As memórias do livro

As memórias do livro Geraldine Brooks




Resenhas - As Memórias do Livro


148 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Renata CCS 14/01/2013

Memórias apaixonantes de um livro
AS MEMÓRIAS DO LIVRO conta várias histórias distintas e como elas se cruzam. A Hagadá de Sarayevo, um belíssimo manuscrito de 500 anos que conta a história do êxodo judeu, é um exemplar que não deveria existir, pois contraria cânones religiosos da época, que proíbe qualquer tipo de ilustração. Mas ele não só existe como sobrevive a séculos de perseguições e intolerância religiosa. O porquê de ter sido feita descobre-se em vários locais distantes e diversos pontos diferentes da história, onde não só conhecemos o seu surgimento e os seus acréscimos, mas também uma séria e personagens cativantes, de diferentes culturas e crenças, cujas histórias se misturam a da Hagadá. Ao mesmo tempo, conhecemos Hanna, que é uma conservadora de livros que recebe a missão de restaurar a Hagadá para uma exposição. Enquanto viajamos com Hanna pela história do livro, através de seu trabalho de pesquisa, descobrimos também a história de sua vida, o segredo guardado por sua mãe e seu envolvimento com o bibliotecário muçulmano responsável pela guarda do livro. À medida que o livro avança as perguntas vão sendo respondidas, passamos a entender que o verdadeiro valor da Hagadá não está apenas no que está escrito, mas principalmente nas histórias que ela não conta: as histórias de cada pessoa que a teve em suas mãos. O livro é muito bem construído, com ritmo cativante e personagens únicos. Leitura que vale a pena conferir!
Audrey J.C.S. 15/03/2013minha estante
Estou no final do livro e gostando muito! Como você disse, são várias estórias dentro dele, todas muito belas, inspiradoras, verdadeiras lições de vida.




Lista de Livros 02/01/2016

Lista de Livros: As Memórias do Livro, de Geraldine Brooks
“No lugar onde se queimam livros, no fim se queimam homens.” (Heinrich Heine)
*
“Se uma pergunta tem uma resposta, eu não suporto não sabê-la.”
*
Mais em:

site: www.listadelivros-doney.blogspot.com.br/2015/12/as-memorias-do-livro-romance-sobre-o.html
comentários(0)comente



Clara624 24/07/2023

Muito bom
Simplesmente incrível: inteligente, proposital e repleto de personagens cativantes.
Amei a forma como a autora mesclou realidade e ficção, unindo-as numa trama complexa e genial.
*Tive um ritmo de leitura um pouco mais lento por conta da linguagem, mas de resto não tenho o que reclamar.
comentários(0)comente



Evy 01/07/2010

O livro aborda a trajetória emocionante do manuscrito (Hagadá) de Sarajevo. A restauradora Hanna é chamada para o meticuloso trabalho de restaurar e conservar o valioso manuscrito. Nele, ela encontra alguns vestígios, como uma gota de vinho, um pelo branco, a asa de um inseto, que a fazem tentar descobrir os lugares e as mãos por onde o livro passou. Simplesmente fiquei apaixonada pela maneira maravilhosa com que a autora entrelaça as histórias e memórias do livro. É instigante e emocionante e prende a atenção do início ao fim. Cada momento mais interessante que o próximo, a paixão pelo livro, o cuidado em manter suas origens, tudo muito bonito e encantador. A única coisa negativa em minha opnião foi a maneira como se desenrolou o relacionamento de Hanna, a restauradora, com o bibliotecário Ozren. Tudo muito superficial e fútil. Não que eu quisesse mais romance no livro, pois toda a história do próprio manuscrito é um romance maravilhoso, mas a abordagem do relacionamento entre a história foi rápida e rasa demais, não me agradou. Mas recomendo a leitura a todos aqueles que assim como eu, são apaixonados por livros!
Lu 18/09/2010minha estante
Depois dessa resenha, com certeza vou adicioná-lo à minha listinha. Ótima resenha, Ly!


Edna 25/02/2015minha estante
Iniciei esse livro hj, e estava gostando mas achei um pouco entediante, acho que estou em meio à uma ressaca literária por causa dos livros maravilhosos que terminei de ler. Mas depois de ler sua resenha, com certeza este livro vai me arrancar da ressaca.




Tito 21/06/2010

Uma celebração da importância dos livros através da recriação ficcional das histórias por trás da jornada de sobrevivência da Hagadá de Sarajevo, herança cultural e símbolo da diversidade de todos os povos, em meio a cinco séculos de intolerância.
comentários(0)comente



Patrick.Kilber 13/05/2020

Marcante
A leitura é leve e te prende no enredo da trama. É cheio de detalhes e com um desfecho impressionante.
comentários(0)comente



Marco.Antonio 23/05/2022

Leitura fácil, comovente e muitas vezes inspiradora. Este livro reitera o grande motivo pelo qual adoro ler.
Ele traz numa narrativa fácil e sutil, toda a história que cada livro tem por trás.
Todos temos uma história, todos somos uma página!!!
Julia 18/12/2023minha estante
Muito lindo mesmo imaginar a história que um livro carrega consigo, e também achei a linguagem tranquilíssima!




