Feios Scott Westerfeld
Scott Westerfeld

Resenhas - Feios

Kim 18/10/2022

Boa ideia, péssima execução.
Não foi dessa vez que uma distopia rolou pra mim, pela primeira vez em eras. Gosto muitíssimo de distopia, mas simplesmente essa aqui não rolou.

O conceito alternado entre perfeição e imperfeição foi uma ótima sacada, mas a produção do autor? não foi legal. A escrita foi desandando cada vez mais que lia, no fim tive que passar os olhos em várias páginas pra não ter que abandonar o livro.

Eu queria TANTO ter gostado, porque sempre senti uma vibe ?vou gostar muito? só de ler a sinopse. Mas gente, o rolou aqui? Os personagens mais sem emoções, mais sem nexos do MUNDO!

Senti que esse livro deveria se chamado de TRAÍRAS ou MENTIROSOS (e.lockart im sorry). A personagem principal passa 99% do tempo mentindo e traindo, os 1% ela ilude o par romântico e é uma cobra com a melhor amiga.

A redenção NÃO me ENGANOU nem um pouco, e a realidade é que a Tally é sim, muito egoísta, com ou sem perfeição.

Não recomendo, não lerei os próximos e fiquei decepcionada.

Ju 22/01/2013

Feios
Tally Youngblood é uma garota de 15 anos que vive num mundo bem diferente. Sim, esta é mais uma distopia (adoro!) e, portanto, o mundo quase acabou devido à irresponsabilidade dos humanos. Eles criaram algo com que não puderam lidar e ficaram bem próximos de ser extintos. Mas isso não aconteceu e uma nova sociedade surgiu, uma sociedade em que todas as pessoas ganham um grande presente ao completar 16 anos: uma transformação completa, em que seu corpo é moldado para que tenham uma aparência perfeita.

"- Claro. Até parece que as coisas eram maravilhosas quando todo mundo era feio. Ou será que você perdeu essa aula na escola?
- Eu sei, eu sei. Todo mundo julgava os outros pela aparência.
As pessoas mais altas conseguiam empregos melhores, e o povo votava em certos políticos só porque eles não eram tão feios quanto a maioria. Blá, blá, blá.
- Isso aí. E as pessoas se matavam por coisas como uma cor de pele diferente. - Tally balançou a cabeça. Por mais que repetissem aquela história dezenas de vezes na escola, ela nunca tinha acreditado de verdade. - Então, qual é o problema de as pessoas serem mais parecidas agora? É o único jeito de tornar as pessoas iguais."

As crianças são separadas de seus pais aos 12 anos e transferidas para a Vila Feia, local em que passam a morar em alojamentos e a esperar ansiosamente pelo dia de seu aniversário de 16 anos. De lá, elas podem ver Nova Perfeição, o local em que os perfeitos recém-transformados residem. Ao contrário dos feios, que estudam e têm várias tarefas a cumprir, os perfeitos têm uma vida em que o único objetivo é a diversão. Não precisam se preocupar com nada e têm todos os seus desejos realizados. Então, porque alguém se recusaria a se tornar perfeito?

Claro que vários fatos são revelados no decorrer do livro. Conhecemos os rebeldes, os Enfumaçados, que só querem o direito de viver como bem entenderem. Querem envelhecer sem ter sua aparência modificada artificialmente. Para isso, estão dispostos a criar uma nova sociedade, sem confortos, utilizando os meios que a natureza lhes oferece para sobreviver. Aos poucos o autor revela que a aparência não é sua única - nem sua mais forte - motivação.

Tally é a personagem que mais se modifica no decorrer da história. Ela passa de uma garota mimada e iludida a alguém forte e capaz de lutar por seus ideais, e pelos ideais das pessoas que acaba por amar e admirar.

O livro dá uma grande lição a todos nós e mostra, como toda distopia, as loucuras que a sociedade realiza a cada dia e que nós passamos a considerar normais.

"- O que havia neste lugar? - perguntou Tally.
- Acho que produziam jornais - disse David. - O jornal era como um livro, com a diferença de que você o jogava fora e comprava
um novo no dia seguinte.
- Não brinca.
- É sério. E você achando que derrubávamos árvores à toa na Fumaça!"

