A noite escura e mais eu Lygia Fagundes Telles

Resenhas - A Noite Escura e Mais Eu

1 | 2 | 3 | 4

Thales 27/11/2021

Alguns contos não me marcaram em absolutamente nada. Alguns são geniais.
Destaco Dolly e Uma Branca Sombra Pálida.
O Anão de Jardim encerra muito bem a obra.

Pedro.Reis 16/10/2021

Novas aventuras na narrativa de Lygia
Eis que cheguei a este livro de contos esperando a mesma experiência que tive em Seminário dos ratos.
Porém não obtive a mesma experiência, aqui alguns contos não são tão emocionantes, o primeiro tem um desfecho um pouco decepcionante para quem está acostumado com os finais que a Lygia dá para os outros contos dela.
Mas também há contos lindos neste livro, em especial: O crachá nos dentes, Uma branca sombra pálida e Anão de jardim. Esses três constos são verdadeiras peças primorosas na obra de Lygia. Cada um trata de uma temática diferente e que traz uma reflexão poderosa sobre os nossos costumes nada civilizados. Em especial, o pobre Anão Kobold que sofre a deteriorização do tempo e que é testemunha de uma injustiça enorme.
Os contos: Papoulas em feltro negro e A rosa verde possuem uma melancolia tão grande, não são contos com finais sensacionais, mas possuem uma narrativa lúgubre que faz qualquer leitor mais atento sair com uma crise existencial bem grande: Será que a proteção de nossos responsáveis é boa? Será que podemos ser deuses e como tal temos direito de interferir na natureza? Tudo são questionamentos que esse dois contos abordam.
Contos que realmente precisam ser pensados para serem entendidos: Boa noite, Maria e Você não acha que esfriou?
Mais um belo livro da gigante da língua portuguesa.

Arthur Sanches 31/07/2021

Este foi o meu primeiro contato com a escrita desta autora e posso dizer que quero conhecer tudo o que ela já escreveu. Ela tem uma escrita sensível e profunda, cheia de metáforas e verdades. Dentre os meus preferidos estão os imperdíveis contos: Boa noite, Maria; Uma Branca Sombra Pálida e Anão de Jardim.

Lis 29/07/2021

Para registro pessoal
Os contos da Lygia merecem ser devoradas de uma vez, nesse terceiro contato com a escrita da autora reforço minha impressão de encanto com sua sensibilidade. As temáticas densas muitas vezes encobertas por uma narrativa sútil e outras vezes escancarada sem o pudor que só a profundidade releva.
Destaco os contos: ?Dolly?, ?Boa noite, Maria?, Uma branca sombra pálida?.
Margô 08/09/2021minha estante
Sou fã!!!!

Paula.Moreira 20/05/2021

Já quero ler os romances
Todos os contos despertaram em mim uma profunda nostalgia... Nunca tinha lido nenhuma obra da Lygia Fagundes Telles, então não sabia muito bem o que esperar! Fui com a mente aberta e posso dizer que a experiência me proporcionou muitas lágrimas, risos, entre outras emoções... Parece que a Lygia estava tocando um tambor e o meu coração só ia seguindo! Hahah
Terminei o livro já pesquisando os outros títulos dela para adicionar na minha lista de desejos.
Ps: tive o privilégio também de fazer essa leitura com duas queridas amigas, o que ajudou a ramificar mais ainda a experiência!
PS2: os contos que mais me moveram foi "boa noite, Maria", "papoulas em feltro negro"(acho que talvez esse seja o meu preferido), "uma rosa pálida" e "anão de jardim".
Amanda.Santiago 21/05/2021minha estante
????

Thiago275 18/05/2021

A morte e o luto
Publicado pela primeira vez em 1995, A Noite Escura e Mais Eu é o quarto livro de contos de Lygia Fagundes Telles e traz nove histórias curtas cujo tema principal é o luto e a morte.

Permeados por certa dose de melancolia perante a vida (com a qual me identifico bastante) seis dos nove contos mostram situações em que estão presentes a morte ou a iminência da morte, seja do protagonista ou de pessoas próximas.

Luto, remorso, medo e solidão são algumas das circunstâncias com as quais os personagens têm de lidar nesses contos em que Lygia demonstra mais uma vez sua incrível capacidade de se transformar nos mais diversos narradores: meninas mal saídas da infância, senhoras de meia idade, garotas no auge da juventude, um cachorro, um anão de jardim.

Toda coletânea tem altos e baixos e aqui não é diferente. Não é meu livro favorito da autora, mas destaco os contos "Boa Noite, Maria"; "Anão de Jardim" e o incrível e destruidor "Uma Branca Sombra Pálida", um dos melhores contos que já li.

Michelle 28/03/2021

A noite escura e mais eu
Um livro de contos da autora que nasceu em 19/04/1923, Lygia Fagundes Telles e diversas obras escreveu.
Gostei do livro, é curto, com narrativa fácil e muitas pitadas do lado negativo humano e as complexidades de relações.

r.lari 05/01/2021

A noite escura e mais eu
Conheci Lygia por esse livro e me encantei. Ela é uma verdadeira contadora de histórias e nos sensibiliza com a leitura. Não que sejam histórias fáceis ou leves, mas ainda assim, são contadas com beleza. Vale a leitura!

Samylle 01/08/2020

Encantador
"A vontade da esperança e a vontade do sonho, eis a energia maior que alimenta as personagens deste livro escrito com as qualidades únicas que se exige do artista, a competência. E o amor."

Rafaela.Maria 05/07/2020

simplicidade e exatidão
Lygia sempre consegue nos fazer refletir em narrativas que demonstram, muitas vezes, situações banais, mas que possuem uma grande questão da vida. Nesta obra não foi diferente, escreveu com uma simplicidade e exatidão sobre segredo, morte e mistério dos laços humanos que são tão complexos. Reitero que o segredo e a morte aparecem sempre juntos, como se fossem cúmplices. Obra perfeita. Mais uma vez Lygia fora única.

drikamath29 01/06/2020

Maravilhoso!
Livro de contos da Lygia. Cada leitura melhor que a outra. Não gostei tanto dos dois primeiros contos, mas, ainda assim, vale a pena cada página.

Mari 20/05/2020

perfeição
com certeza uma dos melhores trabalhos da Lygia. não tem um conto ruim ou sequer mediano, são todos ótimos e de uma maestria inexplicável. todos narrados em primeira pessoa, você consegue sentir a solidão e a angústia dos personagens dos diversos contos. pra mim todos eles estão carregados de angústia e solidão, por isso tão apropriado (e de uma sagacidade sem tamanho) o título "a noite escura e mais eu", uma vez que Lygia narra situações escuras, dolorosas, em sua maioria carregadas de perdas - seja de um ente querido ou de si mesmo - fazendo mesmo lembrar o poema de Cecília Meireles, Assovio, do qual veio o trecho que deu título ao livro de Lygia: vou pelo braço da noite/ levando tudo que é meu:/a dor que os homens me deram/ e a canção que Deus me deu.

Syl 16/05/2020

Um mundo incrível repleto de significados.
Lygia Fagundes Teles uma contista exímia com as palavras . Cada conto muito bem representado com personagens e até mesmo objetos que criam uma " vida" em particular. Esses, tornam -se narradores personagens com pontos de observação indiscutível. Todos os contos muito bons, fechando com O anão de jardim. Uma viagem junto com a reflexão .

Maiara.Alves 24/12/2019

Lygia, sempre maravilhosa! ❤️
Contos que envolvem, surpreendem e abalam! Leitura provocadora de sensações e sentimentos inenarráveis!

1 | 2 | 3 | 4