Rita Lee

Rita Lee Rita Lee

Resenhas - Rita Lee - Uma Autobiografia

Patty Ferreira 15/01/2018

RITA LEE - UMA AUTOBIOGRAFIA
Começo esse livro em janeiro/2018, uma oferta irrecusável de minha madrinha. Ela me emprestou o livro, que diga de passagem, estava louca para ler, porém com a grana curta.
Inicie a leitura cheia de expectativas, e digo que foi superada em 100% (sabe o qual raro é isso ?). O primeiro ponto positivo é que Rita escreveu o livro. Sem GostWriter. Isso é sensacional. Segundo ponto positivo, a escrita dela, faz parecer que vocês são íntimas, que ela está sentada na sua casa, tomando café e contando suas histórias maravilhosas (na minha cabeça gosto de imaginar que Shonda Rhimes também está dividindo esse café conosco).
O choque da leitura é naturalidade das coisas. Simples assim. Quando ela narra (spoiler alert) o caso do estupro te deixa em um estado letárgico, pois não há nada a se fazer e você se coloca no lugar da mãe dela, no lugar dela. Como a própria diz, a dor dela foi grande, porém do harém foi muito pior.
Outro ponto da história, é que você percebe, que quando tem quer ser, vai ser. Rita tinha que ser cantora, roqueinrou, e o Universo conspirou para isso. Ela conhecia pessoas certas, sabia aproveitar as oportunidades e dava a cara a bater (não vou citar o talento, que óbvio que ela tem, porque existem milhões de pessoas talentosas que não tem espaço no palco).
A relação com as drogas, é narrada de forma despretensiosa, como se fosse somente mais um fato da vida dela. Sem estardalhaços, sem auto piedade. Foi. Passou. Sem mencionar o fato hilário de quando o pai dela pede para experimentar a ‘erva’ !!!
Outra passagem histórica, sendo uma vergonha nacional, foi a prisão da Rita. Onde mostra a policia-milícia dominante (infelizmente ainda hoje).
No livro, ela também narra um aborto que sofreu, por causa de uma gravidez extrauterina, o que dá o gancho para mesma opinar sobre o “aquele que não se deve ser nominado” de uma forma totalmente humana, algo que neste aspecto, só pode ser dito por alguém que tem útero.
Admiro também a relação dela com Elis Regina, porém pelas histórias, a impressão que a Elis me passou não foi muito positiva, além de ser uma cantora excepcional, parece ter sido uma pessoa insuportável.
Apesar de Rita ser porra-louca, não se pode negar que o amor pelos filhos é indescritível e muito maior de que senhoras certinhas da alta-sociedade (apesar de eu não aprovar o uso de drogas perto dos filhos, como me dá impressão que ela usava – pela narrativa das férias – sim, sou dessas caretas que não aprovam uso de drogas porém seus heróis morreram de overdose).
Um livro bem escrito e bem narrado, contando a história de uma mulher de verdade, que escolheu a sobriedade, aceitou a idade, e não se vendeu para o mercado artístico. Isso é o que define Rita Lee.
Para terminar o texto, nada melhor que a própria se despedir: “Se um belo dia você me encontrar pelo caminho, não me venha cobrar que eu seja o que você imagina que eu deveria continuar sendo. Se o passado me crucifica, o futuro já me dará beijinhos"

site: https://www.facebook.com/sexpressando/

Flávio 18/01/2018

Uma boa leitura
O livro é:
68,3% etílico e others drugs;
20,6% amor a família e aos animais;
11,1% Rancor;
Mas....
100% sinceridade. Não é um livro chapa branca, não atoa tem por nome "uma AUTObiografia". Isso faz todo o diferencial, pois quando a pessoa não esta preocupada com o que vão pensar e outras babaquices, e decide ela mesma escrever da sua vida o texto fica mt mais interessante, ate pq ngm sabe mais de nós que nós mesmo. É interessante vê a magoa que ela sente por algumas pessoas, a coragem de assumir que é alcoólatra e tantas outras coisas. Eu que smp gostei de musicas brasileiras independente do gênero musical, principalmente das das décadas passadas, despertei p uma cantora que ate então não tinha muito interesse. A interpretação dela de Panis Et Circenses em um vídeo mais recente, disponível no youtube (LINK NAS REFERENCIAS) é linda e mostra o amadurecimento dela como artista, as expressões e a voz estão impecáveis. Sem falar em toda a obra dela, principalmente nas composições próprias e as com o eterno "namorado".
Vale ressaltar que o livro é a verdade dela, logo as pessoas citadas no livro que se ofenderem que escrevam as suas verdades, o problema vai ser para as que já morreram, mas enfim...

Rita Lee é figura marcante na música brasileira, não só no roquenrou. Até pq, cá p noix se João Gilberto disse que ela tinha uma voz bossanovista, quem somos nós p negar?

site: https://www.youtube.com/watch?v=CTxiB4GcrxI

Marina Moia 22/01/2018

Apaixonante
Conhecer mais da vida doida que Rita Lee levou foi uma experiência incrível! Claro que sempre conheci seus hits de sucesso (graças à minha mãe, que a adora. Inclusive, o exemplar que li é da própria) e sabia de alguns fatos aqui e ali, mas foi com esse livro que conheci a Rita de verdade. Não sou leitora assídua de biografias, mas tenho uma queda por autobiografias e, nesta em particular, podemos notar em cada história que foi realmente a cantora que escreveu. Seus trejeitos, sua maneira de se expressar e até a mania de usar frases em inglês de vez em quando, tudo faz sentido e nos lembra da ruivinha.

Eu ri, me emocionei, me surpreendi e, com certeza, me apaixonei por essa mulher maravilhosa que é Rita Lee. Recomendo!

Bianca Martins 11/06/2019

Delícia de história
Rita Lee é icônica, rainha do rock, revolucionária desde sempre.
Este livro é delicioso de ler.
Rita conta sua história sem censuras e sempre modesta. Como a própria Rita comenta no livro, a memória dela não é muito boa, então para isso conta com a ajuda de um segundo elemento que dá todo um toque especial do livro, fazendo citações e lembrando de partes muito importantes da trajetória da Rita.
Li ele aos poucos, aproveitando cada página, buscando todas as referências e assistindo aos grandes festivais e momentos citados no livro. Para mim foi aquele tipo de livro que dá pena acabar.
Leitura gostosa, bem escrita, nos presentei com fotos e boas risadas.

Joana 16/06/2019

Bate-papo com a Rita
Livro simplesmente incrível sobre a vida da rita lee! O toque especial é saber que foi ela que escreveu e você ler cada frase como se ela tivesse te contando aquela história!

Helder Bentes 05/11/2019

Rita Lee Biografia
Livro bom de se ler pela simplicidade e espontaneidade da narradora -a propria Rita com seiu jeito descontraido da ovelha negra.

Ri :) 05/11/2019

Santa Rita de Sampa
Confesso que causou um pouco de impacto o porralouquismo da moça, no início da carreira. Que continuou até o último show.
A leitura se dá numa conversa entre o leitor e Rita. A voz dela está ali, zombando das próprias tragédias.
Agora amo muito mais! =)

Book 09/11/2019

Leia sem moderação!
Rita Lee escreve de forma genial, nos cativando desde o começo. Pra quem espera um livro de drogas, sexo e muito rock and roll tem... Mas é muito mais do que isso.
A mulher é porreta e nos faz mergulhar dentro dela sem medo e pudor nenhum. Você ri alto com ela e tem vontade de chorar também.
Se alguém sabe rir de si próprio é Rita Lee, rainha do sarcasmo, que segundo ela o melhor remédio da vida.
Difícil definir esse livro em palavras, tem que ler para sentir. E leia de mente aberta, talvez tudo o que já tenha ouvido sobre Rita Lee não seja um terço do ela foi de fato.

DêlaMartins 14/11/2019

Louca, atrevida, adorável
Auto-biografia muito bem escrita, com passagens engraçadas, tristes, constrangedoras, às vezes, vergonhosas, mas relatadas com sinceridade e honestidade pela autora. Da infância na Vila Mariana, passando pelo colégio, um pouco da universidade que praticamente não frequentou, chegando aos mutantes e suas tretas com detalhes. As loucuras, muitas drogas e álcool, internações, shows e discos que fez. O amor por Roberto, sempre presente. Biografia não é meu gênero de escolha, mas depois de ver tantos bons comentários, arrisquei e não me arrependo. Recomendo, devorei a história da maluca contada por ela mesma, sem esconder nada.

Camila.Corazza 26/11/2019

Uma autobiografia super gostoso de ler! Parece que a gente está batendo papo!

Kaká 06/01/2020

Delicioso
Rita Lee conta a sua trajetória neste mundo com bom humor. Amei a narrativa despojada e sincera. Não era conhecedora de sua biografia e fiquei muito surpresa.

araujo 07/01/2020

Bom livro para conhecer um pouco do rock nacional
Desde adolescente gosto das músicas da Rita Lee. Me lembro de meu primeiro namoro embalado ao som de "Mania de Você" e tantas outras canções dela. Enquanto lia o livro, relembrava esses momentos de minha vida. Rita Lee foi parte da trilha sonora de todo adolescente dos anos 1980. O livro é uma autobiografia escrita por ela mesma, que recusou um ghost-writer. Melhor assim. Rita é bem espontânea e sacaneia a si própria o tempo todo. Conta muita coisa, ma, segundo ela mesma, esqueceu muito do que aconteceu por causa de todas as drogas que tomou. Vemos também uma bela história de amor com seu marido de sempre, Roberto de Carvalho. Um livro que vale a pena ser lido acompanhado de algumas de suas músicas, desde quando participava d'Os Mutantes até seu voo solo.

Silvia 05/02/2020

Uma autobiografia narrada sem vergonha, de maneira divertida, uma leitura que faz rir, refletir, se emocionar.
História sensacional de muita luta, aventuras, fracassos e sucessos. A ralação dos shows, as parcerias artísticas, as viagens, a família, os animais de estimação, as drogas, a música... Muitos assuntos são abordados nesse livro, desde a coragem dessa mulher até suas fraquezas. E a virada que tudo isso causa na vida.

Adriano 10/02/2020

Autobiografia deliciosa
Um livro de memórias. Vivemos um tempo em que artistas se tornaram um produto de marketing. Tudo planejado e organizado, aquela imagem "certinha" perante a opinião pública. Mas com um armário abarrotado de esqueletos.

Rita Lee é o oposto, viveu como quis, acertando e errando como qualquer um. E sem medo ou vergonha de tornar público o que viveu.

Para quem gostou recomendo a biografia do Tim Maia.

Mayandson 11/02/2020

Adoro o tom que a Rita dá ao contar sua própria história e de como brinca com todas as situações, também de como é sincera e fala a verdade, principalmente sobre os apadrinhamentos políticos de alguns artistas de antes e ainda mais agora. Senti falta de alguns comentários à época dos Mutantes. Sensacional, uma leitura indispensável para seus fãs. Viva Rita!