O Problema dos Três Corpos

O Problema dos Três Corpos Cixin Liu

Resenhas - O Problema dos Três Corpos

Mari 14/05/2024

Uma história sobre humanidade
Asissti primeiro a série da Netflix e depois decidi ler o livro. Sendo assim, o que mais me impressionou foi a bagagem teórica. Os personagens são cientistas, e a história parece realmente do ponto de vista deles.

Gostei muito da ordem de acontecimentos, de como traz as questões sociais, históricas e até intrigas intrínsecas da humanidade.

Apesar de ser uma história que envolve dois planetas e muitas pessoas, ainda há uma singularidade em cada fragmento.

Tem alguns POVs, e eu achei essa passagem bem sutil. Geralmente não curto a mudança, mas aqui agregou muito à história.

Mesmo sci-fi não sendo um dos meus gêneros preferidos, não consegui parar de ler.

Jessgasp 14/05/2024

Scifi hard
Esse livro abriu uma nova dimensão na minha mente! Leitura incrível, criativa, inteligente e autêntica. Não vejo a hora de ler os próximos da trilogia. ?

Ju Fê 13/05/2024

Um Sci-fi de Respeito!
Ele traz para o leitor uma alta ficção científica no qual nossos conhecimentos realmente influenciaram nas ideias da obra. Ele mistura o problema dos três corpos da física teórica como estopim para misturar com a teoria da floresta negra e mostrar como não estamos sozinhos no universo e motivo de nunca encontrarmos outros seres inteligentes. E quando encontramos, entendemos o motivo da teoria da floresta negra.
Para amantes da astrofísica, essa é uma ficção para deixar os olhos brilhando. Para os que não conhecem a área, é uma porta que te faz se interessar e buscar conhecer cada vez mais.
Ansiosa pelos outros dois.

Anderson916 12/05/2024

Simplesmente incrível
Comecei a ler logo após terminar a série, que por sinal, assisti em apenas dois dias. Fazia tempo que não me envolvia tanto com uma série, principalmente sobre um tema que adoro: ficção científica.

No entanto, o livro apresenta alguns desafios para leitores iniciantes. Em minha opinião, achei a leitura um tanto densa e, apesar de ter experiência com outros livros, encontrei certa dificuldade para prosseguir. Mesmo assim, minha curiosidade sobre o desfecho da história me manteve firme e forte. Creio que terminei a leitura em cerca de duas semanas.

É normal se cansar em algum momento, mas o importante é persistir. Você vai se surpreender com todo o desenrolar da história, especialmente no capítulo dos trissolarianos. Neste ponto, é revelado que esses seres de outro mundo pensam e agem de maneira muito semelhante a nós, seres humanos. A única diferença é que eles são tecnologicamente muito mais avançados, diria que cerca de 300 ou 400 anos à nossa frente.

Eles possuem tecnologia suficiente para navegar na velocidade da luz e, ao receberem a mensagem de que há vida na Terra, ficam ansiosos para nos visitar e, possivelmente, nos exterminar. O motivo é que o mundo deles é muito hostil, e nesse capítulo são desenvolvidas todas as ideias que eles planejam para realizar sua jornada à Terra.

__________
"Muitas vezes, a ficção científica descreve um dia em que a humanidade formará um todo harmonioso, e acredito que não será preciso esperar a vinda de extraterrestres para que esse dia possa chegar."

Cixin Liu (ZXV)

isaikki 12/05/2024

Simplesmente fantástico
Mesmo tendo lido depois de ter visto a série eu me surpreendi. Um dos melhores livros de ficção científica dos últimos tempos, e é o primeiro livro de um escritor chinês que eu leio na vida, e não me decepcionou

Victor108 11/05/2024

2,5/5
A escrita é pobre. Talvez seja a tradução do inglês e não do original, mas, para mim, faltou densidade no livro. A história é interessante, e mostra muita habilidade do autor com a matemática, a física e a computação, mas parece que falta estilo (ou pelo menos constância na escrita) para prender o leitor. Ainda assim, fiquei curioso pelo próximo?

BCasf 10/05/2024

Apesar da confusão inicial com os nomes em chinês, o livro é cativante, especialmente com a evolução da história no jogo. É esse tipo de narrativa que me fascina na ficção científica.

Isabel 10/05/2024

Achei meio difícil de entender muita coisa nesse livro. Física pura e quântica também. Mas a história em si é muito boa.
Cris 10/05/2024minha estante
Bom saber...

Barbara857 09/05/2024

Li por causa da série, que adorei. Qual não foi minha surpresa ao descobrir que a série, embora narre essencialmente a mesma história, mudou bastante os personagens principais. Acho que isso tornou a leitura mais interessante, pois tinha bastante novidade em meio a um enredo já conhecido.
Eu gosto bastante da história, acho ela muito diferente e inteligente. Não sei se essa minha impressão se dá por conta de eu não ler muita ficção científica, muito menos livros com ET... mas enfim, podia ser bem ruim e na verdade é muito bom. Eu gostei muito da correlação histórica dos fatos também, não conhecia a revolução cultural chinesa e, ao pesquisar sobre, fiquei muito impressionada.
A avaliação 3.5 foi porque em algum momentos a parte científica fica um pouco extensa e cansativa (e olha que eu sou nerd de exatas!) e porque achei alguns detalhes meio mal explicados. Também porque, embora a história seja ótima, a escrita não prende tanto e os personagens são um pouco vagos.
Com certeza lerei as livros da sequência, mas não vou emendar, vou esperar um pouco.

