The Bell Jar

The Bell Jar Sylvia Plath

Resenhas - The Bell Jar

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

savina2 23/10/2022

nao consegui ignorar todo o racismo nesse livro entao nao me conectei nem um pouco com a protagonista... ( nao quero ninguem falando da epoca que foi publicado pq isso pouco me importa, continua sendo racismo. )

manu 17/08/2022

blah
o livro é pra mim for meio blah, foi entediante, não consegui me conectar com a Esther e as vezes eu até esquecia que ela era a protagonista. claro não posso esquecer do racismo q tem nesse livro, é forte e me incomodou bastante, não tem como ficar calada, ainda mais sendo um livro semi-biográfico.
também foi meio confuso, pesado claro, pensei que terminaria em um dia só pelo tamanho mas não foi isso que aconteceu.
enfim, não acho que um dia irei re-ler.

Will Fleherty 12/04/2015

Outstanding
Still trying to recover myself.

Danily 23/10/2023

Levei meses e meses para terminar esse. não por ser ruim ? muito ao contrário ? mas por ser angustiante a forma como é possível se identificar tão facilmente com Esther. Amei, apesar de reconhecer alguns detalhes e pontos negativos da obra.

Cat 20/07/2022

se for engatilhadx facilmente, nao leia.
mas nao perca essa oportunidade por nada. eu acho q esse livro realmente deveria ser lido em escolas. nao acho q romantiza o su1c1d10, pelo contrario. conta a historia de uma vida triste e altamente afetada pela depressao. nova iorque, o centro de tudo e de todas as oportunidades, é onde a personagem comeca o livro. mas nao consegue aproveitar nada por causa de varias coisas. muitoooo bem escrito. te amo sylvia plath

Sabrina 03/07/2022

Melhores metáforas.
A escrita dela é maravilhosa, consegue colocar de maneira muito clara por meio de metáforas sentimentos e sensações que por vezes não conseguimos expressar bem com palavras. Há muitas questões nesse livro que muitos devem se identificar, porém quando a personagem principal entra em um estado mais sombrio a coisa, para mim, fica um pouco desconfortável. Eu tive que dar umas pausas. Mas ainda bem que terminei. Recomendo, porém com a ressalva de que pode ser pesado demais para alguns e conter gatilhos também.

katarinafp 09/05/2021

A redoma de vidro é um daqueles livros atemporais..incrível como você se imagina vivenciado tudo aquilo pelo qual a personagem passa, sensacional.

brenda.eliza 27/03/2022

i am i am i am
é um livro confuso, agonizante, e ate mesmo um pouco perturbador, mas a escrita é sem duvidas incrível.

. ⪠06/09/2021

definitely an experience reading this at the edge of 19, it's a push into a mental breakdown when you identify too much with Esther. to me, this book is a mirror. the ending is so good, it seems like the ambiguity symbolizes the fact that you'll never know if you're really okay or if the bad stuff is just lying dormant in you.

"because wherever I sat?on the deck of a ship or at a street café in Paris or Bangkok?I would be sitting under the same glass bell jar, stewing in my own sour air."

nandss 07/10/2023

Sylvia plath!!!!!!!
"Estaria sempre sob a mesma redoma de vidro, sendo lentamente cozida em meu próprio ar viciado."
Que livro é esse meu deus. Eu não sou de fazer resenha, mas esse eu queria guardar algo sobre, pra quando eu reler esse livro no futuro eu lembrar como foi a primeira vez.
Eu tive dificuldade em entender completamente a Esther ao longo do livro. Enquanto muitos sentimentos dela eram surreais de tão identificáveis, outros me deixavam completamente confusa. Foi vendo alguns artigos e vídeos sobre a vida da Sylvia e sobre o livro, que eu fui encaixando as peças da narrativa da Esther. Mas o que faltava de entendimento total, a escrita da Sylvia compensava em sentimento. Eu me sentia melancólica e agoniada como a Esther, e me pegava pensando muito sobre algumas reflexões dela depois de ler um capítulo do livro. É assustador o quanto algo que uma mulher escreveu na década de 60 consiga ser tão parecido com os nossos sentimentos e pensamentos no presente.
Também fico triste que esse tenha sido o único romance da Sylvia, porque o que essa mulher tinha de talento pra passar emoções e narrativas inteligentes é bizarro. O livro só não é 5 estrelas porque não acho que seja um livro totalmente identificável pra mim no momento e, infelizmente, pelas passagens com teor racista e xenofóbico em alguns capítulos.
Fora isso, é notável que a Sylvia era mega a frente do seu tempo e uma mulher muito demais pros anos 60. Mal posso esperar pra reler esse quando tiver na facul de psico :)
uedinha 08/10/2023minha estante
gracinha, amei a resenha querida

