Apenas Uma Garota

Apenas Uma Garota Meredith Russo

Resenhas - Apenas uma Garota

@livrosmundofantastico 17/03/2020

Sensível e Emocionante
“Comecei a ter a sensação de que estava criando raízes, como se a vida estivesse passando lá fora e eu fosse ficar para sempre presa em casa, sem ter aonde ir nem com quem conversar”

Amanda é uma jovem que está passando por um problema muito difícil na vida, por isso, sua mãe decide que é melhor ela passar um tempo na casa do pai que mora em Lambertville uma cidade pequena. Lá ela se matricula em uma escola e acaba ganhando quatro amigas e se encanta por um certo jogador de beisebol.

Mas Amanda guarda um segredo que sempre lhe machuca e atormenta, com o tempo ela acaba se aproximando de Grant e percebe que está se apaixonando por ele, mas acredita que seu passado pode estragar tudo.

“Quanto da vida seria isso, aventuras esperando para serem experimentadas por mim”

Amanda é trans quando ainda era criança ela já sabia que era diferente e não aceitava ser um garoto, aos 14 anos começa a tomar hormônios femininos e passa por uma cirurgia. Mesmo depois de seu sonho realizado esse segredo fica lhe incomodando.

Essa história tirou todas as dúvidas que eu tinha às vezes julgamos sem saber o que se passa no íntimo de cada um, através da Amanda pude sentir o que é viver em um corpo que não é seu. A autora soube escrever uma história tão delicada de forma harmoniosa.

Rhay 08/03/2020

Um livro sobre uma garota transgênero, escrita por uma garota transgênero.
Só por essa descrição já dá vontade de ler ne?
Livro fluido e com um tema tão atual e necessário.
Já li alguns livros sobre a temática LGBTQI+ porém esse foi uma experiência diferente.
Livros são para que possamos refletir, e esse não é diferente.
Vc se imagina na pele da protagonista e se pergunta e se fosse eu? Eu teria coragem de ser quem eu realmente sou?
A palavra é empatia, pq pode n ser vc mas poderia ser.
Recomendo muito essa leitura!

Ian.Luc 26/02/2020

DepreBooks | Resenha
"[...] As relações de Amanda com as pessoas - o pai, principalmente - são toda a base do livro - e eu achei muito interessante que ele tenha sido construído a partir e ao redor disso. Deu um ritmo mais legal a leitura e a história - vemos com mais detalhes como ela, enquanto mulher trans, lida com outras pessoas e o que se passa em sua mente - e como afeta seu comportamento.
A leitura é super tranquila, mas tem seus momentos de tensão. Traições, mentiras e medo também fazem parte dessa trajetória, infelizmente.
O mais importante que o livro nos mostra é que não importa o gênero, a identidade de gênero, a sexualidade, ali tem uma pessoa que tem sentimentos, sonhos, desejos; que sente dor, frio, calor; que ama e merece ser amada. E acima de tudo, merece respeito. [...]"

- resenha completa no Instagram @deprebooks -

Paula Aono 23/02/2020

Devia ser leitura obrigatória
Eu venho de uma geração (aquelas dos anos 90, parem de tentar calcular minha idade p***a), em que a diversidade de gênero não era discutida, aliás nem se sabia que existia. Para as pessoas da minha época (em tudo era mato), ou era homem, mulher, ou homossexual (e ser a terceira opção era, mais que agora, sinônimo de vergonha, ou falta dela).

Hoje sabemos da quantidade de gêneros que as pessoas podem se identificar (hetero, homo, trans, bi, assexual...), mas infelizmente para algumas pessoas, ainda é difícil entender a orientação de cada um, e quando somo ignorantes (no sentido de não entender algo), acabamos caindo no preconceito.

"Apenas uma garota", vai contar a vida de uma menina trans, seus medos ao se identificar como tal, todo o preconceito sofrido, toda a violência cometida contra ela... A leitura é simples e fluida, as vezes pode parecer até meio rasa, mas como diz minha Vóvis, a gente não pode dar feijoada pra um bebê, ou seja, é uma história que, em sua simplicidade narrativa, ajuda aqueles que não conseguem entender essa pluralidade de gêneros.

