Cosmos

Cosmos Carl Sagan

Resenhas - Cosmos

Marcelo1108 23/05/2023

Um clássico, uma didática muito acima da média deixa um assunto um tanto complexo e não popular em algo prazeroso e intrigante. Carl muito obrigado por ser nosso contemporâneo e nos ajudar a entender nossa pequenez e nossa grandeza.

soujulianax 21/05/2023

Deveria ser considerado leitura obrigatória!!
Nessa obra de arte da literatura científica mundial, Carl Sagan discute sobre diversos temas com relação à espécie humana, o conhecimento, a ciência,a procura por vida extraterrestre e muitos outros.
O autor possui conhecimentos em várias áreas além da astronomia, como química e biologia, e explora todos no decorrer do livro.
Esse livro deveria ser considerado de leitura obrigatória para todos, tendo em vista que busca levar os conhecimentos astronômicos para todos os que quiserem aprender e de maneira fácil.
Admito que me vi emocionada durante várias vezes no decorrer da leitura, até porque a maneira com que o Sagan fala sobre tais temáticas é inspiradora, ele escreve de maneira apaixonada, levando o leitor a sentir suas emoções e seu amor pela ciência como um todo. Amei o livro e recomendo demais.

Thiago468 30/04/2023

Sensacional
Com certeza minha criança interior está satisfeita com o término dessa leitura, porém infelizmente por falta de tempo não dei a atenção necessária a qual esse livro requer.

Leitura muito proveitosa, fez um apanhado geral de todas a história humana e suas ciências!
Pretendo rever esse livro quando eu tiver tempo e vendo junto com o documentário cosmos .

Mas deixemos isso lá pra 2026 !!

fernanda 29/04/2023

Minha biblia
Esse livro virou minha religião, amei dms, trás várias reflexões sobre a nossa sociedade e abrange termos cientificos muito bem explicado, só achei q em vez de ter aquelas páginas com imagens elas podiam estar espalhadas pelo livro, mas de resto eu ameeei, já quero ler mais dele

carl sagan te vejo como figura paterna!

Marcelo526 27/04/2023

Mesmo depois de tantos anos, décadas na verdade, de seu lançamento, Cosmos continua sendo o melhor livro de divulgação científica.

André_Tarbi 09/04/2023

Sem palavras, esse livro é uma jornada a ser vivida... quer dizer lida. Durante a leitura eu senti que o próprio Carl Sagan está ao meu lado, me dando uma aula sobre todo o nosso Cosmos, toda a nossa sociedade e Ciência, ele cita que Livros é palavras são como "portais" que conectam pessoas de tempos diferentes, e lendo esse livro só posso concordar com essa afirmativa. Ao terminar o livro não tem como não suspirar e refletir o quão somos especiais de estarmos vivos presenciando e desenvolvendo o conhecimento de todo o Cosmos, mas não pq temos algum significado divino, e sim pq somos a resposta de anos de evolução, uma espécie que desenvolveu uma consciência tão poderosa ao ponto de perguntar o pq de nossa existência. É muito bom entender também, lendo, que a ciência ela é uma só, e quando você é apaixonado pelo conhecimento você quer estudar todas elas. Enfim, já falei muito durante minha leitura, eu só queria finalizar dizendo que o Carl foi um ser humano que demonstrou com muito amor sua paixão pela Astronomia e pela humanidade, e o melhor, também conseguiu com destreza despertar isso em outras pessoas.
Lviviyu 09/04/2023minha estante
Oi boa noite desculpe incomodar, como você fez a leitura do seu livro você ler de uma vez só ou você fica folheando os pouquinhos, ??porque eu tenho que Estudar esse livro pra escola né porque ele é um livro paradidático ai queria saber mais ou menos como que você leu ele porque ele é muito grande e confuso também KKKKK?

André_Tarbi 09/04/2023minha estante
Eu recomendo você ler ele do início ao fim mesmo, porém caso comece a passar informações muito complexas de como fazer alguns cálculos por exemplo você pode pular algumas frases, o importante é entender o contexto

André_Tarbi 09/04/2023minha estante
Você pode pesquisar a série também, a de 1980, pq daí você acompanha a leitura com o visual (porém tem muitas informações diferentes no livro pq ele foi atualizado de acordo com os anos)

Zuarete 01/04/2023

...
Um dos melhores livros do Sagan com certeza, é maravilhoso terminar um livro dele parece que todo o ambiente a minha volta de transforma.

Delma Gama 30/03/2023

A forma como Carl Sagan narrou esse livro é indescritível de tão boa. Abre espaço para o mais leigo dos leitores entender a beleza do universo e imaginar junto com o autor quão lindo e misterioso é o Cosmos.

Mesmo tendo alguma familiadade com o meio científico, eu me surpreendi com a precisão e simplicidade das explicações histórico-científicas.

Cosmos narra a ciência (e mais) na sua forma cativante e poética. Viaja pela terra, pelo sistema solar e pelo universo. Apresenta diversas teorias e personalidades científicas e inevitavelmente fará você se apaixonar por tudo isso.

Com certeza um dos melhores livros que já li.
Adelson 31/03/2023minha estante
Falta assistir a série ?

