Onde Está Elizabeth?

Onde Está Elizabeth? Emma Healey

Resenhas - Onde está Elizabeth?

1 | 2 | 3 | 4

Gio 25/01/2017

Não me lembro
Ver a vida pelos olhos e pela mente de uma senhora idosa e com problemas de memória. Esse é o resumo do livro que vai trazendo um pouco de mistério ao longo da narrativa. No início, quase desisti, pois não era o que eu esperava, mas me surpreendi. Gostei muito!

Gabi 28/02/2017

Bom.
Gostei da história em si, mas demorei muito para conseguir acabar a leitura, um pouco cansativa de se ler.

Patrícia Cavalcanti 08/05/2017

Ótimo suspense psicológico!
Pode ser interessante um thriller cuja protagonista é uma senhora com doença senil?!! Esse com certeza é muito bom e surpreendente!! Achei meio repetitivo lá pelo meio mas vale a pena ler até o fim. Super recomendado!

Marina @mari.eseuslivros 21/09/2017

Esse livro promete ser um thriller de tirar o fôlego, mas pra mim não foi bem assim.
Maud é uma senhora de 82 anos que sofre de Alzheimer. Ela acredita que sua amiga Elizabeth está desaparecida, porém não se lembra dos detalhes. Seus pensamentos vagam entre o presente e o passado, quando sua irmã Sukey sumiu, em 1946. A partir daí somos levados ao triste mundo de quem sofre dessa doença. Pra mim não houve tanto a questão do thriller e do suspense, e sim do drama familiar de quem tem Alzheimer.

A leitura foi bem arrastada, já que o livro é bastante repetitivo. Confesso que até pensei em abandonar a leitura, mas acabei persistindo. No geral foi uma leitura mediana, deu pra passar o tempo e refletir.

Rossine 25/02/2018

Narrado por Maud, o livro é bem angustiante. Tanto pelo mistério do desaparecimento – ou não – de Elizabeth, como pelos constantes esquecimentos da narradora. Talvez por isso mesmo a narrativa fica um pouco truncada, deixando a leitura mais demorada. Não deixa de ser original a narração em primeira pessoa ser tão titubeante. O final do livro não é tão surpreendente, mas é convincente.

Thuanne Hannah 06/03/2018

Maud é uma senhora de oitenta anos que costuma esquecer muitas coisas e por esse motivo, escreve diversos bilhetes para se lembrar de coisas importantes. Em um desses bilhetes está escrito que sua amiga Elizabeth está desaparecida. Elizabeth sempre a visitava, mas essas visitas não acontecem mais – ou Maud acham que não acontecem? - E ela fica muito preocupada. Por mais que todos ao seu redor digam que sua amiga está bem, Maud tem certeza que algo aconteceu a ela.

Quando mais jovem, Maud sofreu com o desaparecimento da irmã e ao decorrer do livro vamos descobrindo mais detalhes do que aconteceu. O título do livro é Onde está Elizabeth, mas poderia muito bem ser: Onde está Sukey? Pois ao decorrer de toda a história a lembrança do desaparecimento da irmã assombra Maud. Tudo parece se misturar na cabeça dela, muitos acontecimentos trazem lembranças de coisas que aconteceram naquela época, então conseguimos acompanhamos dois desaparecimentos ao invés de um.

Maud esquecia as coisas a cada minuto, então era bem difícil conseguir provas concretas. Muitas vezes ela olhava para os seus bilhetes sem saber o que significavam e acaba jogando tudo fora... Dava uma pena! Ninguém levava a sério o que ela dizia e ela se sentia totalmente perdida. Foi interessante a forma como a autora desenvolveu a história, as memórias antigas de Maud eram muito mais claras do que os acontecimentos recentes, que é uma coisa bem comum de acontecer com pessoas que tem Alzheimer. Percebemos ao decorrer do livro, que a memória de Maud vai ficando ainda pior, tanto que nos últimos capítulos ela tem dificuldade de se lembrar até de sua filha e sua neta.

