As memórias do livro

As memórias do livro Geraldine Brooks

Resenhas - As Memórias do Livro

Vanessa Vieira 15/02/2011

As Memórias do Livro_Geraldine Brooks
O livro As Memórias do Livro, de Geraldine Brooks, nos conta a história de um livro, como o próprio título sugere, o manuscrito de Sarajevo. A história é narrada pela australiana Hanna, que foi contratada pela ONU, para restaurar o Hagadá de Sarajevo. A cada página, Hanna encontra pistas sobre pessoas responsáveis pela conservação do manuscrito, e sobre outras que o queriam destruir a todo custo.

O livro nos fala sobre a perseguição que os judeus sofreram pela Inquisição da Igreja Católica e também por Hitler. Também nos fala sobre os mulçumanos, que estenderam a mão e deram abrigo e liberdade religiosa aos judeus. Na verdade, os mulçumanos foram os responsáveis pela conservação da Hagadá de Sarajevo.

Hagadá é um manuscrito judaico que retrata a escravidão e a saída dos hebreus do Egito, com algumas orações e Salmos, e é usado nas celebrações da Páscoa pelas famílias judaicas. A Hagadá de Sarajevo foi confeccionada na Espanha, durante o reinado de Aragão e decorada com ouro e bronze. Ela foi criada para ser um presente de casamento e é muito especial, por conter ilustrações nunca vistas na época.

O livro de Geraldine Brooks é fascinante e nos ensina um pouco mais sobre a cultura e história dos judeus, desde a época de Moisés e Jesus até os dias atuais, frisando seus ritos, culturas e os verdadeiros motivos dos conflitos atuais. Um livro super interessante e que vale a pena conferir.

Lenita 11/02/2011

Uma obra de arte
Esta leitura é uma verdadeira viajem. Muita habilidade da autora em construir esta obra de arte.

Matheus Caixeta 29/07/2011minha estante
viagem, né

Vivi 15/01/2011

Uma viagem ao mundo da Biblioteconomia!!!!!
Nesta leitura tive a oportunidade de vivenciar e experimentar o universo de uma renomada restauradora e conservadora australiana de obras raras. Hanna uma assumidade no assunto, viaja o mundo a convite da ONU para restaurar a Hagadá de Sarajevo, um raríssimo exemplar , um manuscrito judeu medieval ricamente ilustrado.O que contraria as leis judaicas da época.Este livro consegue de maneira impressionante, milagrosa e enigmática sobreviver a séculos de anti-semitismo na europa.
É um exemplo de amor que permeia por séculos, pessoas que arriscaram a própria vida por este amor incondicional aos livros.
Bem vindo ao mundo da Biblioteconomia e aos meandros da rotina diária dos Museus e Bibliotecas do velho mundo.

Cintia Masa 10/01/2011

Poderia ser muito bom
Livro - As Memórias do Livro

Terminei a leitura do livro: “As memórias do livro” de Geraldine Brooks, publicado no Brasil pela Ediouro.
O livro é uma ficção em torno da história da criação da real Hagadá de Sarajevo. Um livro judeu que conta o êxodo de seu povo.

Esse é o ponto superpositivo do livro a narrativa da história do livro, que é rica em detalhes técnicos e históricos. A Hagadá da narrativa vai sendo montada por vários artistas em épocas muito distintas. O que torna a leitura bem interessante. Além de trazer um pouco de luz, sobre como os judeus eram vistos ao longo dos anos.

Porém toda essa narrativa rica se perde no meio dos personagens que compõe a historia. A autora mostra uma incrível falta de sensibilidade e uma enorme vulgaridade a dar vida aos personagens que de alguma maneira passam pelo caminho da Hagadá. A trechos que tornam o livro impróprio para menores, como por exemplo, a historia de Ruti, uma jovem judia que se prostitui com um homem casado para ter acesso a um livro que em sua época era proibido para mulheres. Acho um desperdício, pois o livro poderia ser um bom presente para crianças, por exemplo, pois tem um grande conteúdo de história e geografia, porém com tanta vulgaridade realmente não dá. Não li o livro no idioma original, talvez tenha sido um erro de tradução, haja vista que a edição deixou muito a desejar. Não sou expert em português, mas é não há como deixar passar. O livro tem erros de gramática que chegam a confundir o leitor.

Por fim o livro que poderia ser grande, é realmente um desperdício de uma grande historia.

