A Câmara Sangrenta e Outras Histórias

A Câmara Sangrenta e Outras Histórias Angela Carter

Resenhas - A câmara sangrenta e outras histórias

1 | 2 | 3 | 4

Lelouch_ph 24/03/2021

Eu li este livro na minha nona série, e fiquei fascinado pela escrita dessa autora. Ela é uma das maiores escritoras inglesas e uma das mais perseguidas por conta que ela não economizava na questão da sexualidade dos personagens e ela buscava protagonizar as meninas, na época por mais que algumas autoras já o fizessem isso foi algo corajoso da parte dela. Neste livro ela pega várias histórias que a maioria de nós conhecemos em nossa infância ou adolescência, algumas até desconhecidas para muitos e escreve à sua maneira sem buscar ser amada como escritora, mas querendo que as mulheres dessas histórias tenham o protagonismo e façam as ações principais e finais. E acreditem ficou muito interessante e assustador em alguns momentos, leitores que prezam por protagonistas femininas irão gostar deste livro, ainda pretendo ler outros livros dela, não esqueço como essa obra me tocou quando eu era um leitor que não tinha lido praticamente nada.

Douglas Brilhante 21/12/2023

Muuuuito bom.

Eu amo contos e amo o fantástico. Pra mim, essa união quase sempre tem um saldo positivo.

Angela Carter, premiada escritora britânica, faz uma revisão de contos clássicos, como a Bela e a Fera e o Gato de Botas. Os contos parecem ter sido jogados no chão, fragmentados e realocados sob uma nova perspectiva, com uma maior exploração, sem culpa e sem apelação, da sexualidade feminina.

Nem todos são excelentes, mas a maioria tem uma média muito boa.

Os destaques são: ?A câmara Sangrenta? e o ?Gato de Botas?, esse último sendo sensacional.

Vale muito a pena.

Não entendi a nota baixa relativamente aqui no Skoob.

Pudima 27/03/2017

Adorei, mas...
Porém, contudo, entretanto.
Recebi este livro com a expectativa de ler contos feministas, cheios de empoderamento para as personagens mulheres, mas qual não foi minha surpresa ao receber uma coletânea de contos eróticos que exploram muito mais a nudez feminina do que o empoderamento em si.
Entendi a proposta da autora, de trabalhar a mulher como sexo forte, mas discordo que este livro trabalhe o feminismo da forma como o entendo. Feminismo, na minha percepção, tem a ver com igualdade e não inversão dos papeis errados da sociedade de hoje. Não é porque sou feminista que tenho o direito de agredir um homem, por exemplo (de novo, minha percepção).
Mas, entendo que o livro se aplica à época em que foi escrito. Nesta época, a exploração da sexualidade deve ter sido chocante e quebrado paradigmas; como também uma mulher forte, com capacidade de ferir alguém deve ter surpreendido muita gente.
Penso que a TAG Experiências Literárias criou (sem intenção) as expectativas de forma um pouco equivocada mas, ainda assim, adorei o livro. Angela Carter cativa em sua maneira de escrever e traz emoção em cada conto. Adorei a maneira com que ela se expressa e se inspira em diversos contos de fadas. Escrita ótima.
Ana 27/03/2017minha estante
Vc expressou exatamente o que pensei sobre o livro, tanto que no início fiquei até confusa com a propaganda × conteúdo. Mas é um bom livro, e pensando na época em que foi escrito, com certeza, foi de grande impacto.

Franciane 28/03/2017minha estante
Érika, você conseguiu se expressar maravilhosamente sobre o livro e concordo com tudo o que disse. Acredito que chocou sua época, mas a expectativa criada pela TAG realmente não condiz com o livro que eu achei de uma escrita arrastada e repetitiva!

Luiza.Manuela 08/04/2017minha estante
Oi erika, se vc tiver e mail entre em contato cmg gostaria de falar com vc. luluzinhamanuela@hotmail.com

Saionara.Zakrzevsk 23/04/2017minha estante
Então, Érika, entendi seu pensamento, mas como se trata de um conto de fadas, ela colocou a mulher não como aquela que é "feminista e machuca/mata homens", mas onde quem é mais recebe seu castigo... Um exemplo é o do conto "A senhora da casa do amor".