O livro é narrado apenas por Maud, mas sempre mesclando passado e presente. Tem gente que não gosta desse tipo de escrita, eu não tenho problemas com isso, muito pelo contrário, acho bem interessante. Não conhecia a autora, mas gostei muito da sua escrita, pode até parecer cansativo o fato da narradora esquecer sempre o que estava fazendo, mas na verdade acaba sendo bem envolvente, principalmente quando acontece algo que a remete ao passado, pois a autora aproveita esses ganchos para falar sobre a irmã de Maud, achei isso muito legal, a autora foi muito perspicaz.

Não achei os personagens secundários tão legais, exceto pela neta de Maud, que era a única que parecia ter paciência com a avó. A filha de Maud muitas vezes era impaciente com ela, o que me deixou bem irritada. Frank, que era o marido de Sukey apareceu em diversas situações nas memórias de Maud, ele era um sujeito esquisito e briguento demais. E Douglas era um inquilino que morava na casa de Maud quando ela era adolescente e apareceu bastante nas memórias também, ele era um sujeito muito misterioso e Frank não gostava nem um pouco dele.

Confesso que esperava um pouco mais do final, todo o suspense do livro me fez imaginar um final surpreendente, mas não foi o que ocorreu. Parece que a autora decidiu não arriscar e fiquei um pouco frustrada com o desfecho. No fim, descobrimos o que aconteceu nos dois casos, mas senti que algumas pontas ficaram soltas e achando que o final deveria ter sido mais trabalhado. Mas mesmo assim, recomendo a leitura, pode ser que o final seja melhor para você.

site: http://conjuntodaobra.blogspot.com.br/2018/01/onde-esta-elizabeth-emma-healey.html

Rittes 03/04/2018

Alzheimer e mistérios
Maud Palmer tem 82 anos e sofre do mal de Alzheimer. Certeza mesmo, só de sua condição e de que sua melhor amiga, Elizabeth, desapareceu. O resto é uma confusão em que mistura o mistério presente com o misterioso desaparecimento de sua irmã mais velha no passado. Narrado com competência, esse livro é mais sobre as doenças da velhice do que propriamente de mistério. O fim pode decepcionar alguns, mas é bem escrito, triste e diferente. Hoje em dia, é mais do que muitos títulos famosos por aí podem oferecer.

edisik 12/08/2020

Gostei muito do livro. O Alzheime é uma doença horrível. Algumas pessoas acharam difícil a leitura por causa das constantes mudanças dos pensamentos da personagem entre passado e presente. Mas consegui acompanhar a leitura sem problema.

Maitê Kp 30/06/2018

Nem perto de um thriller
Não chega bem perto de ser um triller psicológico. Gostei pois a narradora da história tem alzeimer e achei bem interessante como funciona a cabeça de uma pessoa com essa doença. Mas fala muito pouco sobre Elizabet que era como diz o título pra ser o centro da história.

Eliane 02/08/2019

Sinopse - Vencedor do Costa Book Awards e do Premio Salerno Libro dEuropa, o romance de estreia de Emma Healey é uma delicada narrativa sobre memória misturada a um thriller. Maud tem 80 anos e está ficando cada vez mais esquecida. Sua própria filha e sua casa lhe parecem irreconhecíveis, e ela escreve bilhetes para si mesma na tentativa de lembrar do cotidiano. Um dia, um dos bilhetes informa que sua amiga Elizabeth está desaparecida. Embora todos lhe assegurem que ela está bem, Maud embarca numa missão para encontrá-la. A iniciativa, no entanto, acaba se confundindo com a história de Sukey, sua irmã mais velha, desaparecida desde o fim da Segunda Guerra Mundial.

