O problema dos três corpos [e-book]

O problema dos três corpos [e-book] Cixin Liu

Resenhas - O Problema dos Três Corpos

Fabio Di Pietro 11/04/2024

Bem interessante a condução da história. Acabou me prendendo. O livro tem aquela estrutura de ir soltando aos poucos todo o mistério que está ocorrendo. Você quer saber o que está acontecendo e uns porquês. Há partes bem teóricas e científicas, mas o seu não entendimento não traz grandes problemas para a história.

jaozin77 10/04/2024

Um livro kk
Eu não diria que é um grande livro, é mais como um ensaio sobre a humanidade tendo um primeiro contato com a vida em outro planeta. O ser humano acaba não se acostumando a ideia de ser sozinho, sabe, e é um livro que faz você refletir muito nisso sobre a ideia de estar sozinho. E quando você para para analisar isso é que você percebe todas as criações dos seres humanos todo o trabalho que o ser humano fez para crescimento da ciência no mundo, o livro ele leva a essa reflexão de imaginar que não é porque conhecemos ou imaginamos vida fora da terra que a tecnologia dessa vida alienígena, é melhor e mais evoluída que a vida na terra.

Shuvia 08/04/2024

Um livro hard sci-fi, que aborda teorias científicas relativamente complexas, e ao mesmo tempo nos dá um aula sobre a história da China. Certamente uma abordagem diferente da que estamos acostumados em obras sci-fi, abordando teorias não tão comentadas em obras no cinema. Mas vale a pena cada página. Obra perfeita. Sugiro dar uma breve pesquisada sobre do paradoxo de Fermi, a teoria da floresta negra, o sinal wow e as complexidades das forças gravitacionais exercida pelos corpos (astros) e própria teoria do problema dos 3 corpos antes ou durante a leitura para melhor entendimento da obra.

Vania.Cristina 08/04/2024

Só a ciência poderá salvar a humanidade
Há uma recente adaptação desse livro chinês na Netflix e talvez você fique na dúvida se deve começar com o livro ou com a série. Na minha opinião, tanto faz, porque a adaptação fez várias alterações no texto, o que a meu ver não é um problema. Há spoilers, mas não acho que eles comprometam a experiência. O livro é mais que isso.

Trata-se do primeiro de três livros, de ficção científica hard, ou seja, cheia de descrições de pensamentos e processos científicos. Se você não gosta disso, talvez não consiga apreciar a história. Eu não entendo quase nada de física ou matemática, mas procurei captar o que as ideias passam em geral, sem me ater a apreender os detalhes de forma significativa. Funcionou para mim. Se você topar o desafio, vai encontrar uma história original, instigante, criativa e extremamente perturbadora. Há quem chame a obra de terror cósmico, tipo Lovecraft.

Há dois tempos narrativos simultâneos, a China dos anos 60 e da Revolução Cultural, e a China dos anos 2000. O primeiro tem como protagonista a jovem Ye Wenjie e o segundo o maduro Wang Miau.

O livro começa perturbador quando a acadêmica Ye Wenjie presencia o assassinato público do pai, um pesquisador e educador da disciplina de física da universidade. Estão em um tipo de assembleia que acontecia na época, chamada sessão de luta, onde professores, que teimavam em continuar ensinando e defendendo as teorias científicas ocidentais, eram torturados publicamente pela juventude maoísta, para se arrependerem e se retratarem, assumindo a nova narrativa oficial "científica". Se não o fizessem, podiam ser espancados até a morte. Teorias como a da Relatividade, de Einstein, ou a da explosão do Big Bang, eram consideradas mentiras ocidentais, propagadas por "autoridades acadêmicas burguesas reacionárias".

Presenciamos, assim, um momento histórico real, que visava controlar as pessoas e a narrativa de forma autoritária, conforme os interesses do poder. Se no livro isso é realizado pelos seguidores de Mao Tse Tung, no Brasil foi recentemente praticado pelo Movimento, de extrema direita, Escola sem Partido, quando estimulava adolescentes a denunciarem professores. História muito próxima da gente, muito atual, extremamente perturbadora.