Cíntia M.S.

publicado em: http://felicidadecomsimplicidade.blogspot.com/2009/11/livro-as-memorias-do-livro.html

Cris Lasaitis 28/12/2010

O título original – The People of the Book (O Povo do Livro) – é apropriadíssimo, pena que soaria tão estranho se publicado assim em português. As Memórias do Livro conta a história de uma conservadora de livros, a australiana Hanna Heath, convocada para trabalhar durante a guerra da Bósnia sobre uma Hagadá (um livro de histórias tradicionais do judaísmo) de mais de cinco séculos encontrada em Sarajevo. Esse livro existe de verdade, e sobre ele Geraldine desenvolveu uma inusitada ficção detetivesca, na qual Hanna analisa cada pequeno fragmento encontrado em suas páginas – um pedaço de asa de borboleta, uma mancha de vinho, um pêlo de pincel… – cada qual revela um período histórico inteiro, preenchendo as lacunas dos 5 séculos atravessados por esse livro nas mãos de pessoas que se arriscaram para salvá-lo de inúmeras guerras e inquisições. As Memórias do Livro é praticamente um tratado sobre o judaísmo na Europa, e mais do que isso, um tratado sobre a convivência de judeus, cristãos e mouriscos desde o século XIV até os dias atuais.

Há também a história da própria personagem e seus dramas pessoais, que não me cabe julgar, mas ficou com uma cara bem “ficção bestseller”. Parte da trama se passa em Sydney, onde mora Geraldine Brooks, que é australiana (e aparentemente patriota). Nota-se que os australianos também anseiam por não ficar de fora desse fabuloso mundo ocidental polarizado por América do Norte + Europa. A sorte deles é que falam inglês. E Geraldine Brooks já chegou lá, afinal, ganhou um Pulitzer.

Sei que The People of the Book está com os direitos comprados para o cinema. Se for bem adaptado pode resultar num filme tão lindo quanto o livro.

Bete Lima 18/12/2010

Um livro moderno e sensível, que conta duas histórias distintas e como elas se cruzam. Hanna Heath é uma conservadora de livros que tem por missão restaurar a Hagadá de Sarajevo, um belo manuscrito de cerca de 500 anos que conta parte da história do povo judeu. Enquanto viajamos com Hanna pela história do livro, através de seu trabalho investigativo, conhecemos também a história de sua vida, descobrimos o grande segredo guardado por sua mãe e analisamos o relacionamento entre essas duas mulheres, tão distintas apesar dos laços consangüíneos e entendemos como esse relacionamento moldou o relacionamento de Hanna com o mundo.

Ao mesmo tempo, a saga da Hagadá nos leva por diferentes épocas e lugares. Conhecemos pessoas de diferentes culturas e crenças, que têm em comum o amor à beleza e à história e que se arriscam para proteger o manuscrito. Conhecemos seus sentimentos, suas dores, acompanhamos seus sofrimentos e entendemos que o verdadeiro valor de um livro não está apenas no que está escrito, mas principalmente nas histórias que ele não conta. Belas e tristes histórias, sobre dor, amor, coragem, resignação e fé, emoções que são a matéria-prima da Hagadá de Sarajevo e de cada pessoa que a teve em suas mãos.

Vivi Koenig 26/10/2010

Dedicado aos bibliotecários...
Ganhei este livro de aniversário e logo que vi a dedicatória já me interessei... Vale a pena ser lido pois mostra o que pessoas (ou profissionais) que amam os livros podem fazer para presevar obras raras. Cada pessoa que lê um livro automaticamente faz parte dele, sua história é alterada por sua imaginação, sua vida é transformada por suas palavras. Excelente!

larihh 25/10/2010

As Memórias do Livro - Romance do Manuscrito de Sarajevo
Este livro em uma narrativa envolvente, o leitor desvenda os mistérios por trás da Hagada de Sarajevo - Um manuscrito de mais de 500 anos que sobreviveu à Inquisição espanhola e a Segunda Guerra Mundial. É admirável a criatividade da autora , uma repórter australiana, que pesquisou a fundo e usou a sua imaginação de uma forma encantadora, para especular a situações mais inusitadas pelas quais o manuscrito pode ter passado. Alem disso, temos fatos verídicos interessantes, como a que a Hagada contem iluminuras não muito diferentes das católicas, o que é bastante intrigante. Ou mesmo, a falta dos fechos.
Acho que a estória contada no estilo Geraldine Brooks foi muito convincente e emocionante. E ao mesmo tempo, o leitor pode fazer suas próprias especulações. Eu não poderia deixar de comentar que a obra permite ao leitor aprender um pouco sobre os costumes islâmicos e judaicos; da escrita do Alcorão sagrado; visualizar a perseguição aos judeus pela Inquisição e pelos Nazistas e também como alguns muçulmanos protegeram alguns judeus ou mesmo os livros de origem judaica.
O romance conta a estória da personagem fictícia Hanna, uma conservadora australiana, que vive em conflito com a mãe, não conhece o seu pai, e que sofre algumas decepções e traições. Hanna foi a escolhida para trabalhar no trabalho de conservação da Hagadá em 1996. E através dela, vocês embarcarão nesta linda obra da G. Brooks.
RECOMENDO!
Boa Leitura!

