If We Were Villains

If We Were Villains M.L. Rio

Resenhas - If We Were Villains

Isabelle 13/02/2023

Mistério dramático
Meu amor por esse livro se deve a profundidade que todos os personagens são apresentados e como isso nos levar a questionar motivações e não "quem é o culpado?".

A autora nos deixar descobrir sutilmente quem é o responsável pela misteriosa morte de um dos personagens, o que nos leva direto a curiosidade de entender porque fez e não quem fez.

É incrível apreciar os dramas vividos pelos personagens mesclado com o drama das peças que interpretam enquanto não sabemos a verdadeira origem dos sentimentos. Além disso, carrega romances intensos e revolucionários para época retratada nos deixando mais ainda envolvidos na história.

Seria uma interpretação sem fim ou parte de quem interpretam se tornou parte deles? Ou seriam apenas eles mesmo?
...
esse mistério é mais viciante e intenso que o desvendar de um crime cometido.

bruna1265 12/02/2023

Como se fôssemos vilões
No geral achei o livro muito bem estruturado e bastante interessante, a escrita é simplesmente incrivel e um dos maiores pontos positivos é que é SUPER envolvente, eu comecei e não conseguia parar de ler depois, a história é bastante intrigante e os personagens complexos. o plot do livro em si é bom,mas meio previsível só por isso não chega nas 5 estrelas
enfim, recomendo muito e acho que vale muito ler

gaby312 11/02/2023minha estante
nossa eu sou OBCECADA por esse livro pelos personagens pelo enredo por tudo dele

whoisreavy 04/02/2023

Carta de amor a Shakespeare
Este livro foi a minha primeira experiência com o estilo dark academy, e eu não poderia estar mais satisfeita. De certa maneira, mesmo sem saber, a intrigante história desses sete jovens ?shakespearianos? me envolveu em um abraço poeticamente perturbador. E foi maravilhoso.

Há diversas camadas neste livro, e preciso elogiar a escrita. Uma rápida pesquisa me confirmou o que eu já imaginava: além de escritora, ela também é atriz e possui mestrado nos estudos de Shakespeare. Claro, ela usou esse conhecimento totalmente ao seu favor, e é fato que para se entender a história, é preciso entender (ou, no mínimo, querer entender) Shakespeare. Poderia se dizer que Shakespeare é o protagonista desta história, mas eu interpreto que o papel principal aqui é de Péricles, de ?Príncipe de Tiro?. Mas chegarei a isso mais à frente.

A autora teceu uma intrigante teia na trama de todos os personagens através da literatura inglesa e principalmente das palavras de Shakespeare. Já li algumas peças dele, mas ainda assim me senti meio despreparada pela quantidade de informações que talvez eu estive perdendo nas referenciações. Mas também não é nada que te tire da imersão. Uma simples pesquisa te recoloca no centro dos acontecimentos.

Este livro vive de Shakespeare, da mesma forma que os sete personagens foram hipnotizados por ele. O drama, a tragédia, a fúria, inveja, dor, amor, ressentimento, está tudo lá. É extremamente fácil se perder em outra pessoa quando você se recusa a aceitar a si mesmo. Porém, no caso desse grupo de amigos, aconteceu diferente: eles assumiram os papéis que forçaram a eles desde a primeira peça, e depois não conseguiram parar de fingir. Quando o primeiro vento da mudança chega, ele é forte o suficiente para derrubar o Castelo que eles dividiam (literalmente).

Quem nunca passou por isso? Em qualquer grupo, qualquer interação, qualquer rede de pessoas ou ambiente, sempre haverá um papel para te classificar. E quanto mais esperam certa atitude sua, mais você se vê inclinado a forçar essa personalidade. Afinal, estamos todos desesperados por aceitação. Não existe dois galãs ou dois vilões. Este jogo de estereótipos pode ser chato, mas a autora o utiliza bem, pois deixa claro desde o princípio quem é quem. E ela toma seu tempo para lentamente desenvolver e aprofundar as camadas de cada personagem, revelando que o buraco vai mais fundo.

As relações desses amigos é um dos pontos fortes. Muito sobre eles está no não-dito, e os papéis que eles representam das peças de Shakespeare ao longo da obra faz esse trabalho de desenvolvimento.

O que me faz voltar aos estereótipos. Quando te forçam a sair do seu lugar seguro, pode ser desesperador. Em um mundo que respira a dramaticidade shakespeariana, ações extremas se tornam normais. Tudo é justificável quando se dito com poesia o suficiente.

Mais do que as outras peças, é Péricles que movimenta a história de Oliver (e por consequente a de James). Uma citação da peça ou do personagem está sempre lá, em diversos cantos durante a história. O final me perturbou tanto que retomei diversos trechos para me ajudar a entender. E eu entendi (eu acho?!)

Ainda assim, não sei ao certo como me sinto em relação ao final. É agridoce, claro, mas também muito rápido. Parte de mim queria algo diferente, algo a mais. Algum tipo de reencontro mais justo. Mas claro, era isso que Oliver e os outros queriam também.

De toda maneira, a abertura ao desejo do imaginário é algo que conforta o que seria inconfortável. O leitor termina sonhando com uma possibilidade, com um eterno ?talvez? romântico. O que é mais Shakespeare que isso?