No livro, essa experiência vivenciada por Ye Wenjie vai marcá-la profundamente, e iniciar uma série de abusos e traições que ela vai ver e sofrer durante sua vida. Esses traumas seguidos vão levá-la a desacreditar totalmente na espécie humana. E isso vai determinar todo o futuro da humanidade e os acontecimentos dos três livros.

A segunda linha narrativa, que se passa quarenta anos depois da primeira, nos apresenta a história pelo olhar do pesquisador de nanotecnologias Wang Miao. Ele é convocado para uma reunião misteriosa, de forma inesperada, grosseira e repentina.

A reunião acontece no Centro de Comando em Batalha do Exército, e tem a presença de outros renomados cientistas, de militares chineses, norte americanos e ingleses, e de policiais. Quase niinguém está entendendo o motivo da reunião. Só se percebe que há uma movimentação de guerra, mas guerra contra quem? E por qual motivo?

O fato é que, nos últimos dois meses, importantes cientistas de vanguarda do mundo da física foram levados ao suicídio, porque tudo o que aprenderam sobre a matéria, a física e a própria vida, começou a não fazer mais sentido.

A partir daí, iremos acompanhar outros fatos misteriosos e reviravoltas, muitas coisas que não se consegue explicar. Parte da história é vivenciada dentro de um game de realidade aumentada, que usa de uma tecnologia totalmente desconhecida. Esses momentos são bem loucos, como se estivéssemos numa história de fantasia nom sense. Mas tudo no livro acaba tendo sua explicação científica detalhada.

Aos poucos, os dois tempos narrativos vão se entrelaçando e a história se torna uma grande homenagem ao fazer científico e ao conhecimento. Só a ciência poderá salvar a humanidade, imbuída do nosso espírito de luta e resiliência.

Ao mesmo tempo, o livro também grita para que tenhamos consciência de nosso papel nesse mundo, responsabilidade com a coletividade, com a natureza e com o próprio planeta.
Max 08/04/2024minha estante
Ótima resenha, Vânia! ?

Vania.Cristina 08/04/2024minha estante
Obrigada Max! ?

Dee Teixeira 09/04/2024minha estante
Ótima resenha Acredito muito que só a ciência pode salvar a humanidade

Cleber 09/04/2024minha estante
Vania, adorei sua resenha! Estou super curioso para ler a trilogia.

Vania.Cristina 09/04/2024minha estante
Obrigada Diane! Sim!!! Sem a ciência não somos nada, a pandemia de covid deixou isso claro pra mim.

Vania.Cristina 09/04/2024minha estante
Obrigada Cleber. Fico feliz. ?

Regis 16/04/2024minha estante
Sua resenha é maravilhosa, Vânia! ???
Acho que a série não despertou muito minha curiosidade, mas o livro sim.

Max 16/04/2024minha estante
A série, Regis, está sendo muito criticada, principalmente na China, país do autor.

Vania.Cristina 16/04/2024minha estante
Obrigada Regis! ?

Regis 16/04/2024minha estante
Sim, Max, fiquei sabendo e no processo descobri que tem uma série chinesa que dizem ser mil vezes melhor. Quando ler a trilogia vou assistir a série chinesa e ignorar completamente a da Netflix.

Rafael Hertel 07/04/2024

O problema dos três corpos é mesmo tudo isso?
No universo literário, é comum nos depararmos com aquela expectativa monumental antes de mergulharmos em uma nova obra. A empolgação cresce à medida que ouvimos elogios e testemunhamos um verdadeiro frenesi de opiniões positivas. Foi exatamente assim que eu encarei O Problema dos Três Corpos, de Cixin Liu, publicado no Brasil pela Editora Suma. O hype estava lá, evidente, até mesmo com a Netflix preparando uma adaptação. E é nessa atmosfera de altas expectativas que mergulhei na leitura.