Pois é. Pobres árvores. Feios nos permite a reflexão em vários trechos, eu adorei a leitura. Faz parte de uma série de quatro livros, e estou ansiosa para começar a leitura do segundo, Perfeitos.

Postada originalmente em: http://entrepalcoselivros.blogspot.com.br/2012/11/resenha-feios.html
Leilane 14/02/2013minha estante
O tipo de livro que começa enrolado e só depois da página 150 fica muito bom, o que faz valer a pena toda a leitura. Mas como já li toda a série, caiu um pouco no meu conceito, parece que não tenho sorte com distopias, até chegar no final eu decepciono. =/

Lua 25/02/2013minha estante
Quando comecei me arrependi de ter comprado (comprei todos) mas continuei. então o livro me envolveu, fiquei muitas vezes louca, acabei devorando o livro -literalmente e Me apaixonei pela Série.

Adriane Rod 29/03/2013minha estante
Legal!! Adoro distopias, elas são simplesmente fantásticas.
Quero ler essa série logo.

Thaís 07/04/2013minha estante
Eita outro livro desta serie rsrs mas não é que o primeiro parece bom?! Ja vi até surgir uma pontinha de interesse em mim! :)

Baah 14/04/2013minha estante
esa serie me deixa curiosa demais, adorei sua resenha, parabéns

Dani 15/04/2013minha estante
Eu me apaixonei quando li esse livro, na época o segundo livro não havia saído ainda... Fiquei doida quando li o final da série e percebia que teria que esperar a continuação, fiquei bem triste com o que aconteceu com a Fumaça =/

JuhVogel 15/03/2022

Chatinho
A história teria tudo para tornar o livro muito bom, mas a narração é desanimadora. Nunca demorei tanto para ler um livro...enfim, consegui terminar \o/

Gobetti 18/03/2021

Feios tinha tudo para brilhar: um cenário intrigante, um background misterioso e uma temática polêmica. Ainda assim, o autor não soube aproveitar esses ingredientes picantes. Em muitas partes (considere o final) o autor deixou a desejar.

A narrativa tem cortes esquisitos e o romance entre dois dos personagens me pareceu surreal. Nunca vi alguém se apaixonar tão rapidamente.

Apesar disso, o livro não é ruim. É razoavelmente bom, aliás. O suficiente para que eu recomende para o meu primo de 13 anos. Desejo porém até ler os volumes seguintes.

A história me entreteu e, mesmo com a rédea curta do autor, o ambiente idealizado por ele não deixa de ser interessante.
Feios foi uma obra divertida, embora não plenamente satisfatória. Talvez minhas exigências estivessem exageradamente altas, em relação a um livro infanto juvenil.

Entretanto se este livro lhe chamou a atenção, não deixe de lê-lo e tirar suas próprias conclusões. Como a obra faz questão de ressaltar: o que é feio para alguém pode ser bonito para outro.

Karen 14/12/2012

A ideia é boa, o livro nem tanto...
Hum, é complicado falar de um primeiro livro assim,quando a gente tem sentimentos tão conflitantes em relação a uma série. Eu tinha lido algumas distopias que tinha gostado muito, e, quando encontrei esse livro, achei que o tema da perfeição compulsória que a sociedade exige era um prato cheio. Ainda mais de um autor que é tão bem falado, e tanta gente parece amar o livro. Quando li a sinopse e vi que a personagem principal não era assim tão boazinha, quase dei pulos, porque é o tipo de história que eu mais gosto. Um livro perfeito. Só que não.

Devo dizer que eu não desgostei de Feios. Até certo ponto eu achei bom, o livro tem seus méritos. Só que os problemas que me irritaram nesse livro, os quais eu tinha esperança que fossem consertados, foram multiplicados nas continuações. Mas claro, vou tentar me ater a falar do primeiro volume.

Não vou fazer um resumo aqui, até porque não tenho paciência. Vamos aos fatos então.

