O olho mais azul

O olho mais azul Toni Morrison

Resenhas - O olho mais azul

Bianca Martins 20/12/2023

Um livro doído
É uma história doída, afinal estamos falando de racismo.
Por muitas vezes não é fácil de completar, as passagens que mais me doeram foram dela sendo atacada pelos racistas sem entender o motivo, afinal, ela é uma criança.

Recomendo a leitura.

Aline 17/12/2023

Necessário
A narrativa do livro me fez pensar em Clóvis Moura e os processos de marginalização e peneiramento da população negra, no caso desse livro em um contexto dos EUA, o que mais me marcou no livro foi a narrativa que conta a história da mãe de Pecola, o que ela esperava da vida dela e o que a vida dela se tornou, trabalhar de babá pra uma família branca, estar casada com um homem alcoólatra, ninguém desde a infância deseja tal tipo de coisa para a sua vida, mas os caminhos que a vida faz sem que a pessoa tenha escolhas as leva a tantas situações que elas nem imaginam que chegariam. Os abusos sofridos pela própria Pecola também são extremamente dolorosos de se ler, assim como no livro Eu sei porque o pássaro canta na gaiola que tbm contém relatos de abuso infantil, mas o mais triste é saber que tais coisas acontecem no mundo real a todo minuto.

Literathatha 15/12/2023

Muito interessante e igualmente importante
Este livro de Toni Morrison me lembrou muito ?Eu sei porque o pássaro canta na gaiola.? Fala sobre a dura realidade de uma pessoa cuja raça a distingue negativamente. Um peso que a própria pessoa tem dificuldade de carregar. Nos faz perceber ainda mais como o racismo é uma aberração cruel. Como é triste e ruim pro mundo que tenha sido tão declarado e absurdo e que ainda exista, às claras ou não.

Andrea.Karli 14/12/2023

Livro muito necessário!
Conheci esse livro e a Toni Morrison, por conta de uma pesquisa que fiz sobre escritores negros e o sobre o "colorismo". A história é protagonizada pela Pecola, uma menina negra que queria que seu seu olho fosse azul. Na narrativa, não parece que a PECOLA é a principal da história, pois sua história é contada por outras pessoas, por outros pontos de vista, no caso a história é contada por outra garota negra, chamada Claudia e junto com sua amiga Frieda, tudo isso acontecendo em pleno anos 1940, nos EUA, em uma sociedade muito racista. Tudo isso é apenas um pequeno resumo da história, visto que o livro é cheio de acontecimentos horríveis que ocorria com a sociedade negra, principalmente, com as crianças e mulheres, como abusos sexuais, violência psicológica, violência simbólica, violência física. A história da Pecola em querer ter olhos azuis me lembra do filme "Preciosa" em que a protagonista não se gosta, por ser negra, por ser gorda e ela queria ser uma menina branca, loira e magra. No filme e no livro as personagens querem ser algo ou ter algo, para serem aceitas na sociedade, um ótimo filme sobre o racismo escancarado no nosso meio. Um livro incrível e necessário para todas as pessoas enxergarem as pessoas negras, porque o racismo é algo terrível em nosso país e no mundo.

Matheus.Vanin 13/12/2023

Contundente
A força do livro está nas temáticas abordadas: discriminação, desigualdade, reprodução de violência e outros temas que, se são pesados hoje, exigiam muito mais coragem nos EUA dos anos 70. Sofri um pouco com uma misturas meio despropositada de estilos, mas a narrativa tem uma boa melhora da metade pra frente. A cena do feitiço do cachorro vale por si só!

lucianem 11/12/2023

O Olho Mais Azul
Uma menina negra sonha em ter olhos azuis, pois assim imagina que será mais feliz, que sua vida será melhor.
É uma narrativa de tudo que é mais feio no mundo e na humanidade: o racismo, a pobreza, o preconceito, a falta de educação... e principalmente como tudo isso atinge as mulheres.
E o que pra mim é o pior de tudo, é que as coisas não mudaram quase nada depois de tantos anos.
Primeiro livro da autora que li, e gostei muito!

Robtavares 04/12/2023

Goste mas não amei
Temas importantíssimos abordados, narração na voz de crianças, muito belo, muito lindo, mas passei o livro esperabdo algo mais. Claro q minha atitude eh q esta errada, mas eh fato q fiquei com um sentido q faltava algo a mais. Mas gostei!

Lílian 23/11/2023

Uma leitura brutal
Estou há alguns minutos olhando pra essa tela sem saber o que dizer. Estou chocada, impressionada, triste, com raiva. A narrativa é simples, mas como é cruel. Tô querendo pegar todas essas personagens mulheres no colo e tirá-las daí.