Super recomendo, e digo que deveria ser uma leitura obrigatória pra tirar tantos da ignorância.

Renata - @luardelivros 19/02/2020

Surpreendentemente lindo
Um dos livros mais lindos e emocionantes que já li. Não há uma forma de não se emocionar com Amanda, e não querer aconchegar essa menina em um abraço. Uma história repleta de reflexões, onde podemos apreender mais e compreender melhor sobre pessoas trans, amor, amizade, família, lealdade.

Peguei esse livro despretensiosamente, repleta de uma curiosidade do seu conteúdo, e sem ideia de que se tornaria um dos meus favoritados.

Gabriela.Possati 05/01/2020

Apenas uma garota.
Não tenho palavras para expressar o que sinto depois de ler essa belezura. Uma leitura leve e ao mesmo tempo reflexiva, fazendo-nos colocar no lugar do outro. Sou hetero e esse é meu segundo livro que leio do mundo LGBT+. Cada página, cada capítulo, senti sentimentalismo pôr parte da autora, que é trans, como a protagonista Amanda. Fiquei muito feliz por este livro ter sido minha segunda leitura de 2020 e guardo ele no meu coração. Temáticas diferentes do que leio, mexem com minha alma e coração. Orgulhosa demais de toda essa questão. Enfim, obrigada, Meredith Russo. ❤

laisreading 23/12/2019

Apenas Uma Garota | Meredith Russo | @intrinseca | 5 🌟+❤
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📕Sabe aqueles livros que você pega pra ler e não bota fé? achando que vai ser apenas mais uma leitura? Apenas Uma Garota foi isso para mim, um livro que eu não coloquei a fé necessária. Mas claro, levei um belo de um tapa na cara quando me apaixonei pela história e pelos personagens logo nas primeiras páginas.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
🎭Amanda é uma das personagens literárias mais fortes que eu já conheci (isso se não for a mais), durante o livro, somos introduzidos a sua vida no presente e o processo no passado que transformou ela em que é hoje. Os personagens secundários também são de tirar o folêgo, Grant, nosso galenteador. Bee, o ombro amigo que todos precisam. E todas outras amizades que Amanda cativou e, asssim como ela, também somos cativados.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📚A construção da história é simplesmente impecável, chego a ficar sem palavras para descrever o quanto esse livro foi importante para mim. Ele aborda um assunto tão delicado e pouco falado, mas de uma forma tão cuidadosa e fluída, que eu duvido que você nao caía de amores assim como eu. Essa história me fez rir e chorar, tocou no meu coração para abrir os olhos sobre como nossa sociedade ainda é escasa de amor ao próximo, de empatia.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
❤Nunca tinha lido um livro com uma representatividade assim, que nossa protagonista é uma personagem transexual. Mas ao ler o livro, você percebe que ele não é apenas sobre Amanda Hardy, é sobre milhares de pessoas ao redor do mundo que não se identificam com o gênero que nasceram e ainda precisam enfrentar o preconceito da população. Esse livro é sobre amor, sobre nos colocar no lugar do próximo, sobre amor de mãe, amor de pai, amor para com o outro, independente da forma como ele se identifica.
⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀⠀
📍IMPORTANTE: esse livro contém gatilhos de suícidio, homofobia e bullying.

site: https://www.instagram.com/p/B5k4PMiDxZv/?igshid=1vhh0oojtfuph

Mariana Eleutério 09/10/2019

Não esperava que fosse dessa forma, mas deu muito certo!
Eu tenho falado isso sobre muitos volumes, mas nesse eu REALMENTE adoraria ter lido quando adolescente.
Minhas expectativas estavam altíssimas devido a sinopse - plot simplesmente incrível, e é de se notar que esse livro acertou em varios aspectos. Sempre que acabo de ler, tento pensar em quais pontos o autor acertou e quais chegaram a ser incômodos, mas para minha surpresa, a resposta de ambos é a mesma. Um livro bastante simples, direto e comum. O que a princípio me incomodou, mas francamente? É um livro para jovens e lembrei como é incrível uma obra ser leve, apropriada para crianças e adolescentes colocando em pauta a questão transgênera. Minha nossa, isso foi acertado demais.
Eu esperei um livro mais visceral (admito que por conta da capa) e seria muito bom se o fosse, mas hoje penso que sua simplicidade junto a facilidade de acesso acaba por ser bem mais especial.

