Deuses Americanos

Neil Gaiman
Neil Gaiman

Resenhas - Deuses Americanos

Erick 03/09/2022

Poderia ser muito, muito melhor
Partindo da premissa de que para surgir um Deus, basta um grupo de pessoas acreditar fortemente na existência dessa entidade e essa passará a existir, caso menos pessoas acreditem nesse Deus, ele perderá suas forças e poderá inclusive morrer. Deuses Americanos é uma obra que narra o conflito pela influência e poder entre os antigos deuses das antigas civilizações, que ainda vivem entre nós, e os novos deuses que são os objetos cultuados pela sociedade moderna, tal como computadores e outros meios tecnológicos.

Entrei com uma expectativa muito alta nessa leitura, o começo pareceu interessante, uma ideia de trama genial, deuses das antigas mitologias vivos e tendo uma vida "humana" em segredo, um dado mistério no ar, os personagens foram surgindo e você fica com um gostinho de querer conhecer mais.

Entretanto, fica somente nisto, não tem aprofundamento nos personagens, você não sabe suas intenções, não passam um pingo de sentimento sequer. Sem contatar o personagem principal (Shadow), que simplesmente parece uma porta, tédio total.

Algumas partes são confusas, você não sabe ao certo como aquilo vai interferir na trama, e passa a se questionar se aquilo era de fato necessário, pois além de não ter acrescentado em nada, foi um saco de ler essa parte.

Pontos Positivos:
1 - Premissa genial

Pontos Negativos:
1 - Personagens fracos
2 - Enredo fraco
3 - Leitura confusa

Recomendo: Não

WeltonLuis 26/08/2022

Shadow é um homem que saiu da cadeia após cumprir pena e descobriu que sua esposa e um homem que lhe prometera um emprego ao sair da prisão sofreram um acidente fatal. Então, um homem desconhecido oferece uma vaga de emprego no mínimo obscura, mas Shadow, sem nada a perder, aceita. A partir daí, ele é apresentado a um mundo de deuses que são tão imperfeitos e frágeis quanto os humanos.

Lucas 25/08/2022

Deuses podem ser lindos ou podres, assim como os humanos
"A mulher que olhava para ele começou a sorrir, um sorriso enorme que parecia dividir seu rosto em dois, um sorriso que cruzava o rosto de uma orelha à outra. Então ela levantou o dedo e o encostou no pescoço, e correu-o lentamente de um lado até o outro."

Tirei essa parte insisgnificante do livro que ninguém deve lembrar mas serve pra enaltecer essa escrita bem visual do Gaiman, que é singela mas causa MUITO EFEITO, dependendo da situação.
Os plots foram bem mais intimistas e simplórios do que eu esperava... não acho algumas conclusões bacanas, mas em sua maioria, elas amarram bem as pontas soltas.
Deixando essa parte de lado (pq eu não achei tão boa e não quero falar sobre rs), eu tenho alguns (poucos) pontos que eu não curti muito, mas me surpreendeu ao ver outras resenhas que esses pontos não são os mesmos da maioria. Grande parte das reclamações que vi são a respeito do Shadow e da sua falta de expressão pra tudo que acontece com ele... mas eu acho isso perfeito pra construir melhor a personagem e fazer a parte mais dura e emocional do livro ter mais efeito. Ele é um cara que cala a boca e faz, e as pessoas não parecem apreciar muito isso.

Esse universo que o Gaiman criou é tão rico e tão vasto que as vezes eu me perdia nele e apelava pra pesquisa (vergonhosamente), mas fiquei muito feliz no final pois isso ampliou minha visão e conhecimento sobre o tema. A trama secundária dos desaparecimentos é gostosinha e bem fechada também. Minhas poucas problemáticas são abatidas pelo lado positivo

Liliane.Varnes 19/08/2022

Primeira leitura de Neil Gaiman em português
Eu já tinha lido outros livros do Neil Gaiman em inglês, mas nunca havia lido Deuses Americanos. Decidi ler no meu idioma nativo pra aproveitar melhor a história com a minha mente tão exausta. E não me decepcionou nem um pouco. Gosto muito do fluxo de escrita do autor, a história é super interessante e cheia de personagens que nos permitem o aprofundamento na cultura e fé de outros locais. Fiquei preocupada que babasse muito o ovo dos nórdicos, mas não foi nada disso.
Enfim, a história é super rica! Só lamento não estar no meu melhor estado mental para aproveitar ela mais ainda. E além disso, o trabalho da tradução foi impecável em manter os aspectos da escrita original. Recomendo, e leria de novo tranquilamente.

