Apenas Uma Garota

Apenas Uma Garota Meredith Russo

Resenhas - Apenas uma Garota

Larissa Freitas 06/07/2022

O livro aborda a transexualidade de uma forma leve, com o intuito de deixar a história com uma linguagem mais acessível (leiam a nota da autora), apesar de conter vários gatilhos e alguns termos inadequados? O plot foi fraco porque a história terminou meio ??? Mesmo assim, recomento demais. A escrita é ótima e fluida, capítulos curtos e passado/presente intercalados para acompanhar a evolução da personagem. Adorei! Apesar de ter esperado mais profundidade em alguns momentos?

@silviacrc 21/06/2022

merece ser lido
Tem partes tão fortes e que a gente sabe que acontecem na vida real. Recomendo que leiam a nota da autora no final do livro pra não julgarem a história.

Camilla.Coelho 07/05/2022

Que livro lindo, sensível, muito bem escrito , cheio de momentos fofos e tristes. Eu chorei várias vezes e me emocionei. Tô surtanto!!!!! A Amanda é tudo! Quero ser amiga dela ????

luvrosekiller 05/05/2022

Gatilhos
Olha, sendo bem sincero, o livro é bom mas rolou o seguinte: eu não achei em lugar nenhum sobre os gatilhos. Por se tratar da vida de uma pessoa trans eu já imaginava que teriam alguns gatilhos sobre transfobia e disforia, mas nunca que iria imaginar gatilhos com estupro, suicídio e transtornos de identidades de gênero (oq convenhamos é ridículo).
Mas ok, o começo é meio parado e taus e o final é um gatilho atrás do outro.

Gatilhos:
Homofobia, transfobia, disforia, suicídio, tentativa de estupro, agressão física e verbal, tentativa de suicídio, menores de idade consumindo álcool e drogas, capacitismo sobre transtornos mentais, pessoas sendo tiradas do armário a força, crises de pânico e ansiedade, terapia de conversão e uso do deadname

nicky.costa 27/04/2022

O passado não impede que vc tenha um futuro
não sei exatamente o que dizer sobre esse livro.
Sou um garoto trans e esse livro me trouxe muitos sentimentos. Primeiramente senti inveja pq a Amanda conseguiu se tornar quem ela realmente sempre foi e eu não, segundo eu fiquei nervoso pq eu tenho muito medo do que pode acontecer no momento em que eu for honesto com todo mundo sobre quem eu sou, tenho medo de como as pessoas vão reagir a isso e como vão me tratar.
As partes mais dolorosas para mim com certeza foram as páginas cinzas, é bem difícil de ler.
O romance é fofo e acredito que talvez ela devesse ser honesta desde o início mas eu não julgo pq eu nunca digo nada para ninguém pq eu tenho medo da reação das pessoas.
Resumindo, é uma história boa e que pessoas longe dessa realidade deveriam ler. É ótimo para te ajudar a entender mais sobre pessoas como nós (não que nós sejamos diferentes, mas vocês entenderam meu ponto)
Devemos nos deixar ser felizes, somos quem somos e ninguém tem nada a vê com isso.
Amanda, você é incrível ?

Nina 20/04/2022

apenas uma garota
eu realmente amei esse livro. é muito significativo ler um clichê lgbtqia+, e acredito que mais ainda pela representatividade trans, que a gente não vê tanto mas que é tão importante.
a história é linda, é significativa e me encanta por ter mostrado a parte ruim mas também a parte boa, a parte de sou o que sou mas também sou feliz, sabe?
a história da amanda e do casal é linda, tem diversos personagens encantadores e vários me surpreenderam (alguns positivamente e outros negativamente), é incrível.
ah, e é super importante ler a nota da autora, realmente acredito que faça diferença.

duda202 08/04/2022

Gostei só que esperava mais // 3,0
Essa foi a primeira vez que tive contato com uma protagonista trans e posso dizer que não foi exatamente o que eu esperava. Ao mesmo tempo que é uma história pesada quando você vai descobrindo tudo o que a Amanda passou e ainda está passando é também uma história tranquila. O que eu não gostei, e é algo que a própria autora fala, é que foi escrito de uma forma muito simplificada para que pessoas CIS entendam o que uma pessoa trans sente e passa. Além disso, o romance é fofo mas eu achei muito instantâneo e eu normalmente não gosto disso. No geral achei um livro ok.

Lavínia Frazão 02/04/2022

Apenas uma garota
Esse foi meu primeiro livro que li escrito por uma pessoa trans e o primeiro que aborda a história de uma pessoa trans tbm. Foi uma leitura rápida, e difícil. Mas não por causa da escrita, mas por causa dos vários momentos que Amanda, a protagonista, passou, e os momentos mais dolorosos foram os flashbacks da infância/adolescência dela. Eu como mãe, me vi a todo momento me questionando sobre o que eu faria na situação dos pais, mais especificamente da mãe dela. E a única certeza que sei é que não faria diferença em relação ao amor que tenho por meu filho, mas sei que viveria mais apreensiva do que já vivo, quando penso no quão cruel o mundo é com algumas pessoas, mas eu sei que apoiaria ele em todos os momentos.
Quis por diversas vezes abraçar a Amanda e dizer que ela merecia o mundo e o que há de melhor nele, quis socar cada imbecil, cada preconceituoso do livro, e acima de tudo queria ver muito mais da história dela.
Amei o livro, apesar de ter chorado a leitura inteira. Se a autora escrevesse uma continuação da história da Amanda eu aguardaria ansiosa para ler.
Sempre releio os livros que gosto, mas não sei se eu teria coração para reler esse, apesar do final agradável que teve. Ah, e detalhe, ela tem o melhor grupo de amigas que uma garota pode desejar. ??

Biaap10 28/02/2022

Muitos gatilhos
Eu simplesmente amei esse livro e só não dei 5 estrelas porque não senti aquele negócio que um livro 5 estrelas te faz sentir, mas esse livro realmente não tem defeitos.
A história não deixa nada a desejar (exceto o final, que deixa uma parte pra sua imaginação). Eu já tinha lido um livro antes com o protagonista trans, mas o tema principal não era isso, era a parte da fantasia e tudo mais. Nesse livro, achei interessante que o assunto principal era realmente esse.
Gostei muito de saber sobre a transição da Amanda, sobre a aceitação dela e das pessoas importantes pra ela e como ela foi evoluindo. Adorei poder acompanhar os pensamentos dela sobre isso e ver de perto como uma pessoa trans sofre com o preconceito da sociedade, porque é uma coisa que não faz parte da minha bolha e eu não tinha ideia.
Eu curti muito o romance, mas não queria que eles ficassem juntos. Acho que a Amanda merece encontrar alguém melhor pra ela.
Sobre as amizades, não tenho do que reclamar. As amigas dela são simplesmente perfeitas e amo muito a relação delas. Só acho que, em relação a Bee, foi uma grande perda.
Super recomendo esse livro, mas quem for ler deve estar ciente que contém gatilhos sobre vários assuntos pesados.

Ju Harue 25/01/2022

História tocante, na ficção e na construção do livro.
Eu gostei muito do livro, da forma como a autora abordou a temática, a vida, os acontecimentos da protagonista, inserindo uma maneira mais clara, direta, condizente com a idade dos personagens. O final me tirou lágrimas, e a nota da autora, completou a história. Também achei incrível que ela envolveu profissionais trans em todo o processo de publicação do livro.
Enfim, recomendo demais, principalmente para pessoas mais novas. Só não vá esperando que seja um livro mais adulto, com a temática abordada como tal, a própria autora diz que seu objetivo era simplificar ao máximo a história de Amanda.

"Eu não sou corajosa ? falei, deixando escapar um sorriso. ? Para ter coragem é preciso ter escolha. Eu sou apenas eu, sabe?"

Alex64 24/01/2022

Chorei
Um livro que me fez chorar pelas inúmeras dificuldades que a Amanda passou.
A escrita é muito boa e retrata a vida da Amanda como mulher transexual, contando desde o início a transição dela, é um livro para quebrarmos preconceitos, que de forma bem direta deixa claro que Amanda é uma garota.
O final é realista, triste, porém realista, gostei bastante da atitude das amigas da Amanda no finalzinho!