O Zoológico de Varsóvia

Resenhas - O Zoológico de Varsóvia

1 | 2 | 3 | 4

beleza 17/04/2020

Zoológico
Amo animais e um livro sobre zoológico poderia aumentar meu conhecimento sobre eles
Fui surpreendida, mas valeu a pena

Gislene.Batalha 01/09/2022

O zoológico de Varsóvia
O livro conta a história real de Jan e Antonina, um casal que administrava um zoológico em Varsóvia e com a chegada da 2° Guerra Mundial salvaram centenas de judeus e animais.
A autora narra com muita delicadeza a convivência de humanos e animais no casarão do zoológico. Todos juntos para salvar vidas de fugitivos desconhecidos.
Jan e Antonina aproveitando a obsessão dos nazistas por animais raros e florestas primitivas conseguiram salvar amigos, vizinhos e animais ameaçados de extinção.

Silvia AC/DC 25/06/2019

Detestei!
Livro absolutamente confuso e entediante.
A autora exagera na descrição de plantas e insetos - algo que não interessa quando o assunto é Segunda Guerra. Achei que ela se perde em coisinhas que não tem significância.
Na minha opinião foi um livro forçado, ela espremeu um pouquinho de informação daqui e dali e fez este arranjo desastroso.
Este é o primeiro livro de Segunda Guerra que vou doar, já que nunca lerei novamente.
Mas ouvi dizer que o filme é legal, então pretendo assistir. Será bom para entender melhor essa história tão mal contada.
Daniele.Brummer 03/05/2020minha estante
Tbm detestei, não consegui concluir a leitura

Kauan.Vieira 01/05/2019

Ruim
A escrita e ruim confusa e um dos piores livros que já li na minha vida

Stella.Oliveira 11/07/2017

Ambíguo
O estilo da autora me causou um certo estranhamento ao misturar relatos históricos (inclusive com desfechos recentes e do pós guerra) com diálogos recriados como num romance histórico. Acredito que a opção por um único estilo teria resultado numa obra mais coesa. Vale atentar também que o aspecto humanitário (que me atraiu para ler o livro) não é tão focado, especialmente na primeira metade da história, que foca principalmente nas atividades do zoológico com descrições que deixam a leitura um pouco maçante.
Michely 27/03/2018minha estante
Leio muitos livros que tratam do holocausto e também tive essa impressão: achei o livro um tanto maçante e cansativo e esperava ter mais relatos dos sobreviventes que passaram pelo zoo. Uma das poucas vezes em que considero o filme melhor que o livro.

Kellxinha 22/05/2016

Zoológico Superficial
Venho lendo livros sobre o holocausto já a um tempo e quando vi o título e a sinopse deste me interessou bastante. Não sei se minhas espectativas estavam muito altas ou se realmente foi o livro, senti que falaram de forma superficial, tanto sobre o funcionamento do zoológico, em que animais e situações eram citadas seguidamente sem se aprofundarem, mas mais ainda em relação aos esconderijos e ao que acontecia na guerra em seu entorno. Talvez pelo livro não ser auto-biográfico, a autora não encontrou meios de passar de fato com detalhes os esconderijos e situações mais profundas, ou não lhe foi permitido. Mas acho muito válido que está história tenha sido registrada, caso contrário jamais saberíamos de mais um casal que ajudou os amigos judeus durante a guerra. Tantos foram os que não podem ser citados, os descobertos, delatados e traídos. Que uma história de sucesso em seus propósitos merece ser contada, pelas que não puderam ser.

cid 22/01/2015

Balsamo mental
Gostei bastante desse livro que me fez pensar, solidarizar-me com as pessoas que viram a guerra . Varsóvia, durante a segunda guerra , foi muito sofrida. Mas, a parte o sofrimento dos homens não havia pensado no sofrimento dos animais, e no caso em questão, animais em um zoológico.
O momento que ficou em minha lembrança , foi o descrito na página 156, que fala de Januz Korczak, que dirigia um orfanato no gueto judaico . Sua luta para suavizar a vidas das crianças em confronto com uma realidade tão esmagadora. Ele observou que as crianças se comportavam “ como velhos num sanatório”, relatando as próprias dores. Introduziu a terapia que ele chamou de “balsamo mental das tarefas feitas com zelo “. Pensei muito sobre a idéia, e acho que posso aplica-la a minha vida. As crianças produziam pecas e no momento mais escuro a escolha foi “O correio” de Radindranath Tagore.

Filipe 16/01/2024

Uma história muito poderosa e necessária para a humanização, principalmente nos tempos atuais, quando precisamos saber muito bem diferir o judaísmo do sionismo.

O que me incomodou mais na escrita foi a diversa presença de um típico truque que muito biógrafos escrevem para suprir a falta de informações, o supor, a especulação. É uma técnica que não gosto, repleta de achismos que não acho que caibam num texto biográfico sério.

Marct 10/11/2010

Começa bem mas...
... abandonei porque a partir de um determinado trecho o livro fica chato demais. Repetitivo, insuportável.

Naiara 05/04/2010

Inacreditável!!!
Toda vez que me deparo que livros e filmes sobre a 2ª Guerra Mundial, fico horrorizada com o que Hitler foi capaz de fazer para alcançar o seu ideal de purificar a raça ariana.
O livro conta a história de bravura de uma família que burlou todas as leis hitleristas para prover ações de resistência e proteção dos judeus.

Recomendo!!!

Nanda 11/10/2009

"A solidariedade é o sentimento que melhor expressa o respeito pela dignidade humana." Kafka
O que leva um ser humano a correr risco por outro ser humano?
O que a guerra e a perseguição despertam no homem?
Como alimentar esperança e determinação diante da destruição?
Como resgatar alegria, solidariedade e ternura no convívio com a morte, o massacre e a perseguição?
Estas perguntas brotam em nossas mentes durante a leitura deste livro que conta a história real vivida pelo casal Zabinski e seu pequeno filho Ry´s. Jan Zabinski, diretor do Jardim Zoológico de Varsóvia, um dos mais imponentes e Antonina, uma amante da natureza e dos animais que vêm suas vidas mudarem radicalmente em decorrência da invasão alemã à capital da Polônia.
A história pode ser contada, dentre outros motivos, pela consulta do diário de Antonina, que o utilizava como uma forma de conversar consigo mesma sobre seus os medos, angústias e horrores da 2ª Guerra Mundial.
Assim, mesmo com o perigo à espreita, o casal passa a abrigar no casarão e no jardim do zoológico um grande número de judeus e perseguidos pelos nazistas.
Jan, participante da Resistência Polonesa, devido seus contatos, consegue libertar do Gueto de Varsóvia um grande número de judeus (dentre eles ilustres cientistas e estudiosos) trabalho este que era feito em rede, de forma organizada e sistemática.

A vida destas pessoas não ficou facilitada com a chegada do Exército Vermelho, ao contrário, estes, passivamente, viram um grande número de poloneses serem mortos, não dando apoio que os participantes do Levante (dentre eles Jan) esperavam. Nestas idas e vindas, Jan ferido, foi enviado a um campo de trabalhos forçados, enquanto Antonina e agora seus dois filhos, buscavam abrigo nos arredores de Varsóvia.
Em momento algum, durante toda a narrativa, percebe-se egoísmo no modo de agir dos Zabinski, ao contrário, se expuseram aos perigos e assumiram o risco em nome do próximo.
Algo positivo é a forma da narrativa. Apesar do peso da história, a autora consegue dar leveza à forma de escrever, mesclando momentos de tensão e outros de simples alegrias.
O grande pulo do gato que fica com este livro é que de certo somente temos o momento que vivemos....amanhã....é poeira e esperança.

Letuza 19/06/2019

Exemplos de doação ao próximo
?Só cumpri o meu dever; quando se pode salvar a vida de uma pessoa, tem-se o dever de tentar.? ?Fizemos isso porque era certo!?
Jan e Antonina Zabinski, um casal de diretores do Zoológico de Varsóvia, na época da Segunda Guerra Mundial arriscaram suas vidas para ajudar e esconder judeus em sua casa e no Zoológico. Ajudaram centenas de pessoas, doaram o que não tinham, viveram tempos dificílimos e felizes com pessoas que nem conheciam, ?porque era o certo?. Fizeram muito, sem benefícios, sem garantias, só por amor ao próximo, por respeito a vida. Ajudaram humanos e animais sem pedir nada em troca. Um livro lindo, que traz esperança de que podemos ser bons, podemos conviver com diferenças, podemos ser felizes independente de bens materiais, convicções políticas, religiosas, independente de recompensas. Podemos ser felizes fazendo o outro feliz. Uma história real, de gente real, simples, de verdade. História de humanidade, exemplos de força, resiliência, adaptação, amor e respeito!

Julie 24/04/2019

Só li porque era pra faculdade
Apesar de ter lido pelo projeto de leitura da faculdade eu criei uma certa expectativa sobre o livro, e me decepcionei amargamente, o estilo
De escrita da autora é muito confuso, certos cenas muito detalhadas que causam mais sono do que interesse(inclusive peguei no sono várias vezes enquanto lia), por mim nem teria terminado ele, mas como não tive opção...
Como vi muitos falando por aqui, nesse caso achei que o filme superou o livro.

Elisabete Bastos @betebooks 29/09/2018

Resistência na Polônia
Quando eu li diários de judeus na Polônia, fiquei imaginando se não houve resistência por parte dos poloneses em relação à invasão nazista.
Aqui, está à resposta no livro O Zoológico de Varsóvia, no qual narra a tomada da Polônia Pela Alemanha Nazista, a destruição dos animais do Zoológico - a vida antes e depois do diretor e sua esposa- que cuidavam e amavam os animais e após a Guerra o ex-diretor Jan entra na resistência e usa o Zoológico como depósito de armas, esconderijo de judeus, auxilia a fuga de cinco pessoas do gueto de judeus, enfim, eram poloneses cristãos que salvaram pessoas, ajudaram e mantiveram fiéis a solidariedade e o amor ao outrem, inobstante, a máquina mortífera, espoliante nazista.
Livro em homenagem à esperança humana.

RENE 08/01/2012

QUANDO ATÉ ENTREGAR UM COPO D'AGUA A UM JUDEU SEDENTO ERA PUNIVEL COM A MORTE...
A segunda guerra, alem de tudo de espantoso e ameaçador que são relatados nos livros, a espaço para aqueles que com sua bondade e amor ao proximo, independente de religiôes e raças, conseguiram mostrar um outro lado da guerra... Um lado de esperança, um lado de onde nada estava totalmente perdido, os chamados heróis de guerra, sem precisamente estar na frente de combate. JAN e ANTONINA ZABINSKI estão entre estes heróis que da melhor forma possivel procuraram com seus gestos e atitudes, mudar o rumo para o caos total, que seria a vitoria do eixo na guerra... Livro muito digno de se ler e admirar...

1 | 2 | 3 | 4