spoiler visualizarFernando.Reis 23/02/2017
Livro Aprendendo Inteligência - Prof. Pier (apontamentos)
Nós nascemos folhas em branco, podemos ser o que quisermos.
"Qualquer professor que possa ser substituído por um computador, deve ser substituído. (Arthur Clark)
O Sistema educacional brasileiro é um dos piores do mundo.
As principais falhas são: Calendário de provas, analfabetismo funcional (transformar letras em sons, sem interpretação), somos um país de mal-educados, TV ligada o tempo todo nos lugares.
Para restaurar a educação brasileira é preciso restabelecer a autoridade e o prestígio dos professores, além de restaurar sua fé pública, ou seja, sua palavra precisa voltar a ser importante.
Para o Prof. Pier APRENDER É ESCREVER NO CÉREBRO. Aprender é escrever para sempre.
Entender é uma parte e aprender é outra. Se uma pessoa estudar 10 horas por dia, todos os dias da semana, dos meses e anos de sua vida, a capacidade de processamento do cérebro se esgotará em 400 anos.
Nosso cérebro possui uma rede neural equivalente a cerca de 15 mil computadores de última geração.
Nosso cérebro está simplificadamente dividido em :
1 - CEREBELO: Para inserir uma informação é como se uma pessoa talhasse algo numa pedra, é muito difícil, mas uma vez escrito dura para sempre.
2 - SISTEMA LÍMBICO: É como escrever na areia. É um rascunho no cérebro, equivale à memória RAM do computador.
3 - CÓRTEX: À noite, durante o sono, o Córtex copia as informações mais importantes do sistema límbico para esvaziá-lo, uma vez copiada permanece para sempre.
Por isso, o que entendemos durante o dia deve ser revisado e exercitado ainda no mesmo dia, antes que se passe uma noite de sono.
Aula dada é aula estudada, HOJE!
Ler não é estudar.
Assistir aula não é estudar.
Estudar é um ato solitário e ativo. Revisar, fazer exercícios, SOZINHO.
Quando você assiste aula, que é um ato coletivo e passivo, irá apenas entender o conteúdo e não aprendê-lo.
Temos mapeados até hoje 7 tipos de Inteligência ou Módulos Cognitivos:
1 - Linguística - Recepção e transmissão da "palavra";
2 - Lógico-Matemática - Relações de causa e efeito;
3 - Musical - Ouvir e produzir música;
4 - Espacial - Habilidade em se orientar no espaço;
5 – Psicocinética – Habilidade de dominar o próprio corpo e seus movimentos;
6 – Interpessoal – Permite o relacionamento com outras pessoas;
7 – Intrapessoal – Conhecer a si mesmo. Quanto mais você se conhecer mais irá se desenvolver;
Para desenvolver os módulos cognitivos e subir na Escada da Inteligência é necessário:
1 – ACREDITAR: Você e seu cérebro são capazes de qualquer coisa.
2 – EVITAR BURRICE: Drogas, uso demasiado de TV, Videogame, Internet...
3 – ESTUDAR POUCO: Mas todo dia.
4 – PROCURAR DESAFIOS: Escolher a maneira mais difícil para realizar alguma tarefa. Palavras cruzadas, charadas, problemas matemáticos, etc.
5 – LER MUITO: Só lê muito quem lê por prazer, busque o prazer de Ler.
“Todo prazer vem associado a uma dor. O verdadeiro prazer é aquele no qual a dor vem antes.” (autor desconhecido)
site: https://www.linkedin.com/pulse/aprendendo-intelig%C3%AAncia-prof-pier-fernando-reis-mba?trk=mp-author-card