Aprendendo Inteligência

Aprendendo Inteligência Professor Pier

Resenhas - Aprendendo Inteligência

wandola 12/08/2011

Excelente.
Excelente livro, o Professor Pier nos mostra como educar o nosso cérebro e desenvolver a nossa inteligência. Recomendo.

Ana 18/09/2012

Incrivelmente essencial
Pois a minha opinião está resumidamente contida no título dessa resenha: é um livro essencial de forma incrível. Ou seja, super essencial. E super incrível.

Ao contrário das prováveis e possíveis (se não certeiras) críticas que você pode já ter em mente pra fazer ao livro -- como eu também as tinhas --, o prof. Pier vai te provar errado.

Esse é um livro com objetivo de atingir muito mais aos jovens do que os adultos, mas isso não significa que esses não possam lê-lo. Bem pelo contrário: todos devem lê-lo. Não há uma caracterização psicológica ou demorada sobre o que é inteligência. Esse conceito pouco importante, na verdade.

A essência da leitura é você saber organizar melhor seus estudos: quando, como, por quanto tempo e por quê estudar? O que melhora e acelera e o que retarda e prejudica o aprendizado? Quais são os maiores problemas dos jovens hoje ao se depararem com provas, incluindo as de vestibular? O que fazer para aumentar sua inteligência? -- ou melhor, seus diferentes "tipos" de inteligência.

São informações ditas de modo simples, diretos, talvez até um pouco redundante, mas extremamente necessárias.

Recomendo a todos.

IlyIparis 03/06/2021

Fala as coisas sem dó!
Levava cada tapa na cara lendo esse livro, todo esse tempo não sabendo estudar.
Livro bom de auto ajuda, concordo que o autor é meio grosso com as palavras, mas só assim para fazer eu acordar pra vida KKKKK.

osantana 26/01/2013

Perfeito e obrigatório
Todos os professores, diretores de escola, educadores, pais deveriam ler os 3 livros dessa série para tentarmos salvar a inteligência das crianças desse país.

Esse 1º volume é mais indicado para alunos.

Biancabfmc 11/01/2023

Um livro sobre como estudar melhor e melhorar a inteligência, ter mais vocabulário. Vale a pena ler. Interessante.

Calebe 23/09/2013

Livro: "Aprendendo Inteligência de Pierluigi Piazzi (prof. Pier).
Aprendendo Inteligência – Pierluigi Piazzi (prof. Pier)
Um ótimo livro para ler! Ele me deu várias dicas de como desenvolver meu cérebro, como estudar e como administrar meu tempo para estudar. Vale a pena ler! Um Manual de instruções de cérebro para alunos em geral. Penso que há poucos exemplares deste livre, consegui por intermédio da minha irmã, pois ela trabalha na área da educação, então se você é um conhecido meu e quer emprestado, só pedir! Disponibilizo, é bom distribuir o conhecimento! ;) Ahh esse livro é o volume 1, aguardo ansioso pelos seguintes volumes!
Assuntos que ele aborda em seu livro:
- A programação do seu cérebro
- Porque estudar?
-As distrações
-O velho ditado chinês
-A autodidata
-Acelerando os neurônios
-Como se tornar mais inteligente?
-Inteligências múltiplas
-Os cinco passos
-Um pouco de cibernética
Gostei muito das últimas frases do livro, tanto que vou compartilhar com vocês:

“O principal efeito vai ser ter uma vida mais interessante, mais rica, mais intensa. Se você seguir os conselhos contidos nesse livro não vai precisar assistir novelas para viver a vida dos outros só porque a sua própria á cinzenta e medíocre. Vai, isso sim, transformar a sua vida em uma novela fantástica cujo roteiro você mesmo vai escrever. Insisto: você vai escrevê-lo. Pare de esperar que as coisas venham de sua família e de sua escola. Seja o autor do roteiro de sua própria vida, sem medo de ser chamado de “nerd” ou estranho. Num mundo tão cheio de pessoas medíocres, ser estranho não é um defeito: é uma grande virtude. Seja estranho, talvez assim você possa acabar ajudando um monte de pessoas “normais”.”.

site: http://calebejuchem.blogspot.com.br/2013/09/livro-aprendendo-inteligencia-de.html

gui.tecnologia 04/10/2013

Datas de Leitura
24/09/2013 - Inicio
26/09/2013 - Fim

Adorei ler este livro como um bom começo neste mundo de leitura foi muito bom

André Goeldner 12/12/2013

"Pena que eu não li antes".

Anderson668 29/03/2020

Crítico, mas precisa de embasamento
Uma sociedade que não é educada para leitura, estudos e crítica. O livro aborda algumas questões pertinentes em relação a educação brasileira, instigando o leitor a pensar como a população vê e compreende a educação.
Será que a tecnologia está ajudando a desenvolver o senso crítico, de pesquisa, escrita e interpretação de texto? Será que essa sociedade contemporânea está ficando mais burra que as anteriores!? O hábito de leitura está sendo deixado para trás? Será que os jovens estão se drogando ao invés de fazer terapia?

Essas críticas levantadas pelo autor realmente são pertinentes, entretanto não precisamos ser apocalípticos, como alguns autores da escola de Frankfurt foram. É preciso tirar as coisas boas, aproveitando-as e, retirando as perspectivas negativas. A tecnologia chegou para ajudar, as ferramentas de pesquisa são inúmeras, contudo, ao invés de quantidade é preciso qualidade. Está é uma coisa que o autor reforça a todo momento. O aluno precisa estudar com qualidade e não com quantidade. De nada adianta 3 horas de estudos de o mesmo não teve qualidade. Por isso ao longo do livro ele vai dando dicas de como estabelecer uma rotina de estudos, avaliando onde e quando errou, e quais as maneiras para reestabelecer os estudos com Qualidade.

