O navio das noivas

O navio das noivas Jojo Moyes

Resenhas - O navio das noivas

Deza Farias 02/05/2020

SIGAM @RESGATADAPORUMLIVRO
"É possível superar qualquer coisa quando se tem força de vontade"

Já fazia alguns anos que eu não lia nada da Jojo, e creiam, me supreendi bastante com esse livro.

O livro começa na Índia em 2002, quando a avó de Jennifer a acompanha em uma viagem, e acaba se deparando com o seu passado, depois de reconhecer um navio a qual lhe transportou.
Neste ponto vamos para a Austrália de 1946.
No Navio vamos acompanhar as noivas australianas que estavam indo morar na Inglaterra, noivas de marinheiros.
O livro, acompanha de perto alguns personagens, como a gentil Meggie, a desajustada Jean, a Avice, metida a rica, e a calada Frances que também é enfermeira no navio, o comandante e o fuzileiro Henry Nicol (Meu Homi lindo, quero dançar com ele em roupa de gala).
Durante a trajetória do Victória, vamos conhecer mais sobre as jovens esposas, do medo que elas sentem de ser rejeitadas pelas familias dos maridos, que tão pouco conhecem, o medo de ter deixado suas familias e partido para um país estranho.
Nesse tumulto todo nasce um amor entre uma esposa e o fuzileiro.

O livro é carregado de mistérios, e segredos, o romance que a autora criou é lindo! E eu amei o final, juro que não esperava por um final tão lindo. É um livro que fala de aceitação, recomeços e de dá a volta por cima, ultrapassar limites.

A escrita da Jojo é maravilhosa, porém por o livro ser "econômico" eu tive dificuldades em avançar na leitura por causa do espaçamento e fonte pequena. Nesse livro a escrita está engraçada, até porque um navio cheio de noivas desesperadas tem que ser ter graça. E claro carregada de drama, afinal estamos falando da Jojo. Os personagens, tempo e enredos estão muito satisfatórios, ME SENTIR DENTRO DO NAVIO, a única coisa que não gostei foi das "Notas" a cada começo de capítulo, achei desnecessário.
A capa é linda nessas cores. Adoro essas combinações de capas da Jojo.

Boa Leitura!!!
Jenickson 02/05/2020minha estante
Comprei ele mas ainda não li. Lerei em breve

Deza Farias 02/05/2020minha estante
Pois leia, eu deixei ele molho por 3 anos e me arrependo amargamente. Kkk

Narizinha 19/09/2020minha estante
Esse é um dos meus livros preferidos, amei demais, a história é linda e emocionante!

Livia878 12/01/2022minha estante
Eu comprei o livro recentemente e por estar de ressaca literária estou com dificuldades de prosseguir mas depois dessa resenha consegui um grande incentivo.

Deza Farias 19/01/2022minha estante
O começo é meio chatinho, mas vale a pena continuar.

Kezia73 03/03/2024minha estante
História muito linda e emocionante ?

Elisangela 28/08/2021

Razoável
Estava empolgada para ler esse livro por ser da Jojo Moyes, e todos os livros dela que eu havia lido até aqui tinha adorado... mas infelizmente com esse foi diferente. Achei o livro um pouco arrastado, uma narrativa lenta, demorou pra me cativar, tirando a Margareth as outras personagens não me cativaram e somente na segunda metade é que comecei a simpatizar com a Francis. No fim, o desfecho que mais me agradou foi o do comandante, e para a noivas acho que um epílogo com um resumo das vidas das principais teria sido valioso.
Isa 28/08/2021minha estante
Eu peguei esse livro no começo do ano, para fazer uma releitura. Desisti. A narrativa é enrolada, o que acaba por atrapalhar seu apego à história

Mendes 05/09/2021minha estante
Eu nao entendi muito bem o final. Frances ela casou ou nao casou com nicol?

Elisangela 06/09/2021minha estante
Sim, eles se casaram. :)

Mendes 07/09/2021minha estante
Aaaah. Eu fiquei confusa por causa do final quando ele falou HENRY. Eu fiquei "como assim Brasil ?" Kkkk

Julia 31/10/2021minha estante
é q eu acho q o nome dele era henry nicol

Mari.Vasconcelos 06/01/2021

Uma carga de realismo assustadora
"Lembre-se de o Exército não a levará a destino algum sem antes verificar que "aquele homem" está à sua espera. Em resumo, considere- se uma encomenda postal registrada."
Margô 12/05/2021minha estante
Já vi o filme. Noivas Delivery! rsss. Gostei da produção...

Mari.Vasconcelos 12/05/2021minha estante
Onde vc viu?

Margô 13/05/2021minha estante
Era quando eu assinava a Sky, Premium. Não sei se ainda permanece no canal.

