O Zoológico de Varsóvia

O Zoológico de Varsóvia Diane Ackerman

Resenhas - O Zoológico de Varsóvia

1 | 2 | 3 | 4

Chico Barbosa Jr. 05/06/2020

Em que pese a tentativa da autora em reproduzir uma história incrível de luta, resistência e compaixão, sua narrativa deixa muito a desejar. Com detalhamentos desnecessários, o foco é perdido centenas de vezes, de modo a confundir o leitor e afastar a relevância dos fatos.

Eduardo Cavassana 07/05/2020

A história é linda, mesmo em um ambiente horrível.
O livro é muito detalhado, "muito floreado", eu não gosto muito desse tipo de livro, mas no geral esse é bom.

beleza 17/04/2020

Zoológico
Amo animais e um livro sobre zoológico poderia aumentar meu conhecimento sobre eles
Fui surpreendida, mas valeu a pena

_Wesley_ 27/02/2020

Leitura de nicho
O Zoológico de Varsóvia conta a história de uma família que refugiou judeus em seu zoológico em Varsóvia (Polônia), seus cuidados quanto aos animais outrora presentes no zoo, seu dia a dia durante a guerra e sua ajuda à resistência polonesa. A proposta do livro sobre refugiados judeus é esquecida várias vezes no decorrer do livro e focada nos animais e suas características. Isso, talvez, faça muitas pessoas não gostarem do livro, mas para quem admira histórias reais da Segunda Guerra Mundial é muito válido.

Felipe 26/12/2019

Que livro!
Já li alguns livros (ficcionais e não) sobre a 2a GM, que é um assunto do qual gosto. Sinceramente essa foi umas das leituras "mais gostosas". O assunto sempre será pesado mas a autora conseguiu trazer tudo de uma forma mais leve, mostrando mesmo a vida das pessoas. Muitas foram salvas pelo Zoológico de Varsóvia em um trabalho fantástico de resistência e amor. Amor ao próximo, de verdade.
daiana.freitas.52 07/11/2021minha estante
Adoro essa temática da segunda guerra tb...já vi vários documentários e filmes! Vc já viu o filme lista de Schindler?!

Felipe 08/11/2021minha estante
Siiiim!! Adoro esse filme! Comprei o livro e não vejo a hora de ler! Nossa, não sou nenhum conhecedor mas já li vários livros e vi vários filmes pq também gosto do tema! Recomenda algum?

Silvia AC/DC 25/06/2019

Detestei!
Livro absolutamente confuso e entediante.
A autora exagera na descrição de plantas e insetos - algo que não interessa quando o assunto é Segunda Guerra. Achei que ela se perde em coisinhas que não tem significância.
Na minha opinião foi um livro forçado, ela espremeu um pouquinho de informação daqui e dali e fez este arranjo desastroso.
Este é o primeiro livro de Segunda Guerra que vou doar, já que nunca lerei novamente.
Mas ouvi dizer que o filme é legal, então pretendo assistir. Será bom para entender melhor essa história tão mal contada.
Daniele.Brummer 03/05/2020minha estante
Tbm detestei, não consegui concluir a leitura

Letuza 19/06/2019

Exemplos de doação ao próximo
?Só cumpri o meu dever; quando se pode salvar a vida de uma pessoa, tem-se o dever de tentar.? ?Fizemos isso porque era certo!?
Jan e Antonina Zabinski, um casal de diretores do Zoológico de Varsóvia, na época da Segunda Guerra Mundial arriscaram suas vidas para ajudar e esconder judeus em sua casa e no Zoológico. Ajudaram centenas de pessoas, doaram o que não tinham, viveram tempos dificílimos e felizes com pessoas que nem conheciam, ?porque era o certo?. Fizeram muito, sem benefícios, sem garantias, só por amor ao próximo, por respeito a vida. Ajudaram humanos e animais sem pedir nada em troca. Um livro lindo, que traz esperança de que podemos ser bons, podemos conviver com diferenças, podemos ser felizes independente de bens materiais, convicções políticas, religiosas, independente de recompensas. Podemos ser felizes fazendo o outro feliz. Uma história real, de gente real, simples, de verdade. História de humanidade, exemplos de força, resiliência, adaptação, amor e respeito!

Kauan.Vieira 01/05/2019

Ruim
A escrita e ruim confusa e um dos piores livros que já li na minha vida

Julie 24/04/2019

Só li porque era pra faculdade
Apesar de ter lido pelo projeto de leitura da faculdade eu criei uma certa expectativa sobre o livro, e me decepcionei amargamente, o estilo
De escrita da autora é muito confuso, certos cenas muito detalhadas que causam mais sono do que interesse(inclusive peguei no sono várias vezes enquanto lia), por mim nem teria terminado ele, mas como não tive opção...
Como vi muitos falando por aqui, nesse caso achei que o filme superou o livro.

skuser02844 05/03/2019

Onde ficam os animais
Em o Zoológico de Varsóvia, vamos conhecer a história do casal que corajosamente abrigou centenas de judeus durante os tenebrosos anos da ocupação nazista na Polônia.