Onde está Elizabeth é um thriller psicológico intrigante que conduz o leitor através das memórias falhas de Maud, para que possamos junto com a personagem montar um quebra cabeça e decifrar o grande mistério da trama, assim como entender sua vida com Carla, a cuidadora, que aparece às vezes e Helen, sua filha , que passa por sua casa, mas que parece nunca ficar tempo suficiente (essa é a sensação de Maud).
A autora intercala passado e presente nos conduzindo em momentos por memórias distantes no período da guerra onde a irmã de Maud (Sukey), supostamente desapareceu sem deixar rastros, até os dias atuais onde há o sumiço inexplicável de Elizabeth que possui um filho aparentemente disperso e incapaz de lhe fazer companhia, que apenas lhe levava comida e mais nada, segundo memórias soltas de Maud.
Entender o que de fato está acontecendo não é o único atrativo da trama. A autora nos convida a refletir sobre a questão da perda de memória, sobre a demência senil e o que ela pode causar no dia a dia de uma pessoa. . “Passear” pelas memórias de Maud foi assustador, pois sentimos toda confusão que a cerca. Momentos de tristeza profunda, surpresa, incertezas, . “Onde está Elizabeth ? “ retrata com bastante realidade o mundo mental do idoso que sofre com a demência senil e quão frágil e vulnerável ele se torna.

Adriana1161 11/02/2020

Inquietante
O livro é bem interessante!
Escrito em primeira pessoa, na voz de uma idosa "esquecida".
Vai incomodando um pouco, porque em muitos momentos, temos medo de nos identificarmos com a personagem.
Fica um pouco repetitivo, mas é difícil de largar! Ela vai piorando, a memória vai ficando ainda pior.
Pelo fato de ser escrito em primeira pessoa, podemos acompanhar as alterações de memória da personagem, sua confusão entre passado e presente, e tb podemos nos colocar no lugar das pessoas que convivem com ela, o quão dura pode ser essa convivência...
Achei legal, que a autora diz no início que é dedicado às suas avós!
Personagens: Maud, Helen, Carla, Katy, Sukey, Frank, Douglas, Peter

Mayara.Bernardino 25/02/2020

Angustiante
Estou até agora tentando identificar o que eu estou sentindo em relação a este livro.
Sinceramente, é o livro mais angustiante que já li. Me deixou ansiosa, cansada e decepcionada. O final não foi o que pensei, porém a gente fica o livro todo com um sentimento de desespero, que chega a ser exaustivo. Tem partes que parece não ter fim, fiquei com raiva da família da protagonista em alguns momentos, fiquei com dó, enfim, foi uma leitura eterna, desconfortável e triste. Estou literalmente exausta com esse livro. Se esse era o objetivo da autora, está de parabéns. Este é um livro bem interessante para refletirmos sobre a demência e suas consequências, mas eu não leria o mesmo novamente.

fã do bolo de abacaxi 14/05/2020

que.a.go.ni.a
eu queria TRANCAR essa senhorinha num potinho e proteger ela de todo o mal

achei tudo o artifício de narração que a autora usou. foi coerente e eficaz. me deixou me tremendo inteiro e precisei tomar três rivotril e meio pra terminar a leitura. o suspense não é aquele PUT4QUEP4R1U, pelo menos não no livro inteiro, é que é agonizaaaannteee demais a narração. emma healey, tu foi muito perspicaz! nunca tinha lido um livro que usasse essa trilha de narração.

o livro me prendeu, apesar de ter que ter muita paciência pra leitura (na maior parte). eu sempre defendo as protagonistas dos livros de misteriozinho que eu leio porque na maioria das vezes me identifico com elas, no entanto, nesse caso a protagonista não é só uma mulher surtada e problemática, é uma personagem BEM diferente do que eu tô acostumado. e eu PRECISO defender ela porque eu não me identifiquei, mas vi a minha mãe e minha vó na personagem. e quem não tem paciência ou que xinga idosos indefesos e sensíveis eu tenho a obrigação de cair no murro.

quanto a resolução do mistério não é uau que surpresah chocanteh, achei previsível mas ao mesmo tempo eu amei ?? esse livro é uma loucura. adorei a experiência.

Landerson 14/05/2020

Esperava Mais
Comprei esse livro numa viagem que fiz a São Paulo e deixei ele na gaveta, mas aí veio a curiosidde depois de um tempo e eu simplesmente voltei a ler ele. Gostei, achei uma boa história contada de uma perspectiva diferente. Porém, o final é exatamente aquilo que estamos pensando desde o começo e não tem nenhuma surpresa, nem nada. Recomendo sem grandes expectativas.

1 | 2 | 3 | 4