@Estantedelivrosdamylla 17/11/2023

"Este solo é ruim para certos tipos de flores"
Segundo livro do meu projeto literário deste mês de novembro, e acho que foi uma leitura boa, mas que eu esperava um pouco mais.

Achei os pontos levantados pela autora bem relevantes, afinal racismo é sempre um tema que deve ser discutido. A forma como ele projeta "verdades" brancas que destroem a autoestima e o amor próprio das pessoas é absurda.

Porém, assim como a própria Toni Morisson escreve ao final do livro, achei a leitura me sensibilizou, mas não me instigou. Não sentia o ímpeto de ler a história. Creio que o corte de narrativa contribuiu para isso.

Mas por fim, é um clássico americano que não pode ser deixado de lado, todos devemos ler!.

Neila Porto 16/11/2023

Muito Bom!
"O Olho Mais Azul" é um poderoso romance escrito por Toni Morrison que aborda questões de raça, beleza e identidade. A história se passa nos anos 1940 e segue a jornada de Pecola Breedlove, uma jovem negra que anseia por ter olhos azuis para sentir-se aceita e valorizada em uma sociedade marcada pelo racismo e pela opressão. Com uma prosa poética e uma narrativa intensa, Toni Morrison explora temas complexos como o impacto do racismo na autoestima e na construção da identidade. É uma obra profundamente comovente que nos convida a refletir sobre as consequências devastadoras da busca pela conformidade aos padrões impostos pela sociedade.

Kleilson.Torquatto 15/11/2023

Profundo e doloroso
Eu gostei bastante da história, mas tive muita dificuldade com a leitura. Não é um livro que vai agradar a todos, justamente por conta da escrita da autora que é feita de uma forma muito poética e bem coloquial, para quem não está acostumado com esse tipo de escrita, acredito que terá dificuldade na compreensão da história, principalmente no começo dos capítulos.

Muitas vezes eu não entendia quem estava narrando e fiquei perdido no início dos capítulos por conta disso, mas aí a leitura foi se desenvolvendo e as coisas foram fazendo mais sentido.

Mas tenho que convir que é um livraço!!
Trata de temas muito fortes e de forma muito crua , como racismo, preconceito de gênero, a questão do colorismo, aceitação, violência doméstica, estupro? foram relatos bem fortes, quando eu comecei a me envolver na leitura.

O prefácio do final é como um estalo na cabeça, onde tudo que vc leu começa a se juntar. Me fez parar pra respirar fundo e refletir muito sobre tudo.

Pretendo ler outros livros dessa autora, com certeza foi um livro bem desafiador pra mim, acostumando a ler outro tipo de narrativa.

Não dei 5 estrela por conta da dificuldade que tive, mas parando para pensar esse livro merece o máximo de estrelas possíveis?

Eu indico demais essa leitura, mas com ressalvas para a dificuldade da leitura em todos os contextos.

Ariane.Monteiro 10/11/2023

O livro conta a história de Pecola Breedlove, uma menina negra de 11 anos que sonha em ter olhos azuis, acreditando que isso fará com que ela seja amada e aceita. Um livro comovente, doloroso e cativante. Uma leitura arrebatadora! Difícil resenhar ou simplificar uma narrativa tão sensivelmente construída e desenhada... Deveria ser lido por todas as pessoas do mundo!

Thais645 03/11/2023

Uma história que vire e revire pelos avessos suas convicções mais profundas ou suspeitas mais pungentes (ou até mesmo as mais rasas e pífias).

Porque nunca haverá o momento ideal para se evitar o desconforto que atinge um dos lados da face (ou ambos), estando ou não preparado para o momento derradeiro em que você se depara com o inevitável, que pode ser o que sempre esteve à sua volta, à sua frente e que desafie sua fé na humanidade, às suas costas. Ou em você mesmo. E que, por algum motivo, você acreditou, anestesiado, não divisar.

E então, a cada novo capítulo, um novo soco. Certeiro, seco, e você sabe: irreversível.
@eusara.lees 07/11/2023minha estante
Adorei a resenha, sou doida pra ler ele!!

Thais645 07/11/2023minha estante
É uma história triste, mas muito bonita.

Emi 01/11/2023

Leitura necessária
Esse livro é sensacional!
Em uma clara tentativa de justificar o porquê do abuso sofrido por Pecola, o livro mostra todo o contexto de violência que sua família sofreu e sofre nos EUA, na década de 1940.
É uma leitura pesada, com muitas dores e toca em feridas até desconhecidas. Mas, ao mesmo tempo, é fluída e contagiante.

Caroline Vital 30/10/2023

Lido em 2019
Como amo Toni!!! Livro perfeito, é necessário estômago (e muito). Por enquanto, o melhor livro que li na vida.