Apenas Uma Garota Meredith Russo

Resenhas - Apenas uma Garota

@_liv_reads 30/07/2021

Necessário!!!
N sei dizer oq faltou pra eu dar 5 estrelas. Eu AMEI a história, o cenários, os personagens? clássico clichê adolescente q a gente ama mas com representatividade.

A autora simplesmente conseguiu abordar tudo sem que ficasse pesado. É transexualidade, bi e homossexualidade, suicídio e depressão, revelação e aceitação, bullying, preconceito, assédio? simplesmente necessário.

Acho que poderia ser um pouco maior. 230 páginas foi pouco pra contar a vida da Amanda. Os flashbacks foram perfeitos para a progressão da história.

Por fim, a nota da autora? PERFEITA. Tanto o recado pra cis-gênero, como o para pessoas trans. O apoio que ela faz aos leitores trans e outros membros da comunidade? necessário demaaaaaais.

Adda 28/07/2021

Palmas
Me deixou nervoso, me deixou feliz? Tão bem feito e com uma protagonista tão linda, tão interessante. Achei desnecessário usar o nome morto dela, mas mesmo assim um livro perfeito :)

Susu 07/07/2021

O livro que pode ser resumido em uma única palavra "FORÇA"
Eu ja li esse livro tem um tempo porém como estava sem internet vim fazer apenas agora, então não sei se a resenha vai ficar boa mais esse livro é incrível e merece reconhecimento.

O livro vai contar a história de Amanda uma menina transexual , abordando vários temas como a auto-aceitação e a meneira como muintas pessoas veem as pessoas trans e é claro que não podemos nos esquecer do bom romance.

A maneira que a autora escreve faz agente sentir a dor eo medo da perssonagem nos mostrando um pouco das dificuldades das pessoas trans(oq me fez ver como elas são fortes e ousdas por simplesmente serem quem realmente são).

Jo 28/06/2021

"Seu passado não impede que você tenha um futuro"
Apenas Uma Garota de Meredith Russo, foi publicado em 2017 pela @intrinseca, e conta a história de Amanda, que prestes a entrar na vida adulta tem que mudar de cidade e morar com o pai que não vê a anos. Amanda só quer viver como qualquer outra garota, e seu maior desafio não vai ser enfrentar a nova cidade e novas pessoas, e sim a afirmação de sua identidade. Apesar de ter nessa mudança uma chance de recomeçar, todos os traumas sofridos no passado a impedem de criar novos laços, mas aos poucos ela se permite descobrir novos sentimentos e viver momentos incríveis ao lado de Grant, um garoto que parece ter saído de um conto de fadas, e suas novas amigas.

Que livro!! A história de Amanda é complexa, sensível, real, intensa, e nos monstra o processo de transição de gênero de uma adolescente, e quão complexo e difícil ele é.

A escrita de Meredith é tão incrível e envolvente que você se vê mergulhada na história de Amanda, você sofre, sorri, chora e sente medo com ela e por ela. A narrativa é extremamente sensível e me vi presa não só a história, mas a como a personagem se sentia o tempo todo, a apreensão e medo contido em cada linha, mesmo em momentos leves e felizes. E quando tudo desmorona, você desmorona junto, mas percebe que ali existe uma menina, mulher muito mais forte do que você jamais imaginou ser.

Todos tem o direito de ser quem são, de amar e ser amado, e não deveriam ser agredidos, violados e mortos diariamente por isso!

Eu não tenho lugar de fala sobre essa comunidade, mas é meu dever lutar ao seu lado e dar voz a ela, por isso venho hoje recomendar a leitura de Apenas Uma Garota. Uma história real e linda sobre uma garota trans, escrita por uma mulher trans. Precisamos cada vez mais nos concientizar, nos educar e lutar para que todos tenham o direito de ser e existir.

"Já tem gente demais no mundo querendo nos botar para baixo, você não precisa fazer isso consigo mesma".

Thay 30/05/2021

Ela merece viver e ser amada.
Eu não tenho palavras pra descrever esse livro. Eu já sabia que estava fadada ao choro desde que o vi e me interessei em ler, mas não imaginava que iria sofrer tanto.
No livro conhecemos Amanda, ela é uma menina linda no auge dos seus 18 anos de idade e se vendo na necessidade de mudar de cidade e da casa da mãe, porque a sua cidade não aceita sua verdadeira identidade. Amanda na verdade é uma menina transgênero e após ser violentamente agredida pelo pai de uma de suas colegas de escola, precisa mudar de cidade, para a casa o pai que ainda tem dificuldades em aceita-la como filha. Na escola e cidade nova, ela quer esconder seu segredo o máximo possível porque ainda sente medo dos julgamentos e preferia passar invisível pelo ensino médio, mas sua beleza chama atenção dos meninos do time de futebol americano da escola, surpreendentemente, não da forma que acontecia anteriormente, ela é uma menina linda e sua beleza é totalmente reconhecida por todos. Ela também faz amizades logo no início.
A gente consegue ver a evolução da Amanda em cada capítulo, ainda tendo uns bônus de sua vida antes da transição, o que nos mostra que ela sempre foi Amanda, antes mesmo de ter essa consciência. Assim como muitos livros, esse vem com uma (na verdade várias) lição (ões), sermos cuidadosos em relação às pessoas de quem nos aproximamos e principalmente, saber respeitar os segredos que cada um tem na vida.
Meredith Russo fez um excelente trabalho e termino esse livro com meu coração quentinho, após horas de choro.

