The Bell Jar

The Bell Jar Sylvia Plath

Resenhas - The Bell Jar

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

umbookaholic 15/06/2023

Sendo direto e rápido: um bom livro com altos e baixos

dito isso, gostei muito de várias passagens da primeira metade, apesar de achar bem sofrível. a trama em si pouco me prendia, mas eu queria ver mais da mente da Esther e saber o quão fundo a autora conseguia ir na mente dessa personagem. grifei trocentos trechos sobre a "redoma" e momentos em q a protagonista contava como se sentia em relação às outras pessoas, pq me identifiquem com ela diversas vezes

a metade do livro é enfadonha e sinto que só me conectei de verdade com a Esther por volta das 75% do livro. acredito q boa parte disso venha da dificuldade de empatizar com uma pessoa q faz comentários xenofóbicos & racistas (e preconceitos de toda a sorte) à torto e à direto. longe de mim querer iniciar uma cancelamento da Sylvia, pq, como já disse algumas vezes, não sou um adolescente twitteiro, mas isso definitivamente criou uma barreira entre a personagem e eu

no mais, gostei dessa leitura e acredito q esse seja um livro que vai ficar comigo durante um tempo. pretendo ler os diários da Sylvia algum dia; vamos ver o que o futuro me reserva :)

Alexis.Sodre 23/01/2023

Comecei esse livro sem saber nada dele, sem ler a sinopse nem nada, então de inicio foi meio confuso, mas quando engrenou, não consegui mais parar de ler. Em alguns momentos me identifiquei com a Esther, em outros não consegui me conectar com ela como protagonista, mas no geral eu gostei do livro.

k4kiss 10/08/2021

qnd terminei não achei que iria ter tanto impacto no meu dia a dia, mas acabou sendo um dos meus favoritos. sim, tem as suas problemáticas, mas a sua escrita é muito linda. pra quem ama livros sobre mulheres depressivas, esse é O livro.
k4kiss 10/08/2021minha estante
sim eh racista e etc mas isso eh obvio ne familia

Lia 18/05/2021

DESCRITIVO, mas não entediante
Nunca pensei que um livro pudesse tratar de um assunto tão delicado com tamanha desenvoltura e clareza. Sylvia Plath descreve os sentimentos e pensamentos com tanta precisão que acredito que todos que leem o livro podem senti-los também. Estou muito satisfeita com a leitura e provavelmente lerei de novo quando estiver com tempo.

Talia.Moniz 03/11/2021

o clássico das gatas depressivas
Não sei o que pensar. Geralmente tenho uma resenha na ponta da língua, mas esse livro me deixou muito confusa. Ele tem uma narrativa muito interessante: a trajetória de uma jovem adulta à insanidade. Ela começa o livro em Nova Iorque vivendo o que deveriam ser os melhores momentos da sua vida. Mas, uma grande onda de tristeza e melancolia a segue, o que a leva à depressão.

É uma obra interessante. Absurdamente bem escrita, com uma escrita sensível aos sentimentos da protagonista. Contudo, achei que a narrativa era pouco coesa: senti que passei metade do livro a ler sobre nada e q a primeira parte pouco tinha haver com a segunda para além de uma grande introdução sobre nada. Digo com certeza que parece que li nada e que no fim nem sei se entendi de facto a narrativa.

Ainda assim, achei um retrato fiel ao que é estar depressivo e bo fim do poço. É muito fácil nos relacionarmos com a protagonista que assim como muitos de nós tem muitas dúvidas sobre o seu futuro. São também colocados em debate, o papel da mulher na nossa sociedade e no casamento.

gabibs 14/02/2022

gostei mas esperava mais
acho que por ser muuito aclamado pela crítica e tal eu tinha expectativas mais altas pra esse livro, achei bem interessante o jeito que entra na cabeça dela mas não me tocou tanto quanto eu esperava. ja li melhores nesse mesmo tema e achei o meio da história meio parado, mas no final melhorou

Fran 24/08/2020

Eu estou totalmente sem palavras. É tão real que chega a doer... fui lendo devagar com uma sensação estranha, como se estivesse vivenciado tudo aquilo na pele da personagem. Que escrita maravilhosa, Sylvia.

Sofia 16/09/2023

I am I am I am
Demorei a ler, fiquei confusa, não entendi muitas coisas mas gostei.
Vou ter que ler novamente em inglês e depois reler em português.
Não me gerou muitas reações nem nada do tipo mas continua sendo um bom livro
Gostei muito da analogia da figueira.
Só descobrimos no final o significado (importantíssimo) do título

Camila Da Rós 10/01/2024

Muito marcante
Esse livro sempre foi e sempre será uns dos meus favoritos! O fato dele falar sobre assuntos de doenças mentais , ainda não discutidos o suficiente atualmente, de uma forma tão simples, me encanta. Ainda mais que ele é bem antigo! Recomendo muito a todos!!

babi 22/12/2023

Melancólico e íntimo
Devorei esse livro em dias! a escrita da Sylvia Plath é incrível e traz a melancolia de só quem enfrenta a depressão consegue descrever. Além disso o jeito que a história acaba é um prato cheio para divagarmos sobre a trama. Recomendo!

_julliemarrie 20/07/2022

Por favor, procurem se informar sobre os gatilhos e temas que o livro aborda antes de iniciar a leitura.
The Bell Jar é um trabalho de ficção pesadamente inspirado na vida real da autora, e por isso eu tenho receio de falar o que eu sei que vou falar.
Apesar da escrita e estudo da personagem excelentes, não consegui me importar com Esther, a protagonista, e por isso me senti um pouco distante do livro inteiro por si só. Mesmo me identificando com alguns dos sentimentos e falas da personagem, fui incapaz de acompanhar de perto os altos e baixos pelos quais ela passa, pois pra mim ela era uma desconhecida (mesmo estando dentro da cabeça dela do início ao fim).
Como o livro inteiro é basicamente sobre Esther e sua profunda depressão, não senti ou pensei muita coisa além do desconforto nas cenas em que ela contempla ou tenta suicídio.
No fundo eu acho que li esse livro errado e pode ser que eu tente uma releitura no futuro, mas não tenho certeza já que é uma leitura difícil de levar adiante e tem temas que "hit too close to home".

iara 24/09/2022

the bell jar
adorei como a sylvia plath constrói o mental breakdown da esther, realmente me senti dentro da personagem e o que é mais interessante ainda é entender que parte reflete os próprios pensamentos da escritora
é o primeiro livro trabalhando a temática ?unhinged women? que é tanto falada no bookstagram(pelo menos no meu explore), e é um must read pra quem se interessa, mas por favor lembrem que a autora é abertamente racista no livro e que isso não pode ser ignorado ao aclama-lo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6