The Wicked + The Divine

Resenhas -

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

MiojoGeek 11/05/2017

Resenha Miojo
#thewickedthedivine de #kierongillen (texto), #jamiemckelvie (arte) e #matthewwilson #deecunniffe (cores). O plot, é que a cada 90 anos, 12 deuses reencarnam no corpo de jovens adultos e vivem entre nós. Dois anos depois, todos estarão mortos. A proposta é muito boa, pegar as características de deuses de diversas culturas, e fazer um paralelo com o modo que eles se comportariam nos dias de hoje. Vencedor do prêmio #britishcomicawards de 2014 como melhor história em quadrinhos, e indicada ao #eisnerawards de 2015 em três categorias, o quadrinho se tornou um fenômeno de público e crítica. Apesar de todos esses méritos, eu achei a história em si bem bobinha. Eu não procurei saber se ele é seriado lá fora, espero que seja, porque se foi só isso me decepcionou. Se esse foi apenas o primeiro volume eu vou parar por aqui e esperar que a história se desenvolva melhor. O que posso enaltecer dessa HQ é a ilustração e cores que são um espetáculo. O acabamento dado pela #geektopia selo da #novoseculo para distribuir esse material, foi bem cuidadoso, tá lindo demais. Por hora, minha nota é 7.5/10. Aguardo para ler mais sobre essa nova mitologia e me surpreender.

site: https://www.instagram.com/p/BQT90-3gbKX/?taken-by=miojogeek

Pandora 06/08/2017

Não é novidade o quanto o tema deuses, divindades e milagres causam fascínio e encantamento. O "Pensamento Mitológico" foi a primeira forma de explicação para a realidade criada pelos seres humanos. Não por acaso, mesmo hoje, com todos os nossos adventos tecnológicos e explicações cientificas para isso e também aquilo, a figura dos deuses continue nos fascinando. O poder, a grandiloquência, a força dramática e expressiva atribuída aos deuses são imãs para a nossa atenção.

Partindo dessa força de atração exercido por narrativas mitológicas Kieron Gillen, Jamie McKelvie e companhia criaram o argumento central para a HQ "The Wicked + The Divine" na qual se conta a história de divindades saídas dos diversos panteões do mundo aparecem no Planeta Terra de 90 em 90 anos com o objetivo de criar inspiração através de milagres, maravilhas e muito tumulto por exatos dois anos, depois disso eles morrem e o ciclo retorna.

"A Lei de Faust", vol. 1 de "The Wicked + The Divine", nele nós somos apresentados ao ponto inicial da história, seu argumento, aos personagens e seus tons e formas. Esse primeiro volume em si é um triunfo em termos visuais e uma alegria em termos narrativos. É muito agradável a maturidade do texto e da arte apresentada. Salta aos olhos a diversidade étnica e de gênero dos protagonistas da história.

A partir do volume 1 não posso dizer para onde essa HQ vai, mas seu ponto de partida é instigante. A HQ é um legitimo produto da ânsia e luta por visibilidade protagonizada por pessoas negras, trans, homossexuais, bissexuais, travestis etc. Nele encontramos de forma respeitosa, real e clara personagens desses grupos a começar pela capa na qual uma jovem negra toma conta da página inteira.

Quanto a história, como já foi dito, aqui se parte do pressuposto de que os deuses são imortais mas não podem ficar para sempre no mundo dos vivos. Exceto por Ananke, responsável por orquestrar o despertar e o fim da estadia dos deuses no planeta, todos tem sua presença limitada a exatamente dois anos. Quando esse tempo acaba eles devem se suicidar. No entanto, durante o atual ciclo, ocorre algo estranho dentro do "Panteão dos Deuses", algo com cheiro de traição, um dos deuses precisa sai de cena prematuramente e uma humana meio maluca decide investigar o que há por trás disso.

Há muitas coisas não explicadas nesse volumes, mil e um mistérios ficaram no ar e as personalidades dos deuses apenas começaram a ser exploradas. Lúcifer, Odím, Sakhmet, Minerva, Baal, Amaterasu, Ananke, Morrigam, Inanna, Baphomet foram as divindades apresentadas nesse primeiro volume, mas poucas tiveram realmente um espaço no palco da ação.

Os holofotes estiveram apontados para Lúcifer, ou Lady Lucy, que nessa encarnação é uma figura andrógena, questionadora, bastante carismática, inspirada em David Bowie, tal como o/a Desejo dos Perpétuos. Também se destaca a figura Baal, o deus babilônico aparece com todo porte altivo de um jovem negro bem sucedido no auge de sua carreira e cara de multimilionário hahaha... Além deles, Morrigan, como uma divindade ligada a arte cujo lugar de atuação é o submundo do metro aparece um pouco mais que os outros personagens do panteão divino.

Tanto a arte quanto o roteiro de "The Wicked + The Divine" é fortemente inspirada na obra de Neil Gaiman. É muito difícil ver uma história sobre deuses entre mortais no século XXI e não pensar em "Deuses Americanos" e em toda HQ há uma destacada presença de temas e formas vistas em "The Sandman". Ainda que com menos força e maturidade narrativa, em todos os locais da HQ se sente a presença e inspiração dos Nove Irmãos Perpétuos criados por Gaiman.

Apesar de não conseguir pressentir para onde essa história vai ou se ela vai avançar e se aprofundar nas coisas que pretende discutir, pretendo seguir com ela. Se a trama não se adensar e alcançar tons mais profundos como ocorreu em The Sandman, ainda terei em minha estante uma obra na qual os autores procuraram da visibilidade a quem merece ser visível. Esse tipo de projeto precisa ser estimulado.

site: http://elfpandora.blogspot.com.br/2017/08/the-wicked-divine-lei-de-faust.html

Larissa 19/09/2017

Blog Por Livros Incríveis
Esse ano eu tenho me envolvido com muito mais frequência do que o normal com o mundo dos quadrinhos e com isso percebi que as grandes editoras nacionais têm investido fortemente nesse gênero que vem cada vez mais deixando a sua marca no mercado editorial. Assim, no ano passado, a Novo Século criou a Geektopia, um selo dedicado aos quadrinhos e que vem arrasando nas publicações. Uma das suas apostas é a série The Wicked + The Divine que conta a história de um grupo de pessoas que descobrem ser a reencarnação de deuses e que me deixou louca de curiosidade desde que teve seu lançamento anunciado.

Lançado em 2016, The Wicked + The Divine traz 160 páginas de muita criatividade e qualidade, tanto do material criativo quanto do material físico. Publicado em versão capa dura, a qualidade das páginas (cores, impressão e afins) é suprema e ajuda a compôr uma edição primorosa e que me enche os olhos toda vez que a vejo na estante.

WicDiv fala sobre um grupo de jovens que são a reencarnação de deuses. Após a reencarnação o grupo, que então se denomina "Panteão", se tornam astros pops e celebridades e passam a ser vistos como divindades, sendo amados ou odiados por todos. Contudo, essa maravilhosa vida reencarnada dura exatos dois anos, depois desse tempo os jovens deuses morrem para que o próximo ciclo, onde os deuses reencarnarão em novos jovens 90 anos depois, possa ter início.

A ideia de colocar os tão temidos e adorados deuses como "meros" pop stars adolescentes foi uma cartada certeira pois causou uma identificação com o contexto muito grande, além de ser uma forma de retratação única e bastante perspicaz e original. O início é um pouco confuso, pois somos jogados na trama que já está se desenrolando sem nenhuma explicação prévia ou informação gratuita, mas com o passar dos capítulos vamos juntando peças e com o tempo começam a surgir explicações que nos preparam para o que está por vir, embora muita coisa ainda fique sem resposta nesse primeiro volume.

Mas se WicDiv é o que é, grande culpa é do ilustrador Jamie McKelvie que conseguiu captar a essência de cada cena e cada personagem, dando a eles identidades visuais únicas, e colocar isso nos desenhos de traços precisos e nas cores fortes e cheias de contrastes que recheiam as páginas.

WicDiv é uma história muito difícil de se falar sem liberar partes importantes dos acontecimentos, por isso, na tentativa de evitar estragar as surpresas que vocês terão ao ler essa HQ eu evitei falar muito sobre o enredo e me limito a dizer que a leitura de The Wicked + The Divine é uma experiência sem igual e que merece uma chance, seja você um amante novo ou de longa data dos quadrinhos. O único ponto negativo é o sofrimento que fica pela espera do próximo volume.

site: http://porlivrosincriveis.blogspot.com.br/2017/08/hqs-6-wicked-divine-kieron-gillen-e.html

Carlão 15/05/2018

Nossos ídolos
A cada 90 anos, deuses de várias mitologias reencarnam em jovens e tem apenas dois anos de vida, ao término dele o ciclo recomeça. Uma premissa deveras interessante não é mesmo?

Por mais que se utilizem temas já batidos, como deuses mitológicos, confesso que a narrativa é tão bem sucedida que me surpreendeu várias vezes.

O autor conseguiu mesclar a nossa sociedade atual, com críticas sociais e deuses, e eu gostei muito do que li!

Cada personagem, seja deus ou humano, tem uma característica própria, uma personalidade, e percebemos isso tanto pelo roteiro quanto pelos desenhos, e que arte e cores fantásticas!

Me diverti muito lendo, espero ansiosamente o segundo volume, e que a Geektopia siga com publicações de alto nível como está.

hanny.saraiva 02/06/2018

Estranho, bacanudo, três e meio se pelo computador eu pudesse rankear metades
Projeto gráfico bacanudo, personagens cativantes e estranhos e o principal: me deixou com vontade de ler os outros volumes.

Todavia, senti um pouco de Deuses americanos na atmosfera.

Jéssica 23/06/2019

The Wicked + The Divine
A cada 90 anos os Deuses reencarnam no corpo de humanos. Eles são carismáticos, atraem grandes multidões, são astros da música, grandes personalidades e são capazes de levar qualquer um ao êxtase. Alguns os amam, outros os odeiam ou não acreditam que falam a verdade. E em menos de 2 anos estarão todos mortos. Isso já aconteceu uma vez. E vai acontecer de novo. ⠀

Eu estava com muitas expectativas para ler essa Graphic Novel já que, além de ser muito popular, foi vencedora do British Comic Awards 2014 e indicada ao Eisner Awards 2015. ⠀

Definitivamente, ela é a Graphic Novel mais bonita esteticamente que eu já li. A paleta de cores utilizada é incrível e o traço é impecável. Porém, em relação a história, eu tenho as minhas ressalvas. ⠀

Eu achei a premissa incrível, mas fiquei muito confusa em vários momentos durante a leitura. Inclusive, quem me acompanha nos stories viu que eu precisei ler uma segunda vez para entender o que estava acontecendo. ⠀

Na segunda leitura as coisas começaram a fazer um pouco mais de sentido mas, como é uma GN, as coisas não são tão bem explicadas como quando você lê um livro de 300 páginas. ⠀

Apesar de ter ficado bem confusa em alguns momentos, a história tem um cliffhanger no final que é praticamente impossível não querer ler a continuação.

site: http://www.instagram.com/luadelivros

Clóvis Maia 13/03/2022

Interessante..
O lance de deuses que encarnam e morrem depois de dois anos por aqui é legal. A ideia de deuses voltarem como jovens astros para tirarem uma onda nesses dois anos é mais legal ainda. Mas para por aí. É legal para a galera mais jovem. Essa reflexão sobre como as coisas são efêmeras é muito bem traçada pelo autor, que sabe conduzir bem a trama mas se vc estiver esperando algo mais 'adulto' não é a proposta aqui. A arte é legal apesar de não ser muito meu estilo.

Hanns 28/08/2020

Intrigante???
A temática é diferente apesar de envolver o maior atrativo do público que é singularidade dos personagens através de poderes.
A hq tem um quê de The Umbrella Academy e traz a dualidade Deus vs Demônio.

Thayla135 05/09/2020

Me lembrou um pouco Constantine achei interessante mas não me prendeu o suficiente

Sara 15/09/2020

HQ muito boa e essa edição de luxo é linda demais. Ansiosa pra ler os outros volumes.

JeffSouzaXD 06/10/2020

História curta mas muito interessante. Essa ideia de encarnação dos deuses é incrível!! Quero ler logo a continuação! As artes são maravilhosas!

Vic 19/10/2021

Sinceramente, eu não sei como definir essa história.
Tantas referências a cultura pop, algumas muito claras outras mais sutis.
A Laura, certamente seria uma grupie de vivesse no mundo real. A Luci... Como descrevê-la sem contar demais? Todos os personagens são incríveis e é fácil mergulhar na trama.
E quem ler vai se apaixonar. Sem mais.

@selinakyleer 31/10/2021

Li essa HQ há um bom tempo, quando ela ainda saia em capítulo.
Primeiro, os traços, as cores, estilos e roupas dos personagens são os pontos fortes. Dá para sentir que a historia é um pouco corrida e que poderia desenvolver mais os personagens, para além desse ponto negativo o geral é muito bom.
Tem um enredo cativante, a principal é maravilhosa, todes os personagens são interessantes - mesmo, mesmo -, é diversa e inclusiva.
n - 4,5.

Rodrigo 18/12/2021

nossa até que essa história me surpreendeu, sempre gosto dessas premissas de deuses vivendo entre humanos, provavelmente vou ler a continuação.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6