If We Were Villains

If We Were Villains M.L. Rio

Resenhas - If We Were Villains

mari ana 10/01/2023

eu sinto que o livro é realmente bom, mas eu li meio nas pressas e provavelmente foi por isso que não consegui me sentir conectada e envolvida na história.
uma história boa bem dark academia mesmo, que só vai te levando conforme a história vai. não é algo maçante de se ler e por isso eu dei a nota que dei.

olive4 07/01/2023

resenha if we were villains
" Do you blame Shakespeare for any of it? "
" I blame him for all of it. "
Sinto que mergulhei completamente em poesia, literatura e teatro de uma forma que jamais conseguirei emergir. If we were villains pode não ser um livro para todos os públicos pela complexidade da trama e das diversas citações de Shakespeare, porém é certamente uma experiência inebriante.
Eu tinha altas expectativas sobre o livro e felizmente estou satisfeita, demorei dois meses para concluir a leitura não por ser um livro entediante mas sim porque me apeguei tanto a história e aos personagens que não queria me "despedir".
Tenho certeza que as frases ficarão grudadas na minha mente por um longo tempo e últimas palavras vão me atormentar para sempre.
O único motivo pelo qual não vou avaliar em cinco estrelas é o final em aberto (algo que não me agrada muito) e alguns pontos da narrativa que acredito não terem sido bem desenvolvidos, mas no geral, amei o enredo e a escrita.
Meu encanto pela história foi tamanho que planejo começar a ler Hamlet ainda esse mês.
Bren 08/01/2023minha estante
Eu amei tanto esse livro ? terminei há um tempo e até hoje penso nele

Juliana (Ju/Jubs) 06/01/2023

Eu queria a fluência em Shakespeare para me expressar agora, assim como os personagens. Mas como não a tenho, vou tentar ser mais simples.

Primeiro de tudo, é importante considerar que li em inglês e que não é uma leitura fácil. Há formas de falar mais fáceis que a escolhida pela autora, e os versos de Shakespeare estão completamente fora do meu alcance no momento.

Superado o susto inicial com a linguagem, veio a sacada genial da estrutura. O livro tem o formato de um roteiro teatral, dividido em atos e cenas, e até os diálogos são em formato de falas teatrais. Com o decorrer do livro, isso acostuma.

Sobre os personagens, admito que não me cativaram tanto quanto eu esperava, mas James, Filippa e Alexander estão no meu coração.

O crime, sinceramente, é a parte que menos importou pra mim, meu interesse ficou preso na dinâmica entre os personagens, mas o suspense e a desconfiança são uma constante na história.

Agora, o ponto que amarrou meu amor pelo livro foi a ambientação e a atmosfera criada desde a primeira página. Eu me senti em Dellecher, no lago, nas peças, na biblioteca. Eu senti raiva e quis proteger os personagens. Eu "estava" no livro, e, para mim, isso vale mais do que qualquer outra característica do livro.

Mariana 05/01/2023

Fiquei com raiva desse livro, ele podia ter sido incrível, mas foi sem graça. Não me fez sentir nada nem simpatia nem apatia, também não consegui me conectar com os personagens. A escrita é bonita e a leitura fluiu bem, mas tenho que reconhecer que o livro não é nada de mais. Não é ruim, só não é bom.
Mas tinha algumas frases interessantes:
“You can justify anything if you do it poetically enough.”

“When did we become such terrible people?”
“Maybe we’ve always been terrible.”

“I don't know, it's like I look at you and suddenly the sonnets makes sense. The good ones, anyway.”

kathiz 05/01/2023

não dei 4 estrelas por conta de shakespeare
Amei dms o livro, a premissa, o desenvolvimento de personagens e das relações. Adorei, a única coisa q odiei foi Shakespeare, realmente é lindo ver eles atuando mas não entendia nada do que tava acontecendo. Demorei muito também pra poder diferenciar quando os personagens estavam atuando e quando estavam vivendo. Apesar disso eu gostei bastante, esse livro me rendeu choro de madrugada sim e as 3.5 estrelas q eu dei equivalem a um bom, pq é um livro bom na minha opinião. Não sabia do q se tratava e acabai me surpreendendo bastante. Fiquei catando muita migalha de romance tbm.

sAmya 30/12/2022

Complicado
A leitura foi bem gostosinha, o livro te deixa curioso sobre o que aconteceu e você fica sedento por respostas.