A ideia do livro é ousada e pertinente, e isso me cativou na hora. O tema da beleza, e como a fixação nela nos deixa alienados é incrível e se encaixa perfeitamente no mundo que vivemos hoje. E até certo ponto essa temática é bem explorada. O problema é que o negócio se perde no meio do caminho. A protagonista se esforça tanto para criticar e julgar os "Enferrujados" que se esquece de refletir sobre o próprio mundo. É fácil criticar um mundo que não é o seu, aliás, é justamente por isso que existe a distopia, para que o processo de criticar a nós mesmos não seja tão doloroso e intragável. Só que quando se começa a criticar diretamente o mundo real, o negócio vira uma bagunça, e no fim não consegue atingir bem nenhuma das duas coisas. A temática da estética já era boa o suficiente, e o livro ficaria bem melhor sem esse monte de apelos ecochatos.

Outra coisa que foi difícil era que, me perdoem a expressão, era mais fácil expelir uma pedra dos rins que sentir alguma empatia por Tally. Ela oscilava de chata e tola até prepotente e hipócrita. No final do livro eu até comecei a gostar dela, mas foi uma pena que o sentimento não perdurou. Simplesmente eu não consegui ver as coisas do ponto de vista dela. Considerando que não há nenhuma cena em que a ação não estivesse focada nela, achei que o livro poderia ter ficado melhor se fosse narrado em primeira pessoa. Já que a ideia era fazer uma personagem que tivesse tanta complexidade (os ogros são como cebolas, burro!) e que tivesse ações que não fossem por assim dizer tão corretas, seria bom que ao menos conseguíssemos entrar na pele da protagonista.

Mais adiante, o livro ganha um pouco de romance. Agora é que a coisa engrena! Mais uma vez, não. O romance é no mínimo, morno. Não consegui ver a graça naquilo, se desenvolveu rápido demais, e nem deu para perceber alguma química entre os personagens. E, se esse parece ruim, espere até o Perfeitos, que a coisa fica pior. Mas sim, concentração, ok.

Por último, uma coisa que me incomodou muito foram os nomes, tanto das pessoas quanto dos lugares. Eles simplesmente pareciam bobos demais, como se nada fosse sério, chegando às vezes a ser infantis. Afinal,quem pode levar a sério um lugar que se chama "Vila Feia"? Não sei se isso é problema do livro ou da tradução, porque não cheguei a vê-lo em inglês, mas de qualquer jeito é algo que pra mim tirou a força de muitas partes da história.

Mas, claro, o livro tem seus méritos. E tinha dito que não desgostei, não é? As cenas de ação são ótimas, as descrições dos saltos e voos de prancha são ótimos. Também adorei toda a tecnologia que o autor inventou são muito legais(me fez querer uma jaqueta de bungee jump pra mim! tô aceitando de presente de natal). E eu adorei a Shay, por mim ela poderia ser a protagonista.

Quanto a narrativa, tirando os pontos que eu já citei, não é ruim. Só que às vezes se perdem em explicações muito extensas e algumas imagens meio estranhas (sério "O céu do início do verão tinha cor de vômito de gato" foi a primeira vez que eu quis fugir de um livro na primeira frase, principalmente porque eu tenho seis gatos e essa imagem não me traz boas lembranças, mas isso não vem ao caso)

Enfim. Não gosto de ter que malhar um livro desse jeito, sério, me parte o coração, principalmente porque não gosto quando fazem isso com algo que eu gosto. Mas é um trabalho sujo, e alguém tem que fazer. Se eu soubesse antes, teria evitado muita frustração.

Se recomendo? Hum... Se você tem certeza que as mesmas coisas que me desagradaram não vão te desagradar, vai fundo. Pelo menos você vai se divertir e pensar um pouco. Mas sem grandes expectativas. Já se você se irrita fácil, faça um favor a si mesmo e passe bem longe.

Jakeline 15/02/2021

Feios
Um mundo diferente , onde a a perfeição e a única coisa que uma jovem garota deseja .

Eu gostei muito desse livro me fez refletir sobre muita coisa , sobre a representação do futuro onde há perfeição e diversão sem fim , o passado marcado como uma mera burrice histórica causada por um povo sem conhecimento suficiente .

Adriano 16/06/2013

#1 - Feios - Scott Westerfeld
Feios é uma distopia; gênero literário em alta na atualidade e que narra a vida em uma sociedade futurística , nascida após o fim da humanidade como a conhecemos hoje - em que os adolescentes em seu estado natural são considerados feios e que com 16 anos, recebem um presente milagroso do próprio governo, tornando-os perfeitos.