Darlan 06/05/2020

São releituras de contos..
Eu acho q todos os contos são ótimos, releituras, adaptações de clássicos, que merecem e devem ser relidos e reinterpretados sobre uma ótica mais contemporânea, fazendo justiça à personagens outrora menosprezados ou desvalorizados por todos. Mas como leitura eu esperava mais, mais do que longas descrições, acho q ainda sou um tanto aficionado a leitura em diálogos comuns com travessões rs o que não é o caso aqui onde capítulos inteiros são totalmente descritivos.

sara 22/09/2022

Primeira vez lendo Angela Carter! Amei toda a premissa do livro, entendi o ponto da autora ao não concordar que seus livros sejam idealizados como contos de fadas modernos "realistas" ou "feministas". Acho que entendi o ponto dela ao ler o livro. As histórias são bem mais profundas e estranhamente pessoais. Adorei algumas passagens do livro e outras eu só fiquei tipo """""oi?"""""""
É isso pessoal, acho que ler Angela Carter é isso.

Franciane 28/03/2017

não consegui terminar
O livro é lindo, a encadernação a arte É MARAVILHOSO!!! Já seu conteúdo, que no meu ver é o mais importante, não deu certo para mim! São vários contos de fadas para adulto, que para mim foram contos chatos, onde a virgindade e nudez da mulher é tida como algo espetacular, e até demoníaco. Achei a escrita cansativa, arrastada, e os contos BOBOS, bem inspirados nas historias infantis clássicas. BOBO, CANSATIVO e menos pior dos contos é o câmara sangrenta. Perdoem os grandes entendedores de livros que julgam esse um grande obra, mas não devo ter o mesmo QI de vocês, por que o livro é muito massante e os contos muito repetitivos!
Thamy Bibliotecária 03/04/2017minha estante
Tb acho o msm...mas a curiosidade me fez terminar de ler

Ana Karina 30/04/2017minha estante
Terminei com muita dificuldade... Acho que foi o primeiro livro da Tag q me decepcionou totalmente.

paloma 30/05/2017minha estante
é realmente horrível! A narrativa é arrastada e óbvia, as personagens femininas só são ricas, lindas, brancas, nuas, blah...

Mandark 17/01/2023

Contos, recontos e muito erotismo...
Como a maioria dos livros compostos por contos, o livro da Ângela também é bastante irregular. Começando de maneira excelente com uma revisita ao clássico conto do Barba Azul em "Câmara Sangrenta" e com o "O sr. Lyon faz a corte" trazendo A Bela e a Fera com uma narrativa interessante, o livro gera grandes expectativas que, infelizmente, não se concretizaram com todos os oito contos seguintes. Mas com algumas belas surpresas em "A Filha da Neve", "A Senhora da Casa do Amor" e "Lobisomem", o livro se encerra com um saldo positivo. Essa foi minha primeira leitura na tentativa de ler todos os livros da época da minha assinatura da TAG que continuavam como não lidos na minha estante. Foi um bom começo.

Vilamarc 16/04/2020

Mellhor que a expectativa
A nota baixa nos sites/app em que é subavaliado tem uma explicação que se torna clara para quem lê.
Essa leitura requer conhecimento prévio dos contos "originais" aos quais a autora se reporta, fazendo aqui uma releitura brilhantemente feminista.
As surpresas oferecidas ao final de cada conto, a saída sob a ótica feminista dá vigor a cada uma das histórias. Tanto que é surpreendente não se envolver nessa leitura.
Eu que não sou dos contos gostei da maioria. Surpreendi-me que o menos atraente para mim foi a releitura do Gato de botas. Chato.