Percebi que neste momento em que ele fala sobre as formas de estudo, aborda o método pomodoro e, ao final, fala que não podemos utilizar aparelhos eletroeletrônicos, mas não disse o motivo.
Ainda falando sobre eletrônicos, o autor fala da TV de maneira totalmente negativa e pejorativa, como se não houvessem fatores positivas no conteúdo televisivo. Mas sua crítica sobre a TV como fomentadora da má educação das pessoas é algo genial.

No terceiro momento ele oferece conselhos sobre os esfudos. Estudar não é somente ouvir o professor; não é somente ler um livro por ler, a leitura deve trazer prazer. Isso foi a coisa mais importante que o autor fomentou ao longo do livro.

É um livro pequeno, não tira nenhum pedaço fazer a leitura. Rápida. Apesar de não concordar com algumas exposições, o livro serve para construção do senso crítico, um norte para avaliar como o sistema educacional brasileiro leva em consideração seu corpo discente e docente.

Gi. Harumi 09/08/2022

Ser inteligente não é fácil
Num mundo em que ser inteligente não é tão aclamado quanto ser bonito, "Aprendendo inteligência" tenta abrir os olhos do leitor para essa habilidade que pode e deve ser trabalhada para nos aperfeiçoarmos cada vez mais.

Belle 27/03/2023

Aprendendo a inteligência.
Gostei bastante.
leitura super rapidinha e bem desenvolvida!
confesso que me surpreendi ao ler, recomendaria muito esse.

Mariana113 13/01/2023

Leitura interessante, rápida. Algumas coisas eu já sabia, como o fato de escrever com caneta e papel ser melhor para fixar o conteúdo do que digitar, e outras aprendi.
Um professor (maluco) uma vez aconselhou eu e o pessoal da minha sala a estudar 6 horas na escola+7 horas em casa, sem ter a consciência de que isso é exaustivo e impossível para muitos. Eu as vezes me sentia culpada por não seguir esse conselho, o livro tirou esse peso dos meus ombros.
O que eu costumo fazer é semelhante ao que o livro falou: me dedico muito as matérias que gosto, chego em casa e reviso elas, vejo vídeos para ter outras fontes, faço anotações e respondo questões. Agora as matérias que não gosto ignoro a existência e estudo faltando 2 dias para a prova. Pretendo mudar esse comportamento ao ingressar na faculdade.

Cristian 24/08/2017

Tem grandes méritos; é possível criticá-lo?
O livro tem seus méritos e importância, dado o problema educacional do país. O professor Pier foi claramente um importante educador com grande experiência e seu falecimento deixará uma lacuna enorme para o debate pedagógico entorno do ensino e da aprendizagem no país. O livro centra-se em orientar o aluno para ter uma atitude que aumente a eficiência de seu aprendizado, fornecendo conselhos, dicas e até alguns princípios que, se aplicados, tendem a dar grandes resultados. Várias afirmações do autor são respaldadas em sua grande experiência e alguns achados das ciências cognitivas.

Entre as orientações mais importantes estão aquelas que apontam para o modo como se deve estudar, quanto tempo de dedicação e a periodicidade/regularidade. Seu objetivo precípuo e amplo é tornar o aluno de ensino básico apto para estudar de uma maneira mais eficiente e autodidata (observa-se que muito aluno de graduação está em situação igual a do aluno do ciclo básico).

Deixando bem claro que reconheço o mérito e a importância do prof. Pier, não posso por isso avaliar de maneira passional e irrefletida. Como é ruim avaliar uma obra em que claramente você não é o publico alvo... Não consigo concordar com vários de seus posicionamentos, sejam eles por terem em um ou outro ponto um excessivo viés tecnofóbico (a despeito das afirmações neurocientíficas que não sustentam todo aquele furor do professor), seja por elementos oriundos de evidência anedótica ou fonte anacrônica em neurociências... Contudo creio que uma crítica a ele é mais nociva que o devido incentivo na leitura do livro (motivo pelo qual não detalho os pontos que critiquei a cima). Claramente o livro tem grandes méritos; é possível criticá-lo? Sim, mas talvez não devêssemos pela utilidade pública que cumpre.

Aliás, parece-me claro, se os estudantes adotassem minimamente o programa de estudos que ele propõe, então teríamos uma melhora significativa na educação geral. Logo, os pontos que tenho críticas são irrelevantes para alguém que se sente como quase todo estudante no Brasil: perdido, sentindo-se que estuda e não aprende e que ninguém lhe dá um norte de como melhorar suas capacidades cognitivas. Portanto, é um livro para quem não sabe por onde começar a estudar de maneira adequada - e nisso o livro te dá um norte muito claro (ainda que no futuro você possa ajustar esse norte - ainda assim não terá perdido seu tempo).

Pela sua pretensão e esforço, o livro é louvável, merecendo uma nota 5. Como não sou seu público alvo, acabei não encontrando o que procurava no livro, do que daria um nota 3. Na média, fica um 4.

lavi 04/04/2019

é um livro muito bom que traz informações que por mais óbvias que elas sejam, precisam ser ditas e relembradas. só não dei cinco estrelhinhas porque não concordo com alguns detalhes kjkk