O problema dos três corpos [e-book]

O problema dos três corpos [e-book] Cixin Liu

Resenhas - O Problema dos Três Corpos

tiorobin.silva 02/04/2024

Intrigante
Procurei o livro após assistir o primeiro episódio da série da Netflix. O livro apresenta conceitos físicos de forma simples, assim, conseguimos entender os conceitos e as consequências. Os personagens são bem apresentados e as notas de rodapé ajudam bastante a entender o período histórico e as personalidades que o livro cita, uma vez que se passa na China, entre as décadas de 60 e a 'atualidade'.

Lucy 01/04/2024

Investigação
Vi a série e acabei o livro 1, vou dar minha opinião sobre o comparativo e depois fazer a minha inferência, portanto, pra quem não teve contato com nenhum, poderia se pressupor um spoiler.
Na série há uma gama muito maior de personagens e a inclusão de esferas de nacionacionalidades mais diversificadas que no livro, dando espaço a mais mulheres, o que me fez ficar mais contente que com o livro. No livro a tecnologia é mais convincente, ainda que na série o dinamismo fique mais disposto para a visualização.
Da shi parece muito bidimensional na série em relação ao do livro, que é muito mais "matreiro", literalmente, e faz a ponte deliciosa entre a ficção e a questão detetivesca, investigativa, da narrativa.
Ademais, nenhum outro comentário além de que na hora que o da shi está no carro ouvindo ok computer, e eu só berrando aqui.
Agora sobre as minha hipóteses. Eu não pesquisei em lugar nenhum e nem vi nada além da serie e direto no livro. Fiquei encantada quando abriu a cenda na netflix da personagem desidratando, aí por isso fui assistir. Versarei no eixo desse elemento. No livro o termo para sófon é um jogo de palavras que em chinês é para inseto, sabemos que na ultima fala do "senhor" (eu acho muito que SENHOR vem de time lord, por conta de doctor who!) Ele diz "vcs são insetos", belezinha, os humano ficam magoadinhos e aí o dai shi leva os cabra pra plantação de trigo no norte da china, que tb fiquei sabendo hj pelo curso de economia comportamental, prevalece o trigo em detrimento do arroz do sul, e lá ele mostra os gafanhotos.
Bem, quando vi o ser se desidratando pensei nas múmias, e os gafanhotos lembram logo o egito e as pragas da bíblia, assim como Senhor também remete ao conceito bíblico, tudo no ponto que versa na contrarrevolução e tudo o mais, aí onde quero chegar. Não se sabe como é a forma real dos trissolares, e dentro de todas as centenas de civilizacoes que afloraram, podem ter sido diversas.
Ao passo que pelo meu conhecimento de mundo, o unico ser que pode se desidratar e reidratar, aqui na terra, são os próprios insetos. Não exatamente como no livro e série, mas quase isso. Também na mitologia egípica, a múmia é o corpo que espera a vida voltar a ele, que será reidratado, de um modo diverso do proposto, mas ainda tal qual. Acredito que os trissolares serão mestiços entre o humano e o inseto, a única referência que lembro no livro é que a retina dos olhos dos dois é muito parecida, humanos e trissolaris.
É isso. Espero que se confirme essa hipotese e sei que eu n sou uma mente brilhante, mas queria só registrar. Bj, falo, valeu. Vou pro livro 2 lol

Meireles 01/04/2024

Primeira obra de ficção científica chinesa que leio e fiquei positivamente surpreendido. Muito bem escrita e com um enredo que prende o leitor durante todas as páginas do livro.

Valéria 31/03/2024

O problema dos 3 corpos
Um livro complexo e interessante. Que usa a ficção cientifica para debater importantes dilemas da humanidade. A leitura não é fluída, principalmente pelos termos científicos usados. Mas é perfeitamente possível de acompanhar, mas exige um pouco mais de atenção e comprometimento do leitor. Realmente não sei o que esperar dos próximos livros da trilogia. Me sinto pulando em um abismo assustador. O que é muito bom!

Allan 30/03/2024

Porque eu demorei tanto para ler esse livro?
Esse estava na TBR a mais de 4 anos e com a estreia da série na NetFlix, eu não podia mais postergar a leitura.
Lendo o livro, deu para entender porque a série estava sendo tão criticada por causa do ritmo. Esse primeiro livro alem de cobrir um período muito grande, tem muito material histórico de base essencial para a história, o que deixa o desenvolvimento um pouco mais lento, mas em nenhum momento maçante, longe disso todo esse material de base enriquece muito o livro, ao pondo de ser um épico de Ficção cientifica.
Dos personagens o que eu mais gostei de longe foi o Da Shi, no começo eu não dei nada para ele, mais com o desenvolvimento ele se tornou muito bom.

