O problema dos três corpos [e-book]

O problema dos três corpos [e-book] Cixin Liu




Resenhas - O Problema dos Três Corpos


361 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Anderson916 12/05/2024

Simplesmente incrível
Comecei a ler logo após terminar a série, que por sinal, assisti em apenas dois dias. Fazia tempo que não me envolvia tanto com uma série, principalmente sobre um tema que adoro: ficção científica.

No entanto, o livro apresenta alguns desafios para leitores iniciantes. Em minha opinião, achei a leitura um tanto densa e, apesar de ter experiência com outros livros, encontrei certa dificuldade para prosseguir. Mesmo assim, minha curiosidade sobre o desfecho da história me manteve firme e forte. Creio que terminei a leitura em cerca de duas semanas.

É normal se cansar em algum momento, mas o importante é persistir. Você vai se surpreender com todo o desenrolar da história, especialmente no capítulo dos trissolarianos. Neste ponto, é revelado que esses seres de outro mundo pensam e agem de maneira muito semelhante a nós, seres humanos. A única diferença é que eles são tecnologicamente muito mais avançados, diria que cerca de 300 ou 400 anos à nossa frente.

Eles possuem tecnologia suficiente para navegar na velocidade da luz e, ao receberem a mensagem de que há vida na Terra, ficam ansiosos para nos visitar e, possivelmente, nos exterminar. O motivo é que o mundo deles é muito hostil, e nesse capítulo são desenvolvidas todas as ideias que eles planejam para realizar sua jornada à Terra.

__________
"Muitas vezes, a ficção científica descreve um dia em que a humanidade formará um todo harmonioso, e acredito que não será preciso esperar a vinda de extraterrestres para que esse dia possa chegar."

Cixin Liu (ZXV)
comentários(0)comente



isaikki 12/05/2024

Simplesmente fantástico
Mesmo tendo lido depois de ter visto a série eu me surpreendi. Um dos melhores livros de ficção científica dos últimos tempos, e é o primeiro livro de um escritor chinês que eu leio na vida, e não me decepcionou
comentários(0)comente



Victor108 11/05/2024

2,5/5
A escrita é pobre. Talvez seja a tradução do inglês e não do original, mas, para mim, faltou densidade no livro. A história é interessante, e mostra muita habilidade do autor com a matemática, a física e a computação, mas parece que falta estilo (ou pelo menos constância na escrita) para prender o leitor. Ainda assim, fiquei curioso pelo próximo?
comentários(0)comente



BCasf 10/05/2024

Apesar da confusão inicial com os nomes em chinês, o livro é cativante, especialmente com a evolução da história no jogo. É esse tipo de narrativa que me fascina na ficção científica.
comentários(0)comente



Isabel 10/05/2024

Achei meio difícil de entender muita coisa nesse livro. Física pura e quântica também. Mas a história em si é muito boa.
Cris 10/05/2024minha estante
Bom saber...




Barbara857 09/05/2024

Li por causa da série, que adorei. Qual não foi minha surpresa ao descobrir que a série, embora narre essencialmente a mesma história, mudou bastante os personagens principais. Acho que isso tornou a leitura mais interessante, pois tinha bastante novidade em meio a um enredo já conhecido.
Eu gosto bastante da história, acho ela muito diferente e inteligente. Não sei se essa minha impressão se dá por conta de eu não ler muita ficção científica, muito menos livros com ET... mas enfim, podia ser bem ruim e na verdade é muito bom. Eu gostei muito da correlação histórica dos fatos também, não conhecia a revolução cultural chinesa e, ao pesquisar sobre, fiquei muito impressionada.
A avaliação 3.5 foi porque em algum momentos a parte científica fica um pouco extensa e cansativa (e olha que eu sou nerd de exatas!) e porque achei alguns detalhes meio mal explicados. Também porque, embora a história seja ótima, a escrita não prende tanto e os personagens são um pouco vagos.
Com certeza lerei as livros da sequência, mas não vou emendar, vou esperar um pouco.



