A dama do cachorrinho

A dama do cachorrinho Anton Tchekhov

Resenhas - A Dama do Cachorrinho

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Rutinha100czs 12/06/2022

Livro de contos do escritor russo. Os textos tratam dos relacionamentos humanos, das relações familiares e convenções sociais .

Carlos Heilans 28/05/2022minha estante
Uma frase tirada de um canto da igreja russa, que o Tchekhov usou como epígrafe no conto, complementa a moral da história: "A quem confiar minha tristeza?".

iane 13/05/2022

O livro é bom, traz contos até legais mas não é a literatura que eu costumo ler e nem a que me atrai muito. Mas foi bom variar um pouco e testar coisas novas!

joana 22/04/2022

O russo entendia.
Embora muitos dos contos que tem nessa coletânea sejam sobre traição e infidelidades, me encantei muito pela escrita do Tchekhov.
Eu só conhecia o conto do a morte do funcionário, que até me fez arriscar em um microconto recentemente.
Todos os contos desse livro são excelentes e dá pra entender o estilo do Tchekhov.
Pra quem curte contos, esses são indispensáveis.

Matheus.Vanin 03/04/2022

Excelente
Como leigo no gênero conto, só me resta concluir que esta coletânea de Tchekhov é certamente uma das melhores para iniciar numa categoria tão realista. Engraçados, sombrios, tristes, inconclusivos, irônicos, esperançosos; os organizadores desta edição acertaram em cheio nos contos escolhidos e até na sequência deles
Alê | @alexandrejjr 04/04/2022minha estante
Fosse teu primeiro livro de contos, Matheus?

Martony.Demes 04/03/2022

Eis o conhecido clássico: A data do cachorrinho, de Anton Tchekhov. (leitura de 2021)

Eu estava devendo essa leitura. Comecei há um tempo e sempre colocava outro livro na frente kkkk. O livro é uma coleção de contos e dentre os quais está a dama do cachorrinho. Esse livro é citado em vários outros livros e filmes, como no filme o leitor, dirigido por Stephen Daldry.

Bom, sobre o conto temos uma narrativa que apresenta o tema do adultério. Porém, de um modo bem simplificado e claro! Não sei se estou esclarecendo bem: a história não tem aquele clima nebulosos e tenso de Dom Casmurro. Já nos primeiros parágrafos é ilustrado a situação que transcorrerá a ideia central do conto e pronto. Segue o ritmo.

Os personagem são um banqueiro (Dmitric), que é casado, tem três filhos e se achava insatisfeito. Ele se torna um marido infiel com vários casos sem nenhum critério. Então, ele conhece a dama do cachorrinho em uma determinada cidade. Ela é bem mais jovem que ele e também é casada. Isso mesmo! Logo eles começam a ter um relacionamento.

Ele imaginava que seria mais uma caso em sua vida! Porém, ele não consegue tirar ela da sua cabeça! E com essa fixação por essa mulher, ele vai na cidade dela procurá-la! E ai eles… bom não posso contar como termina!

Tchekhov tem uma escrita bem simples e de fácil leitura. Isso é bom porque te prende nas páginas! Gostei muito!

Não dá pra falar de todos os contos do livro porque eu ia estender muito.

Não precisa nem eu justificar o porquê de ler Tchekhov. Experimente.
Kássio Meniglim 04/03/2022minha estante
????

Letícia 20/02/2022

A coletânea que me fez gostar mais de ler contos
Boris Schnaiderman nos conta, no posfácio da edição da Editora 34, que procurou escolher não apenas os melhores contos de Tchekhov, o que seria extremamente subjetivo, mas fazer uma seleção que refletisse as diferentes facetas do contista. Nesse sentido, o tradutor faz um ótimo trabalho.

Por outro lado, não sei se a apresentação cronológica dos contos foi a escolha mais acertada. Os melhores contos acabaram ficando concentrados na segunda metade do livro, especialmente entre os contos mais longos que aparecem nas últimas 100 páginas. Prova de que a escrita de Tchekhov foi sendo aprimorada ao longo dos anos e só melhorou com a maturidade literária do autor. O ônus, porém, fica com o leitor, que precisa passar por contos mais arrastados e insistir na leitura para descobrir os verdadeiros tesouros desta coletânea.