Gabrielle.Catalan 30/01/2023

fiquei com vontade de ir no teatro
a primeira coisa a dizer é que esse livro é delicioso de ler. você passa a leitura praticamente inteira desconfiando de um personagem ou de outro do grupo, mas no fim essa não é a trama principal. tem momentos do livro que você esquece que aconteceu um assassinato porque o envolvimento com o psicológico dos personagens é mais importante que desvendar o mistério, mas as coisas andam bem simultaneamente.

achei as interferências da escrita do shakespeare nos diálogos muito interessantes e te fazem abstrair bastante e pensar poeticamente na narrativa e em como os personagens se sentem uns sobre os outros. isso é muito legal. pra mim, um ponto muito especial tambem e que me cativou demais foi entender o desenrolar dos envolvimentos amorosos entre o grupo e o slow burn silencioso de alguns deles que você desconfia, mas só entende no final. o final em si foi condizente com a carga emocional que rola na história e ficou bem amarrado, mas confesso que meu coração torcia pra outra coisa acontecer (e também acho que é justamente esse o propósito mesmo). recomendadíssimo!

bquintans 28/01/2023

eu quero morre
eu não tenho condições de fazer uma resenha pra esse livro. quero muito convencer todo mundo a ler, mas nem todas as palavras do mundo me seriam suficientes. só leiam, confiem em mim.

Ma 27/01/2023

livro maravilhoso! mega envolvente, a escrita maravilhosa! apesar de não estar familiarizada com as peças de Shakespeare, da super para ler e confesso que fiquei inspirada para começar a lê-las! vale a pena!

ticia 18/01/2023

?for us, everything was a performance?
bom, n sou mt boa com resenhas mas acho q esse livro merece uma. primeiro q essa leitura é uma leitura densa, n é um livro divertido de se ler, principalmente se vc n tem conhecimento (assim como eu) sobre shakespeare e suas obras. no entanto, ler esse livro foi uma experiência incrível, os personagens tem peculiaridades muito específicas e faz você se prender à história. a revelação do assassino no final não me surpreendeu pra ser sincera, mas a forma como ele assumiu e os acontecimentos depois disso me deixaram tão maluca da cabeça q caíram umas lágrimas, mesmo já desconfiando de tudo e ficando com um pouco de raiva. a estética do livro é muito bonita e me lembrou muito the secret history (que por sinal eu acho melhor do que esse), principalmente a parte de os personagens serem muito unidos e como eles se afastam com o decorrer da narrativa.

val 16/01/2023

Esse livro me deixou intrigada do começo ao fim, ele é incrível. Ao decorrer dele, senti amor, ódio tristeza e raiva pelos personagens, no fim do livro, veio bomba atrás de bomba, não sabia mais o que esperar. Simplesmente incrível.

Por mais que eu já tenha amado o livro agora, é possível que eu o amasse mais ainda se eu entendesse todas as referências de Shakespeare.

lena. 15/01/2023

"you can justify anything if you do it poetically enough."
eu realmente não sei por onde começar essa resenha, eu amei de paixão esse livro e mergulhei de cabeça nele.

os personagens são extremamente cativantes, me vi apaixonada por todos (menos o richard, que mesmo sendo um merda, não deixa de ser interessante), eles são falhos, eles cometem milhares de erros e grande parte do livro eu queria sair na porrada com eles, mas mesmo assim, fui incapaz de odia-los.

meu conhecimento sobre shakespeare é extremamente raso, e esse livro me ascendeu uma vontade de conhecer mais sobre. os diálogos usando as frases dele, no meu ponto de vista, só deixavam as coisas mais interessantes, e adicionavam uma camada a mais aos personagens, porque os versos ditos não eram aleatórios e muito menos os papéis que eles interpretavam.

o crime, e quem o cometeu não me surpreendeu muito, já conseguia ver isto se aproximando, mas a falta da surpresa não tirou a qualidade do momento. a revelação de quem fez é angustiante, e me deu aquela sensação de nervosismo, como se estivesse na beira do abismo, e todo o momento do assassinato é muito envolvente. mas acredito que talvez, as partes mais tristes, são o pós assassinato, ver eles rachando, e alguns perdendo parte da sanidade lentamente te traz uma sensação desesperadora. nenhum consegue se encontrar depois do que aconteceu.

meus favoritos foram james, oliver, filippa e meredith, mas não consigo não dar uma atenção especial ao james e o oliver, toda a relação deles é digna de uma peça shakespeariana, como é dito no livro, cheia de altos e baixos, e um sentimento que é impossível de explicar pra quem está de fora, pra quem não está sentindo. a conexão e o laço forte que eles tem desde o início do livro é impossível de negar, e as últimas páginas só confirmam que eles tinham algo muito mais intenso do que qualquer um que estava ali.

if we were villains é um livro incrível, que traz uma história de amizade, perda, angústia, ambição e muitas outras coisas sem igual, acho que vale muito a pena dar uma chance

Mariottoni 12/01/2023

Meu primeiro dark academia, e gostei bastante da atmosfera do livro e se isso for meio padrão do gênero quero ler mais.
E gostei das gays trambiqueira

Nana? 12/01/2023

Shakespeare e o assassino
Eu amo teatro. Falo com tranquilidade que ler esse livro entendendo o contexto das peças de Shakespeare fez toda a diferença para mim. Mas... a leitura é maçuda, os personagens são estranhos, apesar de realistas, e a estética dark em uma faculdade interna faz todo um crescimento do suspense. Passei o livro todo me questionando se era realmente necessário toda essa enrolação sendo que tava na cara quem era x assassinx. Tirando o fato de o plot foi bastante óbvio eu amei o livro, gostei muito da maioria dos personagens (Meredith vc não é uma puta e eu te entendo), e eles são verdadeiros, erram, brigam, xingam, fumam, bebem, é um livro para jovens adultos sobre jovens adultos (mesmo que os personagens tenham entre 20/24 anos). Super indico a leitura, mas se vcs quiserem seria muito bom pesquisar o resumo de algumas das obras de Shakespeare para entender melhor a linguagem deles.