Contos negreiros

Contos negreiros Marcelino Freire

Resenhas - Contos Negreiros

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Sopa 03/09/2021

Até que é bom mas confuso
Eu gostei um pouco, primeiro livro de contos que eu li, mas achei um pouco confuso, tinha vezes que só fui entender o que tava acontecendo no final do conto, mas teve outros muito bons, tbm foi legalzinho reconhecer alguns nomes como olorum

Gel 21/07/2021

Contos Negreiros, de Marcelino Freire.
Um livro de contos sobre gente marginalizada pela sociedade. Um livro que reflete os vários tons de um Brasil diverso e real.
Sem arrodeios. Soco no estômago. Escancara o racismo e outros preconceitos.
Lê se em um dia histórias que ficarão pra sempre reverberando em nós.
Uma escrita linda poética e ao mesmo tempo visceral, crua e dura.
Um livro pra ser relido de tempos em tempos. Um livro necessário, que li com um baita atraso.

Leia o Brasil real.

G. S. S.

littleshwt 07/04/2022

Interessante demais
é um livro muito bom que leva a uma reflexão enorme, mas precisa realmente se esforçar e focar na mensagem passada em cada conto. Rápido e fácil de ler, mas com mensagens pesadas e necessárias. Li para o vestibular mas amei

Antonio 03/07/2021

Já é um clássico da literatura brasileira
Esse livro é um soco no estômago. Um choque de realidade. Relatos em prosa, mas que parecem poesia. Daqueles que ficam na memória e retratam um país.

Le 26/05/2021

É doce mas não é mole não
Esse livro trás as consequências da escravidão no Brasil e a vida dos pretos hoje em dia. Eu nunca tinha lido algo do tipo e achei uma escrita sensacional, falando o que tem que ser dito na lata. Sem censuras ou romantizações, a realidade não é mole mesmo e os contos trazem muito bem isso.

jeestalendo 05/02/2024

Um tapa na cara pra gente cair em si.
Parece que a gente esquece como as coisas eram e como ainda são.

Flávio 19/07/2020

Do momento que peguei o livro, só consegui soltar ao finaliza-lo.

Sua escrita é bonita, poética, potente.

Cada conto traz uma urgência pelo próximo.
Cada conto traz uma urgência pela realidade ali desenvolvida - seja um quê de respostas, euforia, revolta ou redenção.
Contos que apesar de curtos contém uma imensidão de significados históricos, sociais e/ou morais.
Sem arrudeios, Marcelino Freire escreve dando socos em nosso estômago.

Suzana 31/05/2020

É uma antologia de contos que se passam do ponto de vista de vários indivíduos, geralmente, pretos. Todos fazem refletir e escancaram a desigualdade racial no Brasil

Gustavo RAS 02/04/2023

Impacto e Reflexão
Cada conto consterna de maneira muito sensível a realidade profundamente desigual deste país, e vai além. Marcelino Freire conta a real de uma maneira tão mundana que te faz acessar questões muito particulares em um lugar de proximidade.

Imagino que quem está resignado na própria bolha e envolto por seus muros não vai ser alcançado por esses contos com a mesma familiaridade que quem vive o Brasil e conhece de perto cada uma dessas histórias retratadas. Ou mais ainda quem se vê refletido nesses contos.

O coração negro pulsa, mas assim o faz também o pobre, o indígena, o gay e Marcelino escancara essa pulsação em cada palavra.

lilly.ly 25/03/2020

Intenso

Livia 14/02/2020

Livro curto e rapido, porem apaixonante r chocante

Nélio 04/01/2020

Tinha outra ideia
Reconheço o valor da obra e da importância dela. Mas não me agradou como esperava. Quanto ao gênero, menos ainda. Tenho uma expectativa mais clássica para contos... sobre o tema, foi melhor, pois da literatura deve mesmo registrar a verdade que muitas vezes fica apagada por puro preconceito ou por receio de se obter leitores. Como texto literário, não me agradou tanto... alguns contos são fortes e nos chocam, outros até são fracos... mas assim é avisa de um leitor... as vezes nos agradamos, outras não. O bom é que vou querer ler o romance que o autor escreveu...

helena 17/06/2023

Livro bem bom pra fazer refletir, cada conto tem uma escrita bem diferente é muito interessante. fiquei em duvida do que fazer em momentos que queria dizer que me identifico mas..sabe

regifreitas 13/09/2016

Nota: 3,5
me despertou a vontade de ler outras coisas do autor. leitura bem interessante!

@tigloko 05/06/2016

Dedo na Ferida
Ler esse livro foi como tomar um tapa na cara. E sem poder reagir. Foi essa sensação que me passou Contos Negreiros, de Marcelino Freire (Ganhador do prêmio Jabuti por esse livro, na categoria “Melhor livro de Contos e Crônicas”).

Primeiramente o livro me chamou atenção devido a capa e o título. Meu Irmão então me emprestou para lê-lo. E por que não o li antes? Que grata indicação.

O livro é composto por 16 contos (Cantos) curtinhos, mas de riquíssimo conteúdo. Cada conto trata de um tema, de racismo até homofobia sem poupar detalhes e sem ser politicamente correto. Dizer o que tem a dizer e pronto. O que torna o livro tão verdadeiro.

O autor adota um estilo de narrativa rápida, onde não se tem pausas entre situações, portanto sem tempo para respirar kkk.

Por ser um livro curto dá para se terminar ele num único dia, mas a proposta é absorver cada conto individualmente (por ser de 2 a 5 páginas cada um). Destaque para os contos Solar dos Príncipes, Linha do Tiro, Nação Zumbi, Coração, Policia e Ladrão (Gostei muito), e Yamami (Wow).

O que dizer mais? Ótima leitura, mas em última análise é sobre pensar diferente, ver diferente, olhar o outro. Empolgado para outros contos de Marcelino Freire.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6