Mandy 30/03/2024

O problema dos 3 corpos
Esse livro foi só ???????

É uma leitura bem confusa e um tanto complexa (pelo menos pra mim), o que pra muitos pode ser algo maçante, mas me deixou muito curiosa ao ponto de ler textos imensos no google sobre a radiação cósmica de fundo em microondas, por exemplo. Algo que não sabia o que era e achei muito interessante.

O livro me fez lembrar de O mundo de Sofia, que trata sobre a filosofia desde os primórdios e me fez questionar muitas coisas, só que a pegada do problema dos 3 corpos é sobre física, astronomia, partículas subatômicas e afins (óbvio, afinal é um sci-fi puro).

O final do livro pra mim foi uma viagem que eu não consegui compreender e me arremeteu um pouco O guia do mochileiro das galáxias kkkkkkk ?????

De toda forma, quero ler o próximo livro siiim!!

Acho que esse livro vai ser do tipo 8 ou 80 e dividir opiniões

danimyls 29/03/2024

Yeah, science!
É o melhor sci-fi que eu li até agora, não só porque consegue conectar com maestria vários conceitos científicos reais, mas também consegue trazer uma análise contundente sobre o impacto social gerado a partir do conhecimento sobre vida extraterrestre.
Não é uma história difícil de entender, de forma alguma, não precisa ser nenhum cientista pra acompanhar essa trama, basta ser curioso o suficiente pra dar uma espiadinha em alguns bons canais de ciência pra complementar alguma informação sobre os conceitos apresentados durante a narrativa, caso haja necessidade.
No geral eu acho esse livro uma ferramenta poderosa para criar curiosidade e fazer o leitor buscar mais informações sobre os avanços científicos que temos feito nos últimos tempos.
E, sinceramente, se a pessoa diz gostar de ficção científica, mas não gostou ou não entendeu esse livro...reveja seus conceitos...

André 28/03/2024

A Vígilia da Razão Produz Monstros
"O Problema dos 3 Corpos", de Cixin Liu é ancorado em referências e premissas da ficção científica clássica, como as de - que eu tenha identificado - "Fim da Infância", "O Cair da Noite", "O Jogo do Exterminador" e mesmo um pouco de "Imperador Deus de Duna", e produz sua própria resposta, ainda que não totalmente original, para essas interrogações.
Certamente o maior trunfo do livro é misturar os elementos de sci fi hard, como a referência ao problema dos 3 corpos da física, ou à "Primavera Silenciosa" de Rachel Carson e ao "Ética Animal" do Peter Singer, com elementos totalmente lúdicos, como o jogo "Três Corpos" e as ações dos jogadores e npc's nele.
A ancoragem da narrativa nos eventos históricos da Revolução Cultural da China dos anos 1960 também destaca o livro como único entre as fileiras da ficção científica. Através dessa referência - e também a da história do movimento ambientalista contemporâneo - explora um tema que eu nunca havia visto com essa potência em uma história de ficcção científica: que a racionalidade "exarcebeda" de um cientista teórico/intelectual, que vive em um simulacro do mundo real constituído de suas teorias, pode ser tão perigosa quanto a ignorância.
Prepara bem o terreno para uma série mais ampla, com possibilidades muito diversas de ambientação e tramas.
João Pedro 28/03/2024minha estante
Vc chegou a ver a série? Como se compara com o livro?

André 30/03/2024minha estante
Eu terminei esses dias! Ela adapta umas coisas dos outros livros, mas no geral é bem divertida como esse livro. Eu não gosto de alguns personagens e acho que tem umas partes bem medíocres, mas padrão Netflix.

Rodolfo 27/03/2024

Absurdo
Esse livro é um absurdo de bom, primeiro contato com a literatura chinesa que tive foi uma ficção científica contemporânea vencedora do prêmio Hugo. Não é pra menos, a obra é tudo que falam e muito mais. Me sinto quase uma pessoa diferente após a leitura, cheio de perguntas e indagações sobre a humanidade, o futuro do planeta e como nós nós relacionamos com ele e entre nós. Apenas leiam.