SPOILER (PARA A MINHA MEMÓRIA):
O livro conta a história de como Ye Wenjie perdeu a fé na humanidade a ponto de convidar alienígenas para invadirem o planeta e subjugar a raça humana. ?
Ye viu o pai ser morto publicamente por crianças durante revolução cultural, com a conivência da mãe, julgado por se manter fiel aos preceitos científicos que ensinava nas universidades. Ela foi enviada para um grupo de trabalhos braçais e, posteriormente, para uma base de telecomunicações para auxiliar no projeto que buscava vida fora da Terra. Quando ela recebe a primeira resposta alienígena, que é na verdade um alerta e um pedido para se manter "em silêncio" (Não responda! Não responda!! Não responda!!!), Ye ignora o conselho do alienígena e basicamente pede pra eles virem, pois nossa civilização não vale a pena.
Por outro lado, o povo de Trissolaris vive há eras tentando sobreviver em seu sistema solar instável com 3 sóis, que ocasionam um comportamento gravitacional imprevisível, e que periodicamente acabam causando a aniquilação de toda a vida no planeta. E toda vez eles tem que começar tudo do zero. Eles precisam de um novo lugar pra viver e a Terra é o lugar perfeito.
A viagem de Trissolaris até nós dura 450 anos e, durante esse tempo, eles utilizam sua tecnologia avançada (sófons) para desestabilizar e impedir o avanço científico terrestre, para que não tenhamos condições de vencê-los quando eles chegarem.
De sua juventude, até agora na velhice, a "seita" pró Trissolarianos fundada por Ye cresceu bastante em número de membros e eles anseiam pela chegada dos ETs sem conhecer suas reais intenções para com a raça humana.
Quandonl Ye descobre que os trissolarianos nunca tiveram boa intenção, fica desolada e o final do livro sugere que ela morreu. ?
Agora cabe aos cientistas buscar uma saída.

Junior.Dias 07/05/2024

Uma boa história.
Confesso que fiquei meio com o pé atrás para ler essa obra.
Porém, ela me cativou. A parte do jogo é maravilhosa, a forma com que o autor narra os acontecimentos te deixa preso à leitura.

J.F.Pagotto @biblioteca.eterna 07/05/2024

Um livro denso , um fim amargo
O Problema dos Três Corpos é uma obra filosófica disfarçada de ficção científica, tem uma estrutura densa e mesmo caminhando de maneira lenta e gradativa, nos dá uma visão única do tema e muitas reflexões.
A escrita do autor é estruturada de maneira intuitiva, criando linhas de raciocínio mesmo através de vários pontos de vista. Porém é muito densa e não há tanto controle nos diálogos.
A narrativa é complexa, e sabe que é complexa pois o autor enche os arcos de reflexões sobre dezenas de teorias científicas e ficções. O autor coloca a história de maneira pouco linear e deixa um conceito neutro, até definir o antagonismo no fim.
Enfim, Cixin Liu criou uma obra para poucos, penso até no paralelo desse fato com o jogo inserido na narrativa. Sua história é bem estruturada porém muito complexa e densa. Seu final deixa um gosto amargo e, é claro, o gostinho por algo mais. Mas não sei se vai ser um bom mais.

Hueslei 07/05/2024

Tipo tirando o anticomunismo escrachado eh bem bom
por ser um "hard scifi" achei q alguns conceitos seriam hard to grasp mas acho q eh simples ate

Rodrigo.Macedo 05/05/2024

Estarrecedor, no bom sentido
Cixin Liu é um apaixonado pelas artes e ciências. Esse livro é uma verdadeira declaração de amor.

Os problemas da matemática e da física não são, de forma alguma, colocados como se vê em muitos livros de ficção científica, como meros adornos. Eles são base fundamental da narrativa.

Pra cada elemento de mistério o autor desenvolve uma explicação romanceada. Não um conglomerado de informações teóricas.

Existe uma preocupação em estimular o leitor a gostar da ciência. Ele não supõem que está escrevendo para um público específico.

O autor não tem medo de sonhar e nos leva a sonhar e imaginar mundos com ele. Tudo, desde a questão política, até as referências as teorias científicas como, paradoxo de Fermi ou os níveis de desenvolvimento tecnológicos que uma civilização pode atingir de acordo com a energia que extrai de seu planeta, de sua estrela ou de sua galáxia. Tudo isso me encantou.

Os alienígenas foram a cereja do bolo. Isso mesmo! Cixin Liu não apostou sua narrativa na apelação aos alienígenas. Eles quase não aparecem no 1º livro. Ficam só pairando como um fantasma nos mistérios que estão acontecendo.

Um dos melhores livros de ficção científica que já li. Sem sombra de dúvidas. Estou com 50% de leitura no segundo livro da trilogia e está melhor ainda.