Memórias de uma Gueixa

Memórias de uma Gueixa Arthur Golden

Resenhas - Memórias de uma Gueixa

Reileputi 30/01/2023

Maravilhoso
Esse livro faz jus ao ditado que os livros são sempre melhores que seus filmes, não posso negar, eu amo o filme, conheci a história por ele, porém não dá, a riqueza de detalhes abrilhanta ainda mais a história, a pequena criança vendida, atravessando o país, obrigada a renunciar seu passado, encontra a felicidade em meio a tanta turbulência, a sabedoria e as expressões tornam a história ainda mais brilhante.

Lysandra.Trizi 24/01/2023

Uma história para quem é, ou não, amante da cultura japonesa
Acabei esse livro exatamente hoje. Há muitos anos assisti o filme de mesmo nome, e somente depois descobri que deriva de um livro. Por mais que a história de Chiyo, posteriormente denominada Sayuri e seus personagens sejam fictícios. A jornada é de uma Gueixa real, uma das mais famosas do Japão. Mineko Iwasaki. Sua batalha como escrava em um okiya, para aprendiz e posteriormente como uma Gueixa extremamente famosa, são representadas de forma tão real e sólida, que mesmo com termos japoneses escritos nos livros e uma cultura não completamente entendida por nós, isso não impede que a história seja aproveitada e amada em sua totalidade. Um livro que certamente é para ser lido, e relido, várias vezes na vida. Uma das leituras mais emocionantes que já li. Pra mim, um favorito da vida.

Sofia Meneghel 18/01/2023

A crueldade da beleza
Com uma escrita envolvente e detalhada, belamente traduzida por, ninguém mais, ninguém menos, do que a grande Lya Luft, "Memórias de uma Gueixa" é um mergulho através do tempo na cidade de Kioto, pelo ponto de vista de Sayuri, uma jovem aprendiz de gueixa na década de 1930.

Em diversos momentos da narrativa me senti dentro da história: os lugares, os sons e os cheiros são descritos de forma excepcional. O enredo é envolvente, e por vezes foi difícil largar a leitura.

Existem críticas (muito válidas, por sinal) à falta de profissionalismo do autor, em questão às entrevistas realizadas para a escrita do livro. Em certos momentos da história, me incomodei com a romantização de alguns comportamentos, deixando claro que o autor era um homem branco estadunidense. Além disso, várias das metáforas utilizadas me soaram extremamente forçadas, o que interrompia o ritmo da leitura.

Porém, apesar desses problemas, "Memórias de uma Gueixa" é uma obra forte e transformadora, que merece ser lida.

Ray 14/01/2023

Encantador
No meio do livro foi um pouco difícil desenvolver a leitura, mas valeu muito a pena, o final foi encantador. Senti falta do desfecho de alguns personagens, e gostaria de mais detalhes da vida da Sayuri após o final, por se tratar de uma ?biografia?. Mas continua sendo encantador.

Sidvania.Moraes 25/12/2022

Ser uma gueixa não é só glamour
Por trás de cada história, sempre tem muitas pessoas que se aproveitam disso e muitas mulheres são escravizadas.

Maria13849 20/12/2022

?[?] nosso mundo não é mais permanente do que uma onda erguendo-se no oceano.?

estou amuada, machucada, tocada e não conseguirei elaborar nada bonito o suficiente pra combinar com esse livro

Selennie 20/12/2022

A profundidade das descobertas culturais que esse livro me trouxe fazem dele uma das melhores leituras do ano. A história não me agradou em alguns pontos, mas é fantástica.

Obladi Oblada 09/11/2022

MARAVILHOSO
simplesmente um dos meus livros favoritos da vidaaaaaaaaa
para quem gosta de romances históricos, se prepare para se apaixonar.
A escrita é cativante e faz voce se sentir em todas as ruas, casas e cenários descritos pela autora. Cada personagem, por mais cruéis que alguns possam ser, sao tao complexos que pelo menos em algum momento voce vai acabar se identificando ou, no mínimo, entendendo o lado deles. A cultura japonessa é apresentada ao leitor de uma forma tao rica e fascinante que voce poder ler paginas e paginas sem diálogo algum e ainda sim vai ser uma delicia do mesmo jeito.
Voce acaba o livro querendo mais, querendo viajar ao japao, querendo ler e ver mais coisas sobre essa época, sobre as gueixas e tudo mais que sao apresentados a nós.
A narrativa em si também nao deixa a desejar. A saga de Chiro é de cortar o coracao e enche-lo de esperanca varias vezes ao longo da leitura. Voce torce por ela, sofre com ela, e o final é ternura pura, de aquecer o nosso coraçãozinho que ficou tao angustiado ao longo do livro, junto com a protagonista.
De novo, Uma delícia. Difícil de explicar, apenas leia e se deleite.

Mylle_ 30/10/2022

Impactante
Simplesmente impactante, repleto de cultura, beleza, charme.
Um livro que prende sua atenção e te deixa com altas emoções

Thay Gomes 18/09/2022

Sem palavras para descrever totalmente
Peguei pela capa e amei o conteúdo inteiro, logo eu que amo tudo que envolva o Japão. Não sei se realmente aconteceu, mas a história te dá uma visão muito ampla de como era a guerra mundial do ponto de vista das japonesas que trabalhavam nas casas de entretenimento (adendo: gueixas não são prostitutas.). a história da Sayuri te deixa besta e os detalhes encantam ainda mais. Leria de novo com certeza

A2Lan 21/08/2022

Fascinante
O livro é fascinante, sem comparação com o filme que já é bom. Apesar da narrativa ser legal, ter momentos emocionantes, as vezss a leitura da uma agarrada e demora um pouco no desempenho da leitura. Mas valeu cada página.
Denise 25/08/2022minha estante
Também tive dificuldade com o meio do livro, mas em geral amei a leitura.

AngelaS.DiasNagami 15/08/2022

Ótima Ficção
Funcionou muito como ficção pra mim! Quando vi que a Mineko, a ?inspiração? da história estava processando o autor, achei que talvez ele retratou de forma ficcional demais pra ?chocar?, deixando de respeitar a história das gueixas no geral.