Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil

Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil Leandro Narloch

Resenhas - Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil

Diego.Moraes 09/09/2018

Leitura agradável e divertida
Gostei do livro, visto que o mesmo trata de temas que alguns podem considerar chatos, porém com uma certa leveza que prende a leitura. O mesmo descreve vários temas interessantes, desdea o descobrimento, samba, escravidão, Santos Dumont dentre outros. Enfim, uma leitura que nós faz repensar sobre o que é ensinado na escola e qual o proposito deste ensino.

Lucas.Miguel 26/08/2018

A principal crítica que fazem do livro está relacionado ao fato do Narloch ignorar contextos históricos, utilizar fatos isolados ou diminuir a importância de alguns personagens brasileiros. Fato é, o livro faz parte da série "Guia Politicamente Incorreto", não é um livro acadêmico como os do Amador Bueno.
O autor abre mão do uso de termos técnicos, e conta a história da forma mais compreensível possível. Ao contrário do que dizem o autor não desmerece figuras históricas, mas apresentas pontos de vistas de fatos jamais questionáveis, como Santos Dumont.

Alessandra.Rodrigues 17/07/2018

Polêmico
é um livro provocativo, irritante até, não devemos ler e aceitar tudo como verdades absolutas, não é um livro com historiografia e sim com temas polêmicos. Desestabiliza tudo que aprendemos. Eu achei difícil de tragar muitas coisas, mas, não devemos ler só o que nos agrada...

Wagner 12/07/2018

Deve ser lido com uma visão crítica.

Douglas Skarloff 04/06/2018

Indicado para pessoas de mente aberta.

Volnei 10/05/2018

Guia Politicamente Incorreto da História do Brasil
Não há como levar a sério um livro que já traz em seu titulo o sentido histórico incorreto. Ele pode sim servir como um livro de curiosidades mas não como um livro de história

site: https://toninhofotografopedagogo.blogspot.com.br/

Kamnuto 05/05/2018

Vergonhoso
Alguém pare este autor!!! que livro bosta com ideias e concepção distorcidas que visam uma alienação extremamente forçada. Esconda esses livros dos seus professores de história se não quiser passar vergonha

julianelli 11/02/2018

Boa leitura
O livro diverte. Nada que empolgue muito, mas vale a pena.

Gabriel.Neves 25/01/2018

Oportunidade perdida
Uma ideia genial mesmo, pois nossa história está cheia de erros, invenções, falsos heróis, e.t.c. Mas infelizmente, uma ideia genial jogada no lixo. Porque ao invés de tentar chegar em um ponto mais próximo da verdade, preferiu contar mentiras e aumentar/generalizar fatos, só que do outro "lado ideológico".. uma pena mesmo!.
E o estrago foi, e será, enorme... porque a galera não quer saber a verdade, só quer ouvir o que ela acredita como verdade. Então vai ler isso e pensar: "adeus qualquer outro tipo de revisionismo"

Antonio Maluco 22/01/2018

Livro Explicativo
o livro explica fatos que a gente estudou na escola e nesse livro cai os tabus da nossa querida história brasileira e li esse livro depois de ver o progama de tv no canal a cabo:history channel e já é o terceiro livro que leio dessa série guia politicamente incorreto e já li os:do rock dos anos 80 e do futebol mundial

@ale_raposo 14/01/2018

Muito bom.
Quebra todos os mitos que temos dobre a história do nosso país.

LHokari 01/01/2018

Compreensível o sucesso
É um livro muito bem escrito e atinge "calos" do cidadão brasileiro. É interessante por instigar o questionamento e reflexão, mas pobre por fazer justamente o que critica: forçar a narrativa para encaixar no ponto de vista do autor. A pesquisa apresentada pelo autor é rasa: as fontes, em sua maior parte, são transcritas do trabalho dos outros - além disso, ela faz é uma parte do processo, não A verdade, tem um jeito para se trabalhar com elas; a bibliografia é um tanto estranha, não apresenta clássicos da historiografia, nem autores tradicionais (que não necessariamente são clássicos), a quantidade também é risível: dois livros e uns quatro artigos para cada capítulo e quase tudo de qualidade questionável. A premissa básica da pesquisa acadêmica em qualquer área é "esgotar a bibliografia e conferir as fontes", Narloch passa muito longe disso, mas podemos ver a falha da academia: boa parte dos "questionamentos" já foram respondidos e muitas coisas já caíram por terra , pelo menos desde a década de 1980 - um pouco mais de esforço do autor e ele veria isso -, mas a digníssima continua inacessível em sua linda bolha. No mais, não esperava uma obra historiografia (assim como toda área, a História também suas regras e especificidades), mas esperava mais do jornalista, supunha que a profissão faria dele um crítico que não acredita em tudo que lê e não é bem isso que ele nos oferece.

Medina 23/12/2017

Foi uma total perda de tempo. Referências fracas e recortes canalha para "provar" o que está escrevendo. Péssimo.

Davi.Rezende 17/09/2017

CONTESTADOR.
Só o fato de desmistificar diversos temas marcantes da história do Brasil já o faz ganhar destaque.

É claro que tem um aspecto comercial e de querer chamar a atenção e, portanto, não se propõe a ser um livro mais sério, mas cumpre bem seu papel de divulgar a verdade (?) , ou pelo menos outras versões da história, bem mais lógicas e equilibradas, menos contaminadas pelas ideologias políticas ou pessoais de outros historiadores ou autores.

Importante notar que o livro faz uma grande colagem de outros livros de história, pois o autor não é historiador. Talvez o maior mérito mesmo tenha sido garimpar fatos politicamente incorretos de nossa história abordados em outras obras que, por algum motivo, não ganharam destaque editorial e as informações "não vieram a público".

Nota: 7, BOM.

Início: 24-06-2017
Término: 11-07-2017
Ribeirão Preto-SP.

Hericson.Carlos 12/09/2017

Excelente
Livro completamente diferente da "história oficial" empurrada goela abaixo pelo MEC. Li muitos idiotas afirmando que o livro é parcial. É mesmo, "jênio"? Não me diga. Com certeza não é livro indicado para os flanelinhas de minorias, justiceiros virtuais do politicamente correto.