Entre os contos mais curtos, meus preferidos foram ?Do diário de um auxiliar de guarda-livros?, cômico e irônico na medida certa; ?Angústia?, que descreve os sentimentos não apenas do protagonista, mas também do leitor após terminar a leitura (algo semelhante acontece com ?Aflição?); e ?Olhos mortos de sono?, magistralmente construído e com um desfecho arrebatador.

Já entre os contos mais longos, adorei ?Homem num estojo? e ?Queridinha?, que evidenciam o quanto os autores russos do século XIX tinham uma percepção acurada da psique humana, antecipando questões que mais tarde seriam desenvolvidas pela psicanálise. Já ?A dama do cachorrinho?, com forte interlocução com Anna Kariênina, traz uma resposta tão brilhante ao conservadorismo de Tolstói que me deixou encantada.

Agora entendo perfeitamente porque os contos de Tchekhov são tão celebrados.
Alê | @alexandrejjr 09/04/2022minha estante
Faz tempo que eu estou em dívida com o Tchekhov. Acho que vou começar por esse.

Letícia 09/04/2022minha estante
Eu demorei a engatar a leitura, mas depois não conseguia largar. Quero muito ler mais coisa dele!

Léo 10/02/2022

Não há contos ruins aqui!
Os contos variam entre uns bons, outros ótimos, muitos excelentes e alguns inacreditáveis! A narrativa é direta e certeira, os contos parecem recortes da realidade, os pontos de vista são multiplos e todos muito críveis! Você fica com vontade retornar e reler cada um deles, ao passo que vão crescendo com a reflexão sobre cada um, desde os contos curtos e diretos do início do livro até aqueles maiores e mais desenvolvidos do final.

Johnny Blue Heart 04/02/2022

O mestre do texto curto!
?A frase, geralmente, por mais bela e profunda, atua unicamente sobre os indiferentes, mas nem sempre pode satisfazer àqueles que são felizes ou infelizes, pois o silêncio constitui, com maior frequência, a mais elevada expressão da felicidade ou do infortúnio. Os que se amam compreendem-se melhor quando calados, e um discurso ardente, apaixonado, proferido sobre o túmulo de alguém, comove unicamente as pessoas estranhas ao defunto, parecendo frio e insignificante a sua viúva e filhos.?

Bottonlina 24/01/2022

Humano e singular
O Conto da Dama do cachorrinho é de uma simplicidade encantadora.
Os traços de clareza, humanidade e julgamentos sociais do Tolstoi, com certeza, vem dessa forma "Tchekhoviana" de se expressar. Simples, humano, questionador e real.
O casal que se ama e reflete sobre perdas e ganhos numa aventura que não é apenas aventura, e sim, um encontro de almas.
Fiquei encantada com o assunto abordado, nos jogando ao cenário de "é fácil julgar, quando não é o teu coração que sofre".
Tem cotidiano, tem infelicidade, tem esperança, tem de tudo um pouco e não tem como não criar esperança junto à dama.

@gezaine_ 26/11/2021

Alguns contos muito bons, mas outros bem fracos. Muito irregular. Vale a leitura. Os textos de apoio ao final são muito bons.

Anderson916 13/11/2021

[*****]... A dama do cachorrinho entrou...
...pra minha lista de melhores contos que ja li. Muito bom, nossa. Incrível como os escritores russos são

Lu 01/10/2021

Surpreendente.
Achei a leitura fácil, surpreendente e muito delicada.
Fiquei surpresa porque achei que seria um texto arrastado, mas que nada! Fiquei com vontade de ler tudo desse autor.

Marcela.Nogueira 28/09/2021

A dama do cachorrinho
Os contos são ao mesmo tempo displicentes e interessantes. O autor narra estórias simples de forma comovente. Você se sente na Rússia Imperial e aprende sobre o modo de vida das pessoas da época. Também imagino quais hábitos existem até hoje.

Luiz.Goulart 15/09/2021

Os russos sabem de tudo
Conto de 1899 e dos mais conhecidos de Anton Thekhov, narra a história de um adultério entre um banqueiro russo e uma jovem que ele conhece durante as férias no litoral. Em uma carta para Thekhov, o escritor Maximo Górki escreveu: “A sua dama causou-me tamanha impressão que, apenas a conheci, quis trair minha mulher, sofrer, brigar etc.”

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6