Ronnayse 22/03/2017

A edição é linda, me encantei com a capa, o poster... Mas quanto à leitura, confesso que esperava mais.
Me empolguei ao ler que os contos teriam uma abordagem feminina. Mas, deixou muito a desejar. Não foi uma leitura envolvente, confesso que só conclui a leitura por curiosidade, em saber se os outros contos iriam ser melhores.

Alguns (poucos) contos nos prendem, o primeiro (A câmara sangrenta) realmente me fez gostar da leitura, mas os demais não me fizeram seguir totalmente empolgada com a leitura.
Carol 26/03/2017minha estante
Gostei só do primeiro conto...

Toni Nando 09/04/2017

Confuso
Obra enfadonha, densa e tediosa.

de Aquino 08/07/2021

Uau
Não sou tão afeito ao estilo dessas histórias mas tenho que ser justo com a autora: totalmente no controle das palavras a serem empregadas. Deve ser muito difícil traduzir um livro tão rico em léxico. Parabéns aos envolvidos.

Alice 23/03/2022

É um livro importante, pelo o contexto de quando foi escrito, pela a ousadia da escritora mas não gostei muito. Tem contos instigantes mas a maioria me entediou e atrapalhou a fluidez da leitura, até porque é curto mas a experiência valeu.

Joana.Garfunkel 31/03/2017

Uma experiência única!
Pirei nesse livro!! Confesso que não estava empolgada com o tema. Mas gostei demais dessa autora, do olhar dela, da narrativa. Brutal e poética. Completamente autoral. Os contos são muito intensos, ficam morando dentro da gente! Um livro pra ser relido muitas vezes...
Saionara.Zakrzevsk 23/04/2017minha estante
Super concordo!

Joana.Garfunkel 23/04/2017minha estante
Pena que não temos mais quase nada dela por aqui pra ler, né?!

Saionara.Zakrzevsk 24/04/2017minha estante
Pois é...

Pandora 19/12/2020

Tem sido terrivelmente difícil abrir e fechar sentenças sobre "A Câmara sangrenta" da Ângela Carter. Acho que preciso reler ele antes de tirar conclusões.

É difícil falar sobre a Ângela Carter, pois a leitura da Ângela Carter (Deus, como amo ser propositalmente prolixa) é uma experiência sensorial em si. Me vi sequestrada de mim e levada para outro mundo no qual as sensações, cheiros, sabores, sentimos são mais densos e carregados e luxuriantes.

O bosque, a lua, uma mansão cercada por mar por todos os lados, a cavalgada por um mundo gelado, o medo, a paixão, a espertesa e o terror. É tanta coisa, tantas sensações que foi fácil me vê sem saber o que fazer durante a leitura:

?Desfrutar desses parágrafos sensacionais?
?Avançar furiosamente para o final desvendando o suspense contido em todos os contos?
?Tenta descobrir os sentidos contidos em todas as coisas?
?Fazer tudo isso ao mesmo tempo ou nada disso?

Foi maravilhoso, assustador, aflitivo, angustiante e prazeroso demais ler "A Câmara Sangrenta". Esse livro tem mistério, sensualidade e uma linguagem muito única. Não é propriamente feminista, mais muito feminino e perspicaz. Um clássico, sempre vai ter algo a dizer, não necessariamente algo agradável de se ouvir, mas algo sempre envolvente.

Qualquer página aberta ao acaso te pega nessa livro, pois todas as páginas tem sabor, cor, peso, textura e fascínio. Discordo da perspectiva de Carter sobre muita coisa, ela teve uma infância protegida, parece nunca ter encontrado com um lobo na vida, suspeito que nunca foi vendida tambem, aparte isso seu livro foi um dos que mais gostei de ter lido em 2020. O melhor conto é o primeiro, responsável por da nome ao livro

Kássio 05/07/2020

misericórdia, que livro sofrível de ler! Tem dois ou três contos que destoam e são melhorzinhos, mas o ranço com os outros já tá tão grande que é difícil compensar. Uma livro que arrastei por meses, uma leitura que não rende. Um amigo me avisou mesmo que este é o livro com pior avaliação da história da TAG, mas nada me preparou pra isso.

1 | 2 | 3 | 4