Memórias de uma Gueixa

Memórias de uma Gueixa Arthur Golden

Resenhas - Memórias de uma Gueixa

Daniela.Pepes 09/11/2020

Um livro completamente encantador.
Eu li esse livro quando era mais nova e nunca tinha parado para pensar no quão importante ele é para nós mulheres, e como ele é real em vários aspectos. Mesmo sendo um livro que conta uma história de muiiiitos anos atrás, ainda sofremos exatamente o que acontecia lá atrás.
Uma história linda, com uma escrita maravilhosa.

Aghata Christinny 20/06/2012

Memórias de uma Gueixa
Uma palavra para defini-lo ‘‘incrível’’.
Confesso que não queria ler esse livro, por um único motivo (e muito besta por sinal) a cor da pagina é branca. Mais eu fui forte e determinada (eba), com muita curiosidade em saber, o que realmente uma gueixa faz? Se é uma prostituta? (como a maioria das pessoas acha). Mas ao ler esse livro encantador, percebi que às vezes não temos escolhas e somos obrigados a fazer sacrifícios pelos nossos sonhos.

O livro mostra Chiyo-Chan, uma menina de nove anos de idade que mora numa pequena aldeia em Yoroido no ano de 1929, com Sakamoto (pai), Satsu (irmã) e sua mãe que está com um terrível câncer.

Mais um homem cruza seu caminho, um homem que mudaria sua vida para sempre...Ao olhar para o homem o Sr. Tanaka encontrou proteção e segurança. Quantas pessoas podem ter o céu nos seus olhos? Quantas pessoas podem mudar sua vida com um simples e humilde olhar? Chiyo pode e mudou, mesmo que tenha sido inconscientemente.
Ao chegarem ao Kyoto, as irmãs são vendidas, Chiyo vai para um okiya (lugar onde vivem as gueixas) e Satsu é largada em um Jorou – ya.

“- O que está olhando? – Sinto muito, senhora. Eu estava olhando o seu quimono – eu disse. – Nunca vi nada assim. Deve ter sido a resposta certa – se é que havia resposta certa –, porque ela deu uma especie de risada, embora soasse como tosse. – Então você gostou, hem? – disse, continuando a tossir, ou rir, eu não sabia. – Você tem ideia de quanto ele custou? – Não, senhora. – Mais do que você, com certeza.”

Apesar de todo sofrimento Chiyo teve que superar toda dor, tristeza, sofrimento e principalmente as maldades de Hatsumomo, para se tornar a gueixa Sayuri Nitta.

Continue lendo em : http://pagesflying.blogspot.com.br/2012/05/resenha-memorias-de-uma-gueixa.html
Silvia 05/07/2012minha estante
Preciso ler este livro :-)

Daniel 23/11/2015minha estante
Eu tenho esse livro, mas só comecei, ainda não me aprofundei no assunto, porém como você tenho curiosidade pelo conteúdo. O que seria uma Gueixa? Tenho as mesmas perguntas suas.

Selennie 20/12/2022

A profundidade das descobertas culturais que esse livro me trouxe fazem dele uma das melhores leituras do ano. A história não me agradou em alguns pontos, mas é fantástica.

Duana Rocha 06/08/2020

Ótimo!
Difícil de largar, vale muito a pena ler.

Dilaine 19/02/2020

Memórias de uma gueixa
QUE LIVRO BOM! Meu pai amado, não sei o que falar só o que sentir!
Memórias de uma gueixa me deixou com tantas sensações em um só capítulo, desde o primeiro até o último.

Pena que não é uma história real, penas baseada em fatos que aconteceram na época, porém não deixa de ser uma obra de primeira qualidade.
Eu não chorei no livro, mas consegui sentir todas as emoções de Sayuri, desde o momento que ela foi vendida até o último capítulo!

Esse livro tem tantas reviravoltas que eu não consegui acompanhar minha gente! Uma hora eu tava de boa, na outra eu tava UOOOOU!

É uma leitura obrigatória, tanto para quem é fã da cultura japonesa, tanto para mulheres, tanto para qualquer pessoa!

Luiza.Matos 17/02/2022

Dei 3 Estrelas.
Um livro difícil de esquecer!! Conseguiu prender a minha atenção do começo ao fim.!! Só não dei mais estrelas pois a vida dessa gueixa Japonesa é muito triste.AFF.!!! A sua existência só serve para agradar os homens e nada mais. Todavia, no geral vale a pena ser lido.!!!

Taciana42 22/09/2023

Um livro que deixa você imprecionado com tudo que se passa na vida de uma gueixa todas as etapas e dificuldades que possa fazer pra chegar a ser uma gueixa respeitável.

Taryne 17/07/2010

Um relato muito bem escrito e uma ótima introdução à cultura japonesa. Algumas repetições na narrativa irritam bastante, mas a beleza presente na história compensa esses pequenos defeitos. Somos sugados para a realidade das gueixas da época, sofrendo junto com Sayuri e nos emocionando com suas conquistas e derrotas.