Porém, como muitos já experimentaram, nem sempre a realidade corresponde às nossas esperanças. E aqui reside a minha grande decepção com esta obra. Não que haja algo intrinsecamente errado com o livro, entenda bem. O desapontamento vem do descompasso entre a grandiosidade imaginada e o que efetivamente foi entregue. Culpa minha, claro.

Então, o que esperar de O Problema dos Três Corpos? Para contextualizar, trata-se do primeiro livro de uma trilogia que mescla drama, ficção científica e suspense. A narrativa se desdobra em duas linhas temporais: uma na China dos anos 1960 e outra nos dias atuais. Na primeira, somos apresentados a Ye Wenjie, cuja vida é marcada pela Revolução Cultural e um encontro extraordinário com uma civilização alienígena em declínio. Enquanto isso, na contemporaneidade, cientistas aparecem misteriosamente mortos, desencadeando uma investigação governamental liderada por Wing Miao, que se envolve em um intrigante jogo de realidade virtual chamado "Três Corpos".

A conexão entre essas duas narrativas é onde reside a essência do enredo. Porém, o grande plot twist, o momento de clímax que eu tanto aguardava, revelou-se previsível. A construção do suspense não atingiu o ápice esperado, privando-me da emoção da surpresa.

Mas nem tudo são críticas. "O Problema dos Três Corpos" possui méritos inegáveis. A associação do complexo conceito físico com a trama de ficção científica é notável. Além disso, o retrato da China moderna, livre de estereótipos ocidentais, e a abordagem peculiar da relação entre humanos e alienígenas são aspectos que merecem reconhecimento.

Assim, apesar da minha nota de 3/5 estrelas no Skoob, continuo interessado na saga. Afinal, há personagens como Shi Qiang, cujo potencial promete desdobramentos instigantes. Se você está disposto a explorar essa obra, junte-se a mim nesta jornada. E lembre-se, ao adquirir qualquer livro mencionado, você contribui para o financiamento deste canal. Até a próxima viagem literária!

site: https://osmelhoreslivros.com.br/o-problema-dos-tres-corpos-resenha/

Gramatura Alta 06/04/2024

Https://gramaturaalta.com.br/2024/04/06/o-problema-dos-tres-corpos-fascinante/
China, final dos anos 1960. Enquanto o país inteiro está sendo devastado pela violência da Revolução Cultural, um pequeno grupo de astrofísicos, militares e engenheiros começa um projeto ultrassecreto envolvendo ondas sonoras e seres extraterrestres. Uma decisão tomada por um desses cientistas mudará para sempre o destino da humanidade e, cinquenta anos depois, uma civilização alienígena à beira do colapso planeja uma invasão.

O PROBLEMA DOS TRÊS CORPOS inicia-se no contexto da Revolução Cultural na China, cenário onde a personagem Ye Wenjie presencia a morte trágica de seu pai por uma turba irada. Este evento traumático leva Ye a desenvolver um profundo ceticismo em relação à natureza humana. Com o passar dos anos, ela começa a trabalhar em uma estação secreta, destinada a estabelecer comunicação com civilizações extraterrestres. Durante seu trabalho, Ye intercepta um sinal, aconselhando-a a cessar todas as transmissões. A mensagem adverte que qualquer tentativa de resposta atrairá a atenção dessa civilização alienígena avançada, que procura um novo planeta para colonizar, representando uma ameaça potencial à Terra.

Paralelamente, na era contemporânea, o cientista Wang Miao encontra-se com um intrigante jogo de realidade virtual intitulado “Três Corpos”. O jogo revela os complexos desafios enfrentados pelos seres de Trisolaris, um planeta assim denominado devido à instabilidade gravitacional de seu sistema solar triplo. À medida que Wang se aprofunda no jogo, ele percebe que sua natureza é mais profunda e perturbadora, indicando uma iminente ameaça extraterrestre. O jogo serve como uma janela para as realidades científicas e políticas de Trisolaris, e Wang Miao se vê diante da iminente possibilidade de um confronto cataclísmico entre a Terra e os habitantes de Trisolaris.