Mas não vou negar que eu esperava mais tragédia, não no sentido de emoções (até pq esse tipo de angústia a gente teve de sobra), mas em questão ao plot mesmo, não achei que a morte do Richard causou tanto impacto quanto deveria. Além dos personagens não terem me cativado tanto quanto eu esperava.

Porém, foi uma leitura legal e apesar de eu não entender Shakespeare acho que é um livro que eu posso passar horas falando sobre.

Ana 28/12/2022

PERFEITO
"Sempre estávamos rodeados de livros e palavras e poesia, todas as paixões vorazes do mundo encadernados em couro e pergaminho."

Que livro maravilhoso! Já tinha encontrado a recomendação dele no twitter mas demorei mt p ler, pq sinto q preciso estar na vibe do livro. Esse em especial é recheado de essência dark academia, quase um Sociedade dos poetas mortos a la Shakespeare.

Um dos favoritos do ano, com certeza.

Becca 28/12/2022

O maior dark academia
Esse livro é a definição de dark academia. É muito legal ler sobre a vida dos 7 estudantes de teatro. Eu amei ver como todos são muito diferentes e também como todos tem segredos. Eu especialmente amei a relação do Oliver e do James, eles são tudo pra mim. Outra personagem que eu gostei demais foi a Filippa. Esses com certeza são meu top 3 personagens dessa série. Eu passei muito tempo lendo esse livro, mas nessa segunda eu li 50% desse livro, eu estava tão curiosa pra descobrir o desfecho da história. Eu não esperava que fosse ser aquela pessoa, eu fiquei chocada, mal, mas eu também entendi. Mas enfim, eu recomendo demais esse livro.
?Do you blame Shakespeare for any of it??
?I blame him for all of it.?

Bren 26/12/2022

Take me to the lakes, where all the poets went to die
"It was just us ? the seven of us and the trees and the sky and the lake and the moon and, of course, Shakespeare."

Só conheci e comecei a ler esse livro porque vi aleatoriamente um vídeo sobre Dark Academia e achei interessante, então peguei os dois maiores livros que fazem parte desse "aesthetic" (If We Were Villains e The Secret History). Porém, não esperava que fosse passar a noite de Natal totalmente em pedaços por conta dessa história.

O livro pode ser resumido em: teatro, Shakespeare e morte. Ele possui todos os elementos de Dark Academia, como o ambiente acadêmico, um grupo de amigos, assassinatos, alguns temas como inveja e etc. Logo no começo o leitor já sabe que alguém morreu, apesar de não ser revelado quem até a metade do livro e focar muito mais no porquê de ter acontecido e as suas consequências na vida dos personagens principais.

Gostei muito da escrita da autora, de como ela colocou Shakespeare na história de forma coerente e em que tudo faz sentido na história (como as semelhanças entre as peças que eles faziam e a vida real). Senti muito a vibe que suponho que Dark Academia deveria trazer e agora sei que amo histórias que se passam em universidades! Uma coisa que me arrependi muito por não ter feito ao longo da minha leitura é de não ter pesquisado vídeos das peças que eles faziam, porque teria me ajudado muito a entender o que estava acontecendo.

(spoilers)

Trazendo um pouco de spoilers, só queria dizer que fiquei muito arrasado com a segunda parte do livro e de como o James e o Oliver não tiveram um momento depois em que pudessem ter conversado sem nenhuma preocupação por conta do Richard, de peça, ou de qualquer outra coisa, porque eles sempre estavam cansados e nervosos. A cena do beijo acabou comigo, e a parte em que o Oliver descobre que o James (possivelmente) morreu foi pior ainda... Mas queria uma capítulo extra contando o que aconteceu depois. Eles mereciam muito mais do que tiveram.