Delma Gama 01/04/2023minha estante
Verdade, tentei assistir em simultâneo com a leitura, já que cada episódio equivale a um capítulo do livro, mas vou deixar para um futuro próximo

Vinicius 29/03/2023

Obra prima
Esse é provavelmente o maior trabalho de divulgação científica existente. Essa obra me fez fixar conceitos de física que levei anos para entender o básico. A didática do Sagan em apresentar elementos complexos e destrincha-los para o leitor é algo fascinante. Para muitos cientistas, escritores e pesquisadores, Cosmos seria o trabalho de suas vidas; mas para o Sagan, por incrível que pareça, é só mais um dentre todas as suas contribuições à ciência e à educação.

Sagan é um gênio.

Ryou 23/03/2023

O livro é muito bom, mas começou dizendo que não é exatamente uma transcrição da série Cosmos, e em quase todos os capítulos/episódios parecia que eu estava consumindo o mesmo conteúdo em mídias diferentes.

Além disso, Sagan sempre insiste na ideia de que possíveis civilizações alienígenas são absurdamente superiores a nós. É claro que ao considerar a definição de uma civilização técnica, somos ainda muito precários e aí eu não duvido que outras civilizações também técnicas sejam superiores. Entretanto, ao considerar vida inteligente em qualquer estágio de sua evolução, seria natural supor que pode sim existir alguma superior a nós, como também outras inferiores.

Fora esses dois pontos, a leitura foi muito proveitosa, e fiz inúmeras marcações em todos os capítulos.

indyr 16/03/2023

Notas de rodapé
Esse livro é como uma porta de entrada para um dos conteúdos mais fascinantes (e até difíceis) da ciência moderna, que eu particularmente adoro consumir, que é ASTRONOMIA. O livro não fala somente disso, nem de forma rigorosa e científica, e sim traz várias reflexões sobre a existência humana no AGORA, além de explicar de forma bastante acessível temas como a "origem da vida" e a "teoria da relatividade". Essa será uma daquelas minhas leituras que pretendo reler sempre que tiver a oportunidade, pois vale a pena demais.

De 29 de dezembro de 2020, com adaptações de hoje.

livia156 06/03/2023

Pai!
Gostei bastante mas nao foi o melhor livro do carl sagan que eu ja li. Mundo assombrado pelos demonios e bilhões e bilhões foram bem superiores. Mas de qualquer forma foi uma otima leitura que me trouxe muitas reflexões. Te amo carl sagan vc é uma verdadeira figura paterna pra mim!!

Camila.Dias 05/03/2023

Carl Saga sempre perfeito!
Sou suspeita para falar das obras do Carl Sagan, porque acho tudo que ele faz genial. Umas obras abrem a nossa menta, já que o autor tem a preocupação de tornar a ciência mais próxima de nós leigos, o que não é diferente nesse livro .
O fato dele ser um grande difusor da ciência para leigos, não exclui a possibilidade da leitura de suas obras ser desafiador, uma vez que não estamos nem um pouco habituados com uma forma minimamente mais aprofundada de apresentação da ciência.
Neste livro vamos encontrar várias reflexões sobre o comos e tudo que o contempla, passando por temas como história, geologia, biologia, entre outros.
Recomendo que todos se permitam conhecer um pouco mais sobre ciência e a evolução da humanidade com este livro.

Sarahodealmeida 05/03/2023

Cosmos?
É um daqueles livros que deviam ser leitura obrigatória, ainda mais em tempos de analfabetismo científico crônico que permeia as redes sociais. Então aqui vai um breve(bem breve mesmo) resuminho sobre essa obra maravilhosa.
Com esse livro, Sagan acende uma luz nesta escuridão de ignorância nos trazendo a história da ciência, as ideias revolucionárias que povos antigos tiveram a respeito do universo, da Terra e até mesmo como sua curvatura foi descoberta usando apenas dois bastões de madeira, o sol e um cérebro para pensar. Além disso, Sagan nos leva pelos planetas e pelo sistema solar; fala da possibilidade de vida em Marte, de como muitos entusiastas enxergaram civilizações alienígenas em Vênus e no planeta vermelho; nos traz dados das missões mais importantes como as sondas Voyager, Veneera, Piooner. E ainda aponta para o futuro, em seu otimismo incansável de unir a raça humana por um bem maior, em uma civilização pacífica e capaz de superar o vazio do cosmos.
-Não é um livro apenas para amantes da física, mas sim o livro perfeito para quem tem curiosidade em querer conhecer mais sobre o universo, pois a leitura é super fluida daquelas que consegue te prender a cada página virada.

Marcos Bobco 04/03/2023

Simplesmente Cosmos
Carl Sagan ainda é o melhor escritor de divulgação científica que já apareceu. Apesar de ser um pouco cientificista, ele ainda é um cientista cuidadoso, que evita fazer afirmações sem uma boa base, deixando bem claro quando é uma suposição. Ou seja, apesar dele tocar em alguns temas complicados como religião, crença em horóscopos (rsrs) e algumas questões até éticas, ele faz com muito tato e seu alarmismo sobre guerras (anos 80, guerra fria), extraterrestres e questões ambientais tem um bom equilíbrio, pouca ou nenhuma militância além do pacifismo.
Mas o tema principal ainda é ciência, e nisso ele é impecável, simples e elegante. Nem tem o que falar.