Zanaa 29/09/2010

As memórias do Livro
Abandonei este livro, mas não por ser chato ou coisa assim... só abandonei, estava gostando da leitura, uma história bem interessante, ainda vou terminar, porque dá muita curiosidade de saber o final, mas quero comprar pra ler com ele nas mãos.

Mateus 20/09/2010

É incrível a quantidade de fatos que um livro pode nos mostrar. Quem nunca imaginou, quando pegou um livro na biblioteca, por quais mãos ele foi passado? Todas as vezes que pego algum livro emprestado, seja da biblioteca ou de algum amigo, fico imaginando quem o leu e por quais lugares passou. Se livros novos são assim, imagine um livro com mais de 500 anos. Pois a Hagadá de Sarajevo tem exatamente essa idade, o que despertou o interesse de vários estudiosos quando foi encontrada.

Uma Hagadá, para quem não conhece, é um livro judeu que narra a história da libertação do povo de Israel do Egito. Existem várias Hagadás no mundo, mas uma delas se destaca de todas as outras: a Hagadá de Saravejo. Esta se destaca pelo fato de conter ilustrações e iluminuras extremamente bem feitas, além de ter mais de 500 anos de idade. E onde ela foi escrita? É isso que Geraldine Brooks tenta, misturando realidade e ficção, contar em sua história.

Quer saber o resto da resenha? Entre: http://mateuscalazans.blogspot.com/2010/09/resenha-as-memorias-do-livro.html
Luh Costa 20/09/2010minha estante
Boa resenha.
Adoro esse livro!

Carol 15/08/2010

A escrita do livro não me prendeu.

Livro tinha tudo para dar certo um ótimo enredo e uma super idéia de dividir os fatos e em cada parte do livro contar um deles, mas achei a escrita sem emoção, exceto nas histórias: Asa de um inseto, Penas e uma rosa e Água salgada.

Lu 18/07/2010

Eu gostei muito desse livro, e a maior particularidade é que quem conta as histórias é o próprio livro!
São várias histórias lindas e comoventes de cada item encontrado no livro que se julgava perdido.
Vale a pena ler....

Evy 01/07/2010

O livro aborda a trajetória emocionante do manuscrito (Hagadá) de Sarajevo. A restauradora Hanna é chamada para o meticuloso trabalho de restaurar e conservar o valioso manuscrito. Nele, ela encontra alguns vestígios, como uma gota de vinho, um pelo branco, a asa de um inseto, que a fazem tentar descobrir os lugares e as mãos por onde o livro passou. Simplesmente fiquei apaixonada pela maneira maravilhosa com que a autora entrelaça as histórias e memórias do livro. É instigante e emocionante e prende a atenção do início ao fim. Cada momento mais interessante que o próximo, a paixão pelo livro, o cuidado em manter suas origens, tudo muito bonito e encantador. A única coisa negativa em minha opnião foi a maneira como se desenrolou o relacionamento de Hanna, a restauradora, com o bibliotecário Ozren. Tudo muito superficial e fútil. Não que eu quisesse mais romance no livro, pois toda a história do próprio manuscrito é um romance maravilhoso, mas a abordagem do relacionamento entre a história foi rápida e rasa demais, não me agradou. Mas recomendo a leitura a todos aqueles que assim como eu, são apaixonados por livros!
Lu 18/09/2010minha estante
Depois dessa resenha, com certeza vou adicioná-lo à minha listinha. Ótima resenha, Ly!

Edna 25/02/2015minha estante
Iniciei esse livro hj, e estava gostando mas achei um pouco entediante, acho que estou em meio à uma ressaca literária por causa dos livros maravilhosos que terminei de ler. Mas depois de ler sua resenha, com certeza este livro vai me arrancar da ressaca.

Tito 21/06/2010

Uma celebração da importância dos livros através da recriação ficcional das histórias por trás da jornada de sobrevivência da Hagadá de Sarajevo, herança cultural e símbolo da diversidade de todos os povos, em meio a cinco séculos de intolerância.

Paulo Sutto 29/05/2010

bonzinho
Achei o livro um pouco lento, dificil de ler em certos pontos, só no final é que dá uma embalada. Mas até chegar nas partes boas, demora, na verdade terminei de ler meio que por obrigação.
É um tipo de livro que não prende o leitor.