Entre Cabras e Ovelhas

Entre Cabras e Ovelhas Joanna Cannon

Resenhas - Entre Cabras e Ovelhas

YisraelC 25/12/2023

O livro começa com uma trama que parece que vai se sustentar bem. Mas, infelizmente não é bem o que acontece. O livro tem um plot muito previsível, no qual eu consegui adivinhar logo na metade da leitura, e parece que a autora não fez muito para tentar surpreender com outra coisa.

Além disso, o suspense demora muito para ser revelado e não temos muitas outras revelações, só coisas previsíveis, além de os personagens não serem muito bem trabalhados e nem desenvolvidos. Achei um suspense razo. A história gira em torno apenas de 1 fato e não explora outras situações e algumas que são apresentadas são tratadas bem superficialmente.

O final também não me agradou muito. Era o que eu esperava nada de surpreendente.

Ana 27/12/2022

eu acho que eu sou muito burra porque eu não entendi bulhufas desse livro.
ele vai do nada pra lugar nenhum deixando um monte de ponta solta e coisa sem sentido, não faço ideia de onde certas coisas encaixam, não entendi muito as metáforas e o final é todo cheio de sugestões que a minha cabeça é muito lenta pra captar.
mas, de todo jeito é um livro muito fofo e bem escrito, muito cuidadoso e bem legalzinho de acompanhar.

Liliane32 02/11/2023

Não tem inocentes
Eu comecei a ler este livro por quê achei que seria narrado pelo ponto de vista de uma criança, parecido com o livro "O Sol é para todos" que é uma delícia de ler (apesar de muito triste).
Mas não é bem assim. A "voz" da criança é mais um adulto falado como criança do que criança mesmo. Vários capítulos são intercalados com passagens que se passam no passado e outros ponto de vista. Hora é narrado em primeira pessoa, hora em terceira. Tudo muito bem feito.
No final a gente descobre que não há inocentes. Todos são culpados em algum momento de alguma coisa, inclusive a narradora mirim da história. São todos cabras e ovelhas.

Leti 30/05/2021

Eu amei!!!! me prendeu muito mais acho que o final foi um pouco decepcionante podia ter sido melhor.

Geovanats 14/08/2020

Maravilhoso!
Como é bom um livro assim, onde o autor faz o leitor refletir sobre a vida apenas contando histórias cotidianas. Adorei a perspicácia das duas meninas, Tilly e Gracie, e a descoberta das cabras e ovelhas, e a maior cabra de todas....

nathalia 12/03/2024

Ok?
Estava sendo uma leitura boa até os 50%, mas depois a autora começou a criar certas linhas do tempo que para mim não faziam sentido nem eram coerentes com a linha do tempo original. apesar de ter algumas partes bem legais (todos os capítulos narrados pela grace), foi um livro bem confuso e eu fiquei sem entender muita coisa? mas foi uma leitura ok.

morning_sato 27/02/2018

Meu deus do céu
Eu tenho um novo livro favorito.

Luiza 17/05/2023

"Precisamos que Deus nos mantenha a salvo?'
Neste livro, adentramos uma vila, uma vila ocupada por "cabras e ovelhas", certo dia uma moradora desaparece misteriosamente e 2 menininhas, Grace e Tilly, decidem descobrir o que aconteceu com ela.

Nesse contexto as meninas decidem que a chave de tudo é encontrar Deus, já que ele teria todas as respostas. Mas logo descobrem que essa tarefa não é tão fácil quanto pensavam.

Será que Deus está mesmo em todo lugar?

O livro é bastante envolvente, o que mais me atraiu de fato foi essa busca por Deus, que aos olhos das crianças fica muito sutil e traz uma perspectiva simples de um assunto tão complexo. A ingenuidade é muito linda.
Ingenuidade que acaba assim que o ponto de vista muda, e lemos sobre a história dos outros moradores da vila, que em grande maioria são falsas "ovelhas", pessoas que escondem pensamentos, atitudes por baixo de uma máscara de boa vizinhança.

E aí chega o outro ponto importante do livro: julgamento.
Tentando não dar spoilers, no livro há um alvo, uma pessoa que, sem motivo aparente, todos odeiam. Essa parte foi revoltante, fiquei muito chateada em ler e conseguir assimilar com vários casos reais.

