Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil

Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil Leandro Narloch

Resenhas - Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil

Marcos 30/06/2020

Polêmica sobre polêmica
A palavra que mais define esse livro é: subversivo. Com o intuito de desmitificar diversas histórias que ficaram impregnadas na nossa consciência através dos livros de história e geografia, Narloch choca trazendo diversas histórias. Porém, uma coisa é certa: o livro é bem polêmico.
O autor esclarece, através de relatos históricos, livros, jornais da épocas e outros meios, fatos desde o início da colonização brasileira trazendo fatos até a ditadura militar. Desse jeito, ele mexe em histórias que já foram bem estabelecidas pela maioria das pessoas, como a Guerra do Paraguai, a vinda de Zumbi dos Palmares e, até mesmo, sobre Santos Dumont ser ou não o pai da aviação.
Para algumas pessoas, o fato de Narloch ser opinativo, acido e, em certos momentos, debochado, pode atrapalhar a leitura de alguns, mas, no meu caso, não. Por incrível que pareça, parecia mais uma conversa entre dois amigos do que propriamente uma leitura sobre a história do Brasil.
Com uma leitura bem fácil e objetiva, o livro entretém, te instiga e te faz até mesmo ficar assustado com tantas revelações. É o livro ideal pra quem é curioso, pra quem gosta de uma boa história e, por que não, uma boa fofoca.
Para os mais curiosos, o canal History Channel lançou uma série em 2017, apresentada pelo youtuber Felipe Castanhari, com o mesmo nome do livro, mas que aborda os vários lados das histórias apresentadas pelo autor.

Mais resenhas No Instagram: @marcos.literarios

Dani 23/06/2020

Interessante
Nos traz questionamentos a cerca de tudo que aprendemos na escola, na TV e etc... Instiga a buscar conhecimento por si próprio e não apenas repetir ou esperar que as informações caiam no seu colo! Assim como não se deve tomar como verdade tudo o que está escrito nesse livro. O autor segue num ritmo bom, no estilo de reportagem, mas em alguns momentos a leitura se torna arrastada. Recomendo!

Marcel 21/06/2020

Não consegui passar da terceira parte.
Quando era adolecente, morria de curiosidade de comprar esse livro. Ainda bem que não consegui! Ele consegue ser exatamente o que critica: Tendencioso e parcial.
Cheguei ao terceiro capítulo apenas para ter certeza do correto entendimento do que estava escrito. Parece ter sido escrito por um olavista-bolsominion-terraplanista, que previu o que estaria acontecendo 9 anos depois.
Juliana.Rissardi 21/06/2020minha estante
Bom saber! ?

Jezzy 19/06/2020

Revisionismo Histórico a brasileira
Edição rica em detalhes, agradável aos olhos e com ares de revolucionária.
Talvez tenham sido essas as características responsáveis por alçar a pesquisa do jornalista Fernando Narlock as graças do grande público como relato apurado e avaliação séria da nossa História.

Responsável por enganar muitos brasileiros ao se apresentar como pesquisa profunda e diligente pelos acervos da nossa história, o livro nada mais é do que um apanhado de afirmações revisionistas que se apoiam em documentos duvidosos - ou puramente opinião - e são validadas pelo desconhecimento e incompreensão que temos do nosso país.

Leitura perigosa para leigos e irritante para simpatizantes ou conhecedores da História como ciência.

Dlara 17/06/2020

O mundo ficou chato
O autor é totalmente parcial. Todas as páginas do livro se resumem basicamente em "o mundo ficou chato" e essa expressão nunca vem seguida de coisas boas. Eu achei o livro muito ruim.

Pablo.Ravel 05/06/2020

É hora de conhecermos os dois lados da nossa própria história
Estaríamos nós sendo enganos sobre a história da nossa própria pátria? Estaríamos nós sendo obrigados a acreditar em um passado distorcido? Estariam as escolas realmente no sec. XXI?
Já dizia o grande profeta/poeta Raul Seixas que "não existe verdade absoluta" e Leandro Narloch ao escrever O guia politicamente incorreto da história do Brasil" mostra isso na prática ao falar sobre a história do nosso país, Narloch derruba mitos populares e nos mostra que tudo sobre o Brasil que é nos passado na escola é apenas um resumo incompleto da realidade, alimentando o espirito critico dos leitores e fazendo-os perceber que o politicamente correto dito como verdade, é apenas a ponta do iceberg.
A obra aborda temas recorrentes, mas mostrando o todo podem parecer um insulto à história tão linda e perfeita que nos é contada. Nos é apresentado o índios que desmatava muito, os negros que tinham escravos, a comprovação de que Santos Dumont não inventou o avião, e que sobre os desfiles das escolas de samba ter uma raiz fascista, mas, tudo isso é escrito com tamanha sutileza que a obra se torna algo leve, divertido, e mesmo assim critico a ponto de mudar o pensamento daqueles que leem a obra.
Com temas de nosso interesse e com uma acidez magnificamente doce "O guia politicamente correto da história do Brasil" é uma obra necessária para todos aqueles que buscam mais e que pretendem entender a história por completo analisando os dois lados, lendo o guia somos postos na condição de juiz para decidirmos em o que realmente acreditar. E não aceitar aquilo que nos é vomitado em salas de aula sobre a história desse belo país nos obrigando a aceitar tudo como verdade.

site: www.instagram/quer_que_eu_resenhe

Bruno Sequeira 20/05/2020

Legal pra quem não estudou história do Brasil
O livro é legal e divertido, não vou mentir mas está TODO ERRADO, ele não passa pano prós Europeus que mataram e roubaram as terras dos índios e levaram suas riquezas, nem passa pano pra escravidão africana no Brasil, ele faz a FAXINA INTEIRA! Tem muita coisa errada nesse livro, ele é cheio de achismo e coisas que NÃO se tem comprovação histórica, mas tudo bem ele joga achismo e achismo na sua cara do início ao fim com uma pauta de extrema direita. Porém é divertido, como isso? Não sei, não tem coerência mas pra você que sabe o básico da colonização da pra dar umas boas risadas

Whermeson 12/05/2020

Livro 2017 07: Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil - Leandro Narloch
Um livro que serve para aumentar o complexo de vira-latas do brasileiro.