SPOILER (PARA A MINHA MEMÓRIA):
O livro conta a história de como Ye Wenjie perdeu a fé na humanidade a ponto de convidar alienígenas para invadirem o planeta e subjugar a raça humana. ?
Ye viu o pai ser morto publicamente por crianças durante revolução cultural, com a conivência da mãe, julgado por se manter fiel aos preceitos científicos que ensinava nas universidades. Ela foi enviada para um grupo de trabalhos braçais e, posteriormente, para uma base de telecomunicações para auxiliar no projeto que buscava vida fora da Terra. Quando ela recebe a primeira resposta alienígena, que é na verdade um alerta e um pedido para se manter "em silêncio" (Não responda! Não responda!! Não responda!!!), Ye ignora o conselho do alienígena e basicamente pede pra eles virem, pois nossa civilização não vale a pena.
Por outro lado, o povo de Trissolaris vive há eras tentando sobreviver em seu sistema solar instável com 3 sóis, que ocasionam um comportamento gravitacional imprevisível, e que periodicamente acabam causando a aniquilação de toda a vida no planeta. E toda vez eles tem que começar tudo do zero. Eles precisam de um novo lugar pra viver e a Terra é o lugar perfeito.
A viagem de Trissolaris até nós dura 450 anos e, durante esse tempo, eles utilizam sua tecnologia avançada (sófons) para desestabilizar e impedir o avanço científico terrestre, para que não tenhamos condições de vencê-los quando eles chegarem.
De sua juventude, até agora na velhice, a "seita" pró Trissolarianos fundada por Ye cresceu bastante em número de membros e eles anseiam pela chegada dos ETs sem conhecer suas reais intenções para com a raça humana.
Quandonl Ye descobre que os trissolarianos nunca tiveram boa intenção, fica desolada e o final do livro sugere que ela morreu. ?
Agora cabe aos cientistas buscar uma saída.
comentários(0)comente



Junior.Dias 07/05/2024

Uma boa história.
Confesso que fiquei meio com o pé atrás para ler essa obra.
Porém, ela me cativou. A parte do jogo é maravilhosa, a forma com que o autor narra os acontecimentos te deixa preso à leitura.
comentários(0)comente



J.F.Pagotto @biblioteca.eterna 07/05/2024

Um livro denso , um fim amargo
O Problema dos Três Corpos é uma obra filosófica disfarçada de ficção científica, tem uma estrutura densa e mesmo caminhando de maneira lenta e gradativa, nos dá uma visão única do tema e muitas reflexões.
A escrita do autor é estruturada de maneira intuitiva, criando linhas de raciocínio mesmo através de vários pontos de vista. Porém é muito densa e não há tanto controle nos diálogos.
A narrativa é complexa, e sabe que é complexa pois o autor enche os arcos de reflexões sobre dezenas de teorias científicas e ficções. O autor coloca a história de maneira pouco linear e deixa um conceito neutro, até definir o antagonismo no fim.
Enfim, Cixin Liu criou uma obra para poucos, penso até no paralelo desse fato com o jogo inserido na narrativa. Sua história é bem estruturada porém muito complexa e densa. Seu final deixa um gosto amargo e, é claro, o gostinho por algo mais. Mas não sei se vai ser um bom mais.
comentários(0)comente



Hueslei 07/05/2024

Tipo tirando o anticomunismo escrachado eh bem bom
por ser um "hard scifi" achei q alguns conceitos seriam hard to grasp mas acho q eh simples ate
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Rodrigo.Macedo 05/05/2024

Estarrecedor, no bom sentido
Cixin Liu é um apaixonado pelas artes e ciências. Esse livro é uma verdadeira declaração de amor.

Os problemas da matemática e da física não são, de forma alguma, colocados como se vê em muitos livros de ficção científica, como meros adornos. Eles são base fundamental da narrativa.

Pra cada elemento de mistério o autor desenvolve uma explicação romanceada. Não um conglomerado de informações teóricas.

Existe uma preocupação em estimular o leitor a gostar da ciência. Ele não supõem que está escrevendo para um público específico.

O autor não tem medo de sonhar e nos leva a sonhar e imaginar mundos com ele. Tudo, desde a questão política, até as referências as teorias científicas como, paradoxo de Fermi ou os níveis de desenvolvimento tecnológicos que uma civilização pode atingir de acordo com a energia que extrai de seu planeta, de sua estrela ou de sua galáxia. Tudo isso me encantou.

Os alienígenas foram a cereja do bolo. Isso mesmo! Cixin Liu não apostou sua narrativa na apelação aos alienígenas. Eles quase não aparecem no 1º livro. Ficam só pairando como um fantasma nos mistérios que estão acontecendo.

Um dos melhores livros de ficção científica que já li. Sem sombra de dúvidas. Estou com 50% de leitura no segundo livro da trilogia e está melhor ainda.
comentários(0)comente



Ana Clara 05/05/2024

Será que o problema sou eu?
Eu não consegui me entregar pra esse livro, talvez pq eu seja burra demais pra entender os conceitos trazidos no livro ou pq eu não seja muito fã da escrita oriental. Mas pra mim esse livro não é o fenômeno que todo mundo tava falando.
Eu tive que me arrastar na leitura e mais de uma vez pensei em desistir, só não fiz isso por que esperava que ele ia melhorar e entregar alguma coisa a mais, mas não veio hora nenhuma e eu terminei o livro com o sentimento de "é isso?".
Além disso, o livro termina muito do nada, o que sempre me incomoda. Enfim, o livro não foi proveitoso pra mim.
comentários(0)comente



vicniro 05/05/2024

De fritar o cérebro, mas vale muito a pena!
O livro é MUITO BOM!! Achei a história e a mensagem que ele quer passar muito boa. As partes que ele está no jogo eu achei um pouco cansativa e no começo não estava vendo muito sentido naquilo, mas depois entendi o porquê e achei bem interessante.

Ele tem sim muitos conceitos de física que são essenciais para o entendimento da história, quando acabei de ler até tava sentindo meu cérebro quente, mas se você ler com cuidado prestando atenção dá pra entender o geral porque é explicado de uma forma bem didática. Isso pode fazer com que a leitura fique um pouco cansativa, mas vai por mim, vale muito a pena!


Achei que algumas questões ficaram sem resposta, mas acho que ele vai trabalhar melhor nos próximos livros. Fiquei intrigadíssima com o que pode acontecer e estou doida pra já começar a ler o segundo. Só não dei 5 estrelas por causa de alguns pontos que ficaram em aberto ou fiquei com dúvida e porque a parte do jogo foi um pouco cansativa. Enfim, recomendo demaaaaais.

P.S. achei o posfácio do autor maravilhoso! O jeito como ele explica o interesse dele e reflete sobre as ações humanas é de arrepiar! Virei fã.
comentários(0)comente



Ione 03/05/2024

Sentimento sei lá
Achei o livro muito interessante, porém a história é contada de uma forma estranha, talvez seja o estilo da escrita. Me deixou um sentimento meio vazio, não sei se foi onde a história parou ou o que. Enfim achei bom, a parte científica é bem amarrada e densa, mas história é estranha. Vou ler o próximo.
comentários(0)comente



Irving Bruno 03/05/2024

Esse livro abriu minha cabeça como um sófon...
Eu nunca imaginei que uma ficção científica iria explodir minha cabeça como "O fim da infância" de Arthur C. Clarke, mas esse livro explodiu! Melhor, ele abriu minha mente como um sófon e encheu de várias informações novas e complexas ( quem leu, entendeu a referência kkkkkk ).

Mas diferente do FIM DA INFÂNCIA, essa obra é tão palpável que me senti ali a todo tempo,
como se fato não fosse uma ficção e sim um romance histórico. Consegui me ver em todos os personagens e entender perfeitamente suas motivações e ações, mesmo estando em lados diferentes da história.

Me vi na pele do Wang Miao, da Ué Wenjie e do Da Shi ( meu personagem favorito que queria ter como amigo kkkkk ). Além disso, me senti mais próximo da cultura chinesa e me interessei em estudar mais sobre a cultura oriental e seus grandes nomes, já que temos mania de só estudar cultura ocidental e entende-la como universal, um grande erro da nossa parte.

Eu me pergunto como um homem consegue criar uma obra tão complexa e bem amarrada misturando física, química, tecnologia, história, biologia, antropologia, sociologia e literatura com tanta maestria para construir esse romance? Gente, que HOMEM é o Cixin Liu.

Ao final me peguei questionou sobre a humanidade, desde minhas crenças até a dúvida central: a humanidade é digna e capaz de redenção?

Sem dar spoiler, admito que de início seria pró OTT, mas este livro que me ensinou muito ao final me faz questionar tudo. Espero que muitas pessoas leiam e eu releia no futuro.
Erick 23/05/2024minha estante
Resenha muito boa




361 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |