Rita Lee

Rita Lee Rita Lee

Resenhas - Rita Lee - Uma Autobiografia

João Paulo 29/09/2021

Única
Rita Lee é MUITO mais do que a mídia mostra. Ritinha, assim como a lenda Hebe Camargo á chamava é uma mãe incrível, filha apaixonada por seus país, amante fiel dos animais, natureza e arte. Através dessa autobiografia redescobrir mais ainda o quanto ela é incrível e seu legado no mundo da música foi e será inesquecível. É uma autobiografia divertida, emocionante e carregada de história sensacionais para todo amante de música popular Brasileira e fã da Rita. Amei demais ??

Helen 24/09/2021

Mais de Rita Lee
Me tornei fã da trajetória dessa mulher.
Dá a impressão que Rita tá contando a história dela como quem conta um conto. Sem burocracias e sem lenga lenga, só a história nua e crua pelo ponto de vista dela.

Perfeita.
Ariene1 24/09/2021minha estante
Eu faço aniversário no mesmo dia que ela

Carlinha PPinto 02/11/2023

Rita, sempre te amei
Uma biografia honesta, peito aberto, mostra todos os lados da alegria e da tristeza de ser aquilo que se é na sua essência.
Indico!
Minha geração já pegou a Rita na estrada. Agora entendo suas letras tão marcantes e imortais.
Amei! Darei continuidade na leitura com a Outra Biografia.

Mônica 08/06/2024

Mergulho no rock
Que delícia de livro. Rita Lee nos presenteou com uma coleção de memórias preciosas, que vão da infância até quase o final de sua vida. Nos apresentou à família, aos amigos, amores, fãs e inspirações musicais, sem deixar nada de lado. Sem mascarar seus vícios e defeitos.

Já sabia o quão incrível Rita foi e sua representatividade e importância pra música brasileira, mas saber com detalhes como foram os acontecimentos é ainda mais legal.
Em vários momentos eu só conseguia gritar ?Que mulher foda!?. Em outros pensava que, pela vida maluca dela, era impressionante que tivesse vivido até 2023.

Descobrir que Hebe e Gil foram anjos em sua vida, fez aumentar a admiração que já sentia por eles.

Em vários momentos eu não queria que o livro acabasse, que suas memórias durassem pra sempre, pois tenho certeza que histórias não faltariam. Queria saber mais, as maluquices, as genialidades, as sinceridades?eu só queria mais, porque o livro é perfeito.

Foi uma aula de autenticidade, pioneirismo e genialidade. E que aula, senhoras e senhores!

Ouvi pela audible, com a narração incrível de Mel Lisboa, que deu toda uma entonação pra obra, o lado ruim é que não pude acompanhar as fotos que a própria Rita escolheu pro livro.

nick 26/06/2023

A padroeira
Aprendi muito sobre rita e o mundo. Tenho uma admiração pela trajetória dela que só aumentou com esse livro. Que mulher, meus amigos, que mulher

Cleber 13/03/2021

Crônicas da Rita
Gostei bastante como foi formado a autobiografia, em capítulos curtos, verdadeiras crônicas, com episódios da vida da Rita Lee e várias personalidades da música, com as trapalhadas e tudo mais.

Eu como brócolis 24/05/2024

Mãe
Livro pfto, revisita toda trajetória da Rita, mas, muito mais do que isso, fala de todo o cenário em que, os que são contemporâneos dela viveram. Ditadura, censura, costumes, questões feministas, drogas e tudo que fez parte da época. Os meus capítulos favoritos foram os dela com a Elis sem dúvidas. Me fez parar várias vezes para ir em busca das músicas sobre as quais ela estava falando, é uma "imersão" muito legal no mundo dela.
RoberK 24/05/2024minha estante
Eu li o da capa laranja, fiz a mesma coisa, ficava procurando as músicas e vídeos na internet. Muito bom.

aria 26/11/2023

Que livro INCRÍVEL, comecei a ler quando ainda não era tão fã da rita e me apaixonei por essa mulher, que foi tão forte e guerreira
esse tipo de obra realmente aproxima o fã do artista, pois mostra suas vivências, seus processos criativos, e me deu mais vontade ainda de conhecer e escutar as músicas dela, também resignificou muitas músicas que eu já conhecia após ler sobre elas

Tuninho 04/06/2023

Que história de vida da Ritinha. Adorei, chorei, sorri e fiquei muito feliz com sua trajetória. Como ela mesmo diz: " Não sou exemplo pra ninguém, mas sou gente boa" e é mesmo. Foi mesmo. Vou começar a segunda biografia que deve ser um pouco triste depois de sua partida, mas eu conto aqui depois. Sem spoilers.

Sofia 28/12/2023

Uma pena não ter apreciado mais a Rita enquanto ela estava viva. Este livro me fez me sentir muito conectada com a artista, e um pouco obcecada com autobiografias

JAlia372 24/02/2024

Ah Rita..
Que mulher autêntica!
Ao ler conseguia imaginar ela falando tudo, Rita escreve sobre si com muito bom humor, sarcasmo e individualidade.
Interessante saber as "fofocas" de bastidores através dela, fala de muitos artistas incríveis (outros nem tanto KKKk) e não "está nem aí" sobre o que vão pensar.
Leitura fluida, adorei ??
andy_Pendiuk 24/02/2024minha estante
Quero muito ler esse também ?

Yasmin 27/02/2024minha estante
Sim, parece que eu ouvi o livro inteiro sendo narrado por ela. A escrita transparence a personalidade dela.

João 13/01/2017

QUE LIVRO. QUE MULHER. SOS.
Quando mais novo, me lembro que se aproximava do aniversário da minha mãe, e estávamos todos reunidos na sala em volta da TV, quando vemos uma chamada de um CD com as mais famosas músicas de uma cantora que minha mãe dizia que adorava, logo, como eu devia ter meus dez anos de idade e quase nada de dinheiro, fui até uma loja de discos com meu pai e compramos para ela o CD "Rita Lee: Perfil", e o resultado foi o seguinte: onde quer que a gente fosse, ela tinha que colocar o CD no carro para tocar,e hoje em dia, eu com meu carro, o CD é um must have. Antes mesmo de começar a dirigir, coloco "Bwana" e só depois giro a chave. Rita Lee me embalou na infância, e ela acaba de lançar uma autobiografia que fez eu me apaixonar por essa mulher mais ainda.

Rita, filha de um americano e uma italiana, é a mais nova das filhas e viviam num casarão dos anos 20, na rua Joaquim Távora, 670, na Vila Mariana, que a própria Rita chama de harém, afinal, um único homem rodeado de mulheres. Fala de sua infância como se tivesse vivido tudo ontem mesmo, com uma clareza nos fatos que faz com que a gente se sinta como se estivessemos sentados com a própria, num café, trocando uma ideia, super de boa.

Um dos fatos relatados em sua autobiografia que mais gosto é quando somos apresentado à Debora, a pata que Virgínia, irmã da Rita, ganha de Chesa, mãe das duas:

"Manhã, tão bonita manhã... e eis que Chesa compra na feira uma patinha amarelinha e dá de presente à Virgínia, que a batiza de Debora, coisinha mais fofa da casa, paparicada por todos enquanto crescia a olhos vistos. Durou um ano. Num domingo de Páscoa, as mulheres voltaram da missa e... Cadê Debora? "Ó céus, os gatos atacaram!" Antes tivessem. Lá estava o hárem reunido na mesa do almoço, todos os anos preparado por meu pai, quando entra o Charles, triunfante, carregando Debora depenada e tostadinha numa forma cercada de batatas, maçãs e farofa. Gritaria e debandada geral, o carrasco comeu sozinho sua vítima. Esta é da série "como fazer da Páscoa um enterro histérico e o pacto de nunca comer pato até o fim da eternidade"." - Trauma, pg 11.

Rita nos conta toda a trajetória desde a infância, passando pelos Mutantes, Tutti-Frutti, até chegar na carreira solo, com sucessos atrás de sucessos, como os mais famosos "Ovelha Negra", "Lança-Perfume", "Amor e Sexo", até "Reza", o mais atual, lançado em 2013.

E indo muito além da música, conhecemos um outro lado da cantora, nunca visto anteriormente, como os relatos inéditos da época em que fora presa, das amizades que fizera ao longo da vida, principalmente com Elis, e de Roberto, sua grande paixão, pai de seus três filhos: Roberto Lee (ariano), João Lee (canceriano) e Antonio Lee (leonino).

"Alguma coisa acontecia no meu coração, corpo e alma, fazendo com que me sentisse a mais santa das criaturas e la mais caliente de las mujeres. De bandeira sex, drugs and rock n'roll, sobrou apenas sex and rock n'roll. Entrei numa fase inédita na vida e disse bem alto para quem quisesse ouvir: "Afasta de mim esse cálice." Não precisava de nenhum extra para me sentir viva e confortável dentro do corpo, eu me sentia plena." - Rita sobre Roberto, Namorandinho, pg 146.

Rita, a grande defensora dos animais e sempre anos adiantada à sua época, nos presenteia com essa grande obra, e sem papas na língua. Fala o que tem que falar, e encerra de forma linda e emocionante sua obra, composta de fotografias de seu acervo pessoal e no final, lista todos os álbuns lançados e as músicas de cada um. Um livro, com certeza, que todo fã deve ler, e todos que não a conhecem, mas tem uma imagem equivocada da cantora, devem ler também. Rita é mãe, avó, mulher, e nos encanta até hoje com sua arte e talento.

"Quando eu morrer, posso imaginar as palavras de carinho de quem me detesta. Algumas rádios tocarão minhas músicas sem cobrar jabá, colegas dirão que farei falta no mundo da música, quem sabe até deem meu nome para uma rua sem saída. Os fãs, esses sinceros, empunharão capas dos meus discos e entoarão "Ovelha Negra", as TVs já devem ter na manga um resumo da minha trajetória para exibir no telejornal do dia e uma notinha no obituário de algumas revistas há de sair. Nas redes virtuais, alguns dirão: "Ué, pensei que a veia já tivesse morrido, kkk". Nenhum político se atreverá a comparecer ao meu velório, uma vez que nunca compareci ao palanque de nenhum deles e me levantaria do caixão para vaiá-los. Enquanto isso, estarei eu de alma presente no céu tocando minha autoharp e cantando para Deus: "Thank you Lord, finally sedated"." Profecia - pg 266.

O livro foi lançado pela editora Globo Livros, e já está disponível para comprar nas melhores livrarias e também pela internet.

"Numa autobiografia que se preze, contar o coté podrêra de próprio punho é coisa de quem, como eu, não se importa de perder o que resta de sua pouca reputação. Se eu quisesse babação de ovo, bastava contratar um ghost-writer para escrever uma autorizada".

Rita Lee, eu te amo! (sei que não irá ler essa resenha, mas se um dia por algum milagre ela chegue aos seus olhos, gostaria que ficasse sabendo disso).

site: https://prazerjoao.wordpress.com
Manuella_3 14/01/2017minha estante
João, faço coro com vc: Rita Lee, eu te amo!

Acabei de ler, fiquei dias vendo vídeos enquanto ela me contava a história por trás das músicas, shows, discos... Amei tudinho.
Bela resenha, Joao!

Ivana 06/05/2017minha estante
Leitura gostosa, no final do livro tive a impressão que era amiga íntima da Rita.
O bom humor até nos dramas relatados permitem que a leitura seja leve , divertida como a autora.
É daqueles livros que quando chegam ao fim vc fica com pena por estar acabando.
Gostei muito e está na minha lista futura para reler?

Tatiana.Mari 09/02/2020minha estante
Que resenha mais linda ??

liviapf 02/03/2023

Senti q a Rita estava na minha frente contando sua história, de maneira bastante honesta e sincera. Por isso, senti falta da colocação de datas, pra entender em que momento da história do br estávamos, assim como queria mais fotos, fora isso seria 5 estrelas ?
liviapf 02/03/2023minha estante
Pra quem quiser saber tbm ela foi presa em Aracaju por desacato

carolina 23/04/2023

Absolutamente fantástico, sério mesmo. Eu amei muito esse livro.

Eu sempre escutei Rita Lee desde pequena, mas nunca fui a fundo procurar a sua história, então no exato momento que eu achei esse livro aqui em casa eu peguei pra ler. Uma escolha maravilhosa, diga-se de passagem.

A leitura é extremamente levinha, a gente se sente dentro da vida da Rita devido a maneira dinâmica que ela conta tudo.

Rita Lee foi e é uma pessoa fantástica que apesar de ter recebido muitas críticas nunca perdeu aquela essência maluca que ela sempre teve.