Lais.Black 25/03/2024

Interessada em conhecer um trissolariano
O filme "Prometheus" tem um clímax envolvendo a arrogância e o narcisismo de um homem que pede a um ser Alien, "vida eterna". Diante de tamanha prepotência esse ser toma medidas drásticas. Por que estou falando desse filme na resenha do "Problema de 3 corpos"? Porque o ser humano em ambas as obras, demonstra um senso de importância acima de todos os outros no universo, seja porque ele é uma vítima de um sistema opressor ou porque ele é rico.

A forma como os seres humanos lidam com uma ameaça alienígena é um ponto central da trama. Ao mesmo tempo que existe um forte toque de misandria e pessimismo, também existe esperança e bondade. Esses extremos que se misturam entre seus ambíguos personagens tornam o livro muito humano e realista.

Apesar de os personagens não serem "preto no branco", eles são muitas vezes rasos e pobres de personalidade. Talvez seja o autor que não saiba retratar sentimentos? Talvez.

Apesar de os personagens serem pobres de aprofundamento, as tramas que são desenvolvidas no quesito científico são magníficas. Não me considero uma pessoa de exatas, mas eu amei as partes que contextualizam "ciência da computação", "física", "astrofísica", "matemática" e "raciocínio lógico" através de um jogo de realidade virtual. Até eu que não gosto de vídeo game iria jogar esse jogo incrível e misterioso.

Interessada em conhecer um trissolariano. Tanto sua forma biológica como sua psicologia tão diferente e igual ao do ser humano. Enfim, talvez seja meu lado "ciências biológicas e humanas" falando alto.

Milena 24/03/2024

Sci-fi de primeira
Fazia tempo que não lia ficção científica, e me desafiei em O Problema dos Três Corpos porque gostei muito da premissa.
Aviso aos leitores: essa não é uma leitura fácil. Tem muitos elementos difíceis, senti falta de uma contextualização história mais bem feita, de colocações mais comuns para termos técnicos.
Se o autor, ou o tradutor, tivessem contextualizado melhor o que foi a Revolução Cultural, o que era a Guarda Vermelha, eu não teria passado o início inteiro do livro completamente perdida.
Mas vale muito a leitura, e já quero terminar a trilogia.

Daniel Jr 23/03/2024

Foi um prazer!
Ficção Científica de primeira! Ambientada na China, mostra muito da cultura e história recente daquele país, nos oferecendo um passeio incrível. Já a parte da ficção científica e um deleite, nos surpreende com as possibilidades e mundos apresentados! Vale cada página! Ansioso para ler os próximos dois livros da triologia!

Léo 23/03/2024

Cliffhanger
O pace do início é muito bom, você percebe que ele inclui cada um dos personagens como peças no tabuleiro, descrevendo o que acontece, criando as memórias afetivas e discorrendo sobre atos do passado que se refletirão não futuro do personagem, ao longo do desenvolvimento. Entendo que o livro é muito bom. mas para mim o final deixou muito a desejar. Especialmente porque fica claro o término abrupto como uma tela em pausa exortando a sequência. Óbvio que isso foi deliberado para preparar para o segundo e o terceiro livro. Mas o cliffhanger podia ser melhor desenvolvido. O final, como ficou em aberto, para mim foi o que desconstruiu a qualidade do livro. Vou dar um tempo e ver se seguirei com os demais. Paciência.

Edu 23/03/2024

A graça de um truque explicado.
Uma ficção científica que mistura avanço tecnológico, física, política, exploração ambiental, religião, alienígenas e vingança.

Na pegada Lost (para os mais antigos) ou Dark (para os mais novos), o livro vai construindo sua narrativa sem explicar muita coisa.

O ritmo é cadenciado durante 2/3 do livro, mas no 1/3 final, ele acelera e explica tudo nos mínimos detalhes (pontos fracos).

Principalmente por se tratar do primeiro de uma trilogia, talvez fosse melhor deixar em suspenso algumas respostas. Talvez eu compre o livro 2.

coronetcity 23/03/2024

Acho que usei todos os meus neurônios lendo esse.
Enfim, a temática que o autor escolheu pra trabalhar nesse livro é muito interessante considerando o estado atual da humanidade e o sentimento de desilusão em relação ao futuro.

Confesso que o papo todo sobre ciência me deixou um pouco perdida, às vezes, mas acho que consegui entender a ideia geral!

Recomendo a leitura pra quem quer algo fora do eixo EUA/Inglaterra.