O Zoológico de Varsóvia

Resenhas - O Zoológico de Varsóvia

1 | 2 | 3 | 4

Sebo Gato Bibliotecário 10/12/2021

Holocausto animal
Segundo livro que leio sobre zoológico, mas esse é uma história real, Jan e Antonina eram administradores do jardim zoológico de Varsóvia, capital da Polônia. Antes de segunda guerra mundial, o zoológico tinham vários animais, e Antonina muitas vezes dava o primeiro cuidado aos animais recém nascidos órfãos dentro de casa. Com a guerra, o casal, hospedaram muitos judeus no casarão, e também construíram subterrâneos nas jaulas para abrigar mais pessoas. Muitos animais, os mais raros foram levados para a Alemanha, os que ficaram, ou foram mortos pelos bombardeios ou fuzilados pelos nazistas como caça esportiva. Antonina nada pode fazer pelos animais devido o refúgio dos judeus em sua casa e também para não ser fuzilada. Levei mais tempo lendo esse livro do que levaria normalmente, porque fiquei muito dias sem ler quando os nazistas matavam nos animais pelo puro prazer matar, inclusive o porquinho de estimação do filho de Antonina. Sem os animais, o zoológico serviu para fazenda de carne suína para os alemães e depois fazenda para criação de raposas, cujas pele eram usados para fazer casacos e outros vestiários. Muitos judeus que o casal, ajudou, sobreviveram, inclusive Jan, mesmo sendo levado prisioneiro, saiu com vida quando a guerra acabou. O livro tem 36 capítulos, de duas a seis páginas, e o último capítulo é sobre a reconstrução do zoológico.

Duda 01/11/2021

Eu não tenho palavras para explicar como esse livro mexeu comigo, a família dos Zabinski donos de um lindo zoológico cheio de belos animais, tiveram que passar pela segunda grande guerra, eles perderam vários animais, mas com o decorrer dos dias eles abriram as portas de seu casarão para esconder os judeus. Os Zabinski mesmo sabendo das consequências prefeririam ajudar quem mais precisa da sua ajuda sem se importar com as consequências.

Marcos 14/08/2021

A história é fantástica, mostrando que mesmo nos horrores da guerra, há ainda amor e solidariedade.
A escritora infelizmente descreveu a história, que como disse é tocante, com pouca fluidez.
Mas vale a pena a leitura.
Nota: 7,0/10

Camila Westphal 13/05/2021

Eu tinha curiosidade de ler esse livro desse que assisti ao filme, posso afirmar que ambos são muito bons e existem diferenças significantes entre eles. Essa história é muito boa, surpreendente e esperançosa.

Malu.Rodrigues 16/03/2021

Linda história, porém o livro é entediante.
Zoológico de Varsóvia é um livro-documentário que relata a história da família Zabinski e de seu jardim zoológico em Varsóvia, durante a Segunda Guerra Mundial. É relatado todo o período da Guerra, passando por como o zoológico foi bombardeado, o drama para tentar salvar os animais em meio à essa situação e a questão da família ao esconder judeus nas dependências do Zoológico.
A narrativa é feita em formato de documentário, portanto, não espere uma história como a maioria dos livros que relatam histórias reais da Segunda Guerra. Basicamente escrito em 3ª pessoa, com o acréscimo de diversos detalhes técnicos (principalmente referentes à vida animal) e com relatos alheios à vida de Jan e Antonina Zabinski em sua trama para salvar os judeus, o livro torna-se cansativo, monótono e, em algumas partes desnecessárias à história, difícil de manter o foco (atenção para mais de uma página descrevendo uma coleção de besouros).
Ao compará-lo com o filme, a adaptação não é completamente fidedigna à história e não inclui boa parte dos relatos de Antonina (poucos, diga-se de passagem). Porém, é compreensível devido à dificuldade de transformar um livro escrito como documentário em um bom enredo para filme dramático, necessitando, dessa forma, da inclusão de elementos fictícios para dar clímax ao filme.
A história retratada é linda, mas infelizmente o livro não a captou da melhor forma, tornando-se maçante e de leitura arrastada, enquanto poderia ter focado ainda mais nas histórias dos judeus que residiram no Zoológico e o drama da família para salvá-los.

nathsql 12/03/2021

Detalhado e tocante
Livros que retratam o holocausto, independentemente de como, sempre me tocam profundamente, e este não foi diferente. Um livro extremamente bem detalhado (o que pra mim não é problema) e que da espaço aos animais que sofreram (e ainda sofrem, muitas vezes) com os conflitos humanos. Recomendadíssimo!

vasconcelo 07/03/2021

História de pessoas corajosas
Pessoas reais que fizeram de tudo pra ajudar o próximo mesmo sabendo do perigo eminente em meio a guerra mais terrível que já existiu.

