Memórias de uma Gueixa

Memórias de uma Gueixa Arthur Golden

Resenhas - Memórias de uma Gueixa

ola.resenhas 13/07/2022

Memórias de Uma Gueixa
Um drama que entrega tudo e mais um pouco!

A trajetória da Chio desde quando ela foi vendida pelo pai até se tornar uma Gueixa respeitada e conhecida é excelente!

A história é muito bem estruturada e te envolve com as emoções da protagonista. Afinal, ela passou por abandono, traição, humilhação, trabalho infantil e conseguiu ultrapassar todos esses obstáculos por um único motivo, um amor verdadeiro.

Acho a adaptação muito bem feita, mas vale muito a pena ler o livro e se encantar ainda mais.

Carolina 09/07/2022

Memorias de uma gueixa
Simplesmente o melhor! Apaixonada nessa história e no seu filme! Não me canso de repetir e assistir.
Aquele que marca pasa sempre!

Rebeka 07/07/2022

Memórias de uma gueixa
?Um en é uma ligação cármica que dura uma vida inteira. Hoje em dia muitas pessoas parecem acreditar que suas vidas são totalmente questão de opções; mas em meu tempo nós nos víamos como peças de argila que mostram para sempre as impressões dos dedos de todos os que a tocaram.?

A leitura não foi fluída, chegando a ser exaustiva em alguns momentos, mas é um recorte interessante da cultura japonesa, antes, durante e depois da Segunda Guerra Mundial. Apesar de pretender apresentar a história sob o ponto de vista das gueixas, foi escrito por um autor americano baseado em pesquisas e entrevistas com gueixas reais, posteriormente envolvido em uma polêmica com uma de suas colaboradoras que escreveu um livro contando seu próprio treinamento como gueixa.
Analisando pela ótica atual e pessoal, é uma história triste, onde as mulheres, apesar de inseridas em uma estrutura patriarcal, fazem um duro treinamento e desenvolvem suas habilidades na arte de entreter.
Michela Wakami 07/07/2022minha estante
Infelizmente é uma leitura cansativa.

Naty Alves 01/07/2022

O olhar de gueixa
Por definição Gueixa significa artista. Aquele que vende e vive a arte as primeiras gueixas eram homens, e só mais tarde as mulheres ganharam espaço. (Não, gueixas não são prostitutas).

Sempre acreditei que os livros tem um passaporte intrinsico e que nos leva além de onde nossos pés ou mente alcançam, é só abrir e ler, você pode encarar a literatura como puxar a cortina e olhar para fora, o que você, ou eu vamos ver, e outra história. Dessa vez fui ao Japão, conhecer pelos olhos e (memória, afinal o livro é sobre isso), a vida de uma gueixa lá nos anos 30, 40, e pouco antes quando ainda criança, a pequena Chyo foi vendida, até o dia que ganhou uma nova identidade, aliada a seu destino de gueixa, assim agora conhecemos também Sayuri, que "se fundem numa só como numa aquarela num papel" Assim ela conclui, e eu a deixo mais não completamente, afinal leitor, escritor, personagem, e escrita também se fundem a cada livro aberto.

Foi uma experiência mágica de uma cultura que conhecemos tão pouco, ainda que tenha sido longa e ardua, mas qual não é. Muito bem escrito, narrativa envolvente e cultural, pelo menos a respeito das gueixas, e com uma ponta de fundo histórico, à respeito da segunda guerra, ainda que não muito aprofundada, afinal esse não foi o foco.

Há muitas descrições principalmente a respeito de vestimenta, maquiagem, festas, cerimonias e coisas assim, e um ar místico afinal gueixas carregam certo fascinio sobre si. E, uma certa superstição, e crenças em destino, assim como associar elementos como água, madeira, fogo, terra, associado a personalidade dos personagens.

