O problema dos três corpos [e-book]

O problema dos três corpos [e-book] Cixin Liu

Resenhas - O Problema dos Três Corpos

LeticiaSPereira 13/04/2024

Um pouco lento
A história é super interessante, contudo achei um pouco lento, as coisas demoram para acontecer. Além disso, é necessário um pouco de conhecimento da cultura chinesa.

Josiane 13/04/2024

Inteligente
Esse livro é, definitivamente, mais inteligente que eu.
A historia é boa, mas vem mergulhada em Física. Muitos conceitos técnicos, muitas explicações que me deixaram boiando.
Se houvesse menos dessa teoria a leitura seria fluida e o livro seria bem menor.
Além disso eu não consegui me familiarizar com os nomes dos personagens, por isso não tenho certeza de quem é quem na história.
Quero saber como continua a história? Com certeza.
Vou começar o segundo livro? Não agora. Preciso de uma (ou mais) leitura leve pra limpar meus pensamentos.
Helô Kleine 21/04/2024minha estante
Eu não tive problemas com os personagens como você, mas o calhamaço de conceitos e o tanto de explicação realmente me incomodaram e deixou a leitura muito pouco fluida mesmo.
E o final sem fim, dependendo 100% das sequencias é muito frustrante.

Gabriela 13/04/2024

Eu gosto muito de ficção científica e tinha esse livro no meu Kindle para ler há muito tempo.
Eu havia começado e achei ele um pouco complexo no início falando de política, então acabei deixando de lado.
Agora com a popularidade da série da Netflix resolvi recomeçar o livro e gostei muito da história. Não vi a série ainda e talvez eu só veja após ler a trilogia ou talvez eu nem assista.
De qualquer forma valeu a pena para começar a ler esse livro que me encantou bastante tanto pelos personagens quanto pela história em si que traz bastante reflexão.
A parte um pouquinho chata do livro é que ele tem muitos termos científicos e às vezes eu realmente não entendo, mas continuei lendo mesmo assim e o objetivo geral é possível compreender, mesmo não entendendo de física.
Vou intercalar com algum outro livro e depois espero conseguir finalizar a série.
Recomendo aqui realmente gosta de ficção científica pois é um livro bem denso e às vezes há dificuldade de ler por conta dos termos técnicos.

Ellen609 13/04/2024

Entendi nada
Digo. Senti que o autor tentou me explicar a complexidade do que estava sendo dito. Mas não sei nada de circuitos, computadores, programações, física aplicada, astronomia... De modo que fui só passando, captei as implicações filosóficas (já vi vídeo no YouTube sobre isso, a hipótese da Floresta Escura) e no fim, gostei da leitura. Lerei os outros. E assistirei a série.

mayagraciele 11/04/2024

Sabe aquele livro que você termina e não faz a menor ideia do que achou? Esse é o caso pra mim com esse livro, honestamente eu não sei se eu entendi metade das coisas que estavam sendo ditas (física definitivamente nunca foi meu forte), mas a essência da história é muito interessante. Até onde a sua desesperança para com a humanidade o levaria? Que medidas estaria disposto a tomar?
Apesar das explicações sobre física não fazerem o menor sentido no meu cérebro, a história dos personagens sim e o desenvolvimento da história também. Foi convincente o suficiente para atiçar a minha curiosidade sobre como tudo vai continuar.

Fabio Di Pietro 11/04/2024

Bem interessante a condução da história. Acabou me prendendo. O livro tem aquela estrutura de ir soltando aos poucos todo o mistério que está ocorrendo. Você quer saber o que está acontecendo e uns porquês. Há partes bem teóricas e científicas, mas o seu não entendimento não traz grandes problemas para a história.

jaozin77 10/04/2024

Um livro kk
Eu não diria que é um grande livro, é mais como um ensaio sobre a humanidade tendo um primeiro contato com a vida em outro planeta. O ser humano acaba não se acostumando a ideia de ser sozinho, sabe, e é um livro que faz você refletir muito nisso sobre a ideia de estar sozinho. E quando você para para analisar isso é que você percebe todas as criações dos seres humanos todo o trabalho que o ser humano fez para crescimento da ciência no mundo, o livro ele leva a essa reflexão de imaginar que não é porque conhecemos ou imaginamos vida fora da terra que a tecnologia dessa vida alienígena, é melhor e mais evoluída que a vida na terra.

