A ordem do discurso

A ordem do discurso Michel Foucault

Resenhas - A ordem do discurso

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Marcelon 14/05/2009

Apenas bom, mas a culpa ainda é minha
Começo a ler sobre Foulcalt com essa obra. Preciso mesmo ler de novo. Por ser muito erudito, ele faz dezenas de referências numa só fala. Eu entendo a maioria dos conceitos e concordo, mas preciso fixar melhor a informação que ele passa. Coisa de costume mesmo.

Natália D 01/04/2009

Antes de "A Ordem do Discurso", meus contatos com as obras de Foucault estavam restritos à cópias de capítulos que os professores sugeriam como leitura.

Apesar dessa restrição, desenvolvi uma certa antipatia em relação ao Foucault. Tanto por achar que como filósofo, ele é um dedicado historiador, quanto por compartilhar da opinião de que para escrever bem e expor uma idéia, uma pessoa não deve usar apenas palavras bonitas, mas também se fazer entender.

Ao ler "A Ordem do Discurso", ficou a impressão de um Foucault prolixo, que inicia uma idéia, mas não consegue terminá-la.

O verdadeiro mérito deveria ser dado aos que escrevem as sinopses de seus livros, e a todos aqueles que fazem uma releitura de suas obras, para que nós, meros mortais, possamos compreender o que Foucault estava tentando nos dizer.

Na verdade, ao lê-lo, sempre tenho a ligeira impressão de que Foucault está zombando de todos nós.

Bell_016 02/04/2010minha estante
Sorte que temos os "comentadores" para os textos dele, então?

Thiago Benício 14/05/2015minha estante
Se ele conseguiu ou não terminar a ideia não posso afirmar com certeza pq simplesmente não entendi uma considerável parte do livro, pois embora eu tenha escutado a noção sobre o que trata o livro, a forma como ele escreve, como você já comentou, realmente parece prolixo além do fato de parecer que ele queira restringir a apenas um grupo o entendimento sobre o texto, o que não acho tão interessante.

Luan.Sehn 13/12/2015minha estante
"Na verdade, ao lê-lo, sempre tenho a ligeira impressão de que Foucault está zombando de todos nós" hahaha Adorei essa parte.

Então, não daria para considerar o Foucault como "um dedicado historiador", mas entendo o que queres dizer. A contribuição dele e a sua visão está muito mais no campo da filosofia do que da História (inclusive a concepção de tudo ser um discurso).
Agora, entrando especificamente dentro desse livro, ao dar esse discurso, Foucault queria não muito mais que especificar seus métodos, onde pretendia aplicá-los e sua concepção dentro da área das ciências humanas. Por isso imagino que tenhas achado que ele "inicia uma idéia, mas não consegue terminá-la".
E acho compreensível a escrita dele ser "mais difícil" justamente por ser filósofo, área em que isso é bastante comum, mas como diria o historiador Marc Bloch, devemos ?saber falar aos doutos e o aos escolares?.

Élida Lima 02/03/2009

"Existe em muita gente, penso eu, um desejo semelhante de não ter de começar, um desejo de se encontrar, logo de entrada, do outro lado do discurso, sem ter de considerar do exterior o que ele poderia ter de singular, de terrível, talvez de maléfico. A essa aspiração tão comum, a instituição responde de modo irônico; pois que torna os começos solenes, cerca-os de um círculo de atenção e de silêncio, e lhes impõe formas ritualizadas, como para sinalizá-los à distância.

O desejo diz: “Eu não queria ter de entrar nesta ordem arriscada do discurso; não queria ter de me haver com o que tem de categórico e decisivo: gostaria que fosse ao meu redor como uma transparência calma, profunda, indefinidamente aberta, em que os outros respondessem à minha expectativa, e de onde as verdades se elevassem, uma a uma; eu não teria senão de me deixar levar, nela e por ela, como um destroço feliz.” E a instituição responde: “Você não tem por que temer começar; estamos todos aí para lhe mostrar que o discurso está na ordem das leis; que há muito tempo se cuida de sua aparição; que lhe foi preparado um lugar que o honra mas o desarma; e que, se lhe ocorre ter algum poder, é de nós, só de nós, que ele lhe advém.”"

Foucault, Michel. A Ordem do Discurso

1 | 2 | 3 | 4 | 5