Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil

Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil Leandro Narloch

Resenhas - Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil

William90 01/02/2022

Livro polêmico...
Mostra um outro lado e visão da história do Brasil.
Faltou comentar sobre outros eventos importantes da história do Brasil.

Eric Luiz 29/01/2022

Um lixo literário.
Esse livro é um desrespeito aos historiadores sérios deste país. Narrativas inventadas (fato este já confessado pelo próprio autor, que nunca foi historiador) e outras sem nenhuma fonte. Um revisionismo baixo, preconceituoso em muitos momentos e digno de quem não quer se dar o trabalho de pesquisar algo verdadeiramente, mas apenas polemizar. Desculpe a sinceridade, mas é apenas um lixo literário.
JurúMontalvao 29/01/2022minha estante
Q jeito de começar as leituras de 2022 né? As minhas tbm tem dado ruim

Eric Luiz 29/01/2022minha estante
Na verdade, essa leitura nem foi deste ano. Mas só resolvi escrever algo sobre esse livro hoje. Rsrs... Mas é uma obra bem desonesta.

Eduarda.Silva 29/01/2022minha estante
eu não tenho nem a coragem de ler kk

Eric Luiz 30/01/2022minha estante
É melhor não passar raiva mesmo, Eduarda. Não gaste tempo vida lendo isso. Kkkkkkk

erika 30/01/2022minha estante
Tenho esse livro na estante, mas nunca me interessei em lê-la. Já tinha ouvido críticas muito ruins realmente. Lamentável.

Elso 04/02/2022minha estante
Folheei há um tempo quando meu irmão comprou e o pouco que vi já me deu raiva. Hoje o meu irmão se arrepende de ter comprado, inclusive.

shinju__ 14/01/2022

Eu fiquei pasma com a quantidade de coisas sobre a história do Brasil que me contaram errado na escola.

O ensino brasileiro é horrível no sentido de não falar a verdade, ou só falar o que beneficia professores e secretários da educação, quem sai perdendo somos nós achando que estamos aprendendo história e estamos sendo manipulados.

Recomendo demais pra todo mundo que queira refazer sua visão sobre a história do Brasil e sobre a história de heróis brasileiros que não são tão heróis como nos foram apresentados.

Muito bom mesmo.
Thiago Franci Souza 23/04/2022minha estante
O problema que o autor afirma sem nenhuma fonte fidedigna, como ele mesmo disse em entrevista muito do que foi dito nesse livro foram criações dele, não é história, logo não dá pra levar a sério como história, mas sim como uma simples estória.

shinju__ 23/04/2022minha estante
????????

Dansd1 13/01/2022

Interessante
Polêmico. A proposta do autor é mostrar um outro lado da história do Brasil. Como diz um ditado antigo: "toda a história contém três lados. O meu, o seu e a verdade".

joaoggur 09/01/2022

Um livro demagogo.
Quando comecei a ler o Guia Politicamente Incorreto da Historia do Brasil, imaginava ser um livro que contava bastidores da lamentável história desse país, discorrendo sobre tópicos não tão falados nas escolas, e comprimindo conhecimentos dos quais teríamos que ler grossos livros para o entendimento. Não foi o
que eu encontrei.

Aqui temos um livro demagogo: o autor defende a ideia que temos o errôneo costume de acreditarmos em coisas que na visão dele não tem provas e são apenas costumes que se replicaram com o tempo e se tornaram verdade (a velha história de que uma mentira contada muitas vezes se torna verdade), mas se contradiz ao trazer informações sem quaisquer fontes, fazendo os seus escritos superficiais e sem sentido algum. Crítica uma visão parcial porém réplica pensamentos tendenciosos. Parecia que o autor queria fazer como um ?desacredite do que conhece e acredite no que eu falo?.

Não recomendo, pois o livro parece ter uma postura extremamente de marketing, apenas para lucrar em cima de informações sem nenhum embasamento. Um sanduíche de uma fatia de desinformação e outra de anti-conhecimento.