As primeiras páginas do livro são marcantes e podem ser surpreendentes para quem não está familiarizado com a história da China, especialmente durante a Revolução Cultural. Este período, que se estendeu de 1966 a 1976, foi marcado por intensa turbulência social, política e cultural. Iniciada por Mao Tsé-Tung, líder do Partido Comunista da China, a revolução teve como meta consolidar seu poder e manter a pureza da ideologia comunista, eliminando influências capitalistas e tradicionais na sociedade chinesa.

A campanha empreendida buscava extinguir costumes, cultura, hábitos e ideias vistos como antagônicos aos ideais comunistas. Os Guardas Vermelhos, formados majoritariamente por jovens estudantes, emergiram como promotores fervorosos dessa transformação, frequentemente empregando violência para destituir as chamadas “autoridades burguesas” em escolas, órgãos governamentais e no meio cultural. Nesse processo, muitos intelectuais, funcionários públicos, artistas e outros foram estigmatizados como “inimigos do estado”, enfrentando humilhação pública, prisão, tortura e até a morte.

A veneração a Mao Tsé-Tung intensificou-se durante esse tempo, com a sua figura e palavras, notadamente através do “Livro Vermelho”, permeando todos os aspectos da vida na China. A Revolução Cultural teve repercussões profundas, interrompendo a economia e o sistema educacional e levando à destruição de inúmeras obras de arte e patrimônios culturais. O movimento começou a arrefecer somente após a morte de Mao em 1976 e encerrou-se oficialmente no mesmo ano com a detenção da “Banda dos Quatro”, grupo liderado pela esposa de Mao, Jiang Qing, acusados de serem os arquitetos dos aspectos mais extremos daquele período.

Compreender o cenário da Revolução Cultural é crucial para entender as motivações de Ye Wenjie, que se transformaram profundamente após testemunhar o assassinato de seu pai, um professor de física, pelas mãos dos Guardas Vermelhos. O crime ocorreu em público, motivado pela recusa de seu pai em renunciar aos princípios científicos estabelecidos por Einstein, considerados contrarrevolucionários pelo regime. Este evento traumático, aliado à perda de liberdade pessoal e intelectual que permeou esse período, moldou o caráter e as decisões de Ye Wenjie.

Essa experiência angustiante influencia Ye ao receber uma mensagem extraterrestre, que a aconselha a não responder para proteger a Terra de possíveis ameaças. Essa comunicação intergaláctica coloca-a em um dilema profundo: responder e estabelecer um contato, arriscando a segurança do planeta, ou manter silêncio, evitando potenciais riscos. As memórias de opressão e a perda que sofreu durante a Revolução Cultural são fatores determinantes em sua hesitação e reflexão sobre as consequências de suas ações.

A título de curiosidade, nesse período, realmente foi identificada uma mensagem vinda do espaço a que deram o nome de WOW!. A mensagem foi um sinal de rádio incomum detectado pelo projeto SETI (Search for Extraterrestrial Intelligence) em 15 de agosto de 1977. Captado pelo radiotelescópio Big Ear da Universidade Estadual de Ohio, o sinal se destacou por sua intensidade e duração, levando o astrônomo Jerry R. Ehman, que analisava os dados, a escrever a expressão “WOW!” ao lado do registro impresso do sinal.

O sinal foi detectado na frequência de aproximadamente 1.420 MHz, que é a frequência natural do hidrogênio, o elemento mais abundante no universo, e por isso é considerada uma frequência potencial para comunicações interestelares. O sinal durou 72 segundos, que é o período em que o radiotelescópio Big Ear, devido à sua construção e ao movimento da Terra, podia observar uma fonte fixa no espaço, e tinha uma intensidade 30 vezes superior ao ruído de fundo, o que o tornava notavelmente distinto e significativo.