Porém, confesso que há pontos negativos, como a venda de Chyo ainda criança para casa de gueixas, ou na sua adolescência, a venda de sua virgindade o machismo, e a procura de um Danna (Que em japonês signica marido, porém aqui ele tem uma conotação, e significado e função diferentes). Claro que estamos falando de outra cultura outra vivência, e claro o livro é uma obra puramente ficcional, tanto que o final ficou bastante simples, (previsível), redondo na formula exata para um filme hollywoodiano não é a toa que virou filme. ( O autor é americano, formado em historia da arte, e estudioso, pós graduado em cultura japonesa, morou em Tóquio etc etc). Ah, o fime é bem legal falando nisso. Bom acredito que foi uma ótima experiência de leitura apesar das problemáticas, a protagonista é uma boa contadora de histórias, e ela está certa ao afirmar que muitas águas passaram por sua vida, e eu posso dizer tomei chá, e ouvi, vi, e vivi as memórias de uma gueixa nas minha viagem ao Japão, ainda que, o meu passaporte tenha sido um livro, só me bastou abri - lo.

iammoremylrds 29/06/2022

gostei da história, embora em alguns aspectos tenha me parecido um pouco romantizada, é uma história fluída, q vai mostrando a evolução de uma criança para uma adulta, com uma riqueza de detalhes

Michela Wakami 27/06/2022

Me interessei pelo livro, com a curiosidade em saber sobre a vida das gueixas, achei que esse livro fosse uma biografia verdadeira, és que chego ao final e descubro que a história, é uma ficção.
O autor fez pesquisas profundas sobre as gueixas e baseado em suas pesquisas ele criou uma história fictícia.
Confesso que fiquei decepcionada, ao descobrir isso.
Para quem já leu, sabe que o livro começa, de uma forma, que nos faz acreditar que a história é verídica.
Mas valeu a leitura, pois pelo menos sanou várias das minhas curiosidades.
Outro ponto é a escrita do autor, que eu achei extremamente cansativa é muito prolixa.
Eu quase desisti da leitura, mas fico feliz por concluir.
Apesar dos pesares a leitura foi válida.

Pesquisando mais sobre o livro, vi que o autor foi processado pela japonesa Mineko Iwasaki.

Mineko Iwasaki é a gueixa mais famosa do Japão, mas só agora ficou conhecida no mundo todo. O filme Memórias de uma Gueixa, sucesso de Hollywood, foi inspirado em sua vida. Para escrever a história, o escritor norte-americano Arthur Golden entrevistou Mineko Iwasaki diversas vezes. Ela havia concordado em revelar o fechado universo das gueixas desde que sua identidade fosse preservada, o que não aconteceu. Mineko move um processo contra o autor, pedindo uma indenização milionária. Além disso, ela reclama que o livro não retrata a realidade das gueixas nem da cultura japonesa. As gueixas não são prostitutas. Não vendem seu corpo, mas sua arte, protesta Mineko.

Se você quer realmente conhecer a história dessa gueixa, leia o livro Minha vida como gueixa.

Editora JBC lança o livro Minha vida como gueixa , A Verdadeira História de Mineko Iwasaki, a gueixa mais famosa do Japão.
Douglas Finger 27/06/2022minha estante
Esse filme é belissimo!!!

Douglas Finger 27/06/2022minha estante
Você ja assistiu? Deve ser mil vezes melhor que o livro..

Michela Wakami 28/06/2022minha estante
Douglas, fui procurar na Netflix, não está mais lá.
Mas o que me desanimou foi o fato da japonesa falar que o autor não contou como realmente é.
Você leu minha resenha?

Douglas Finger 28/06/2022minha estante
Li sim Michela! Mas o filme vale a pena procurar, tem uma fotografia belissima..

Michela Wakami 28/06/2022minha estante
Me falaram que na Netflix aí no Brasil tem, mas daqui não tem.
Vou ver se acho em dvd.

Alan kleber 28/06/2022minha estante
Tem uma adaptação cinematografica desse livro.

Alan kleber 28/06/2022minha estante
Eu lembro dessa polêmica. Dos dois livros.

O filme é bom.

Michela Wakami 28/06/2022minha estante
Alan, vou ver se acho. ?