otxjunior 22/11/2013

Memórias de uma Gueixa, Arthur Golden
Em Memórias de uma Gueixa temos a história de uma gueixa de Gion, Japão, antes, durante e depois da Segunda Guerra Mundial, narrada na primeira pessoa e escrita por um estudioso americano da Cultura Japonesa. Portanto o fator envolvimento com a história depende muito do quão autêntica soa a voz da protagonista. Nesse sentido, infelizmente, Arthur Golden tenta imitar o estilo japonês da forma mais superficial e pretensiosa possível. Dessa forma, as metáforas óbvias e predominantes acabaram por arruinar minha experiência de leitor e evidenciar o nível de picaretagem do autor americano. Por exemplo, a primeira experiência sexual é comparada ridiculamente a uma "enguia entrando numa caverna", ou em certo momento em que a protagonista sente-se fora de seu elemento, o autor adota a metáfora do "pombo em um ninho de falcões", e assim por diante. É como se bastasse inserir um elemento da natureza de forma vaga para soar como uma sábia senhora japonesa.
Problemas estilísticos a parte, Memórias de uma Gueixa ainda peca na composição de seus personagens, que parecem terem sido retirados de telenovelas. Hatsumomo é o esteriótipo da vilã clássica: age de forma mesquinha sem justificativas e sai de cena quando cumpre seu papel na trama. Por outro lado, Sayuri não se enquadra na categoria de heroína com facilidade graças à sua constante passividade e atitudes egoístas. Seu relacionamento com "O Presidente" também não convence. Não o conhecemos, muito menos Sayuri, o que não a impede de amá-lo como "um músico pode amar seu instrumento logo antes de começar a tocar".
Outro ponto que me irritou profundamente é a maneira positiva com que a protagonista percebe os americanos (sim, os mesmos que bombardearam cidades japonesas, levando a população à miséria) e seu deslumbramento por Nova York, cidade onde decidiu passar seus últimos anos. Enfim, não pude deixar de me sentir como uma "tartaruga na correnteza de um rio" (embora não tenha ideia do que isso signifique!) ao término de Memórias de uma Gueixa.

gabriella 21/07/2013minha estante

Lira Juazeiro 22/11/2023

Bem diferente dos tipos de livro que costumo ler. Mas foi interessante saber um pouco da cultura japonesa, apesar de duvidar de que alguns personagens como o presidente realmente a representem.

Também vale lembrar que muito me desagradou a reviravolta a estilo holiwoodiano no final do livro e a ideia de felizes para sempre, em uma história que jamais se encaixaria em um conto de fadas, exatamente por ir contra uma moral que possa ser útil.

Enfim, duas estrelas e meia pois me deixou bastante curiosa para aprender sobre a cultura japonesa.

Renata 01/10/2023

Sei nem o que dizer sobre esse livro.
Simplesmente que é maravilhoso e que me marcou.
Me fez mais interessada na cultura asiática do que antes.
Amei 5 estrelas! Perfeição!

Flá Costa 29/05/2021

Que livro!!
Um livro repleto de tristezas narrado da mais doce maneira. É bonito e vai te sugando a cada pagina. O final é excelente... Quase não pude acreditar que Sayuri foi imaginada e não real. Vale cada página!

Letícia 25/07/2021

Totalmente encantador. Toda a narrativa nós envolve de forma que é difícil parar, queremos saber o que vem a seguir. Uma obra linda e tocante.

Polly 02/05/2017

Como o próprio título do livro já nos mostra, trata-se de um enredo narrado por Sayuri, uma ex gueixa que nos conta tudo o que viveu, em meio a costumes japoneses e acontecimentos de sua vida.

Enquanto ela nos brinda com sua história, nos mostra elementos da cultura oriental que a levaram por aquele caminho, que fizeram com que sua vida passasse pelos acontecimentos narrados.

Considerei este estilo de narrativa um ponto alto da obra, uma vez que conhecemos a personagem profundamente, nos sentindo cada vez mais próximos dela quando a história vai tomando forma com as descrições minuciosas sobre lugares, costumes e crenças. O autor soube desenvolver tão bem este enredo que algumas vezes era como se pudesse ver local onde se passava o trecho do livro e isto é simplesmente fantástico.

Outro ponto positivo foram essas explicações sobre a cultura japonesa, da qual não sei praticamente nada. Eu sequer sabia ao certo o que eram as gueixas e confesso que conhecer um pouco mais sobre sua história e a forma como elas marcaram sua cultura me deixou fascinada. O autor explica cada expressão, cada detalhe da cultura oriental citada no livro, o que para alguns pode ser tornar algo maçante, mas, para mim, foi simplesmente incrível! Conhecer tudo aquilo pelos olhos de Sayuri só deixou tudo mais delicado e interessante.

Devo lhe dizer algo sobre o pescoço no Japão, se ainda não sabe: é que em geral os homens japoneses sentem a respeito do pescoço e da garganta de uma mulher o mesmo que os homens no ocidente podem sentir com relação às pernas. É por isso que as gueixas usam as golas de seus quimonos tão abertas atrás que se veem as primeiras vértebras de sua espinha; suponho que é como uma mulher em Paris usando saia bem curta. f.71

Em relação ao enredo, o mesmo flui muito bem, ainda que com as descrições citadas acima, nos proporcionando uma leitura marcante e emocionante, repleta de personagens distintos e bem desenvolvidos que, no geral, são fundamentais para o desfecho, sendo eles principais ou secundários.

Falando em desfecho, o mesmo me decepcionou um pouco. Não por falta de coerência, longe disso, mas, por minhas expectativas e torcidas não serem supridas. Não posso explicar em qual aspecto isso aconteceu sem dar spoilers, mas, acho que muitas pessoas concordariam comigo.

Vale ressaltar ainda a visão de como estava o Japão e sua população na segunda guerra. Foi uma visão diferente de tudo que havia lido sobre esse período e confesso que gostei muito dessa nova perspectiva.

Recomendo esta obra a qualquer um que goste de romance histórico e que curta ou tenha curiosidade em conhecer sobre a cultura japonesa, principalmente relacionada as gueixas.

site: https://entrelivrosepersonagens.blogspot.com.br/2017/04/resenha-121-memorias-de-uma-gueixa.html

PatyLais 30/09/2021

Um dos melhores livros que já li
Amei a história do livro, muito bem contada e detalhada. Gostei muito de acompanhar toda a história da Chiyo da infância até a velhice.