Greyce 18/08/2022

Gostei bastante
Assisti a primeira temporada de Deuses Americanos com meu irmão antes de ler o livro, até que ele comprou o livro e me convenceu a ler, o que não foi difícil porque a escrita do Neil Gaiman flui de mais! Mesmo naquelas partes da história que não acontece nada de mais, rs, ele faz qualquer história ficar muito fácil de ler.
Adorei a história por trás dos Deus e porque eles existem no mundo de Deuses Americanos, acho que combina muito com a realidade. Outra coisa que adorei, é que o livro tem vários personagens com várias pequenas histórias e todas elas com desfecho. Enfim, recomendo, é uma boa viagem.

EduardoCDias 16/08/2022

Briga de gigantes
Quando Shadow sai da cadeia e recebe a notícia da morte da sua esposa, conhece um homem estranho que lhe oferece emprego. Daí em diante sua vida transforma-se totalmente em uma aventura esquisita e ele tem que descobrir quem é de verdade. É então envolvido em uma batalha entre os deuses milenares, que chegaram à América com os colonizadores e os novos deuses: a mídia, a tecnologia, o cartão de crédito?

esther 16/08/2022

muito bom
um retrato dos EUA escrito por um britânico, e ainda assim, o resultado não poderia ter sido melhor.

a américa não é uma terra boa para deuses. sejam eles velhos ou novos, trazidos do velho mundo ou nascidos no novo, serão substituídos no primeiro traço de inutilidade percebida por seus adoradores. mas é difícil de matar uma ideia, então resta a estes deuses se contentarem com a vida humana tal como ela é.

neil gaiman é cirúrgico ao criar um universo em que todos os deuses coexistem numa ótima terra sem deus. sua escrita é elaborada e as tramas são surpreendentes ? sério amores, o plot ?.

saindo de uma ressaca literária, foi difícil me apegar à história. mas cada página valeu a pena!

não gosta do neil gaiman >>> 🤬 #$%!&

Tathy 13/08/2022

Interessantíssimo
Imagine se os deuses andassem entre nós? Imagine a mídia, a TV, a internet ou as redes sociais sendo deuses?
Parece louco? Em cada casa há um "altar" dedicado à televisão. A internet e as redes sociais estão na palma de nossas mãos 24 horas por dia. Seriam esses deuses modernos, que em vez de exigirem sacrifícios de animais, oferendas, velas ou incensos, exigem o sacrifício de nossas horas, de nossos relacionamentos ou de nossos momentos sociais?
Neil Gaiman traz essa reflexão, na forma de uma história fantástica e emocionante.

Draculina 02/08/2022

O livro é bom e criativo, mas confesso que achei um tanto confuso e muita informações sobre mitologias. Destaco que achei bem interessante a parte dos trocadilhos.

Livro açucarado 02/08/2022

Leitura concluída ??
Deuses Americanos - Neil Gaiman 3,5/5?

"E o que é o estranho se não um amigo que vc ainda kao conheceu?"

?Shadow foi preso por agredir 2 pessoas, está prestes a sair da cadeia quando uma notícia horrível chega até ele: Sua mulher morreu em um acidente de carro,

?Tudo que ele queria era ter sua vida de volta ao normal, mas durante sua volta para casa um homem estranho chamado Weednesday oferece um emprego a ele, um emprego que ele não é pago para fazer perguntas somente dirigir,

?Depois de alguns eventos e descobertas ele aceita o emprego e sai dirigindo pelos EUA, acontecem várias coisas estranhas, mas Shadow não é pago para fazer perguntas, então só observa,

?Enquanto uma guerra entre deuses antigos e novos deuses está prestes a se desenrolar, Shadow se vê no meio disso tudo sem saber oq fazer e sem saber quem realmente é,

?É uma história muito boa, se não fosse pelas descrições incansaveis seria nota 5, mas nesse livro tio Gaiman na minha opinião se perdeu muito, muita descrição desnecessária,

?O livro é confuso do começo ao fim, ainda mais que entre os capítulos looooongos demais ele colocava umas histórias de deuses bem bizarras e pra mim sem sentido nenhum, mas pra quem gosta de uma ficção confusa esse é um ótimo livro.