Camila 05/01/2022

Instiga mais do que informa.
O livro é bom para despertar, tirar as vendas do senso comum e fazer com que busquemos por mais fontes da nossa história, mas está longe de ser um guia de fato. A escrita é parcial, tendenciosa e, algumas vezes, sensasionalista, nada digno de um historiador, mas sim de um jornalista, que é o que o autor é no final das contas. Aconselho a leitura com cuidado, prezando sempre pelo senso crítico.

FernandaVazKrieger 26/12/2021

Talvez...
Talvez não conheçamos tão bem a história de nosso país, e talvez nos esqueçamos com facilidade de que a ambiguidade faz parte de todos nós.
Satiriza a história do Brasil, apresentando uma parte desconhecida do país, trazendo uma leitura fluída e divertida.
Embora apresente uma visão parcial, defendendo um ponto de vista próprio, a leitura é desconfotavelmente boa.

Dan.Costa 24/11/2021

Livro interessante. Aprofunda em momentos históricos para mostrar fatos normalmente não contados. Para quem quer conhecer mais a história do Brasil vale a pena a leitura. Porém em certos momentos parece que o autor se perde um pouco no que ele quer passar.

isabelicirino 30/10/2021

0 estrelas
nossa que livro de MERDA. QUEM FOI O [*****] QUE TEVE A PACHORRA DE ESCREVER QUE QUEM ENSINOU OS INDIOS A PRESERVAR A FLORESTA FORAM OS PORTUGUESES. esse livro parte do pressuposto que TUDO aprendido na escola é errado, e que "não foi assim". ah é grande mente conhecedora, você acredita mesmo que ensinam erroneamente sobre a história da colonização do Brasil há ANOS por mera briguinha contra portugueses? nossa vai tomar [*****], que livro ruim, uma completa barbárie a história brasileira.
Dan 04/01/2022minha estante
Eu estou vendo outras resenhas e tem várias pessoas que levam esse livro a sério, que dão 4 estrelas e o caralho a 4. O cara tem a fonte Vozes da Cabeça Dele, e nenhum respaldo, nem de outros livros nem de graduação como historiador e ainda assim escreve esse livro, que nem vou chamar de psudo-histórico, porque parte do pressuposto que parte do que ele escreve é história. É bom ler comentários como o seu s2

Luiz Martinazzo 04/10/2021

Para rever seus posicionamentos!
Este livro explica muita coisa que passou "despercebida" pelos historiadores. Leitura que nos mostra outra perspectiva da história que nos contaram.

Willian.Ferro 01/10/2021

O livro é ótimo.

Serve para abrir os olhos do brasileiros que durante muito tempo vêm sendo enganados através de histórias sobre falsos heróis.

?Infeliz é a nação que precisa de heróis?.

O brasileiro precisa entender que ele mesmo deve ser o herói de sua história.

Em alguns aspectos podemos não concordar com o autor, que expõe abertamente suas opiniões durante a leitura.

Porém o que o livro faz muito bem, é aguçar nosso senso crítico, através de diversas informações que não nos foram passadas durante a escola, acompanhadas por suas bibliografias que são apresentadas ao final de cada capítulo, permitindo assim que possamos expandir nosso horizonte de pesquisas.

Acredito que o objetivo do livro, além de querer acabar com tudo que aprendemos durante nossa vida sobre a história de nosso país, é também nos permitir questionar e nos incentivar a buscar pelas verdadeiras informações.

ToniBooks 26/09/2021

Os atalhos e descaminhos da História.
Discordar de algumas narrativas sobre personagens históricos nem sempre foi uma tarefa simples. Fatores políticos, principalmente, contribuíram para a construção de figuras carregadas de maniqueísmo; o herói sem defeito e o vilão infame povoavam as páginas de nossa história "oficial". No Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil, o Jornalista Leandro Narloch joga luz sobre alguns protagonistas históricos tais como: Luís Carlos Prestes, Antônio Conselheiro, Santos Dumont, entre outros. Nesse livro o autor, com maestria, e baseado em farta documentação, confirma que entre o bom e o mau sempre existe um interesse a serviço do poder, seja ele estatal, econômico ou religioso. Heróis e Vilões são capazes de tudo, inclusive trocar de papéis nesse palco do espaço/tempo.