O problema dos três corpos [e-book]

O problema dos três corpos [e-book] Cixin Liu




Resenhas - O Problema dos Três Corpos


353 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Leitor-gbn 16/05/2024

Um olhar externo sobre nós...
Interessei-me nos livros pelo sucesso da série no Netflix. Fiquei só no trailer e gostei da temática.

A leitura do primeiro livro da trilogia prende a atenção de forma interessante: permeado por conceitos e teorias da astrofísica, emerge uma preocupação sobre a relação dos humanos com a Terra.

Nessa trama, o olhar exterior aponta para uma tranquilidade ignorada diariamente, mas simplesmente dada de graça no arranjo do Universo...

A leitura dos livros será encadeada!
comentários(0)comente



Paojjas 16/05/2024

Inesperado e autêntico
Nunca havia lido nada de ficção científica ambientada na China então até entender os pormenores desse contexto sócio histórico leva um tempo. Fiquei muito engajada com os capítulos do jogo: são meus capítulos favoritos. O desenvolvimento da narrativa não é óbvio e é bastante original, porém as partes de conceitos físicos raiz me dispersaram um pouco.
comentários(0)comente



Oziryon 16/05/2024

Um bom final pra quem é nerd fedido
Esse livro foi uma avalanche de sentimentos. O começo foi beeem bom, todo o contexto histórico e as partes brutais foram ótimas, me pegou completamente desprevinido.
Mas o meio da história, com varios pontos de vistas, varios personagens e mil e um misterios diferente me deixou muuito perdido, tinha momentos que passava raiva. Parecia que o autor nao conseguia se controlar nos segredos e nos plots, entao perdia o "time certo" pra contar o que devia contar, entao alguns momentos senti q ele tava me enrolando so pra durar mais o livro.
Porém a parte final, com todos os plots sendo apresentados, toda a ideia central sendo mostrada detalhe por detalhe, isso sim foi incrível de ler. Eu como um nerd completo fiquei em êxtase com tantos conceitos e ideias que o autor teve.
Um ponto que tenho de reclamação é como ele apresenta alguns conceitos fisicos e astrônomos, eu que sou um físico e que tenho ênfase em astronomia senti que tava lendo um texto introdutorio de algumas disciplinas do curso, porque o autor soltou uns termos, umas ideias que assim, tenho certeza que muita gente mais se confundiu do que entendue de verdade. Principalmente nesse final com os prontons, pra fim foi o auge do absurdo e da perfeição, e adoro essas ideias, mas entendo que nao gostou ou quem so se estressou.
É isso, espero ler o quanto antes as continuações dessa saga, quero ver ate onde a humanidade vai.

"Vamos beber e depois voltar para a casa 3 depois dormir como bons insetos."

""De vez em quando, eu olhava para as estrelas depois de um turno à noite e pensava que elas pareciam um deserto luminoso e que eu não passava de uma pobre criança abandonada nessa imensidão....Eu achava que a vida era realmente um acidente entre tantos acidentes no universo. 0 universo era um palácio vazio, e a humanidade, a única formiga no palácio inteiro. Esse tipo de pensamento me levou a passar a segunda metade da minha vida em dúvida: às vezes eu achava que a vida era preciosa e tudo era muito importante. Já em outros momentos eu achava que os seres humanos eram insignificantes e que nada valia a pena. Enfim, passei muitos dias acompanhada dessa sensação estranha e, quando vi, já estava velha..."
comentários(0)comente



Mari 14/05/2024

Uma história sobre humanidade
Asissti primeiro a série da Netflix e depois decidi ler o livro. Sendo assim, o que mais me impressionou foi a bagagem teórica. Os personagens são cientistas, e a história parece realmente do ponto de vista deles.

Gostei muito da ordem de acontecimentos, de como traz as questões sociais, históricas e até intrigas intrínsecas da humanidade.

Apesar de ser uma história que envolve dois planetas e muitas pessoas, ainda há uma singularidade em cada fragmento.

Tem alguns POVs, e eu achei essa passagem bem sutil. Geralmente não curto a mudança, mas aqui agregou muito à história.

Mesmo sci-fi não sendo um dos meus gêneros preferidos, não consegui parar de ler.
comentários(0)comente



Jessgasp 14/05/2024

Scifi hard
Esse livro abriu uma nova dimensão na minha mente! Leitura incrível, criativa, inteligente e autêntica. Não vejo a hora de ler os próximos da trilogia. ?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ju Fê 13/05/2024

Um Sci-fi de Respeito!
Ele traz para o leitor uma alta ficção científica no qual nossos conhecimentos realmente influenciaram nas ideias da obra. Ele mistura o problema dos três corpos da física teórica como estopim para misturar com a teoria da floresta negra e mostrar como não estamos sozinhos no universo e motivo de nunca encontrarmos outros seres inteligentes. E quando encontramos, entendemos o motivo da teoria da floresta negra.
Para amantes da astrofísica, essa é uma ficção para deixar os olhos brilhando. Para os que não conhecem a área, é uma porta que te faz se interessar e buscar conhecer cada vez mais.
Ansiosa pelos outros dois.
comentários(0)comente



Anderson916 12/05/2024

Simplesmente incrível
Comecei a ler logo após terminar a série, que por sinal, assisti em apenas dois dias. Fazia tempo que não me envolvia tanto com uma série, principalmente sobre um tema que adoro: ficção científica.

No entanto, o livro apresenta alguns desafios para leitores iniciantes. Em minha opinião, achei a leitura um tanto densa e, apesar de ter experiência com outros livros, encontrei certa dificuldade para prosseguir. Mesmo assim, minha curiosidade sobre o desfecho da história me manteve firme e forte. Creio que terminei a leitura em cerca de duas semanas.

É normal se cansar em algum momento, mas o importante é persistir. Você vai se surpreender com todo o desenrolar da história, especialmente no capítulo dos trissolarianos. Neste ponto, é revelado que esses seres de outro mundo pensam e agem de maneira muito semelhante a nós, seres humanos. A única diferença é que eles são tecnologicamente muito mais avançados, diria que cerca de 300 ou 400 anos à nossa frente.

Eles possuem tecnologia suficiente para navegar na velocidade da luz e, ao receberem a mensagem de que há vida na Terra, ficam ansiosos para nos visitar e, possivelmente, nos exterminar. O motivo é que o mundo deles é muito hostil, e nesse capítulo são desenvolvidas todas as ideias que eles planejam para realizar sua jornada à Terra.

__________
"Muitas vezes, a ficção científica descreve um dia em que a humanidade formará um todo harmonioso, e acredito que não será preciso esperar a vinda de extraterrestres para que esse dia possa chegar."

Cixin Liu (ZXV)
comentários(0)comente



isaikki 12/05/2024

Simplesmente fantástico
Mesmo tendo lido depois de ter visto a série eu me surpreendi. Um dos melhores livros de ficção científica dos últimos tempos, e é o primeiro livro de um escritor chinês que eu leio na vida, e não me decepcionou
comentários(0)comente



Victor108 11/05/2024

2,5/5
A escrita é pobre. Talvez seja a tradução do inglês e não do original, mas, para mim, faltou densidade no livro. A história é interessante, e mostra muita habilidade do autor com a matemática, a física e a computação, mas parece que falta estilo (ou pelo menos constância na escrita) para prender o leitor. Ainda assim, fiquei curioso pelo próximo?
comentários(0)comente



BCasf 10/05/2024

Apesar da confusão inicial com os nomes em chinês, o livro é cativante, especialmente com a evolução da história no jogo. É esse tipo de narrativa que me fascina na ficção científica.
comentários(0)comente



Isabel 10/05/2024

Achei meio difícil de entender muita coisa nesse livro. Física pura e quântica também. Mas a história em si é muito boa.
Cris 10/05/2024minha estante
Bom saber...




