz ainda

(...)

A voz de milha filha
recolhe em si
a fala e o ato
O ontem - o hoje - o agora.
Na voz de minha filha
se fará ouvir a ressonância
O eco da vida-liberdade.

(Conceição Evaristo, 2021, p. 24-24)

Luana 04/04/2020

Um respiro em meio ao caos
"Há mundos submersos, que só o silêncio da poesia penetra". Estas são as últimas palavras de Conceição Evaristo neste livro que é tão belo quanto forte. Ser respiro não significa de modo algum ser leve, mas há nas palavras da autora um modo que nos faz ler sobre os assuntos mais difíceis com uma brandura que nos atinge do mesmo modo que acalenta. Um livro lindo que merecer ser lido bem mais de uma vez.

Ana 06/07/2021

Conceição é incrível demais!
Esse é o primeiro livro de poemas que leio dela (antes, foram só Olhos d'Água e Ponciá Vincencio) e me emocionei demais com cada palavra posta aqui. A cada folha é abordado uma nova perspectiva, é muito mais do que uma escrivivencia de uma mulher ou de uma pessoa negra ou de uma filha ou de uma esposa ou de uma mãe ou de uma leitora. Queria tanto que ela fosse mais lida!

regifreitas 28/12/2020

POEMAS DA RECORDAÇÃO E OUTROS MOVIMENTOS (2017), de Conceição Evaristo.

Minha terceira incursão pela obra de Conceição Evaristo; e foram três leituras de gêneros diferentes. Na sequência: OLHOS D?ÁGUA, contos; PONCIÁ VICÊNCIO, romance; e agora este, de poesia.

O livro é dividido em diversas partes, introduzidas cada uma por um pequeno texto em prosa, funcionando como pequenos fragmentos de memória, apresentando e unificando de algum modo as temáticas que se seguem.

Das três obras lidas, foi a que menos me envolveu. A leitura de poesia exige uma imersão que não consegui alcançar aqui. Pode ser que tenha sido por conta do estilo da autora; pode ser que tenha sido por conta da incapacidade do leitor de abstrair e assimilar o que estava sendo expresso. Certamente haverá releituras.

Nos últimos anos Conceição Evaristo vem ganhando o reconhecimento e o espaço merecidos. E mesmo que a obra não tenha agradado tanto, é uma autora que traz uma voz que precisa ser ouvida, e uma visão de mundo que precisa ser valorizada.

1 | 2 | 3 | 4 | 5