Isa 24/04/2021

A escrita dessa autora é muito boa e a descrição que ela faz das rotinas das pessoas é muito real, te faz entrar na história.
A falta de união e empatia entre as mulheres daquele navio é agoniante, são só julgamentos e competição. Mas eu entendo que na época isso era ainda mais presente do que agora.
É um bom livro, mas acho que não se conectou comigo. Não me apeguei a nenhum dos personagens e acho que em pouco tempo vou esquecer a história, porém enquanto eu li foi uma boa experiência.

Resenha completa no Instagram @euphorialiteraria

Dilla.Martins 12/12/2022

Arrastando até terminar
Nunca demorei tanto tempo pra terminar um livro, a história é boa mas muito enrolada as coisas não acontecem daí perde a graça.

Suelen.Barcellos 29/08/2022

Que livro ??
Esse livro merecia muito mais destaque! Um livro sobre secundas chances. Amei conhecer a história dessas quatro mulheres que atravessam os marés para reencontrarem seus maridos.
Amei cada uma delas!
Dei 4 estrelas só porque senti falta de uma segunda chance para a Jean também, queria saber o que aconteceu com ela.
Mas super recomendo a leitura!

Beca 22/04/2022

Uma história peculiar
Essa história tem um viés histórico incrível, que a gente vê muito pouco nos filmes e livros. Dá pra perceber que a autora pesquisou MUITO antes de escrever! Além disso, os personagens são simplesmente humanos!!! Preciso deixar registrado aqui o meu amor pela Frances, que desde o início ganhou meu coração, e depois que eu descobri toda a história dela então.. se esse livro fosse SÓ sobre ela, eu nao sentiria falta de mais nada, eu juro!!!
Uma coisa bem peculiar da escrita desse livro é que parece realmente uma obra cinematográfica! As cenas se desenrolam sob vários pontos de vista, a história tem vários focos e os ambientes são descritos de uma forma bem visual.
Essa leitura trás reflexões profundas, aborda temas sociais importantes, emociona e nos faz suspirar!
Meu grande problema foi a minha demora pra pegar o ritmo! Até uns 50% de livro eu tava achando muito entediante, apesar de ter personagens muito bem construídos! Só por conta disso não dei 5 estrelas.
Mariane.Silva 22/04/2022minha estante
Eu li que a avó dela fez essa viagem, por isso ela se interessou pelo assunto.

Vanessa704 22/04/2022minha estante
Estou com ele em minha estante para ler. Fiquei curiosa com o seu relato. :)

Gui Castelo 22/04/2022minha estante
Eu senti exatamente a mesma coisaa!! Acho q teria sido favoritadíssimo se abrangesse menos pontos de vista, porque foi isso q enrolou um pouco a história

Beca 22/04/2022minha estante
Siiim Mariane! É baseado na historia da avó dela mesmo :)

Beca 22/04/2022minha estante
Eita, que massaaaa Vanessa! Lê mesmooo!

Beca 22/04/2022minha estante
Nossa SIM Gui!!! Eu no final pensando "pq que METADE do livro foi tao chato se a metade final ta sendo perfeita????" Acho que se diminuisse os focos e prendesse a atencao no inicio eu ia favoritar tbmm!

Mylenarg 21/10/2022

Que final lindo, bem típico de Jojo Moyes mesmo. Eu amo essa alternância entre tempos antigos e contemporâneos envolvendo a vida da protagonista, é certo sempre conseguir me emocionar no final!
Porém, nem tudo são maravilhas, só consegui dar 4 ?? por causa do final e de alguns ocorridos, mas estava disposta a dar uma nota inferior a isso.. confesso q não foi um dos livros q mais gostei da autora, achei muito longo para poucos acontecimentos, acabou ficando muitas vezes aquela leitura super arrastada e senti diversas vezes vontade de abandonar a leitura (q bom q não fiz isso) pq conheço bem os livros da Jojo e imaginei q ela iria recompensar.
Mas honestamente, não achei uma leitura tãããão boa, devido a tanta enrolação.

Gostei muito das lições que o livro passou no decorrer da história, principalmente relacionado a Avice, uma personagem super mesquinha q sempre me dava nos nervos.

Amei a Frances e Margareth e gostaria de ficar sabendo mais sobre a terceira garota, achei q iria ter notícias do q se seguiu a vida dela.

Enfim, sem mais delongas, é uma leitura razoável!
Mylenarg 21/10/2022minha estante
Corrigindo, 3.5*

Ronie 01/10/2023minha estante
Seria a quarta Garota neah? Rs também achei que iríamos ter notícias

Mylenarg 01/10/2023minha estante
Isso

Mireille 25/08/2022

Lendo de forma cronologica as obras da autora, de longe essa foi a historia que mais me identifiquei, sabendo que de fato essa questao da travessia das mulheres australianas indo para inglaterra encontrar seus esposos apos a guerra me deixou muito curiosa! O destink de Maghie, Jane, Frances e Aviici é incerto e nao parei de ler até a ultima historia ser resolvida!

Vitoria Caroline 02/07/2020

O navio das noivas
Você já se imaginou passar 6 semanas em uma embarcação um tanto quanto duvidosa? Nunca havia passado pela minha cabeça quão estressante poderia ser, desde racionamentos, enclausuramento, calor excessivo e entre muitos outros perrengues nada chiques...
Em mais uma historia de romance da JoJo Moyes, porém, uma história da qual se baseia em fatos reais, onde a história percorre dois períodos, primeiramente nos deparamos com uma neta e sua avó que ficam prostradas diante à embarcação que remetia tanta emoção e lembranças do passado para a avó, tudo isso no ano de 2002, porém essa memória faz com que ela seja transportada para o passado, por volta de 1946 com o fim da guerra e o cargueiro do qual ela tanto se emocionou havia sido o navio que a transportara no fim da guerra junto com outras 600 esposas que esperançosas tinham a esperança de encontrar seus cônjuges ao fim da viagem, o que a gente descobre que muitas vezes esse percurso não havia sido tão fácil e muito menos o esperado para a maioria delas.
Na minha opinião a narrativa foi bem arrastada, me vi perdida e um pouco irritada com o fim que tudo aquilo estava levando, mas talvez tenha sido realmente assim para elas né? Afinal, não consigo me imaginar fazendo a viagem que elas se submeteram a passar... Mas ainda assim acredito que a história poderia ter alcançado outros patamares e me levado a querer mais da leitura se ela tivesse escrito algumas coisas de maneiras distintas.
No geral, o livro trata de coisas importantes que ficam meio subentendidas em alguns momentos e em outros muito evidente, cheio de mistério e com um fim daqueles de suspirar para todos os romancistas de plantão... minha nota não foi tão alta, apesar de ter gostado no geral, mas se deve ao fato de ter sido uma leitura tão arrastada em muitos momentos para mim, mas, isso não quer dizer que vocês não devem ler hahaha quem ai já leu, o que achou? E quem gostaria de ler este romance cheio de suspense da Jojo?
Teffy4 02/07/2020minha estante
Eu ia comprar ele,mas devido a alguns comentários de que a leitura é arrastada,eu desanimei e comprei outro livro kkk,agora não sei se vou ler ;-;

Vitoria Caroline 02/07/2020minha estante
Olha,se você curte esse tipo de leitura você vai gostar,de fato eu levei um tempo pra querer lê-lo pois não tenho como preferido esse gênero literário, mas vale a pena pra quem gosta, boa parte da leitura você fica meio perdido do que tá acontecendo e arrastado,porém todo mistério depois é explicado KK, mas vai que você gosta! Qualquer coisa me fala se mudou de ideia haha

Grazielle115 02/07/2020minha estante
teffy se eu fosse vc eu leria e nao me influenciaria por comentários

Larinha 25/07/2020

Ameii
Comecei esse livro sem grandes expectativa, e ele acabou me surpreendendo bastante! A história é linda e nos faz ter uma ligação com cada personagem. Tem personagens incríveis, e eu so consegui pensar o quão engraçado deve ter sido essas 600 mulheres num navio de guerra kkkkk. Gostei de verdade, só gostaria de saber o que aconteceu com a Jean depois que ela foi expulsa do navio. Mas, amei o livro, um dos melhores da Jojo.

"As únicas pessoas que tem todas as respostas são as que nunca se defrontaram com as perguntas."

Cacau105 07/04/2020

Arrastado, porém com um final comovente
Este é um daqueles livros que você pode demorar até 2 meses para concluir a leitura. O início foi bem arrastado, nada prendia minha atenção, lia mais por obrigação do que por qualquer outra coisa. Mas sou aquele tipo de leitora que só desiste se realmente não tiver mais condições de continuar, que tem esperança de que a narrativa irá melhorar. No início foi bem difícil, mas enquanto o livro caminhava para a reta final, fui pegando gosto pela história. E criando um carinho especial por alguns personagens. Margaret e Frances são as que amei conhecer de fato, e que torci muito por um final feliz. O final realmente foi comovente. Me emocionei junto com as personagens. Até senti um vazio ao final da leitura. Então é um livro que eu recomendo sim a sua leitura, por mais que durante os primeiros capítulos venha aquele desejo de desistir e partir para um outro livro. Insistir vale a pena.

Mone 07/04/2021

Livro muito agradável, conta a história de 4 mulheres e a partida para o desconhecido, de forma leve e agradável. Nos faz sentir dentro do navio cruzando o oceano