Barbara857 09/05/2024

Li por causa da série, que adorei. Qual não foi minha surpresa ao descobrir que a série, embora narre essencialmente a mesma história, mudou bastante os personagens principais. Acho que isso tornou a leitura mais interessante, pois tinha bastante novidade em meio a um enredo já conhecido.
Eu gosto bastante da história, acho ela muito diferente e inteligente. Não sei se essa minha impressão se dá por conta de eu não ler muita ficção científica, muito menos livros com ET... mas enfim, podia ser bem ruim e na verdade é muito bom. Eu gostei muito da correlação histórica dos fatos também, não conhecia a revolução cultural chinesa e, ao pesquisar sobre, fiquei muito impressionada.
A avaliação 3.5 foi porque em algum momentos a parte científica fica um pouco extensa e cansativa (e olha que eu sou nerd de exatas!) e porque achei alguns detalhes meio mal explicados. Também porque, embora a história seja ótima, a escrita não prende tanto e os personagens são um pouco vagos.
Com certeza lerei as livros da sequência, mas não vou emendar, vou esperar um pouco.



SPOILER (PARA A MINHA MEMÓRIA):
O livro conta a história de como Ye Wenjie perdeu a fé na humanidade a ponto de convidar alienígenas para invadirem o planeta e subjugar a raça humana. ?
Ye viu o pai ser morto publicamente por crianças durante revolução cultural, com a conivência da mãe, julgado por se manter fiel aos preceitos científicos que ensinava nas universidades. Ela foi enviada para um grupo de trabalhos braçais e, posteriormente, para uma base de telecomunicações para auxiliar no projeto que buscava vida fora da Terra. Quando ela recebe a primeira resposta alienígena, que é na verdade um alerta e um pedido para se manter "em silêncio" (Não responda! Não responda!! Não responda!!!), Ye ignora o conselho do alienígena e basicamente pede pra eles virem, pois nossa civilização não vale a pena.
Por outro lado, o povo de Trissolaris vive há eras tentando sobreviver em seu sistema solar instável com 3 sóis, que ocasionam um comportamento gravitacional imprevisível, e que periodicamente acabam causando a aniquilação de toda a vida no planeta. E toda vez eles tem que começar tudo do zero. Eles precisam de um novo lugar pra viver e a Terra é o lugar perfeito.
A viagem de Trissolaris até nós dura 450 anos e, durante esse tempo, eles utilizam sua tecnologia avançada (sófons) para desestabilizar e impedir o avanço científico terrestre, para que não tenhamos condições de vencê-los quando eles chegarem.
De sua juventude, até agora na velhice, a "seita" pró Trissolarianos fundada por Ye cresceu bastante em número de membros e eles anseiam pela chegada dos ETs sem conhecer suas reais intenções para com a raça humana.
Quandonl Ye descobre que os trissolarianos nunca tiveram boa intenção, fica desolada e o final do livro sugere que ela morreu. ?
Agora cabe aos cientistas buscar uma saída.
comentários(0)comente



Junior.Dias 07/05/2024

Uma boa história.
Confesso que fiquei meio com o pé atrás para ler essa obra.
Porém, ela me cativou. A parte do jogo é maravilhosa, a forma com que o autor narra os acontecimentos te deixa preso à leitura.
comentários(0)comente



J.F.Pagotto @biblioteca.eterna 07/05/2024

Um livro denso , um fim amargo
O Problema dos Três Corpos é uma obra filosófica disfarçada de ficção científica, tem uma estrutura densa e mesmo caminhando de maneira lenta e gradativa, nos dá uma visão única do tema e muitas reflexões.
A escrita do autor é estruturada de maneira intuitiva, criando linhas de raciocínio mesmo através de vários pontos de vista. Porém é muito densa e não há tanto controle nos diálogos.
A narrativa é complexa, e sabe que é complexa pois o autor enche os arcos de reflexões sobre dezenas de teorias científicas e ficções. O autor coloca a história de maneira pouco linear e deixa um conceito neutro, até definir o antagonismo no fim.
Enfim, Cixin Liu criou uma obra para poucos, penso até no paralelo desse fato com o jogo inserido na narrativa. Sua história é bem estruturada porém muito complexa e densa. Seu final deixa um gosto amargo e, é claro, o gostinho por algo mais. Mas não sei se vai ser um bom mais.
comentários(0)comente



353 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR