História de quem foge e de quem fica

História de quem foge e de quem fica Elena Ferrante

Resenhas - História de quem foge e quem fica

Marina 26/03/2024

Lido em 2019 e relido em 2024.

No terceiro volume, as personagens entram na vida adulta e os problemas ficam mais complexos. Muitos casamentos, filhos, a realidade do papel da mulher na relação doméstica, trabalho, sucesso e fracasso. Há também uma impermanência na situação de todos, quem estava por cima fica por baixo e vice-versa, mostrando que a vida não é previsível, que não é possível controlar tudo, que toda ação tem uma reação. No plano de fundo, muita agitação política na Itália da década de 1970, com protestos e violência, questões trabalhistas e de gênero sendo disputadas e o jeito que isso afeta os personagens. Como sempre, Elena Ferrante tece maravilhosamente essa rede de pessoas e acontecimentos, nos deixando grudados querendo saber o que vai acontecer.

ferbortoloso 24/03/2024

Desafio literário #5

🤬 #$%!& que mulher burra. Tá todo mundo me irritando, odeio tudo e todos, mas é isso. Sigo para o último livro

lucasssfds 22/03/2024

Senti um pouco de monotonia no meio, que poderia ter sido cortada pra dar mais espaço ao ato final, que precisava de muito mais páginas para se desenvolver melhor e causar um outro impacto. Ainda assim, não deixa de ser ótimo, a escrita dessa mulher é genial

napolimarcy 22/03/2024

Real e Visceral ?
A tetralogia napolitana trabalha a história da mente feminina de forma que eu nunca tinha visto antes. A narrativa é tão profunda e explora camadas tão extensas da intelectualidade da mulher, da personalidade, da psicologia e do corpo social de uma forma tão compacta que só nos cabe receber. A história de quem foge e de quem fica é mais sobre a solidão feminina, sobre situações que só a mente feminina é capaz de entender, sobre a força invisível da genialidade que carregamos dentro de si mesmas e o fardo que é ter isso costurado nas nossas entranhas, sobre a falta de espaço pra mostrar mais da mente e os obstáculos impostos pela sociedade diante de uma mente com potencial (família, matrimonio, maternidade, responsabilidade social, emocional e financeira, dentre outras varias coisas impostas à mulher na sociedade). A força que move cada uma de nós é diferente, mas é maior porque é FEMININA.
Eu sou completamente fascinada por Elena Ferrante!!!

anaclaraujo 22/03/2024

Grecco você eh uma besta
O terceiro livro conseguiu tirar um pouco do encanto que o primeiro e o segundo livros me deram, mas nada de mais. A história fica um tanto monótona no meio, também senti que a autora correu com alguns acontecimentos que precisariam de mais tempo para se desenvolver e só acontece coisa ruim na história. Apesar de tudo isso, o final até que não foi tão previsível quanto no primeiro livro e gostei que a Lenu cortou Lila uns 80% da vida dela, já estava agoniada com tanta fissura.

CamilaNix 19/03/2024

Me viciei e passei raiva
A história de quem foge e de quem fica é cheia de altos e baixos e sabe como te deixar colado na tela sem saber o que mais fazer com sua vida. Eu estou fascinada o quanto é fácil para Elena e Lila tomarem as piores decisões do mundo, dessas que te deixam com vontade de bater nelas e falarem pra tomar jeito na vida. Eu agora nutro uma certa raiva das personagens e acredito que só uma história muito bem construída poderia me entregar essa raiva misturada com afeto em linhas tão tênues. Estou muito ansiosa para finalizar essa jornada.

Dea de Luca 18/03/2024

História de quem foge e de quem fica
Mais uma vez Helena Ferrante me pega de surpresa, uma surpresa esperada e desejada para ser sincera, mas sempre sou pega pela surpresa. O que mais gosto dos livros é o fato dela traduzir os elementos humanos com tanta personalidade, eu consigo caminhar pelas páginas sabendo exatamente as pessoas falhas que existem por trás de cada personagem, e ainda assim muitas vezes sem saber o que esperar, e ninguém merece uma passada de pano gratuita, só aquelas da minha própria cabeça, tentando entender os motivos por trás de cada decisão. Mas todos sendo apenas eles mesmos. Então mais uma vez sou surpreendida pela sinceridade. Adoro a história contada, os personagens, a narrativa, a ambientação. Recomendo a leitura.

Mi_ 17/03/2024

Amei a história do começo ao fim e para mim, este foi o volume mais surpreendente até o momento.
A reviravolta na vida dos personagens e a coragem de Lenu foram o ápice de toda a trama, até o momento.
Ferrante retrata a vida feminina em todas as suas mazelas, perpassa o romance em meio a política, amizade, amores, traições e sobretudo a loucura da paixão.
É lindo, poético e acima de tudo real. ?

Beatriz3345 14/03/2024

Eu nao consigo sequer explicar o quanto esse livro impactou na minha percepção de tudo, conta a história da mulher como nunca antes ousaram.

Nane 13/03/2024

Gostei demais
Foi o livro que mais gostei até o momento. Lenu e Lila me inspiram reações de amor e ódio... Hahahha

Lorenna 12/03/2024

Elena sendo Elena. As relações humanas descritas de forma mais visceral possível. Conhecer a intrínseca e emeranhada cultura napolitana, através de suas palavras, é se reconhecer em cada relato, como se a história fosse escrita dentro de você.

Impossível para de ler.

Maria20377 12/03/2024

Uau!
Confessor ter achado lenu e lina chatíssimas no começo do livro, mas gostei muito da construção da elena, e que, mesmo que muitas pessoas nao se interessaram por esse final, você consegue entender o porquê, e os seus motivos

no fim, eu gostei bastante do livro, e do final também, pq acabou sendo algo surpreendente!

jaque103 09/03/2024

O calor me derreteu e eu fui parar dentro da história
Uma calamidade, a história de quem foge (lila y lenu) e de quem fica (lila y lenu). ler as palavras de elena é um grande presente de aniversário. é um desejo longíquo que foi esquecido pela demora mas sua chegada continua fascinante e brilhante,);
oi eleninha, ontem terminei o 3 livro e vou me m* na sua frente, como pode fazer meu coração de escada rolante???? a sky está lendo o 2, e em ambos livros estamos arrancando os cabelos, a lila continua grande mas em pequenas partes e quando essas pequenas partes chega ela se torna um cristo redentor, e lenu continua com seu rosto baixo olhando essa altura toda.
queria a opinião de lila, queria que ela gritasse, se esperneasse, e falasse tudo, tudo o que dói, o que acalanta, o que perdura? ela é tão distante, e quero puxa-lá, quero mostrar que o mundo com alguém que te ama e admira é mais leve, fácil de assimilar. a maternidade foi terrível pra ela né? o casamento também! todos os degraus que lila tentou subir acabou desmoronando.
LENU, minha princesa lenu, aconteceu tantas coisas, mas faltou o amor, de lenu pra lenu.
não irei comentar sobre seus acontecimentos pois todos me fizeram arrancar os cabelos!!!!!
mas vou dizer de como sou a lenu na maior parte das vezes, realmente sinto que alguns pensamentos foram roubados do meu âmago e explorados nesses parágrafos. ser mulher. algo um tanto complicado, um rio de melancolia, dores e um oceano de desejos.
as vezes me enxergo na lila também, o sumiço, ódio, rancor, as vezes também enxergo a lila e lenu na jaque e sky, A dependência emocional, O amor incondicional, mas em pequenas frestas, (lila e lenu são loucas viu) e eu e minha linda sky somos almas gêmeas, nossa relação foi escrita pelos deuses.
esse livro me fez endoidar anitinha, e venha cá!!! essa história é sua história? vc tem uma lila?
até o 4 livro em, sinto que levará meu coração, beijinhos ? até a próxima princesa. #chocada com o final

joaoboesing 05/03/2024

Avassalador
A tetralogia como um todo é a coisa mais humana que li em muito tempo. Os personagens são mesquinhos, inseguros e muitas vezes fazem coisas que não querem e machucam os outros. É lindo. É poético e é real.

A solidão da Lenu, a forma como o destino separa as duas. Nao tenho palavras pra descrever.