"É mais difícil matar ideias do que pessoas, mas, no fim das contas, ideias também podem morrer."

Arthenis0 02/08/2022

A crença cria vida
O livro me prendeu do começo ao final, quando os últimos capitulos chegaram tive duas emoções, a primeira de satisfação, por estar finalmente descobrir as intenções dos deuses e a segunda a de tristeza pelo livro estar acabando. Um universo tão rico criado pelo autor deixa um gostinho de quero mais, com a vontede de descobrir mais e sabee como são os outros deuses

dionisocastro 27/07/2022

O maior golpe dado por duas pessoas
Até agora com o Neil Gaiman não teve erro para mim. O cara sabe escrever de uma forma que eu não tenho nem palavras para definir. O nome do autor me fez correr atrás da série na época do lançamento dela. Foi meu primeiro contato com o Gaiman e com a história de Shadow e foi muito divertido assistir àquela loucura. Anos depois, comprei o livro na chamada edição preferida do autor e me aventurei na história original. Qual não foi minha surpresa ao encontrar uma história ainda mais inteligente que a da série.

Para começar, Deuses Americanos é um livro de estrada. É a viagem que Neil Gaiman fez e que Shadow repetiu. A magia está nos pontos que ele passa, um carrossel ou uma pequena cidade às vezes são muito mais do que aparentam ser.

Shadow, o protagonista, é um observador até o final do livro, quando resolve agir. E o papel de observador para mim coube perfeitamente para ele. É pelos seus olhos que podemos observar esse universo. Seus olhos que conseguem ao mesmo tempo ser céticos e não duvidar de nada que aparece a sua frente.

A visão de divindade para Gaiman também é uma das melhores que eu já vi. A mesquinharia dos deuses, suas demandas e vontades. Se você acredita, eles estão lá. São moldados pelas crenças humanas e moldam as crenças humanas. Os deuses americanos já estão em meio a nós.

Alguns dos melhores capítulos do livro estão a partir da segunda metade. O estabelecimento de Shadow na cidade, quando podemos nos apaixonar por ele. A jornada de Laura e sua conclusão. A paz encontrada por Shadow e a forma como ele a perdeu. Os finais e epílogos que vão se completando. A virada de enredo. Outros capítulos incríveis são os individuais, que mostram como diversos deuses de diferentes nacionalidades chegaram aos Estados Unidos. Assim como Gaiman, a maior parte dos personagens são estrangeiros tentando viver na falsa terra das oportunidades.

Outro ponto muito positivo são as personagens. Tanto os humanos, que são todos muito bem desenvolvidos, quanto os deuses, humanos como os humanos, mas piores. Um destaque enorme para a Sam, um dos pontos altos da história. Talvez os que eu menos gostei tenham sido os deuses novos, mas eles também estão ali por um motivo. E com certeza, o autor como bom amante das antiguidades também não deu boa imagem para eles. Salvo o Mr. World, melhor personagem não seria possível.

Resumindo, ler Deuses Americanos foi uma experiência incrível. Uma inspiração em muitos sentidos. Tem reflexões incríveis, escritas de forma espetacular. Uma veracidade crua em um mundo mágico. Até a perfeita trilha sonora para a aventura nós recebemos. Elementos que até agora só encontrei em Gaiman.

Aproveitem para fazer essa viagem pelas estradas mais afastadas dos Estados Unidos, nas cidades que acontecem atrás das cidades, junto com Shadow e um grupo de divindades grandes e pequenas até descobrirem o maior golpe dado por duas pessoas.

"Iko Iko - The Dixie Cups"

arabella 26/07/2022

não se pode dizer que um homem é feliz até ele estar morto
Ok, eu ia reclamar que o terceiro ato do livro é SUPER anti climático por ter sido resolvido de uma maneira TÃO simples (a resolução digna de "Deus Ex Máquina" e quase um "discurso no jutso" de Naruto) e o plot final, incluindo os vilões, ter sido tão clichê ao ponto de eu ter entendido na metade do livro que o enredo é quase um reconto do deus Baldur (deus da luz e da pureza, excelente trocadilho aliás), mas a cena hilária do encontro com Jesus me fez mudar de ideia.
Apesar do final não tão satisfatório e da confusão gerada durante a trama por misturar muitas mitologias, acredito que o leitor é recompensado pela criatividade e pela escrita incrível do Neil Gaiman. Assim como tudo que ele escreve, esse livro é genial.