Pedro 15/09/2019

Amanda Hardy é uma linda, jovem e garota trans. Após alguns momentos turbulentos que viveu na sua cidade de Smyrna, em Atlanta, ela precisou ir morar com o pai, num lugar em que não conhecia ninguém. Era a chance de tentar se reerguer e buscar viver uma vida em paz, tentando ser ela mesma. Ser apenas uma garota comum.

Confira a RESENHA COMPLETA + FOTOS no link abaixo! (Blog do Pedro Gabriel)

site: http://www.blogpedrogabriel.com/2019/09/resenha-apenas-uma-garota-meredith-russo.html

AnaGabriela.Vilhena 30/08/2019

Quase não consegui parar.
Eu li esse livro em um dia! Passei o dia inteiro lendo ele. Fazia muito tempo que eu não fazia algo desse tipo e eu fiquei muito feliz.
A história é incrível e as cartinhas no final da autora para os leitores dá um quentinho no coração.
A única coisa que me fez parar, foi uma cena de tentativa de suícidio. Então, fica aqui o alerta de gatilho.

Kaay 30/07/2019

MARAVILHOSO
A leitura e simples mas te envolve de uma maneira que você consegue sentir oque a personagem está passando. Faz com oque conseguimos enxergar e entender a realidade de uma garota trans.

danni 15/04/2019

SIMPLESMENTE PERFEITO

Aline Concencio 03/04/2019

O livro conta a historia de Amanda, uma garota Trans de 18 anos, e após enfrentar um episodio bem complicado, é enviada para morar com o pai em uma cidade onde não conhece ninguém. La inicia o último ano do colégio ( pois passou um ano afastada e por isso não concluiu os estudos). Amanda tenta ter uma vida de adolescente norma, mas seu passado fica pairando na sua cabeça. Eu li o livro, pagina por pagina com um puta medo da Amanda sofrer alguma coisa, não sei se foi a questão atual da nossa sociedade, mas eu li cada palavra com tanto mais tanto medo, que parecia que a qualquer momento alguém ia descobrir o passado da Amanda e ela ia ter um destino terrível. Bom não vou dizer se isso aconteceu ou não, pois seria muito chato…. Porém o que queria falar, é que me envolvi tanto mais tanto, que parecia até que eu era a Amanda e que em algum momento algo ia acontecer, e nisso comecei a refletir o tamanho do sofrimento que uma pessoa trans passa na vida, só para poder ser ela mesma. È muito muito triste isso. Recomendo muito a leitura.

Taize @viagemliteral 17/02/2019

??
?"Eu nunca me livraria do passado. Ele me seguiria aonde quer que eu fosse, esperando para me sugar e esmagar feito um buraco negro. O único jeito de escapar era continuar em movimento"
Depois de sofrer vitima de agressões físicas e verbais na escola onde estudava, Amanda muda de cidade buscando encontrar a verdadeira mudança em sua vida: a própria identidade.
Tudo que ela mais desejava era deixar no passado todos os preconceitos sofridos na cidade onde morava e seguir numa nova promessa de viver como a garota que sempre ansiou desde que se entendeu por gente.
Nessa nova fase, ela faz novos amigos, porém, não se sente segura o suficiente para criar laços mais sólidos e afetivos com os que estão a sua volta. Até que aparece Grant , um rapaz gentil e que está disposto a ficar sempre ao seu lado. No entanto, o que ele não sabe é que no passado Amanda era Andrew!
Ela receia o que pode acontecer quando o seu segredo for revelado, ele que pode ser devastador!
Será que Grant, aquele rapaz doce e protetor conseguiria viver com o que a sociedade tanto abomina?
?? Nessa obra, apesar de ser abordado um tema ainda muito complexo na sociedade em que vivemos, a autora consegue levar a narrativa de uma forma bem fluída.
Lê-lo é um bom passo para compreender o processo de transiçao de um transexual , tanto na forma física como psicológica! .