Márcia 30/12/2020

Uma visão diferente da segunda guerra. Uma inusitada arca de Noé.

Karoline.Barbosa 06/12/2020

Trecho Preferido
"Por que [...] às vezes os animais conseguem dominar seus hábitos predatórios em poucos meses, enquanto os seres humanos, apesar de séculos de refinamento, podem rapidamente tornar-se mais selvagens do que qualquer fera?" (p. 206)

Carla 13/11/2020

Bonito mas lento.....
A história é bonita mas a trama é apresentada de forma muito lenta. o que acaba tornando a leitura cansativa e enfadonha.....

giulia.berbel 24/10/2020

Quando se pode salvar uma vida
Jan e Antonina Zabinski eram os encarregados cristãos do Jardim Zoológico de Varsóvia quando, no início da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha invadiu a Polônia, e os bombardeios que destruíram a cidade mataram boa parte dos animais. O casal passou, então, a esconder judeus nas celas vazias, aproveitando a obsessão dos nazistas por animais raros e com isso salvou mais de trezentas pessoas condenadas.

Diferente do filme homônimo, o livro mais se parece um documentário, sendo extremamente detalhista e descritivo, tanto dos diversos animais que permeiam a história, quanto dos personagens que cruzam caminho com os Zabinski. Claramente escrito com base em muita pesquisa, ele traz informações sobre o contexto da Polônia na Segunda Guerra Mundial, utilizando-se dos diários de Antonina para as partes mais românticas e sentimentais que realmente fazem a história evoluir.

O estilo da escrita mais documental, porém, não diminui nem um pouco a significância e o impacto das ações descritas no livro, quais foram comentadas por Jan: "Só cumpri o meu dever, quando se pode salvar a vida de uma pessoa, tem-se o dever de tentar".

Loizimara 05/10/2020

Era uma dona de casa tímida
Antonina é uma mulher fantástica e corajosa. Com a ajuda de seu diário, a autora reconstitui tudo que houve no casarão do zoológico de Varsóvia e com as pessoas que por lá passaram para se esconder ou para ajudar. Um verdadeiro documentário riquíssimo de detalhes.

Jana 08/09/2020

O Zoológico de Varsóvia
A história em si é muito boa, é incrível ver que muitas pessoas venceram a guerra por amor, bondade e altruísmo de cidadãos comuns. As pessoas se ajudaram e venceram a guerra, e isso é explícito nessa história. Mas achei o livro um tanto arrastado em algumas partes e mal escrito. Não me emocionou, não me prendeu. Só é bom por causa da história que é real.

Jéssica | @jehbreda 24/07/2020

Poético e cheio de conhecimento histórico e biológico
História bem interessante e que explica muita coisa que aconteceu em Varsóvia enquanto os fatos históricos iam acontecendo.

Antonina e Jan são seres de alma além desse mundo. Impossível acreditar como existem pessoas que pensam em pessoas como eles! É um belo livro para entender um pouco sobre a fauna da Polônia e é muito bonito como há um ar poético em um momento tão triste da humanidade.
Léo 24/07/2020minha estante
Eu assisti o filme. Achei muito bom!

Lucas.Romano 07/07/2020

Livro mais histórico do que emocionante! Me decepcionou.
Confesso que terminar esse livro foi um processo e uma luta dia?ria. A escrita na?o me pegou, a narrativa na?o me envolveu mas quis ver qual e?. Eu ja? tinha comprado e tava na minha prateleira ha? anos. Ele e? altamente descritivo, pra voce? que curte acontecimentos da segunda guerra e? um prato cheio. Mas ele na?o aprofunda nenhum sentimento, voce? na?o chega a se envolver emocionalmente com nenhum personagem, tudo fica num campo muito frio, raso, a autora na?o entra nos acontecimentos e fica mais nos fatos, terminei sabendo mais sobre os tipos de besouros do que o que aquela fami?lia realmente sentiu.

1 | 2 | 3 | 4