Até onde o ódio nos leva?

Fica o questionamento. O livro promove algumas reflexões.

Me decepcionei um pouco com o final, achei que faltou uma conclusão sobre a procura por Deus, e de algumas outras questões também. Mas, de qualquer maneira é um ótimo livro, com leitura bastante simples. Recomendo bastante!

LAvia 04/03/2023

Deus ama ovelhas e odeia cabras
O livro ás vezes enrola demais, dava pra ser um suspense e aprofundar em cada personagem da vila e mesmo assim não ser tão grande, gostei bastante do ponto de vista infantil das meninas mas sinto que poderia ser elas descobrindo sobre os podres da vila junto com o leitor, ia ser bem mais interessante

Pedro19999 08/03/2023

Perda de tempo
Muito ruim, confuso, bagunçado e sem sentido, eu não entendi nada em grande parte do livro. Nota 2,5 pelas personagens que são legaiszinhas

xlhealy 22/03/2023

Fórmula perfeita para me fazer gostar de um livro.
Comecei a leitura muito receosa quando soube que a narração seria feita por uma criança, pois não tive uma experiência muito prazerosa da última vez que li um livro assim (obrigada por me traumatizar Scott de O sol é para todos). Mas com esse livro tive uma grande surpresa, Gracie e a Tilly são narradoras cativantes e inteligentes demais!

Tudo se passa em uma vilazinha na Inglaterra, onde uma senhora moradora acaba desaparecendo sem deixar rastros. O acontecimento desperta uma grande curiosidade em Gracie e Tilly, que além de se aprofundarem na investigação, ao longo do processo vão descobrindo que os moradores da vila parecem estar mais agradecidos do que preocupados com o desaparecimento da sra. Creasy, porém escondem isso com atos genéricos de ''preocupação''.

Entre Cabras e Ovelhas não é um livro convencional. O livro tem a vibe de filmes psicológicos e de suspense que se você não pensar um pouco fora da caixinha, talvez você ache ele sem sentido algum. Ele trás um apelo de hipocrisia religiosa misturado com versículos da bíblia de uma forma muito interessante e sutil. Fala sobre como às vezes as pessoas levam a escritura ao pé da letra, de como a bíblia é parafraseada de acordo com o modo como cada indivíduo leva a vida. O título do livro aliás é sobre uma parte da bíblia onde Deus diz que vai separar as cabras das ovelhas para adentrarem o reino dos céus.

Conhecemos a sra. Creasy de acordo com o que é falado por cada morador da vila já que ela está desaparecida, e no decorrer do livro vamos tendo a percepção de que ela é uma senhora muito gentil e que as pessoas parecem contar as coisas pra ela sem nem perceber. Ela sabe dos segredos de todos os moradores da vila, e com o seu desaparecimento todos parecem estar mais tranquilos pois os seus segredos sumiram junto com ela.

O final me fez crer que a autora mais uma vez quis interlaçar a história em si com os acontecimentos e falas da bíblia, tipo como é retratado no filme Mother. O jeito como todos ficam apreensivos e desesperados com a possível volta da sra. Creasy, como todos pensam no que fizeram, em como passaram a vida julgando os outros. Apesar de ser um final aberto, eu achei ele muito bom, bem conspiratório. Livro com certeza bom demais, com direito a fofoca, personagens interessantes, teorias, te faz ficar imerso e que é incompreendido. Favoritadíssimo.

Aninha 23/07/2022

Majestoso
Tudo sob medida.

O plot entrecortado com informações indiretas que traduz com propriedade as multifacetas humanas, as diferentes mentes e opiniões dentro de uma comunidade tão fechada. Um retrato íntimo de diferentes famílias, escrito com a sensibilidade perfeita. Deus, família e emoções na dose certa. Pra quem ama um bom drama familiar rico em detalhes e muito bom humor, um prato cheio.

Mayara 21/09/2022

Bom.
Comecei achando que entendia o que se passava. Porém, as descrições de maneira inocente através do ponto de vista de uma criança fez com que eu me surpreendesse e chocasse ao perceber o real foco do livro.

Recomendo!