Da poesia

Da poesia Hilda Hilst

Resenhas - Da Poesia

1 | 2 | 3 | 4 | 5

juuuwidy 07/05/2023

Um espiar entre as frestas da alma de Hilda. Essa mulher sim viveu, mas viveu intensamente! Temi ser engolida por toda essa paixão, é tal como ela diz: morte e amor ao mesmo tempo, um tipo de força de espírito que não se vê em todo lugar, chega dá uma vertigem de tanto pulsar.
Stone Shelley 19/08/2023minha estante
Amo dms

voandocomlivros 08/05/2022

"Bombas limpas, disseram? E tu sorris

E eu também. E já nos vemos mortos

Um verniz sobre o corpo, limpos, estáticos,

Mais mortos do que limpos, exato

Nosso corpo de vidro, rígido

À mercê dos teus atos, homem político.

Bombas limpas sobre a carne antiga.

Vitral espledente e agudo sobre a tarde.

E nós na tarde repensamos mudos

A limpeza fatal sobre nossas cabeças

E tua sábia eloquência, homens-hienas

Dirigentes do mundo."

Bela, potente e atual. Assim é a poesia de Hilda Hilst.

"Da poesia" reúne toda a obra poética da autora. Foram mais de 20 livros de poesia publicados entre 1950 e 1995.

Passei 4 meses degustando as poesias desse livro. Esse gênero clama por calmaria, pela tranquilidade e pelo clima que desperta toda a sinestesia que só as palavras são capazes de perfazer.

"Quem és? Perguntei ao desejo.

Respondeu: lava. Depois pó. Depois nada."

Hilda Hilst não tem como explicar, só sentir.

"[...]

Não saber se se ausenta ou se te espera.

Aflição de te amar... se te comove.

E sendo água, amor, querer ser terra."

site: https://www.voandocomlivros.com/post/hilda-hilst-da-poesia

Fernando Campos Kanigoski 24/04/2020

Leitura extremamente agradável que possui diversos tons: melancólico, apaixonante, hilário. Um excelente livro para se ter na cabeceira da cama e ler um pouco todos os dias.

Tetê 12/07/2022

?O amor e sua fome.?
?Chora por mim. Pela poeira que fui
Serei, e sou agora. Pelo esquecimento
Que virá de ti e dos amigos.
Pelas palavras que te deram vida
E hoje me dão morte. Punhal, cegueira.?

Guilherme 11/04/2022

Hilda por todos os lados
Não consigo. Em tudo vejo Hilda. Na tristeza, no sagrado, no amor e no desejo. Hilda por todos os lados. "Da poesia" tem esse poder. O de condensar uma obra que foi para mim, por muito tempo, estrangeira e impenetrável. Hoje sou um pouco Hilda também, e estou ainda para entender aonde isso vai me levar.

Mateus 13/03/2023

"é coisa de morrer e de matar mas tem som de sorriso."
Tive um vislumbre de alguns textos deste livro pelas redes sociais. Não imaginava que me prenderia tanto, não tem nada de repetitivo, ok que alguns textos não fizeram sentindo pra mim mas no geral não é um livro que você começa e desiste porque sabe que lá na frente vai encontrar mais frase " tapa na cara". Vale a pena...
A autora fala do amor, do sagrado, da morte com tamanha intimidade que encanta qualquer um. Ao longo do livro grifei várias frases que me identifiquei, que gostei, e até algumas que levaria pra vida. Hilda Hilst é uma escritora completa!

armagedama 07/11/2023

Hilda é Hilda né
Muito gostosinho de ler mas tive que fingir que entendi o que ela queria dizer em alguns trechos, acho que só sou meio burra. Lindo ver como ela consegue carregar as linhas de um jeito interessante que não fica batido.

Iara 12/04/2023

Da poesia
Esse foi o meu primeiro contato com a obra de Hilda e por mais que eu não tenha dado cinco estrelas, muitos desses poemas me marcaram de maneira profunda e que permanecerão para a minha vida.

Le 06/09/2022

deusa
Hilda Hilst neste compilado de poemas é da ordem do sublime. A sua destreza com as palavras nos versos é tão bonita quanto na prosa. Poetisa sobrenatural. Belíssima.

Camila2121 08/02/2023

Antes soubesse eu o que fazer com estrelas na mão
Hildinha põe a Rupi Kaur no chineloooooo
Florbela e ela me ensinaram o que é poesia de verdade, não poesia fast food como
"eu era uma rosa
e você
não queria
me dar
água ?"

NAAAOO SENHORES
"Me fizeram de pedra quando queria ser feita de amor"
e muitas outras citações lindas nesse livro.
As coisas ficam um pouco excêntricas quando chegam nos contos eróticos né, por exemplo "O REIZINHO GAY"
ri horrores, quase morri de tanto rir.
Os contos eróticos não são pra mim, eu gosto é da sofrência.
Mas é um bom livro pra ler de um jeito sazonal, é livro de sentir.

Ana 12/03/2021

Decidi ler o livro depois de ler alguns trechos dos poemas que me chamaram muita atenção pela sinceridade quase violenta e a paixão nas palavras, como em "Meu medo, meu terror, é se disseres: / Teu verso é raro, mas inoportuno. / Como se um punhado de cerejas / A ti te fosse dado / Logo depois de haveres engolido / Um punhado maior de framboesas." e em tantos outros do livro. Uma leitura deliciosa, que ainda apresenta a história de vida e tragetória da autora.

robson_lourenco 27/09/2023

Hilda Hilst é minha escritora brasileira preferida, sua poesia e sua prosa salva meus dias mais tediosos.

Tiago 28/03/2024

Um dos maiores nomes da poesia brasileira
Não sei dizer exatamente porque, mas Hilda Hilst sempre me fascinou. Sua poesia brinca com os limites dos sentimentos. Temas como o amor, o sagrado, o profano e a morte são recorrentes em sua obra.

Este volume reúne a obra publicada da autora, incluindo algumas ilustrações também de sua autoria.

Ler Hilda Hilst é como sofrer e gozar de amor ao mesmo tempo. É buscar e duvidar do divino. É temer mas aceitar a morte. Dualidades que marcam a intensidade dessa que é uma das maiores autoras da literatura brasileira.

1 | 2 | 3 | 4 | 5