Rebeka 29/06/2022minha estante
Eu ia ler a sua resenha, mas nem terminei o livro ainda ?. Vou guardar para ler depois, pois gosto quando você escreve sobre os livros e ver se tivemos opiniões parecidas ?

K-Roll 19/06/2022

Graças a deus sigo superando meus preconceitos literários. Fui ler esse livro sem saber o que me aguardava mas me surpreende pra [*****] e o livro acabou me surpreendendo horrores.

A princípio eu achei que se tratava de uma biografia de uma gueixa, mais aí vi o nome do autor e desanimei pq era um cara branco escrevendo e pensei que o livro seria uma ficção estereotipada então quando eu li as notas do livro eu descubro que essa história do livro era verdadeira e ele estava apenas transcrevendo a história da Sayuri/Chiyo.

A riqueza de detalhes, a ambientação histórica muito bem contada, os relatos de guerra, a tradição das gueixas.......perfeito
Wilson 20/06/2022minha estante
Sinto-lhe dizer, mas a história não representa verdadeiramente a pessoa retratada, tanto que a mesma processou o autor. Ela escreveu um livro próprio chamado "Minha vida como gueixa".

K-Roll 20/06/2022minha estante
Aí meu deus. Sério? Eu tô chocada demais. Vou procurar sobre esse livro dela

Wilson 20/06/2022minha estante
Sim. O autor não foi tão fiel. Ele criou uma história romantizada. Mas sugiro ler esse livro dela, que é uma autobiografia.

Gabi 19/06/2022

Sobre as faces da vida de uma gueixa
Uma garota de 9 anos e sua irmã crescida em uma vila pequena de pescadores, e vê o destino de suas vidas mudarem quando são vendidas para se tornarem gueixas.
O livro possui uma narrativa bastante descritiva, que no início pode se tornar cansativo, contudo nos prende ao decorrer do livro. Eu todo o livro me colocava no lugar das irmãs. Um livro extremamente impactante que mostra a vida das gueixas. Uma leitura que todos deveriam fazer!

Arika.RaAssa 17/06/2022

Um final surpreedente
Foi interessante acompanhar a história trágica de sua infância e juventude, eu ñ esperava q ela conseguiria esse final!!. Então fiquei bem surpresa e feliz com aquilo.
Foi bom a leitura dessa história por mais q eu esperava algo mais fascinante

Mari 16/06/2022

embora não seja o livro mas verdadeiro sobre a vida das gueixas, ainda assim foi ótimo com as reviravoltas e relações na vida de Sayuri

Paula1908 15/06/2022

"Esperança são como enfeites de cabelo. Mocinhas querem usá-los em demasia, mas quando envelhecem parecem tolas mesmo se usarem só um"

Que livro maravilhoso! Se eu tivesse mais tempo, teria lido bem mais rápido, pois não é um livro que você enjoa.
É tanta dor em ser mulher, ainda mais nesse contexto de gueixas. Realmente, não fazia ideia de toda a cultura em volta disso, toda a preparação. Esse livro foi bem educativo nessa questão cultural.

Eloi 11/06/2022

Muito bom! O começo é meio arrastado, porém logo que a parte introdutória acaba e estamos habituado com os personagens e a cultura, o desenvolver da história passa num piscar de olhos.

Pedro.Luzzi 10/06/2022

Melancolia Heroica
Memórias de uma Gueixa
A obra de Arthur Golden traz a vida a personagem Chiyo, nascida em uma aldeia de pescadores no Japão, na qual vive numa casa ?bêbada? com sua mãe com câncer, com seu pai alcoólatra e com sua irmã. Chiyo, presenteada pela genética materna, possui a coloração cinza-azul em seus olhos, que chama atenção de todos a sua volta, principalmente do Sr. Tanaka, ?foi de fato o melhor e pior de minha vida?. O trama se desenvolve em formato de bibliografia, na qual a própria Chiyo relata sua trajetória, apesar de ser fictícia. Ao longo do livro, esquecemos que tal gueixa existe de fato, diante de tanta tristeza e detalhes do ambiente japonês. É um ótimo livro para compreender a dinâmica das gueixas como um grande aspecto cultural desta nação.