Gabi 28/05/2021

Que aula de história!!!
Qual o caminho que um livro percorre desde sua criação até se tornar uma obra rara e valiosa? É incrível como cada momento narrado tem por trás histórias maravilhosas e importantes.
comentários(0)comente



Ladyce 11/05/2012

Decepção
Eu tinha tudo para gostar desse livro, que só agora me lembrei de colocar na minha estante como abandonado. Isso porque: tenho em casa uma facsímile da Hagadá de Saraievo, que trouxe da antiga Iugoslávia quando lá morei. Mais ainda, já havia lido outro livro de Geraldine Brooks -- como jornalista -- sobre mulheres do mundo islâmico e havia adorado. Mas me decepcionei e não consegui chegar ao final. Muito comercial, muito forçado... Pena...
Lucy 24/07/2012minha estante
Tão dificil abandonar um livro.. Também tentei por muito tempo terminar este livro, fui e voltei várias vezes, sempre na esperança de que ele me cativasse ou algo me prendesse a atenção. Lendo sua resenha, tomei coragem de assumir o óbvio. Eu não aguento mais este livro, vou abandona-lo.
Uma pena, a história, e os personagens, tão reais, espero que me perdoem.




Paty 19/11/2013

Proposta interessante, mas a autora utilizou um tom muito comercial. Apenas razoável.
Arsenio Meira 28/01/2014minha estante
Brooks foi, foi, foi e foi...
Terminou estátua.




Dafne 21/12/2020

Esse livro é maravilhoso e faz o leitor valorizar muito mais esses profissionais. Mas tenho que admitir que as história por trás dos fragmentos são muito mais interessentes do que as da protagonista.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Mateus 20/09/2010

É incrível a quantidade de fatos que um livro pode nos mostrar. Quem nunca imaginou, quando pegou um livro na biblioteca, por quais mãos ele foi passado? Todas as vezes que pego algum livro emprestado, seja da biblioteca ou de algum amigo, fico imaginando quem o leu e por quais lugares passou. Se livros novos são assim, imagine um livro com mais de 500 anos. Pois a Hagadá de Sarajevo tem exatamente essa idade, o que despertou o interesse de vários estudiosos quando foi encontrada.

Uma Hagadá, para quem não conhece, é um livro judeu que narra a história da libertação do povo de Israel do Egito. Existem várias Hagadás no mundo, mas uma delas se destaca de todas as outras: a Hagadá de Saravejo. Esta se destaca pelo fato de conter ilustrações e iluminuras extremamente bem feitas, além de ter mais de 500 anos de idade. E onde ela foi escrita? É isso que Geraldine Brooks tenta, misturando realidade e ficção, contar em sua história.


Quer saber o resto da resenha? Entre: http://mateuscalazans.blogspot.com/2010/09/resenha-as-memorias-do-livro.html
Luh Costa 20/09/2010minha estante
Boa resenha.
Adoro esse livro!




Renata1004 13/07/2023

Realidade e ficção
O livro narra a história do códice judaico - Hagadá de Sarajevo - escrito no século XIV, percorrendo vários momentos históricos e personagens distintos. A trama se destaca por apresentar fatos reais e complementa-los com ficção. Alguns narrativas mais interessantes do que outras, mas, no contexto geral, um ótimo livro.
comentários(0)comente



Ana Claudia 17/04/2023

Hanna é australiana, especialista em obras raras e foi convidada pela ONU para restaurar e preparar o Hagadá, um livro que será apresentado ao público.

O hagadá é um manuscrito bem antigo que fala sobre a cultura dos hebreus e esse manuscrito sumiu durante a guerra da Bósnia.

A medida que Hanna vai tendo mais contato com o Hagadá, o leitor faz uma viagem para conhecer toda a trajetória do manuscrito, suas histórias, suas crenças e, principalmente, sobre o povo hebreu. Hanna vai juntando uma peça aqui, outra ali e será dessa forma conheceremos o tamanho do seu valor histórico.

Eu me senti muito perdida e confusa com essa história. Um livro falando sobre um outro livro muito antigo e paralelo a isso, toda a história que tem por trás dele junto com a história da humanidade de 500 anos. Teve momentos da história que senti tudo menos vontade de prosseguir. Parava por dias e depois retomava. Achei interessante esse manuscrito, mas a leitura foi bem arrastada e cansativa.
comentários(0)comente



148 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR