Marsha Mellow e Eu

Marsha Mellow e Eu Maria Beaumont

Resenhas - Marsha Mellow e Eu

Martha Argel 23/03/2010

(Resenha escrita em 3 de julho de 2005)

Confesso que quando vi esse livro pela primeira vez, umas semanas atrás, o que me atraiu foi a capa. Achei uma gracinha. Eu estava na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, e não comprei porque só compro na Livraria Cultura, que premia minha fidelidade com bons descontos (tenho um cartão-fidelidade da Siciliano mas não uso porque o benefício é patético).
Comprei (na Cultura!), li e não me arrependi. A história é hilariante. Amy Bickerstaff não tinha uma vida particularmente interessante, e estava com a auto-estima lá embaixo quando resolveu provar a si própria que podia fazer algo. Então escreveu um livro. Trezentas páginas de sexo tórrido e sensacional. Um escândalo. Não, ela não ia publicar aquilo, mas alguém achou o livro no computador e resolveu que era bom demais para continuar inédito. Nascia um best-seller, e de repente, toda a Grã Bretanha queria saber quem, por trás do pseudônimo Marsha Mellow, estava fazendo ruir toda a moral e os bons costumes britânicos!
Só que Amy Bickerstaff não podia revelar sua identidade. Ela poderia considerar-se morta caso sua mãe, uma matriarca prepotente e ultraconservadora, sequer desconfiasse de que sua filhinha (que ela ainda achava que não fumava!) era a mais depravada sensação do momento. A coisa só piora quando um tablóide sensacionalista põe a prêmio a cabeça de Marsha Mellow, e até o editor dela entra no embalo.
À medida que tenta resolver sua situação quase desesperada, Amy vai descobrindo que cada uma das pessoas a seu redor também está metida em encrencas complicadíssimas, que de uma forma ou de outra sempre a acabam afetando e atrapalhando cada vez mais sua vida.
OK, não é altíssima literatura. Mas eu devorei. Li de um dia para o outro, e preferi deixar o sono pra lá a ter de interromper a leitura. A autora tem um ritmo excelente, não deixa a bola cair em nenhum momento, e consegue entrelaçar com perfeição um número enorme de tramas paralelas. Chegou uma hora, perto do fim do livro, em que eu já não acreditava que ela iria resolver todas as trapalhadas. Mas ela resolveu. E, num desfecho digno das “histórias de mulherzinha”, avacalhadas ao longo de todo o livro, a história tem um final feliz.
Uma nota curiosa: o livro foi publicado na Grã Bretanha em 2004, e para ter chegado aqui, deve ter feito sucesso por aquelas bandas. Pois bem, procurando informações sobre a obra, entrei na Amazon e descobri que, pasmem, não houve uma edição nos EUA! Puxa, será que o mercado editorial estadunidense é tão bom que prescinde dos lançamentos de além-mar?

Está se tornando um hábito. Escrevi para Maria Beaumont e ela me respondeu... no mesmo dia! Muito simpática.

De: Maria Beaumont
Enviada em: segunda-feira, 4 de julho de 2005 23:39
Para: --------------
Assunto: Re: a reader from Brazil

Dear Martha,

Yours is my first e mail from Brazil so I will save it for sure! Thank you so much for taking the time to write and for saying that you enjoyed MM&Me. I agree, I think the cover is great - so much better than the English version!
I think my next book, MissFit, will be published in Brazil next year.
Thanks again for writing. Brazil is the coolest!

Maria xxxx

Pablo Paz 11/09/2021

Excesso de diálogos
A proposta é boa: uma sátira a livros eróticos voltados ao público feminino. A protagonista, de uma família britânica de classe média alta conservadora, escreve logo um pornozão no estilo masculino para chocar a todos e apagar as fronteiras que muita gente 'culta' e cult adora erguer entre 'erotismo' e 'pornografia'. O livro, escrito por Amy sob um pseudônimo (Marsha Mellow, autora de 'Anéis no dedo dela'), faz um sucesso tremendo e, por causa disso, a protagonista terá que arcar com as consequências. Tem algumas passagens bem engraçadas, mas a obra como um todo peca pelo EXCESSO de diálogos a ponto de ficar cansativa. Está mais próxima de um (ótimo) roteiro do que de um romance, o que daria um belo filme à lá Pedro Almodóvar. Se levado às telas (por um Almodóvar!), seria um daqueles best-sellers do qual diríamos que o filme é melhor do que o livro.

Carla 23/09/2009

Não é lá tudo q parece na orelha
Talvez tenha sido a tradução, não gostei muito das girias, não creio que tenham sido sequer perto do que a autora tentará dizer. E o livro é legal mas a personagem principal é muito chatinha e infantil. Gostei mais dos secundários do que a Marsha em si.
Cláudia 07/12/2009minha estante
Eu tenho pena das arvores que sofreram em vão por causa desse lixo. hahahaha

Gabi C. 09/05/2012minha estante
Achei a mesmíssima coisa! Vírgula por vírgula. Nada como uma tradutora sem noção e uma mocinha 'tchonga' pra um livro perder pontos. E a história é tão bacaninha... =/

Nana 17/09/2009

Leitura pra descontrair!
Este é daqueles livros pra ler após um suspense bem pesado.
Uma história engraçada e super divertida para relaxar e dar umas risadas...Nas primeiras páginas achei que era fraco, mas em seguida foi melhorando e gostei muito! Amy e Ant são umas figuras!
Recomendo para ler nas férias ou no final de semana sem compromisso!

Sousa 16/07/2022

Foi bom ver marsha de novo.
Faz uns 2 anos que li esse livro e desde então ele tava parado na minha estante até eu dá outra oportunidade pra ele e ler ele de novo essa semana,e foi bom eu ter feito isso porque pude perceber o quanto esse livro é bom, ele é tão simples, clichê,mas eu me apaixonei pela história de amy e de como a sua vida vira uma confusão por causa de um livro hot. Marsha mellow e eu é a historia da jovem amy que vê a sua vida mudada por causa do seu livro hot que ela escreveu quando levou um pé na bunda do seu namorado,e que a sua irmã sem ela saber publica o livro com o pseudônimo de marsha mellow, o que podemos encontrar nesse livro? Humor,drama e uma grande lição:sempre coloque senha no seu computador,além de que esse livro é otimo para tirar ressaca literária.

Cristine 03/11/2011minha estante
afff.
estou lendo o livro e rindo muito...e com certeza acho que a autora bem podia publicar o tal livro da Marsha tbm...rsrs

Cris Paiva 20/04/2009

A mocinha, depois de ser chutada pelo namorado seboso por não ser boa de cama, começa a ter fantasias com cenas ardentes de sexo selvagem, que resolve por no papel, ou melhor, no notebook. A irmã enxerida da mocinha manda os originais ardentes para uma editora que publica o livro com o pseudônimo de Marsha Mellow. O livro faz um sucesso enoooorrrmmeee!!!! Ele tem cenas de sexo totalmente despudoradas ao pior estilo Elloras (se bem que as cenas só são citada no livro) e todos querem conhecer a autora, que é uma pacata secretária em um jornaleco de terceira e que tem uma quedinha pelo patrão-gostosão!
Ela, então se encontra numa enrascada, se revelar ao público sua identidade, como os editores querem, o patrão-gostosão vai achar que ela é uma tarada de quinta e mãe super-religiosa-rata-de-igreja vai ter um treco e cair dura...

@brulelivros 25/01/2013

Marsha Mellow e Eu - Sobre sexo e sem sexo
A trama da história de Maria Beaumont é incrível e incontestável , porém falta alguma coisa na sua personagem principal Amy.Eu não gostei do final do livro ,parece que faltou coragem para a menina mesmo depois do livro todo dando rodeios no assunto de sua identidade.
O que me irritou também foram os sonhos dela desnecessário que depois do terceiro eu parei de ler e comecei a pular ! Porem tenho que admitir que dei boas risadas em algumas partes que salvam o livro.. o amigo de Amy Ant é um grande personagem e mais engraçado que a própria.
Achei a relação de Amy e sua mãe muito estranha , não acredito que depois de ouvir o que ouviu dela , sentiu culpa e não raiva.
No final valeu ler o livro :)

Bruna Ferreira

Paola 21/09/2009

Livro medíocre, de história fraca e piadas forçadas. Maria Beaumont consegue com a obra, no máximo, uma cópia barata das boas autoras de chick lit.

Camila 10/01/2010

Conta história da autora de um best-seller, classificado como pornô, e todas as confusões que vem com o sucesso de seu livro, escrito como forma de terapia depois de ter tomado um pé na bunda do namorado.
Engraçado, mas meio fraquinho. Um livro sem muitas reviravoltas ou surpresas, que só fica interessante mesmo nas últimas páginas.

Nessa Gagliardi 02/09/2009

Ótimo livro para dar risadas.
Contra-indicação: parecer uma louca onde quer que o esteja lendo.

Rafael 06/06/2009

Bem escrito, engraçado demais e altamente recomendado!!!! Amei este livro...

Mari 30/07/2011

Que rolo!
O Livro é bem divertido! Me fisgou na primeira página e só consegui parar de ler quando cheguei na última!

Uma estória leve, engraçada e cheia de amor. Muitas reviravoltas!

A Marsha, com seu nome verdadeiro, é uma atrapalhada, que morre de medo de ser julgada por todos. É tímida e não acredita em seu próprio potencial.

Quando ela termina o namoro com um cara FDP resolve se vingar dele e escreve um livro super acalorado e cheio de sexo! Nem seu melhor amigo é poupado e algumas de suas experiências sexuais esao lá! Só que o melhor amigo é Gay, trabalha num pub chamado seminário e por isso, ela contou para sua mãe que ele era padre.

Daí, vc já começa a ver a confusão. Mas isso tudo começa mesmo quando sua irmã Lisa, envia seus rascunhos para uma agente e essa publica o livro, sob o pseudônimo de Marsha Mellow.

Uma mãe super conservadora, Marsha tem medo de contar a verdade, que é autora do livro mais vendido na inglaterra e que trata de muito sexo!

A estória se desenrola muito bem, com a volta nos que não foram e um namorado novo!

Gostei bastante.

Agora, a autora poderia escrever o livro que a Marsha escreveu, né?

Ane Queiroz 04/05/2013

Hilário
O livro já começa bem irreverente e isso é sempre um bom sinal (lembrando de "um amor de detetive"), mostra o quanto vai ficar divertido. E verdade seja dita: Esse livro é MUUUUIIITOOOOO hilário!!

No começo somos apresentados a situação: Ela escreveu um livro muito picante, que está fazendo o maior sucesso e gerando diversas polêmicas, mas falta coragem para assumir esse feito pra a sua família e a sociedade de forma geral.
Os jornais a acusam de ser a responsável pelo aumento no índice de gravidez na adolescência e a sua mãe é uma pessoa extremamente conservadora que "morreria" se soubesse disso.

Mas, a vida de Amy não é só desespero! Ela é apaixonada por Lewis (ainda que não diga com essas palavras), que é seu chefe e tenta resgatar a revista onde eles trabalham da falência iminente. Desde o começo fica claro que ele é um pedaço de mal caminho e que se interessa por ela, no entanto, no caos da vida de Amy, demora pra que ela perceba.

Os outros personagens são ótimos! Temos:
*Ant, o melhor amigo. Divertido, assanhado e perspicaz. Ele dá um toque especial ao livro, é o personagem mais divertido.

*A irmã, Lisa. Uma cabeça de vento que afirma que tem um mega problema com o namorado (que não é um problema, mas uma neurose idiota) e aproveita pra colocar mais problemas na vida da Amy. Ela é a responsável pela publicação do livro.

*A mãe, Charlotte. Um ser monstruoso e preconceituoso que domina a vida das filhas e tem amor extremo ao partido conservador.

*As colegas de trabalho: Julie (um amorzinho de pessoa, mas que pouco aparece) e Deedee (se é que podemos chamar de colega, já que é uma cobra fofoqueira).

*O pai, Brian, um ser de decoração que ganha um pouco de voz no final.

Uma colega me perguntou se era Hot e que fique bem claro: fala-se muito por alto de sexo e não tem nenhuma parte picante de verdade.

O livro é engraçado!
O livro é para se descontrair...

Mas, os delírios da Amy (que começam legais, pois confundem quem lê) se tornam chatos e enfadonhos (devo ter pulado alguns) e o final não é o que eu esperava.

Quando chegou no final não acreditei, que tragédia!
Faltou desenvolvimento. Na maioria dos livros os autores levam seus personagem a um nível melhor, como, por exemplo, superar seus problemas e crescer, mesmo que fiquem alguns aspectos que são marcas registradas daqueles personagens (como uma mania ou outra).
Mas nesse... Aff!
Sabe o detalhe que estraga? Você verá quando ler (que vale a pena mesmo assim).

Capa: 8,5 - já se percebe a irreverência e um pouquinho do teor.
Título: 7,0 - Poderia ser melhor
História: 8,5
=)

Cristine 18/11/2011

o livro até que tem algumas cenas hilárias, mas a maior parte do tempo são preenchidas por devaneios tolos da Amy, a criatura mais covarde e mentirosa que já vi...sempre que alguma situação aperta ela tem uma mentira na ponta da língua, que geralmente só vem a aumentar os problemas. Como quando ela diz para sua mãe que seu amigo antony entrou para o Seminário (uma boate gay em NY) mas a mãe acho que o dito virou padre, chegando ao extremo de se confessar com ele (por sinal essa "mentira" e a solução dela são as que rendem a melhores cenas do livro).
Ana Lidia 15/01/2012minha estante
Só esse título, bobo de doer, já me tira toda vontade de ler... sua resenha só confirma o fato! rsrs

Isadora 09/12/2012minha estante
Os sonhos no meio do livro da Amy são os piores!
Não via a hora de terminar esse livro!