' ---- > Distopia para quem não sabe significa histórias caracterizadas pelo totalitarismo, autoritarismo e por opressivo controle da sociedade.

A trama acompanha Tally, uma feia que sonha loucamente e aguarda o seu aniversário de 16 anos aprontando muito no alojamento; uma menina "normal" (lê-se feia) e que numa das suas aventuras conhece Shay, uma menina que faz aniversário no mesmo dia que ela, logo a tão esperada cirurgia milagrosa, chegaria simultaneamente para ambas.

A convivência e a construção dessa bela amizade entre as jovens, faz com que Tally conheça uma imagem de Shay, que tem medo e que não quer se tornar perfeita, uma vez que Shay questiona o sistema ao qual estão inseridas.

Dessa forma, Shay foge para a Fumaça confrontando diretamente o governo, deixando um recado enigmático que somente Tally seria capaz de desvendar.

O fato da garota ter fugido acabou encrencando Tally, que nesse momento é impedida de ser submetida a cirurgia até que ela encontre a amiga fugitiva.

A partir do momento que Tally foi pressionada a encontrar e consequentemente, trair a confiança de sua amiga, fica nítido o egoísmo da personagem principal, que seria capaz de confrontar a amiga para se enquadrar nos padrões de beleza distópicos.

Se Tally foi ou não capaz de trair sua amiga, eu não ousaria em hipótese alguma contar a vocês, mas vale salientar que a aventureira em questão, tomou conhecimento do que acontece durante a operação. Os médicos criam uma lesão no cérebro, para que você fique superficial, bobo e altamente alienável, como cordeirinhos numa sociedade que exige ser questionada.

Não ousaria dizer também, se Tally tornou-se perfeita ou não; e é interessante a forma como eles se referem a finada humanidade, chamando-nos de Enferrujados e culpando-nos responsáveis pelo fim do planeta. (Momento reflexão).

Um livro altamente simples, com uma ideia inovadora, que faz você pensar e refletir sobre o que é feio e o que é perfeito. Scott Westerfeld consegue prender a atenção do leitor, do começo ao fim.

- Se este livro lhe chamou a atenção, não deixe de lê-lo e tirar suas próprias conclusões. Como a obra faz questão de ressaltar: o que é feio para alguém pode ser bonito para outro.

A resenha pode ser encontrada no meu blog: http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/2013/05/resenha-1-feios-scott-westerfeld.html
Gu 13/11/2013minha estante
Linda capa e resenha!
Quero ler essa distopia

Raquel Silva 29/11/2020

Livro sobre padrões de belezas abordado de forma sútil.
Os comentários da protagonista sobre a beleza no início do livro me deixou um pouco incomodada, mesmo sendo justificada pelo contexto que eles vivem, ao ficar repetindo sempre o mesmo discurso deixava claro a realidade preocupante em que eles viviam.

Sobre crítica sociai, é bem sútil .. através da jornada da protagonista conseguimos entender o contexto em que está vive e como eles passaram a 'pensar.'

A jornada da protagonista é interessante com bastante descrição de cenários, (principalmente no começo).

Talvez seja spoiler: ("Formato" do final).
Livro com final aberto, para a continuação.
(Só uma observação, para quem não gosta desse formato)...

brenda 29/12/2021

A FUMAÇA VIVE!
Li esse livro pela primeira vez com 13 anos se não me engano e me lembro de ficar fascinada por ele.

Depois de 2 anos finalmente li o segundo, já não lembrava muito da história então isso dificultou bastante a minha leitura, o livro tem um universo extremamente complexo e confuso, uma distopia totalmente fora da realidade e pra completar eu não estava acostumada com o gênero de fantasia/ficção.
Dei uma estrela para o segundo livro, achei péssimo e levei meses parar chegar na metade do terceiro, nunca consegui terminar.

Mas quando saiu o anúncio da adaptação minha senti na obrigação de panfletar (apesar de ter falado muito mal do livro 2 e 3) já que o primeiro livro havia sido incrível pra mim.

Resolvi então ler denovo, para saber se eu havia gostado do primeiro livro apenas por conta da época em que li e que na verdade todos os livros eram ruins mesmo.
Não eram, o primeiro livro é sim PERFEITO (kkkkkkk) falo isso com a convicção de uma pessoa que nunca havia relido um livro.

Estou ansiosa para reler os outros dois apesar de sentir que a história realmente vai decaindo e que os outros livros não são tão bons.

É um plot extremamente inteligente e interessante espero que consigam fazer uma boa adaptação e que as pessoas consigam interpretar o universo do livro e se interessarem mais pela história.

? Meu nome é Tally Youngblood. E quero ser perfeita.

Cami 15/02/2013

nao gostei
A estoria parece interessante no comeco mas cai no senso comum com um toque futurista. Acaba sendo um livro infantil. Li o primeiro e o segundo para ente der o que acontecia com os personagens mas nao consegui ler o terceiro. Se acabasse no segundo estaria melhor cotado ao meu ver. Mas a autora preferiu esticar a estoria e para mim nao funcionou.
Alessandra.Goncalv 08/03/2013minha estante
É O AUTOR, Scott Westerfeld, e não A AUTORA.

Bea Gomes 16/03/2021

Imagine uma sociedade autossuficiente, onde não existe mais guerras, onde não destruímos a natureza, e não dependemos de algo como petróleo para criarmos combustível. Uma sociedade onde ninguém te julga pela aparência; até por que aos 16 anos você passa por uma cirurgia plástica e se torna um perfeito! Parece uma sociedade perfeita, mas se é tão perfeita, por que muitos feios fogem?! Muita coisa pode parecer perfeita se não questionada!

Meu maior arrependimento desse livro foi ter deixado ele encalhado na estante por quase 10 anos, isso mesmo, tempo demais. Esse livro trás questionamentos sobre padrão de beleza, política e sociedade, onde você começa a questionar tudo junto com a protagonista que tudo que mais queria era se tornar perfeita.
Eu estou ansiosa para ler os outros livros da sequência e para ver como vão trazer tudo isso para o filme que esta sendo produzido para a netflix.

Matheus 12/02/2021

Passei os últimos 11 anos vendo as pessoas aclamando "feios", porém sempre deixei o livro para depois e isso gerou uma expectativa gigantesca. Creio que graças a essa espera por algo gigantesco fez com que me decepcionasse.
Apesar de ter uma ótima escrita e uma premissa muito interessante, o livro é muito parado e não traz surpresas que façam com que você fale "Por essa eu não esperava". Agora é torcer para que o segundo volume seja melhor que o primeiro.

Adriana.FGSM 06/12/2010

"Feios" é o primeiro livro da série que leva o mesmo nome e foi escrito por Scott Westerfeld. A história se passa no futuro onde todos ao completarem dezesseis anos se tornam perfeitos por meio de uma cirurgia, e é nesse cenário que conhecemos Tally uma "feia" de quase dezesseis anos que mal pode esperar para se tornar perfeita. Mas tudo muda ao conhecer Shay, uma feia que não quer se transformar e que antes de fugir para a Fumaça, um grupo de fugitivos que não queriam se transformar, deixa para Tally instruções para o caso de também querer fugir. Então no dia de seu aniversario quando estava prestes a fazer a cirurgia que a tornaria perfeita uma entidade chamada Circunstancias Especiais a leva e lhe propõem um acordo: ser feia para sempre ou entregar a Fumaça, e por conseqüência sua amiga Shay. Eu achei a história bastante criativa e também bem desenvolvida, mas algo na escrita do autor não me agradou por completo, porém é realmente muito boa e eu recomendo.

Mah Mac Dowell 23/04/2021

Eu sempre gostei de distopias, apesar dessa não chegar aos pés de Jogos Vorazes ou Divergente, acaba sendo uma leitura fluida que te prende até o fim.
Achei bem interessante a premissa do livro que leva uma comparação de como a sociedade funciona nos dias de hoje com relação aos padrões de beleza impostos.
De início achei a leitura meio arrastada, mas o livro vai melhorando conforme a leitura avança. No fim terminei curiosa para a continuação.