Saturno 28/02/2022

Infelizmente li na época errada. Deveria ter lido quando era adolescente, deprimida e melodramática.

melartholic 14/04/2024

É bom encontrar um livro que te entenda. Por mais que seja um livro sobre a depressão gravíssima de uma jovem, eu acabei gastando todos os meus post-its. Em cada página Sylvia Plath escrevia, de um jeito poético característico dela, um sentimento qual eu tenho tentado definir a muito tempo.
??
sfmanuella 14/04/2024minha estante
lindo?

sfmanuella 14/04/2024minha estante
emocionante?

tessacarstairs 23/12/2021

I think this is the first time I have nothing to say about a book. I relate a lot with the way Esther feels and understands things and I think the writing is amazing. When dealing with mental illnesses and psychological themes in general, it's easy to not be able to properly convey what's intented but this book does a brilliant job at that by using descriptive language and really making us feel the experiences that the protagonist goes throught.
It was completely different from what I was expecting, but I can say it surpassed my expectations. Althought it portraits turbulent topics, it's an easy read and it has a compeling story that isn't difficult to understand or keep up with.
There's a bunch of racism in the book, however. It honestly bothered me a lot and I'm quite confused to how she managed to offend so many different groups of people in this piece alone.

Nanda Lima 10/08/2014

Uma obra para corajosos
Uma obra densa, triste e depressiva. Este é um livro sobre uma garota de 20 entrando em depressão e passando pelo inferno de perder o prazer pela vida, a vontade de continuar existindo e até mesmo a ligação que tinha com sua rotina do dia-a-dia e com as pessoas que a rodeavam. Esta é uma obra que NÃO deve ser lida por quem está deprimido.

A autora, Sylvia Plath, suicidou-se dois anos após escrever "A redoma de vidro", considerado um relato autobiográfico da autora. Plath conseguiu, muito bem, como apenas alguém que vivia na pele o que relatou, repassar para o leitor a profunda tristeza e vazio que permeia a mente do depressivo. Confesso que tive dificuldades para ler a obra até o fim e parei a leitura por várias vezes, para o bem da minha saúde mental. Como eu disse acima esta não é, absolutamente, uma leitura a ser feita em um momento de sofrimento.

A ideia do suicídio, que está latente em toda a sua escrita, é vista sem a paixão que muitos incautos lhe conferem. A praticidade de morrer em face do sofrimento é exposta. O vazio e a falta de sentidos da vida são expostos. A fragilidade da mente humana e a efemeridade das paixões, das lutas, dos objetos, relações e sonhos são trabalhados sem o uso de falsos argumentos ou teorias filosóficas, teológicas ou da psicanálise. A obra é uma ferida aberta relatada pelo próprio ferido, o que dá a ela o tom de causalidade que, ao invés de banalizá-la ou deixá-la mais leve, confere-lhe visceralidade.

Este é um livro para corajosos. E apenas para os corajosos eu o indico.

site: http://umaleitoraassidua.blogspot.com.br/

lelê 01/01/2023

Único
Eu amo a escrita da Sylvia e todo o plot do livro. Esses livros que trazem temas voltados pro psicológico sempre me prendem. No início eu tava meio confusa com o rumo que a história tava tomando, mas chegando na metade eu já estava apaixonada pelo livro. Nenhum dos personagens me cativaram muito, mas eu sinto simpatia pela protagonista. Muito muito interessante. Sinceramente, eu li mais para matar a curiosidade e acabei gostando pra caramba.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6