A ordem do discurso

A ordem do discurso Michel Foucault

Resenhas - A ordem do discurso

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Cris 11/04/2023

Transcrição da aula inaugural de Michel foucault para o Collège de France, onde podemos ver algumas de suas ideias a respeito de como se dá o poder e em como o discurso muda a depender de quem detém esse poder.

Ana 12/02/2023

Lendo Foucault pra dissertação. Sempre achei que já ser.comolexo e difícil. E na verdade achei bem simples. No geral. Não sei se foi minha compreensão que melhorou ou se o medo era irreal.

Re Vitorino 14/01/2023

Dos Fundamentais...
... e que não tenho fundamentos suficientes para discutir. É uma leitura que obrigatoriamente precisarei refazer porque neste momento, início dos meus estudos na área, eu ainda não entendi a maior parte.

Carol *_* 11/12/2022

Nazaré confusa
Confesso que li esse livro apenas para ficar com algo "culto" no skoob. Não entendi nada , tô me sentindo burra.

Thais CardBeg 25/10/2022

Foucault desafia quem o chama de estruturalista
"Discurso não é um tipo de ente metafísico, constituído a priori dos outros elementos da sociedade, no entanto, há uma precedência: ele não está sozinho na história e segue as relações já postas pelos saberes e pelas instituições já estabelecidas, que lhe dão uma determinada positividade"

karou 20/10/2022

Uma análise interessante e fundamental, também, para entender e estudar esse autor. A leitura contribuiu para formar uma outra perspectiva sobre a minha pesquisa.

Henrique.Tavares 29/08/2022

Talvez na época que eu tenha lido o livro, eu não tivesse maturidade suficiente pra gostar ou endende-lo, ja que eu li no ensino fundamental por curiosidade. Mas eu lembro te achar um livro prolixo.
Lucas1429 08/11/2022minha estante
Por que você deu 2 estrelas na sua avaliação?

Henrique.Tavares 09/11/2022minha estante
Achei uma leitura chata, lembro que para mim foi mais fácil ler manifesto comunista do esse livro. Talvez seja pq na verdade o livro foi tirado de uma aula que ele deu, ou foi falta de maturidade minha. Tive a impressão que o livro poderia ser menor ainda, talvez escrito como forma de artigo.

Matheus 23/05/2022

Só li por conta do mestrado e no início me senti muito confuso (para mim foucault não tava falando nada com nada), porém - depois de mais algumas leituras - percebi o quão manipulados nós somos e como a linguagem pode ser nossa pior inimiga

Marina.Ibarra 11/05/2022

Li o livro para a faculdade, acredito que para eu entender totalmente preciso ler pelo menos duas vezes mais. Apesar disso, gostei bastante e acredito que é fundamental para todos, mas principalmente para aqueles interessados em linguística.

Nina 25/03/2022

ordem do discurso
lixo, li pra faculdade querendo morrer. não entendia o raciocínio dele e não dava vontade de continuar, parei um milhão de vezes ??

Ruanna 01/03/2022

Minha Saga com Foucault
É uma leitura bastante pesada sobre como ocorrer a formação do discurso, o livro nada mais é que um discurso dele na abertura de um congresso. Confesso que achei um livro de difícil compreensão para leigos do assunto. Ainda vou ler ele novamente pra tentar compreender melhor a leitura.

LPR 08/02/2022

Uma leitura complexa e fluida para qualquer leitor, mesmo que não conheça Foucault. O discurso não se entende por apenas uma visão e sim por uma visão extensa e multidisciplinar.

Pouco a pouco Foucault apresenta como se estuda e compreende um discurso, não de uma forma simples e direta, com as suas diversas nuances.

Se for ler, tenha um dicionário, pesquise os diferentes significados da mesma palavra

graziiffraga 23/01/2022

breve
uma obra bem curtinha. me senti confusa em algumas partes por ser uma transcrição, mas gostei de ler em outras.

Gracielle 18/01/2022

Essencial para estudantes de letras
Confesso que senti um pouco de dificuldade na leita, uma vez que se trata de uma linguagem acadêmica, mas consegui captar as ideias principais da obra.

Eduarda Veloso 13/01/2022

Iniciando a Psicanálise
Michel Foucault foi o autor escolhido por um dos meus mais queridos docentes na hora de me introduzir aos estudos psicanalíticos, não através deste livro, mas sim de "História da Sexualidade" (o qual li apenas alguns capítulos). Porém, foi através dessa aula e do estudo de seus escritos que a paixão por Foucault teve início.

Ler "A ordem do discurso" significa despertar. Despertar para tudo aquilo que nos acomete enquanto sujeitos sociais e que precisam conviver com o Outro. A leitura nos demonstra e explica, de uma forma simplificada, mas não menos clara, toda a repressão moderna a qual somos acometidos de forma inconsciente. É mesmo um despertar.

1 | 2 | 3 | 4 | 5