Memórias de uma Gueixa

Memórias de uma Gueixa Arthur Golden

Resenhas - Memórias de uma Gueixa

Laura 18/08/2023

Essa história me emocionou muito do inizio ao fim , realmente a vida de muitas pessoas foram muito tristes no passado, não dá nem pra imaginar tudo o que elas tiveram que passar! Recomendo muito essa história para quem gosta do gênero.

akarolinada 05/08/2023

Eu gostei bastante
O livro é muito bom! As vezes ele é um pouco massante é coloca uns detalhes exagerados, mas a educação da escrito é muiti atrativa e a curiosidade sobre os acontecimentos sempre fazia com que não desistisse do livro.

Lucas559 20/07/2023

Sayuri é apaixontante
É impressionante como o autor consegue fazer com que o leitor se apaixonte por Sayuri, assim como os personagens que a circundam. Acompanhar a história da gueixa mais famosa de Gion foi um deleite. Desde sua infância até seu desabrochar como gueixa uma aura de suavidade te envolve na leitura e você é capaz de sentir junto com Sayuri suas emoções mais profundas.
Me entristece que Arthur Golden tenha apenas essa obra publicada, pois que escrita deliciosa de se ler, o ritmo da narrativa te faz flutuar pelas páginas tal qual as gueixas de Gion parecem flutuar em seus trajes muito bem descritos nessas memórias.
Se eu tiver que colocar algum defeito nesse livro, seria o personagem do Ministro, que ao meu ver foi enfiado no final do livro apenas para cumprir um único papel e depois desaparecer, a sua figura parece destoar completamente do ritmo de narrativa que a história desenvolvia até então.
No mais, um livro maravilhoso!

Nelson.Nogueira 18/07/2023

Belíssima história. Ficamos conhecendo um pouco sobre a vida das gueixas e toda sua cultura. Recomendo muito!

Juan183 18/06/2023

Livro excelente, em alguns momentos tive a sensação de estar vendo o que estava sendo descrito, acredito que por isso tenham feito uma adaptação tão fiel. Um dos meus favoritos.

Flavio.Vinicius 15/06/2023

Memórias de uma gueixa
O livro narra a triste história de como uma menina pobre do interior do Japão se tornou uma gueixa. A personagem principal é bastante sofrida, e pena bastante durante toda a sua vida. Ela é educada para entreter homens ricos, portanto não tem muito esclarecimento sobre a situação de opressão em que vive.

Este livro deu origem ao filme Memórias de uma Gueixa, vencedor de Oscars. Agora que terminei o livro, confesso que, embora o autor tenha um estilo muito bonito de narrar, o filme é mais bonito do que o livro.

O autor se envolveu numa polêmica com a gueixa entrevistada e que inspirou o livro. Essa gueixa acabou publicando a sua própria versão da sua história, no livro Minha Vida como Gueixa. Quem sabe eu leia esse segundo livro um dia.

Enfim, a leitura é boa devido ao jeito bom do autor de narrar. A história, porém, é de opressão e tristeza, de uma vida pisada e sofrida.

Baekmin 09/06/2023

No geral eu gostei do livro, ele tenta mostrar mais da coltura e costumes, mas sempre fico com a pulga atrás da orelha de até onde vai essa veracidade, quando temos uma cultura tão rica com tantas pessoas que a vivem e podem falar com mais propriedade sobre o assunto, mas no fim quem a relata é alguém não esta perto disso...
Porém sobre a leitura acho que em alguns aspectos ele se extende demais tornando a leitura cansativa e tediosa com tantas descrições em momentos inoportunos.
Lira Juazeiro 07/04/2024minha estante
A cultura das Gueixas não é relatada de forma coerente nesse livro. Na verdade o livro é bem contraditório no dizer que a Geixa não é prostituta, mas vende a virgindade e fica sendo paga para se encontrar, mesmo que com único homem, mas sendo paga para isso. Recomendo Gueixa de Gion de Mineko Iwasaki. A biografia de uma de uma Gueixa que se destacou em sua profissão. Ela explica tudo sobre o funcionamento de Gion Kabu.

Pheriannath 24/05/2023

A queda de paraquedas com bons frutos
A história é bem contada, bem construída, muito enrolada em alguns momentos. Mas em sua construção é bem feita. Um romance com começo, meio e fim. Personagens bem desenvolvidos, trama bem entrelaçada, descrições bem feitas, e todos os nós ficam atados, do início ao fim.

Alguns pontos a levantar, um deles é a visão distorcida sobre as gueixas. Uma visão pela qual essa história (e muitas outras escritas por norte americanos, não japoneses, brancos, homens etc) basicamente molda o que acreditamos a princípio de ser uma Gueixa.