Enfim, apesar de durante a metade ter pensado em dar no máximo quatro estrelas, o final me impactou tanto (e fez toda a história fazer sentido) que não me vejo dando qualquer outra avaliação a não ser cinco estrelas, amei muito e vou ficar um tempo pensando nessa história ainda.

Dri 22/12/2022

"Segredos pesam como chumbo."
Um grupo de sete estudantes de teatro em uma faculdade de elite se envolve em acontecimentos sombrios que são explicados anos depois por Oliver, o membro do grupo que foi preso. Será que ele realmente cometeu o crime? E o que aconteceu anos trás com o grupo de amigos viciados em Shakespeare?

If we were villains é um livro misterioso, agridoce, com muitas nuances de Shakespeare, é tudo uma grande homenagem a ele e ao teatro. Os personagens tem sentimentos complexos. ações questionáveis, egos gigantes e são muito difíceis de gostar, mas eu achei impossível parar de ler sobre esses seres tão fascinantes.

Tem crime, mas não é um thriller. Esse livro é uma grande fofoca edificante com muitos casos de bastidores, intrigas entre amigos e disputas entre os atores. Viciante!

O clima do livro é muito teatral, os personagens ensaiando para as peças de Shakespeare, o tempo inteiro dialogando de maneira exagerada e citando trechos de Shakespeare na íntegra.

A autora se comprometeu tanto com esse clima de peça de teatro que o livro é dividido em atos e esses atos são divididos em cenas.

Amei como a M. L. Rio foi mostrando como era tênue (e muitas vezes inexistente) a linha que separava a vida real do teatro pros 7 amigos.

Meu único problema foi justamente o monte de Shakespeare aqui. É preciso ter um base desse autor pra entender as inúmeras referências e diálogos. E com o tempo isso me cansou.

Ainda dá pra entender a história no geral e por isso minha experiência foi muito positiva. Fiquei presa na narrativa, queria saber mais desses personagens instáveis.

Aqui tem uma tensão crescente maravilhosa, uma melancolia e muitas cenas bem dramáticas que eu amei acompanhar. Dei 4 estrelas.

"Para alguém que amava palavras tanto quanto eu, era incrível a frequência com que elas me falhavam."

"Os atores são, por natureza, voláteis - criaturas alquímicas compostas por elementos incendiários, emoção, ego e inveja. Aqueça, misture e, às vezes, você ganha ouro, às vezes desastre."

"Era uma vez, nós. Nós fizemos coisas ruins, mas elas também eram necessárias - pelo menos pareciam ser. Olhando para trás, anos depois, não tenho tanta certeza se eram."

"— Por que você não me conta o que aconteceu? Sem performance. sem poética.
— Para nós, tudo foi uma performance."

"— Você culpa Shakespeare por alguma coisa? —
A pergunta é tão improvável, vinda de um homem tão sensato, que não consigo reprimir um sorriso.
— Eu o culpo por tudo isso — eu digo."

gabriela cardoso 21/12/2022

if we were villains
o que foi isso? eu realmente não esperava um livro assim, fui com expectativas baixíssimas e até que não foi ruim. os personagens não me cativaram muito mas james e pip tem meu coração! mas pelo amor de deus, não comparem esse livro com tsh.

Raquel 20/12/2022

Na metade do tempo eu não entendia nada (muito Shakespeare pra mim) e na outra metade estava sentindo tudo que o personagem principal sentia. Livro muito bem escrito que mesmo quem não conhece clássicos shakespearianos consegue se envolver na história. É um pouco lento mas faz sentido dentro do contexto e no final tudo vale a pena.

soso 16/12/2022

?porém, é assim que as tragédia como a nossa e rei lear partem corações - ao fazer todos acreditarem que os finais ainda podem ser felizes, até o último minuto.?

não sei nem o que sentir em relação a esse livro. é extremamente poético a forma como todas as peças de shakespeare que eles fizeram, moldaram o comportamento deles e consequentemente o final de cada um.

nunca vou superar james&oliver JURO nunca! perfeito perfeito perfeito

?é possível justificar qualquer coisa se fizer isso de forma poética o suficiente.?