Shuvia 08/04/2024

Um livro hard sci-fi, que aborda teorias científicas relativamente complexas, e ao mesmo tempo nos dá um aula sobre a história da China. Certamente uma abordagem diferente da que estamos acostumados em obras sci-fi, abordando teorias não tão comentadas em obras no cinema. Mas vale a pena cada página. Obra perfeita. Sugiro dar uma breve pesquisada sobre do paradoxo de Fermi, a teoria da floresta negra, o sinal wow e as complexidades das forças gravitacionais exercida pelos corpos (astros) e própria teoria do problema dos 3 corpos antes ou durante a leitura para melhor entendimento da obra.

Vania.Cristina 08/04/2024

Só a ciência poderá salvar a humanidade
Há uma recente adaptação desse livro chinês na Netflix e talvez você fique na dúvida se deve começar com o livro ou com a série. Na minha opinião, tanto faz, porque a adaptação fez várias alterações no texto, o que a meu ver não é um problema. Há spoilers, mas não acho que eles comprometam a experiência. O livro é mais que isso.

Trata-se do primeiro de três livros, de ficção científica hard, ou seja, cheia de descrições de pensamentos e processos científicos. Se você não gosta disso, talvez não consiga apreciar a história. Eu não entendo quase nada de física ou matemática, mas procurei captar o que as ideias passam em geral, sem me ater a apreender os detalhes de forma significativa. Funcionou para mim. Se você topar o desafio, vai encontrar uma história original, instigante, criativa e extremamente perturbadora. Há quem chame a obra de terror cósmico, tipo Lovecraft.

Há dois tempos narrativos simultâneos, a China dos anos 60 e da Revolução Cultural, e a China dos anos 2000. O primeiro tem como protagonista a jovem Ye Wenjie e o segundo o maduro Wang Miau.

O livro começa perturbador quando a acadêmica Ye Wenjie presencia o assassinato público do pai, um pesquisador e educador da disciplina de física da universidade. Estão em um tipo de assembleia que acontecia na época, chamada sessão de luta, onde professores, que teimavam em continuar ensinando e defendendo as teorias científicas ocidentais, eram torturados publicamente pela juventude maoísta, para se arrependerem e se retratarem, assumindo a nova narrativa oficial "científica". Se não o fizessem, podiam ser espancados até a morte. Teorias como a da Relatividade, de Einstein, ou a da explosão do Big Bang, eram consideradas mentiras ocidentais, propagadas por "autoridades acadêmicas burguesas reacionárias".

Presenciamos, assim, um momento histórico real, que visava controlar as pessoas e a narrativa de forma autoritária, conforme os interesses do poder. Se no livro isso é realizado pelos seguidores de Mao Tse Tung, no Brasil foi recentemente praticado pelo Movimento, de extrema direita, Escola sem Partido, quando estimulava adolescentes a denunciarem professores. História muito próxima da gente, muito atual, extremamente perturbadora.

No livro, essa experiência vivenciada por Ye Wenjie vai marcá-la profundamente, e iniciar uma série de abusos e traições que ela vai ver e sofrer durante sua vida. Esses traumas seguidos vão levá-la a desacreditar totalmente na espécie humana. E isso vai determinar todo o futuro da humanidade e os acontecimentos dos três livros.

A segunda linha narrativa, que se passa quarenta anos depois da primeira, nos apresenta a história pelo olhar do pesquisador de nanotecnologias Wang Miao. Ele é convocado para uma reunião misteriosa, de forma inesperada, grosseira e repentina.

A reunião acontece no Centro de Comando em Batalha do Exército, e tem a presença de outros renomados cientistas, de militares chineses, norte americanos e ingleses, e de policiais. Quase niinguém está entendendo o motivo da reunião. Só se percebe que há uma movimentação de guerra, mas guerra contra quem? E por qual motivo?

O fato é que, nos últimos dois meses, importantes cientistas de vanguarda do mundo da física foram levados ao suicídio, porque tudo o que aprenderam sobre a matéria, a física e a própria vida, começou a não fazer mais sentido.

A partir daí, iremos acompanhar outros fatos misteriosos e reviravoltas, muitas coisas que não se consegue explicar. Parte da história é vivenciada dentro de um game de realidade aumentada, que usa de uma tecnologia totalmente desconhecida. Esses momentos são bem loucos, como se estivéssemos numa história de fantasia nom sense. Mas tudo no livro acaba tendo sua explicação científica detalhada.