"Se pudéssemos fazer uma terapia de grupo entre países, surgiriam comportamentos reveladores durante as sessões. [...]
Muito mais do que entre habitantes de outros países, a identidade nacional foi sempre um problema psicanalítico no Brasil. Construída sob traumas, a imagem que os brasileiros têm de si próprios oscilou entre extremos."

site: https://garimpoliterario.wordpress.com/2015/01/29/resenha-guia-politicamente-incorreto-da-historia-do-brasil-leandro-narloch/

Mááh 11/05/2020

Desabafo/provocação/reflexão
Vi muitos criticarem dizendo que é sensacionalista, dizendo que não devemos acreditar em tudo que está no livro, dizendo que ele só defende um lado deixando evidente seu posicionamento político ou até mesmo uma ?vingança? e ainda gente dizendo que é uma história sem um autor historiador. Na minha humilde opinião tudo isso é besteira e eu trago aqui meus argumentos para explicar tal afirmação. Primeiramente, sensacionalista porquê? Pelo fato de ele trazer um lado que ninguém conhecia porque acredita cegamento nos livros dos formados em história? Quem garante que tais livros não são sensacionalistas ou não tem um viés político esquerdista? Pois o livro, diferente do que estão dizendo não traz só falácias, traz evidências, traz estatísticas e traz verdade, mas para os que nasceram e parecem que vão morrer acreditando nos historiadores do Brasil isso pouco importa né? Não querem saber se de fato mentiram ou exageraram, pois para muitos só é verdade aquilo em que acreditam.. mas vai aí uma verdade que pode doer: muita coisa que acreditamos não é verdade! E devemos ter o culhão de admitir isso, de admitir que estávamos errados e temos que ter coragem de ir atrás da verdade. Sobre dizer que claramente ele critica parcialmente, que ele critica só um lado é errado? Cada um critica e apoia o lado que convém, a diferença é que ele traz dados. Quando fizeram esses livros que talvez tenham sim viés político esquerdistas (até porque quase tudo na terra tem algum viés político, então não é difícil acreditar nisso) defenderam que lado? O deles é claro. Então porque está errado o autor trazer dados, pesquisas, trechos de diários, cartas e tudo mais para defender e provar o que ele acredita, desmontando muito coisa que colocaram na nossa cabeça todos esses anos? Gente isso não é difícil de aceitar. Aceite e se liberte. Vá atrás da verdade. O mal do Brasil é o brasileiro acreditar só no que convém, só em falácias e permanecer alienado, se deixar levar por viés político sem provas nenhumas, não ir atrás de outros lados, ou seja, apenas alimenta o lado que acredita, só vai atrás de ?pesquisas? e ?dados? daquilo que acredita como se outros lados ou verdades não existissem. Teve alguém que disse que ele busca justificar a violência praticada no regime militar. Não, meu amigo, ele não justifica, ele traz dados e verdades dos motivos pelos quais isso ocorreu e se você, meu caro, tiver um pouco de bom senso ou fosse atrás de dados e histórias além daquelas mostradas em livros didáticos de história vai ser capaz de perceber que nem tudo é justificativa, vingança ou parcialidade, mas somente a verdade. Se tirarmos um pouco que seja de política da cabeça, tantas coisas lindas podem acontecer.. como, por exemplo, sermos menos alienados. Bom, esse meu texto, como puderam notar, está mais para uma provocação, reflexão e até desabafo, porque eu to cansada de achismos, de viés político pra tudo e de alienação. Já votei em esquerda e direita, mas eu sempre fui capaz de apoiar ou parar de apoiar na mesma velocidade que eu vejo que eu estava errada nas minhas escolhas. Errar é humano, permanecer no erro é burrice.

Renata 01/05/2020

Ruim
Terminei porque não consigo deixar um livro sem terminá-lo, mas está claro que o autor quer sobressair a ideia dele sobre os fatos, onde muita coisa acredito não ser a verdade de fato.

Alex 17/04/2020

Interessante
Traz bastante contra informação em relação à história que conhecemos. Porém, é muito raso. Não bebe de muitas fontes, mas nos faz questionar se o que nos contam é realmente verdade.

Douglas.Augusto 13/04/2020

Completão
Diversos tópicos das "verdades" jogadas na escola desmentidas com um monte de dados e fontes diferentes, desde a escravidão até a ditadura, vale a pena.

Lucas 10/04/2020

A única estrela dada a esse título é válida pelos temas elencados pelo historiador que nos levam a questionar os fatos históricos como dados concretos e indubitáveis porque, para além disso, Narloch é absolutamente parcial e "vingativo". E o pior de tudo: um alguém que critica parcialmente a escravidão (apenas por um lado de história) e busca justificar a violência praticada durante o regime militar da segunda metade do século XX no Brasil. Isso já basta para a desclassificação do seu trabalho.

Isa 19/03/2020

Livro essencial para todo brasileiro que acredita em qualquer coisa dita por outras pessoas. Aqui temos pesquisas sérias e importantes nos passada de forma sarcástica.