Apesar de sua aparência promissora, a origem do sinal “WOW!” nunca foi definitivamente explicada. Ele não foi detectado novamente, apesar de várias tentativas de observação na mesma frequência e região do espaço. Isso levou a diversas especulações sobre sua origem, incluindo a possibilidade de ser uma transmissão de uma civilização extraterrestre, embora outras explicações, como satélites terrestres ou fenômenos astronômicos naturais, também tenham sido consideradas.

Grande parte da narrativa de O PROBLEMA DOS TRÊS CORPOS é exatamente sobre esse problema, que é abordado e discutido no jogo virtual descoberto por Wang Miao. Na física, o problema dos três corpos refere-se ao desafio de prever os movimentos de três objetos celestes, que interagem entre si através da gravitação. Originário da mecânica celeste, este problema busca entender como três corpos, como planetas, estrelas ou satélites, influenciam um ao outro em seus movimentos pelo espaço.

O problema começa com a aplicação das leis de Newton da gravitação e do movimento. Enquanto o movimento de dois corpos, como a Terra e a Lua, pode ser calculado com relativa facilidade usando estas leis (problema dos dois corpos), a adição de um terceiro corpo introduz uma complexidade que torna as equações muito mais difíceis de resolver.

Diferentemente do problema dos dois corpos, que tem soluções precisas e previsíveis, o problema dos três corpos não tem uma solução geral que possa descrever o movimento dos corpos para todas as configurações iniciais possíveis. Isso significa que pequenas variações nas condições iniciais podem levar a grandes diferenças no comportamento a longo prazo, um fenômeno conhecido como sensibilidade às condições iniciais ou efeito borboleta.

No livro, assim como na realidade, o problema dos três corpos não possui uma solução definitiva, o que sugere um enigma de natureza diferente. Esse desafio mais profundo, embora pareça mais simples e óbvio, destaca a importância crítica da Terra para os alienígenas. Revela-se a extrema determinação desses seres extraterrestres em sua missão de conquista, ao mesmo tempo em que sublinha a vulnerabilidade potencial da humanidade diante de tal ameaça. A narrativa usa a complexidade do problema dos três corpos para simbolizar a intrincada relação entre as civilizações humanas e alienígenas, enfatizando a urgência e a gravidade da situação, bem como o desafio iminente que a humanidade enfrenta em compreender e responder à ameaça extraterrestre.

O PROBLEMA DOS TRÊS CORPOS se destaca por suas constantes reviravoltas e revelações surpreendentes, mergulhando no âmago da capacidade humana de enfrentar o desconhecido e na complexidade das relações entre civilizações distintas. Este livro é frequentemente louvado por sua inovação, rigor científico e profundas reflexões filosóficas, consolidando sua posição como uma peça notável na ficção científica moderna. No entanto, não é uma leitura que eu recomendaria para todos indiscriminadamente. Acredito que para apreciar plenamente esta obra, o leitor deve ter uma inclinação para ficção científica de alta qualidade, aquela que é enraizada em complexidade, autenticidade e profundidade, entrelaçada com questões científicas reais. A narrativa, intrincada e cativante, reflete a complexidade da ciência que serve de base para a trama, exigindo um apreço por um estilo de ficção científica que é tanto intelectual quanto imaginativo.

Parafraseando Spock, um dos meus personagens favoritos de ficção científica: “Fascinante!”

site: https://gramaturaalta.com.br/2024/04/06/o-problema-dos-tres-corpos-fascinante/
BrunoFF 08/04/2024minha estante
Estou bem ansioso para ler esse

pslover_ 05/04/2024

Criei muitas teorias.
A narrativa é extremamente envolvente e intrigante, densa e ate autoexplicativa, com conceitos bem amarrados. A ambientação durante a Revolução Cultural Chinesa traz frescor à história, e depois de um tempo você percebe que as carga de informações no início foi necessária e tudo vai se encaixando engenhosamente. Estou muito curiosa para ver na série a civilização n137 e a parte das desidrataçoes.
A trama tem uma pegada sobrenatural, misteriosa com seres extraterrestre, tecnologia mega avançada e mulheres inteligentes dando o nome. É uma verdadeira aventura intelectual pelos emaranhados da física e com um cliffhanger muito empolgante para o prox livro.

Clarinha 05/04/2024

O problema dos três corpos
Acho que a primeira coisa que posso comentar sobre esse livro é: doidera demaaaaaaais!!
Me senti perdida em várias partes que só foram esclarecidas no final.

Enquanto o país inteiro está sendo devastado pela violência da Revolução Cultural, um pequeno grupo de astrofísicos, militares e engenheiros começa um projeto ultrassecreto envolvendo ondas sonoras e seres extraterrestres. Uma decisão tomada por um desses cientistas mudará para sempre o destino da humanidade e, cinquenta anos depois, uma civilização alienígena a beira do colapso planeja uma invasão. O problema dos três corpos é uma ficção da marcha humana em direção aos confins do universo, escrito em 2008 pelo autor chinês Liu Cixin.

Comecei a ler pensando que ia ser uma ficção história sobre a Revolução cultural e DO NADA: ALIENÍGENAS, CIENTISTAS, COLAPSO!

É um livro muito bem escrito, engajante e muito inteligente (tanto que me demorei em algumas partes que versavam sobre o caráter científico da coisa toda). Acho apenas que o entendimento trissolariano acerca da Terra poderia ser melhor explicado (ou vai ser melhor explicado nos livros futuros). Fora isso, para quem curte ficção científica, recomendo a leitura!

milenagemir 04/04/2024

Talvez mereça 5 estrelas
Eu não sou a pessoa que lê ficção científica, mas gostei demais desse livro!! confesso que em alguns momentos fiquei um pouco entediada com as explicações científicas, mas compreendo totalmente a necessidade da discussão temática. me surpreendi horrores com os plots porque eu realmente não esperava. só não vou dar 5 estrelas porque em determinados momentos eu sinto que pra mim não funcionou a descrição detalhada de aspectos físicos/químicos, etc.

wi. 04/04/2024

A força visual dessa descrição
?Por um tempo, os dois pedaços destroçados permaneceram ligados por tiras de lava derretida que se aglutinaram em um rio espacial. A lava por fim resfriou e formou anéis em torno dos planetas, mas, devido às perturbações dos planetas, os anéis eram instáveis. As rochas que compunham esses anéis caíram de volta na superfície em um a chuva de pedregulhos gigantes que durou séculos?"

Karina 04/04/2024

A leitura não é das mais fáceis. A proposta é bem interessante, especialmente a parte do jogo, mas o tema principal não é dos meus preferidos. Mesmo assim, fiquei interessada na série da Netflix e na continuação.

biacstb 02/04/2024

Simplesmente não foi um livro pra mim.
Eu estava com muitas expectativas pra essa leitura, mas não rolou. No início eu não entendia nada, no meio parecia que tava no início e no fim eu já não aguentava mais. Foi um livro extenso e muuuito cansativo pra mim.

Eu diria que o grande problema foi o excesso de termos técnicos e científicos que o autor quis colocar pra enriquecer a narrativa, só que pra quem não é físico e não faz parte desse universo, é difícil de visualizar. Sem contar que demora muito pra desenvolver então você passa pelo menos os primeiros 50% do livro perdido e sem entender pra onde a história vai e no final das contas não vai pra lugar nenhum porque é uma trilogia, então esse livro acaba sem um final (e eu não tenho carisma nenhum pra ler a continuação).

Além do mais, eu fiz essa leitura compartilhada e a minha dupla também não conseguiu engatar, então talvez não seja realmente um livro pra todos (só pra quem se odeia muito - kkkkkk to brincando).

No maisss houve sim algumas partes interessantes, mas considerando todo o processo, que foi particularmente ruim pra mim, não consigo dar uma avaliação melhor. Essa é a minha honesta avaliação.