Aos poucos, os dois tempos narrativos vão se entrelaçando e a história se torna uma grande homenagem ao fazer científico e ao conhecimento. Só a ciência poderá salvar a humanidade, imbuída do nosso espírito de luta e resiliência.

Ao mesmo tempo, o livro também grita para que tenhamos consciência de nosso papel nesse mundo, responsabilidade com a coletividade, com a natureza e com o próprio planeta.
Max 08/04/2024minha estante
Ótima resenha, Vânia! ?

Vania.Cristina 08/04/2024minha estante
Obrigada Max! ?

Dee Teixeira 09/04/2024minha estante
Ótima resenha Acredito muito que só a ciência pode salvar a humanidade

Cleber 09/04/2024minha estante
Vania, adorei sua resenha! Estou super curioso para ler a trilogia.

Vania.Cristina 09/04/2024minha estante
Obrigada Diane! Sim!!! Sem a ciência não somos nada, a pandemia de covid deixou isso claro pra mim.

Vania.Cristina 09/04/2024minha estante
Obrigada Cleber. Fico feliz. ?

Regis 16/04/2024minha estante
Sua resenha é maravilhosa, Vânia! ???
Acho que a série não despertou muito minha curiosidade, mas o livro sim.

Max 16/04/2024minha estante
A série, Regis, está sendo muito criticada, principalmente na China, país do autor.

Vania.Cristina 16/04/2024minha estante
Obrigada Regis! ?

Regis 16/04/2024minha estante
Sim, Max, fiquei sabendo e no processo descobri que tem uma série chinesa que dizem ser mil vezes melhor. Quando ler a trilogia vou assistir a série chinesa e ignorar completamente a da Netflix.

Rafael Hertel 07/04/2024

O problema dos três corpos é mesmo tudo isso?
No universo literário, é comum nos depararmos com aquela expectativa monumental antes de mergulharmos em uma nova obra. A empolgação cresce à medida que ouvimos elogios e testemunhamos um verdadeiro frenesi de opiniões positivas. Foi exatamente assim que eu encarei O Problema dos Três Corpos, de Cixin Liu, publicado no Brasil pela Editora Suma. O hype estava lá, evidente, até mesmo com a Netflix preparando uma adaptação. E é nessa atmosfera de altas expectativas que mergulhei na leitura.

Porém, como muitos já experimentaram, nem sempre a realidade corresponde às nossas esperanças. E aqui reside a minha grande decepção com esta obra. Não que haja algo intrinsecamente errado com o livro, entenda bem. O desapontamento vem do descompasso entre a grandiosidade imaginada e o que efetivamente foi entregue. Culpa minha, claro.

Então, o que esperar de O Problema dos Três Corpos? Para contextualizar, trata-se do primeiro livro de uma trilogia que mescla drama, ficção científica e suspense. A narrativa se desdobra em duas linhas temporais: uma na China dos anos 1960 e outra nos dias atuais. Na primeira, somos apresentados a Ye Wenjie, cuja vida é marcada pela Revolução Cultural e um encontro extraordinário com uma civilização alienígena em declínio. Enquanto isso, na contemporaneidade, cientistas aparecem misteriosamente mortos, desencadeando uma investigação governamental liderada por Wing Miao, que se envolve em um intrigante jogo de realidade virtual chamado "Três Corpos".

A conexão entre essas duas narrativas é onde reside a essência do enredo. Porém, o grande plot twist, o momento de clímax que eu tanto aguardava, revelou-se previsível. A construção do suspense não atingiu o ápice esperado, privando-me da emoção da surpresa.

Mas nem tudo são críticas. "O Problema dos Três Corpos" possui méritos inegáveis. A associação do complexo conceito físico com a trama de ficção científica é notável. Além disso, o retrato da China moderna, livre de estereótipos ocidentais, e a abordagem peculiar da relação entre humanos e alienígenas são aspectos que merecem reconhecimento.

Assim, apesar da minha nota de 3/5 estrelas no Skoob, continuo interessado na saga. Afinal, há personagens como Shi Qiang, cujo potencial promete desdobramentos instigantes. Se você está disposto a explorar essa obra, junte-se a mim nesta jornada. E lembre-se, ao adquirir qualquer livro mencionado, você contribui para o financiamento deste canal. Até a próxima viagem literária!

site: https://osmelhoreslivros.com.br/o-problema-dos-tres-corpos-resenha/