Paty Barreto 15/05/2021

Vale a pena ler
O livro conta a história de uma adolescente trans e os desafios para ser apenas quem ela é. Apesar de ser uma história de adolescentes o livro traz questões importantes para todas as idades como transfobia, a descoberta da sexualidade, as relações de amizade, os conflitos familiares e o respeito. A leitura é rápida, tranquila e leve, apesar de em alguns momentos tratar de cenas e temas bem fortes. Vale a pena ler.

wemillyfz 16/03/2021

Da série:todos deveriam ler. Esse livro é incrível, tem uma leitura fácil e envolvente, sicenceramte não sei pq demorei tanto pra ler, talvez eu estivesse com receio ou alguma coisa do tipo. A história de transição da Amanda remete a vida de muitos que passam por isso, e tenho certeza que ajudará não só as pessoas trans mas também aos cis gêneros. Apenas leiam ?

Nico 28/01/2021

É um livro doce e sensacional, amei cada página.
Amanda é nossa personagem principal, ela habia acabado de se mudar de cidade a procura de autoconhecimento e afirmaçao de sua identidade. Queria viver normalmente e recomeçar sua vida.

Ela ainda nao estava preparada para novas amizades ou algo do tipo, mas Grant acaba entrando na sua vida rapidamente sem que ela perceba.

Ficara com muito medo de que seu passado pudesse interferir em sua amizade, porem aos poucos ela vai se sentindo confortável para se abrir. O medo da rejeição das pessoas é imenso oque nos deixa muito apegados a historia.

Um livro leve e mt incrível...eu Amei demais e é perfeito pra sair da ressaca literária.Um dos melhores romances lgbt que eu ja li.

De Olivato - @olivatobooks 25/01/2021

Apenas Uma Garota
Este livro nos conta a história da Amanda Hart que é uma adolescente trans que está indo morar com o pai em uma cidade nova após resolver deixar a cidade que morava com a mãe pelo preconceito e agressões que sofria lá.

Ninguém conhece a Amanda nessa cidade e ela é apenas a garota nova que desperta a curiosidade de todos. Logo, ela acaba fazendo amizades e apesar de sentir falta dos amigos da outra cidade, ela sente que finalmente pode viver sendo ela mesma.

Apesar de estar relutante em se envolver com alguém, Amanda acaba gostando de um garoto chamado Grant e os dois começam há passar mais tempo juntos como um casal, trazendo novas experiências para a vida da nossa protagonista, o que faz com que seu pai fique preocupado que ela sofra novamente.

É um livro maravilhoso que conta com algumas experiências que foram inspiradas na vida da autora que também é uma mulher trans, a leitura é bem fluída e você não percebe o quanto vai avançando por ser uma história que prende a atenção. Acho que muitas coisas no livro acabaram acontecendo muito rápido, mas gostei muito da forma como foi intercalando passado e presente para nos contar da vida da Amanda.

O livro foi lançado em 2016, então tem algumas coisas que já foram desconstruídas, tipo, o estereótipo de que todo o homofóbico tem potencial de ser LGBTQ+ em negação, acho que essa ideia só joga mais peso nas nossas costas e são só pessoas babacas mesmo que não estão felizes com a própria vida.

Eu chorei lendo e me emocionei também com a nota da autora sobre a história. É uma leitura que eu recomendo para todos.

Fizemos essa leitura no #Queerverso.

No Skoob, eu dei 4 estrelas e favoritei.

site: https://www.instagram.com/p/CHJJx2vjnbF/

Letícia Dorneles 18/01/2021

Com uma narrativa leve e fluida, eu devorei esse livro e não conseguia parar porque eu precisava saber se a Amanda ia, enfim, encontrar um lugar, um lar. Com flashbacks de sua vida como Andrew, antes da transformação, o livro nos dá um grande soco. O sofrimento, a dor de estar preso em quem não é, o abandono das pessoas ao seu redor.

Um livro com a representatividade trans que não trata apenas disso, mas de amor, de amizade, de lealdade, de esperança. Um livro que precisa ser lido.

?Refleti sobre o fato de que todas as pessoas podiam ter duas verdades dentro de si, e sobre como às vezes era impossível alinhar o interior e o exterior.?

Natália | @tracandolivros 20/12/2020

SOMOS TODAS MULHERES!!
.⁠
Depois de um incidente, Amanda Hardy muda de cidade e vai morar com o pai. Esse recomeço é muito importante para ela, pois ela vai ter, finalmente, a chance de ser uma garota de verdade.⁠

Amanda é uma garota trans, e na cidade onde ela morava, todo mundo a conhecia desde pequena, então todos lembravam de como ela era antes. E agora, na escola nova, ela não vai precisar ter esse medo. O problema? Ela se vê cada vez mais apaixonada por um garoto e impelida a contar a ele sobre seu passado.⁠
.⁠
Esse é o primeiro livro de Meredith Russo, uma autora trans, que escreve sobre uma protagonista como ela. Ela toma algumas liberdades criativas, e descreve sua personagem com uma aparência "não duvidosa", para facilitar aos olhos de leitores cisgênero.⁠

É um livro extremamente fluído, rápido de ler, e didático. Ele tem problemas de profundidade dos personagens, que alguns são mais rasos, mas nada que invalide a leitura, nem impeça o leitor de se aproximar deles. Muito pelo contrário, essa é uma leitura fortemente indicada, principalmente para quem nunca leu nada com personagens trans.⁠
.⁠
⚠️Alerta de GATILHO: bullying, agressão física, estupro, suicídio. (Nada muito pesado, mas ainda assim, existentes no livro)⁠

site: https://www.instagram.com/p/CIY_jVIjfYZ/

Ludy 27/10/2020

Como todos devem perceber, a personagem principal é uma transgênero, ela muda de cidade e mantém esse segredo o máximo que consegue, porém um segredo nunca dura pra sempre né?
O livro retrata sobre pessoas trans, para quem é homofóbico não recomendo.. a leitura é bem instigante, fácil e rápida.
História bem interessante e que prende.. recomendo!!