Como o primeiro livro que li sobre o assunto, achei a historia limitada. No sentido de quem estamos falando de Japão, onde tudo tem uma tradição milenar, tudo é exótico, diferente da nossa cultura ocidental, e tudo é muito tradicionalista.

Senti que essa parte foi pouco explorada, poderia ter sido mais desenvolvida além da trama, e que todas a impressões genéricas sobre o Japão foram introduzidas nesa história.

O autor consegue americanizar até a personagem principal, colocando olhos azuis numa japonesa (não que isso seja impossível ou menos raro, ou uma característica pra diferenciar e trazer um traço especial a personagem). Só é podre porque é a coisa mais norte americana fazer esse tipo de coisa. T.T

No mais, demorei a concluir pela riqueza dos detalhes, em alguns pontos da história atingi altos níveis de tédio. Amo histórias detalhadas etc e tal, mas essa aqui, em alguns pontos me trouxe asco. Coisas que não precisam ser minuciosamente descritas pra serem suficientemente repugnantes, como basicamente toda e qualquer cena de sexo descrita nesse livro.

Inclusive, meus parabéns ao autor na descrição da primeira relação sexual da Chyo. Cheguei a beira de vomitar de tanto nojo que senti...fazia anos que uma historia me trazia esse tipo de reação.

No mais, no geral é um bom livro. Creio que há muito melhores escritos no mercado por gueixas de verdade, por personalidades femininas que vivenciaram tudo aqui descrito, e conseguem afirmar com propriedade todo o tradicionalismo japonês e as falsas impressões das quais temos sobre a cultura do país. Gostei o suficiente, pra quem caiu e tropeçou de paraquedas na história. O filme de 2006 é uma excelente adaptação dessa história, o roteiro é basicamente o livro inteiro, sem tirar nem pôr.

Carlos.Junior 15/05/2023

0/10
Livro péssimo. Completamente enrolado, torpe e DEVAGAR em suas descrições e enredo. Eu juro, eu estou lendo esse livro desde 20/01/2022 e só terminei HOJE A TARDE. Eu nem acredito que levei três anos, três meses e 24 dias só para terminar uma história RUIM de romance. Eu não aguentava mais esse fantasma na biblioteca vendo meus passos, observando minhas outras leituras e me chamando de falso leitor, indagando se eu sou mesmo inteligente ou se o problema seria eu e não o livro. Honestamente, parece que eu tirei um gancho de ferro que usam para pendurar carne em açougues do cérebro. Não vale a pena a leitura, o tédio vai te consumir e sugar sua alma para um oceano de LERDEZA em contar uma história. Horrível
Flavio.Vinicius 24/05/2023minha estante
Valha!

cami s2 16/11/2023minha estante
Valha! 2

Ingrid 24/04/2023

Memórias de uma gueixa
Vemos o amadurecimento de uma garotinha, até se tornar uma mulher e que por mais que as coisas possam ser difíceis, a esperança que ela tem dentro de si, faz ela seguir em frente e fazer o que tem de ser feito.

Torcemos pela personagem no início, para que conseguisse voltar para sua família, mas ao longo da história e conforme ela cresce, os objetivos dela vão mudando e ainda sim lemos cada página na esperança, de que ela possa conseguir o que almeja.

O livro mostra que a vida de uma gueixa não é nada fácil, apesar de parecer que o que elas tem que fazer é somente entreter pessoas, há muitas coisas por trás que elas precisam passar para estarem ali ?meramente servindo chá?.

aninha 18/04/2023

já tinha em casa
não tenho muitos comentários pra fazer, achei a história interessante mas limitada até porque foi escrita por um cara branco sob a perspectiva de uma mulher amarela. é bem feito no que se propõe, mas definitivamente não é um retrato verossímil da vida das gueixas em gion. há livros melhores escritos por fontes mais confiáveis sobre o assunto.

Pamela708 15/04/2023

Memórias de uma gueixa - Resenha
O romance (personagens, espaço e costumes) bem diferentes do que eu dos livros com histórias ocidentais - os quais já estou habituada em ler.
O livro expõe a cultura tradicional japonesa, incluindo vacábulos do japonês, e tendo um espaço tempo tem realista aao retratar a situação do japão em grandes eventos históricos, como a Grande Depressão e a Segunda Guerra Mundial.
Eu recomendo fortamente o livro para quem assim como eu aprecia muito a cultura asiática e tem interresse conhecer ainda mais essa cultura.

Luana Karla Nogueira 13/04/2023

Livro bem interessante, mas a polêmica é tamanha ao redor. Achei interessante uma autor homem narrando as memórias de uma mulher. Não sei o que pensar disso

leazvd 07/04/2023

"Tropeçar é um mau jeito de avançar na vida. Você tem de aprender a a descobrir a hora e o lugar das coisas."

"Acho que ninguém pode falar da dor enquanto ainda a sofre."