O livro fala sobre a invasão Alemã em Varsóvia, nos meados da Segunda Guerra Mundial, e conta a história real de Jan e Antonina Zabinski, que cuidavam do Zoológico de Varsóvia e seus animais.

Mesmo horrorizados com todo o terror imposto pela ocupação das tropas nazistas, os Zabiński assumiram heroicamente o risco de serem exterminados por fuzilamento para salvar a vida de mais de trezentas pessoas condenadas e abrigá-las em seu jardim zoológico. Já que as tropas de Hitler externinavam ou saqueavam todos os animais.

Principalmente no momento atual, é inegável o poder inspirador de O Zoológico de Varsóvia.

Vivemos satisfeitos em apenas olhar para o nosso próprio umbigo e nos lamentar pela falta de humanidade cada vez mais crescente na sociedade.

Devíamos ter sempre o pensamento: a quem posso ajudar?

Alguém já leu ou conhece?

miriam 24/01/2019

Comovente
Na Polônia devastada pela Segunda guerra ,um simples ato de caridade, como oferecer um copo de água para um judeu sedento é um crime imperdoável , pago com a morte. Os corajosos curadores do zoológico de Varsóvia ,apesar de todas as privações ,ameaças e constante vigilância dos soldados nazistas ,não se deixam dominar pelo medo e vão muito além , usam as celas e recintos de animais para salvar o que restou dos bichos que tanto amam ,assim como mais de 300 judeus que só têm a morte como destino.
A obra trata-se de uma verdadeira aula de História e amor à vida (humana e animal) . Um livro que se lê com o coração apertadinho, inconformado com as atrocidades cometidas por pura ganância e ao mesmo tempo tocado com a bravura e bondade do casal Jan e Antonina Zabínski , personagens reais e heróis deste período tão sombrio, que ficaram por muito tempo no anonimato, igual a tantos outros que fizeram parte da resistência, como : Irena Sendler,Oscar Schindler, Dita Dorachova,Janusz Korczak e todos os que foram capazes de arriscar a própria vida pelos desvalidos do holocausto. Quando tem acesso a um diário pertencente à protagonista ,fotos e relatos ,a autora Diane Ackerman dá voz aos personagens e conta ao mundo esta linda história de bondade e heroísmo que jamais deve ser esquecida . ??

"Talvez seja por isso que amo tanto os animais,você olha nos olhos deles e sabe exatamente o que se passa em seus corações"

Elisabete Bastos @betebooks 29/09/2018

Resistência na Polônia
Quando eu li diários de judeus na Polônia, fiquei imaginando se não houve resistência por parte dos poloneses em relação à invasão nazista.
Aqui, está à resposta no livro O Zoológico de Varsóvia, no qual narra a tomada da Polônia Pela Alemanha Nazista, a destruição dos animais do Zoológico - a vida antes e depois do diretor e sua esposa- que cuidavam e amavam os animais e após a Guerra o ex-diretor Jan entra na resistência e usa o Zoológico como depósito de armas, esconderijo de judeus, auxilia a fuga de cinco pessoas do gueto de judeus, enfim, eram poloneses cristãos que salvaram pessoas, ajudaram e mantiveram fiéis a solidariedade e o amor ao outrem, inobstante, a máquina mortífera, espoliante nazista.
Livro em homenagem à esperança humana.

Valeska 10/03/2018

"Quando guardo silêncio sobre meu segredo, ele é meu prisioneiro, quando o deixo escapar da língua, sou prisioneiro dele." Arthur Scopenhauer

Stella.Oliveira 11/07/2017

Ambíguo
O estilo da autora me causou um certo estranhamento ao misturar relatos históricos (inclusive com desfechos recentes e do pós guerra) com diálogos recriados como num romance histórico. Acredito que a opção por um único estilo teria resultado numa obra mais coesa. Vale atentar também que o aspecto humanitário (que me atraiu para ler o livro) não é tão focado, especialmente na primeira metade da história, que foca principalmente nas atividades do zoológico com descrições que deixam a leitura um pouco maçante.
Michely 27/03/2018minha estante
Leio muitos livros que tratam do holocausto e também tive essa impressão: achei o livro um tanto maçante e cansativo e esperava ter mais relatos dos sobreviventes que passaram pelo zoo. Uma das poucas vezes em que considero o filme melhor que o livro.

1 | 2 | 3 | 4